Xbox Tokyo Game Show 2008

Aliás, se tivermos em conta a "tristeza" q é o mercado nipónico para a 360, muito tem feito a Microsoft, demais até na minha opinião, fazia muito mais sentido terem esta presença em Leipzig do q no Japão, mas enfim, eles continuam a apostar no cavalo errado e agora q andam a vender mais umas "consolazitas" por lá, devem pensar q vale realmente apena...

Na minha opinião, quem "joga em casa", neste caso a Nintendo e PS3, é q têm obrigação de surpreender, a Microsoft e a 360 fizeram-no "em casa" (na E3) e fizeram a sua parte neste TGS 2008...
 
Esta insistência faz parte da estratégia da Microsoft para a nova consola. Nesta geração será difícil mudar a tendência com a X360, mas o que é facto é que houve uma clara evolução e a consola tem vários jogos que apelam ao mercado nipónico, ainda que as suas vendas sejam bastante fracas. Se a próxima consola contar com este suporte das produtoras japonesas e uma boa estratégia para conquistar aquele mercado, a situação pode ser bem diferente.

No entanto, este investimento seria muito melhor aplicado na Europa, um mercado onde têm todas as hipóteses de conquistar uma fanbase semelhante à que têm na América do Norte.
 
Alguém sabe se irá haver mais amostras dos jogos que foram revelados, ou horários das produtores para os restantes dias deste evento? Ou a partir de agora é só paleio para o freguês ouvir? :P
 
Tokyo Game Show is all about Sony… or at least it was. The annual event is in full swing now and that table has turned. Microsoft is usually as quiet as a mouse wearing slippers while the Japanese based Sony enjoys the love-in, but to date it has been Microsoft dropping bombs. Let us elaborate…

Back in the good ol’ days (or not so good ol’ days, depending on which side of the line you’re on) at the Tokyo Game Show, Sony would come in first, Nintendo second, and Microsoft would be a distant afterthought.

Indeed prior to this year’s TGS, the Japanese convention was dominated by Sony, plain and simple. Their booth was the size of a football field, they gave interview access to everyone who was anyone and, best yet, they delivered top notch treatment to game journalists. Such was Sony’s dominance of TGS that they would fly upwards of 10 Aussie journos to Japan and put them up in the most pimping of pimped out hotel suites to ensure coverage. We’re talking the kind of hotel that doesn’t start until floor 60, has a view that would leave God breathless, and includes features such a giant LCD and a glass-walled bathroom that allows you to watch said TV from the comfort of the bath... oh yeah.

Back in these Sony dominated times, Microsoft rarely even managed to register a blip on the TGS radar. Microsoft would try to make a splash by announcing an upcoming JRPG but would be blown out the door. TGS was so disheartening for team Microsoft that they left everything to their own X0 event, usually a week later just to get publicity. This year however, there will be no follow-up X0 event and we know why.

The formula is simple; to facilitate success in Japan a games company should make a memorable splash at the Tokyo Games Show. Microsoft has pulled out their trump cards in the shape of Halo: Recon and Tekken 6. A pre-TGS buzz was created by the Halo teaser trailer, which led to the still-fresh announcement of Halo: Recon; a standalone expansion pack that will add hours of new content to the Halo universe.

As if that news wasn’t big enough, Microsoft also announced that Sony would be having its exclusive Tekken crown stolen, with Tekken 6 due to be released on both next-gen consoles. Combine these with the Square Enix news on the cross-platform release of The Last Remnant, as well as the Xbox 360’s Star Ocean: The Last Hope, and Microsoft has created an awesome, market appropriate buzz at TGS.

So now the once Sony-dominated event has everyone talking about Microsoft and their upcoming product line-up. But it’s not a case of switching positions either; Sony is still backing their presence at TGS. Their booth is as huge as always, and they have a good offering of first and third-party titles for the PSP and PS3 on display. PlayStation Home, the community based virtual ‘apartment’ space for the PS3, also reared its head again at TGS, with a list of what companies will be lending their name to the feature. All in all, Sony’s presence isn’t too shabby, but at this point of the show, it’s lacking in the type of bombshells that Microsoft has been making.

