Tiger em X86(not fake)

Status
Fechado a novas mensagens.
blastarr disse:
Da Wikipedia.
"P6" são todos os cpu's da intel e amd a partir do Pentium Pro para cima (1995)


Em relação à outra quote, procura por AMD K9.


Pentágono, eles compram todo o tipo de processadores e pc's.


Finalmente, em termos de consumo...:
http://en.wikipedia.org/wiki/VIA_C3


(isto com o antigo C3, já para não falar do novo C7, até 2ghz e 90nm)

e


Sabes que o facto de estar a emular CISC por cima de RISC não deixa de ser CISC... O core dos CPUS é considerado CISC.

Quanto aos consumos axo q já te rendeste ao facto de que o Crusoe é melhor aos C3 e que como eu disse apenas o C7 e os Geode os consegue bater...
 
Sumerset disse:
Sabes que o facto de estar a emular CISC por cima de RISC não deixa de ser CISC... O core dos CPUS é considerado CISC.

Quanto aos consumos axo q já te rendeste ao facto de que o Crusoe é melhor aos C3 e que como eu disse apenas o C7 e os Geode os consegue bater...

Pá, eu nem queria citar um artigo tão antigo, mas cá vai:
http://www.vanshardware.com/articles/2001/september/010921_Transmeta_v_C3/010921_Transmeta_v_C3.htm

http://www.linuxdevices.com/news/NS7590630230.html
 
Última edição:
blastarr disse:


e tu a dares no ceguinho... Tu leste alguma coisa que eu escrevi sobre os crusoe??

Eles são programaveis, já sofreram alterações no software de tradução de instruções no mínimo dos mínimos 1 vez, gastam 9,5w incluindo o northbridge e tamos a contar com 1 chip de 1GHz e 512kB de cache L2 e 128kB de cache L1 isto no TM5900.

Uma review de 2001 nem deve ter as actualizações no cpu e ao nivel do chip gráfico não sei se reparaste mas 1 é AGP e o outro PCI e esse é 1 dos primeiros cpus crusoe...
 
O chip não é programável, o compilador de software é que é, do qual este CPU depende quase em exclusivo. Big diference.

O que é que AGP e PCI tem a ver com a perfomance do CPU ? Jogos ? Quem falou disso ?
 
E que tal irem discutir isso para outro lado? Uma pessoa quer ler acerca do Mac OSX tem que levar com essa conversa toda. Não digo que não seja interessante (pelo contrário), mas pouco ou nada tem a ver com o os propriamente dito...

Uma questão, um gajo que tenha apenas SSE vale a pena instalar o OSX? Estou a falar de um xp2400+ oc... ou fica demasiado lento ou simplesmente não vai dar?
 
Ohh os amd n correm OS X ainda estaba na esperança (/not) de por o tiger no velhissimo Duron 850mhz do meu pai!!! LOL !!

pois, apple e os seus comparsas(advogados) n brincam!! ja andaram por ai a "bater" em foruns de rumores, estes se nao me engano nao terão um final feliz, mas não é por isso que a malta deixará de instalar o tiger em x86.
O cerco será cada vez mais apertado! mas eles ate sao expertos, isto pode ser tudo marketing p gente testar o tiger gostar e comprar um maczito!! ou entao nao!!


oohh Apple, why are you doing this!!!!


Ed_
 
Enquanto existir pessoas como eu que sacam as coisas e que guardam as webpages em casa eles não vão ter muita chance...

Até agora ainda não vi nenhum forun ou guia ou patch a dizer que era possivel correr com apenas SSE.
 
redhat disse:
la esta... eu nunca na vida iria trocar o meu macosx em PPC por um macosx em x86 ...MacOSX em x86 "mata" um pouco o espirito da coisa, digo eu!

Tou a ver o filme...daqui a 5 anos, tás tu e o encarnado a correrem o OS X 12.4 através de um tipo de VirtualPC nos vossos G5's (PPC) :lol: surreal!!!
 
blastarr disse:
Para complementar o outro post, há insistentes rumores de que a nova arquitectura que será anunciada pela intel **pode** não ser baseada em Pentium III/M, nem no Pentium 4, nem em RISC, mas sim num híbrido VLIW(EPIC)-x86 (think Itanium meets Pentium).

VLIW (baseado em RISC) é considerado o mais promissor neste momento, pois até o RISC tradicional já não é tão "simples" como nos anos 80.

Na wikipedia e num site que não me lembro tem lá artigos acerca de várias arquitecturas VLIW (Very Long Instruction Word), mas este outro voltou ao assunto e com questões mto pertinentes e válidas (ver escalabilidade do consumo e do poder de processamento, relacionado com a apresentação da Apple).


Ficaria surpreendido se isso vier a acontecer. É perfeitamente possível e VLIW é de certa forma o futuro mas atenção. Este tipo de processadores será ideal para máquinas fechadas como a Apple, por exemplo. Eles podem dar-se ao luxo de compilar todo o SO para este CPU (o calcanhar de aquiles dos Itanium). Para correr Windows e o resto das aplicações clássicas creio que é preciso muito esforço para acompanhar os produtos da AMD. Já ficou provado que CPU's VLIW dependem imenso do compilador e apreciam bastante aplicações compiladas especificamente para eles. No fundo o compilador precisa de encontrar *explicitamente* o parelismo.
 