But without the aid of a TGS press conference, it looks as though Sony won’t be unveiling anything to rival Microsoft’s show-stealing announcements this time round. Is Microsoft finally starting to get some recognition in the Japanese market? They’re certainly acting like they are!

Vamos la ver o que isto vai dar...
 
Grande treta esse artigo. Quase como a dar a entender que a Microsoft está a ter o destaque da feira... yeah right :rolleyes:

A conferência deles foi demasiado fraca para poder ser considerada como o principal da feira. O que não faltaram foram jogos de qualidade espalhados por lá. Por exemplo eu considero que o melhor foi mesmo o stand da Sega, acompanhado pela Capcom com o seu brilhante Resident Evil 5.

Quanto à Sony, terá um evento daqui a 2 dias (Playstation HALL Limited Live). Nestes primeiros dias têm sido algo "acanhados", optando por organizar pequenas conferências por cada título, ao contrário da habitual conferência. É uma mudança de estratégia, nada mais.
 
"Grande treta" é achar q a presença da Microsoft n foi nada do outro mundo (e n foi, e como disse antes, o q fizeram até é demais para o q os japoneses merecem), mas depois a Sony q quase parece q nem está presente no TGS 2008, já é "uma mudança de estratégia", isto quando ainda está a ser pior q a da Microsoft... :rolleyes:

A verdade é q quem se devia destacar no evento com grandes anúncios, n o está a fazer e só por aí já chega para o pouco q a Microsoft apresentou ter destaque face à concorrência, q a n ser q tirem algum "coelho da cartola" de última hora, mas até agora ...

E depois está-se a comparar o q foi mostrado entre a concorrência e n a falar de apresentações individuais como por exemplo da Capcom...
 
"Grande treta" é achar q a presença da Microsoft n foi nada do outro mundo (e n foi, e como disse antes, o q fizeram até é demais para o q os japoneses merecem), mas depois a Sony q quase parece q nem está presente no TGS 2008, já é "uma mudança de estratégia", isto quando ainda está a ser pior q a da Microsoft... :rolleyes:

A verdade é q quem se devia destacar no evento com grandes anúncios, n o está a fazer e só por aí já chega para o pouco q a Microsoft apresentou ter destaque face à concorrência, q a n ser q tirem algum "coelho da cartola" de última hora, mas até agora ...

E depois está-se a comparar o q foi mostrado entre a concorrência e n a falar de apresentações individuais como por exemplo da Capcom...

Apenas acho ridículo este tipo de artigos completamente parciais - "(...) and Microsoft has created an awesome, market appropriate buzz at TGS"... não devem ter visto o mesmo que eu certamente.

E a Sony "quase que parece que não está presente"? Isto passou-te ao lado? Como disse, apenas optaram por uma estratégia diferente, organizando sessões privadas para cada jogo ao longo dos 4 dias (ao contrário do que acontecia anteriormente, onde parecia que ao final do 2º dia a feira já tinha acabado).

Volto a repetir, se querem elogiar alguém então que o façam à Sega, Capcom, etc. Agora criar um artigo só para elogiar a presença da Microsoft quando esta foi fraca...
 
Volto a repetir, se querem elogiar alguém então que o façam à Sega, Capcom, etc. Agora criar um artigo só para elogiar a presença da Microsoft quando esta foi fraca...

Um artigo de algum fanboy...e daí? até parece q é a 1ª vez q acontece algo do género... :-D

Agora a verdade é q mesmo fraca e nada de especial, até ver a apresentação da Microsoft está a ser superior à da concorrência, q estando em casa, com o q fez até agora, até parece q são eles q são líder de vendas lá para aquelas bandas...
 
Apenas acho ridículo este tipo de artigos completamente parciais - "(...) and Microsoft has created an awesome, market appropriate buzz at TGS"... não devem ter visto o mesmo que eu certamente.

E a Sony "quase que parece que não está presente"? Isto passou-te ao lado? Como disse, apenas optaram por uma estratégia diferente, organizando sessões privadas para cada jogo ao longo dos 4 dias (ao contrário do que acontecia anteriormente, onde parecia que ao final do 2º dia a feira já tinha acabado).

Volto a repetir, se querem elogiar alguém então que o façam à Sega, Capcom, etc. Agora criar um artigo só para elogiar a presença da Microsoft quando esta foi fraca...

Es tão comico :009:

Faz assim, olha para as ultimas TGS dos ultimos 3 anos, e pode ser, pode ser que consigas perceber o que aquele artigo quer dizer. Mas duvido. vais continuar a disparatar a torto e a direito, com tretas :zzz:

Uma conferencia em que é apresentado uma Expansão para um dos jogo que ainda vai marcado esta geração, quer gostem ou não, anunciado finalmente a data de saida do NXE, anunciado mais 2 jogos, um dos quais, nome a muito associado a marca PS, versões jogaveis dos Jrpg's da Square Enix para a X360 e tu vens me falar de conferencia fraca? Versão jogavel do novo exlusivo da From Software, entre muitos outros! Querias o que? Confetis...


E vens falar da Capcom que continua a mostrar o RE5, coisa que vem fazendo ultimamente, ate parece que ainda ninguem viu nada do que a Capcom apresentou nesta TGS!!

A Sega? LOL... ui aquilo foi do tipo...OMFG! Cada novidade mais explosiva...

Artigo parcial!? Poupa-nos, estamos a falar da TGS, mas alguem se lembra de uma TGS cmo esta? Em que a Sony pouco impacto criou, novidades nem ver-las, anuncios bombásticos? Aquele artigo é tão parcial como a tua opinião. E nem uma X360 tens...

Pela 1º vez a Microsoft consegui criar algum sururu a sua volta e não passou completamente ao lado nesta TGS, onde a Sony jogava em casa...

Mas ainda bem, que pelos vistos, foste o unico achar esta conferencia fraca. É sinal de que estas errado, e que ate foi uma conferencia boa para os lado da Microsoft, visto o que foi nos ultimos tempos por aquelas bandas..
 
Bem, na minha opinião foi uma TGS fraquinha, tanto a Sony como a Microsoft prometeram muito mas mostraram pouco.

Mas a maior sensação que eu fiquei foi que a Sony já desistiu do ano de 2008, vão concerteza investir no ano de 2009 com muito mais força. E daí disseram que 2008 era o ano da Sony e da PS3 e é o que se vê.
 
Mas a maior sensação que eu fiquei foi que a Sony já desistiu do ano de 2008, vão concerteza investir no ano de 2009 com muito mais força. E daí disseram que 2008 era o ano da Sony e da PS3 e é o que se vê.

O problema é que os anos passam e o ano da PS3 está por aparecer. E se demorar muito, não sei como ficará na próxima geração...
 
A Sega? LOL... ui aquilo foi do tipo...OMFG! Cada novidade mais explosiva...

Artigo parcial!? Poupa-nos, estamos a falar da TGS, mas alguem se lembra de uma TGS cmo esta? Em que a Sony pouco impacto criou, novidades nem ver-las, anuncios bombásticos? Aquele artigo é tão parcial como a tua opinião. E nem uma X360 tens...

Pela 1º vez a Microsoft consegui criar algum sururu a sua volta e não passou completamente ao lado nesta TGS, onde a Sony jogava em casa...

Mas ainda bem, que pelos vistos, foste o unico achar esta conferencia fraca. É sinal de que estas errado, e que ate foi uma conferencia boa para os lado da Microsoft, visto o que foi nos ultimos tempos por aquelas bandas..

A SEGA não está só na Xbox 360 e na PS3, a maioria dos titulos anda pela Nintendo DS e depois a Wii, e ai se dizeres que não são 'explosivos (talvez nada demais)' vai uma grande distância.
No caso da PS3, não mostrou muita coisa, mas pelo video do Yakuza 3 vê-se que está ali um grande jogo (que escapa a muitos).

Eu compreendo o porquê do Old Snake estar, um pouco desapontado. Eu inclusive, estava à espera de ver mais alguns titulos (RPGs - além daqueles que já todos sabiamos: Last Remnant e Star Ocean, mais algum jogo de luta ou side-scroller - prefiro outros ao Tekken e ainda mais titulos XBLA - apesar daqueles que foram anunciados serem bons, não me importava de ver outros titulos da era megadrive ;) )
Surpresa mesmo, tive foi com o Ninety Nine Nights 2, isso sim não estava à espera, e gostei bastante do anterior apesar das criticas (o mesmo se passou com o Viking)

Agora se olharmos para isto, do ponto de vista do que se viu em anos anteriores e da sua posição actual no mercado Japonês, que já foi referido por aqui muita vez, não é nenhuma bomba explosiva, então ai já concordo que o que demonstraram, chegou para os Japoneses...
 
O problema é que os anos passam e o ano da PS3 está por aparecer. E se demorar muito, não sei como ficará na próxima geração...

2006 2007 2008 2009 é que vai ser. O problema é esse, demasiadas promessas para o futuro e poucas apostas no presente. Este ano tem sido bem melhor, mas continuamos a ver as tais listas de jogos e o engraçado é que muitos dos títulos em questão já lá constavam desde que a consola foi anunciada na E3 2005, e alguns hoje em dia ainda nem se sabe datas de lançamento concretas. A Sony tem a maior quantidade de estúdios internos, e mesmo assim a maior parte deles ainda não lançaram nada para a consola, enquanto que a Nintendo já lançou sequelas de praticamente todos os seus grandes franchises (mais os inúmeros Wii Titles) e a Microsoft tem publicado imensos jogos, quer dos seus estúdios internos quer de parcerias com 3rd Parties.

Depois temos a habitual desculpa de que a Sony quer investir no catálogo 1st Party e que não está disposta a investir em exclusivos 3rd Party, mas isso não é verdade. Heavenly Sword, Lair, Haze, Folklore ou Genji (giant enemy crab :-D), não são jogos exclusivos que foram grandes apostas da Sony? Eles têm investido em exclusivos third party, simplesmente a maior parte deles têm sido medíocres. Felizmente têm garantido títulos como MGS 4, Little Big Planet e Heavy Rain, portanto também têm feito bons investimentos.

É por isso que prefiro a estratégia adoptada pela Microsoft desde 2007, que se têm concentrado em mostrar os títulos e novidades para o futuro próximo. Basta ver que a New Xbox Experience foi apresentada na E3 e daqui a um mês vai sair, enquanto que o Home que está em desenvolvimento desde 2005 e que foi anunciado na GDC de 2007 ainda nem tem data de saída, para além de já ter sido adiado inúmeras vezes.

A Microsoft foi a única das fabricantes com uma conferência na TGS, a Sony lá fez as suas apresentações privadas e a Nintendo não apareceu, mas eles dominam o mercado e podem-se dar a esse luxo. Nesse aspecto acho que temos de dar crédito à Microsoft, que continua a tentar evidenciar-se num mercado em que a sua consola tem sido bastante ignorada.

O que é facto é que não houve propriamente notícias bombásticas, tivemos anúncios de alguns jogos de várias produtoras mas pouco mais. Dentro duma TGS desapontante, a Microsoft ainda foi das poucas que apresentaram boas notícias.
 
Última edição:
Eu compreendo o porquê do Old Snake estar, um pouco desapontado. Eu inclusive, estava à espera de ver mais alguns titulos...

Pois, mas há q saber separar as coisas, uma coisa são os nossos gostos pessoais (para mim "Halo 3.5" vale mais do q qualquer RPG q possam apresentar) e outra coisa é ver o q a Microsoft fez face à concorrência nesta TGS e dar-lhe o crédito devido por isso, q como disse antes, mostraram mais do q qualquer uma das concorrentes, uma nem pôs lá os pés porque se pode dar a esse luxo e outra q n se pode dar a esse luxo, mas faz de conta q sim... ;)


Nesse aspecto acho que temos de dar crédito à Microsoft, que continua a tentar evidenciar-se num mercado em que a sua consola tem sido bastante ignorada.

Até demais em ambas as situações...mas parece-me óbvio q só n vê o mérito q a Microsoft teve na TGS e o destaque q acaba por ter na feira (de forma inesperada diga-se) face ao q a concorrência apresentou (de menos) quem n quer...e tudo isto sem anúncios bombásticos, pois o Tekken 6 n surpreende ninguém e a expansão de Halo já todos sabiam... :D
 
o problema actual da Sony é o seguinte: enquanto que a Micro prefere gastar o dinheiro que tem a "comprar" os exclusivos e ever long last franchises e bem conhecidos que a Playstation tinha (Devil May Cry, Final Fantasy, Tekken, Burnout, etc etc), a Sony prefere gastar o dinheiro nao em "segurar" os exclusivos, mas sim para apostar em empresas novas e com ideias para novos jogos e novos franchises... eu sinceramente apoio essa ideia, pois assim saiem jogos fabulosos como o Uncharted, Little Big Planet, Heavy Rain, etc etc. Por outro lado, podem perder/perdem clientes dos franchises antigos e conhecidos.
 
A Sony também já gastou ao longo do ano muitos dos trunfos para 2009, ficando assim com muito pouco de novo para mostrar. Eu acho bem que eles tenham optado por novos Ip's e apostado em novos estúdios de forma a isso dar frutos no futuro, visto que os títulos mais banais na era PsOne e PsTwo vão todos acabar por parar ao catálogo Xbox mais cedo ou mais tarde. A única surpresa penso ter sido a exclusividade do FF 13 ter ido por água abaixo, com os outros não vale a pena gastar dinheiro a segurar, é preciso partir para novos jogos.
A Microsoft tem feito e bem aquilo que lhe competia para ganhar terreno e segurar todas essas séries antigas que apenas pertenciam à Playstation, mas espero que depois de as conseguir todas, não fique "parada" e siga em frente com criatividade em novos títulos.
Quanto à Nintendo não concordo quando dizem que nem apareceu na TGS, muito pelo contrário, as consolas nintendo foram as que mais jogos receberam, bem mais que a Xbox e Ps3 juntas.
 
o problema actual da Sony é o seguinte: enquanto que a Micro prefere gastar o dinheiro que tem a "comprar" os exclusivos e ever long last franchises e bem conhecidos que a Playstation tinha (Devil May Cry, Final Fantasy, Tekken, Burnout, etc etc), a Sony prefere gastar o dinheiro nao em "segurar" os exclusivos, mas sim para apostar em empresas novas e com ideias para novos jogos e novos franchises... eu sinceramente apoio essa ideia, pois assim saiem jogos fabulosos como o Uncharted, Little Big Planet, Heavy Rain, etc etc. Por outro lado, podem perder/perdem clientes dos franchises antigos e conhecidos.

E qual é a relação q isso tem com o facto do TGS da Sony até agora estar uns furos abaixo daquilo q lhe é exigido, ainda para mais tendo em conta q o evento é "em casa", lugar onde vende miserávelmente ?...

Depois acho brilhantes essas deduções q jogo q passa a multiplataforma = Microsoft pagou para q isso acontecesse...dos q referes só no caso do FF acredito q isso tenha acontecido, na maioria dos casos, parece-me óbvio q existe um interesse por parte de