Exatamente pelo facto da Apple ser uma plataforma fechada, com CPU's controlados, e o software
desenvolvido e optimizado especificamente para um determinado CPU é que os processadores Intel como o Pentium 4 são melhores que os AMD (óptimos para correr aplicações clássicas ou pouco optimizadas e sem recurso intensivo a SIMD's). Não é à toa que o Mac OS X86 10.4.1 usa e abusa das SSE2 e SSE3's.
 
cantara disse:
E que tal irem discutir isso para outro lado? Uma pessoa quer ler acerca do Mac OSX tem que levar com essa conversa toda. Não digo que não seja interessante (pelo contrário), mas pouco ou nada tem a ver com o os propriamente dito...

Uma questão, um gajo que tenha apenas SSE vale a pena instalar o OSX? Estou a falar de um xp2400+ oc... ou fica demasiado lento ou simplesmente não vai dar?


Ainda não são suportados, penso eu. Mas olha que sem SSE3 e SSE2 aquilo fica uma salganhada muito lenta.
 
Edgar_ disse:
Ohh os amd n correm OS X ainda estaba na esperança (/not) de por o tiger no velhissimo Duron 850mhz do meu pai!!! LOL !!

Ed_

Os AMD's 64 correm o Mac OS X. Pessoalmente ainda não pude verificar mas há casos bem sucedidos. Até tem SSE2 e SSE3.
 
DJ_PAPA disse:
Os CPU sem SS2 nao cosseguem correr o OX_X X86 Tiger.
Logo os AMD XP nao vao conseguir correr o Tiger!

[TI disse:
]
Os AMD's 64 correm o Mac OS X. Pessoalmente ainda não pude verificar mas há casos bem sucedidos. Até tem SSE2 e SSE3.

Damn! Lá vou ter que fazer um upgrade para poder usar o OS X... :lol:
 
[TI] disse:
Ficaria surpreendido se isso vier a acontecer. É perfeitamente possível e VLIW é de certa forma o futuro mas atenção. Este tipo de processadores será ideal para máquinas fechadas como a Apple, por exemplo. Eles podem dar-se ao luxo de compilar todo o SO para este CPU (o calcanhar de aquiles dos Itanium). Para correr Windows e o resto das aplicações clássicas creio que é preciso muito esforço para acompanhar os produtos da AMD. Já ficou provado que CPU's VLIW dependem imenso do compilador e apreciam bastante aplicações compiladas especificamente para eles. No fundo o compilador precisa de encontrar *explicitamente* o parelismo.

Sabes nós tivemos cá um HP com 2 Itanium II 1.6 à experiência. Compilamos um programa de Fortran com os compiladores da intel (naturalmente) com as optimizações todas e tudo mais e mesmo assim aquilo só corrida em 60% do tempo dum PC normal com um P4 2.qq coisa. Provavelmente se o código fosse revisto à la pata cuidadosamente ficava melhor mas o custo do servidor era tão ridiculo, combinado com o custo e tempo para adaptar o programa melhor para o Itanium, que mandamos o servidor de volta pra HP. Eles disseram que não eramos os primeiros. Agora estamos a usar um duplo Xeon 3.4 que fica mais rápido que os 2 Itaniuns e foi um bocadinho......... mais barato e ninguém se deu ao trabalho de mexer muito no código fonte.
Eu acho que o Itanium vai simplesmente dar o berro. É trabalho a mais e os outros proc genéricos evoluem muito mais depressa. Vai-se juntar ao Alpha na galeria do podia ter sido.
 
Última edição:
timber disse:
Sabes nós tivemos cá um HP com 2 Itanium II 1.6 à experiência. Compilamos um programa de Fortran com os compiladores da intel (naturalmente) com as optimizações todas e tudo mais e mesmo assim aquilo só corrida em 60% do tempo dum PC normal com um P4 2.qq coisa. Provavelmente se o código fosse revisto à la pata cuidadosamente ficava melhor mas o custo do servidor era tão ridiculo, combinado com o custo e tempo para adaptar o programa melhor para o Itanium, que mandamos o servidor de volta pra HP. Eles disseram que não eramos os primeiros. Agora estamos a usar um duplo Xeon 3.4 que fica mais rápido que os 2 Itaniuns e foi um bocadinho......... mais barato e ninguém se deu ao trabalho de mexer muito no código fonte.
Eu acho que o Itanium vai simplesmente dar o berro. É trabalho a mais e os outros proc genéricos evoluem muito mais depressa. Vai-se juntar ao Alpha na galeria do podia ter sido.


Isso é um bocado estranho. Deveriam ter recorrido a consultores para vos fazer esse trabalhinho
ou pedido ajuda à Intel. Os resultados do Departamento de Energia dos EUA são muito melhores.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo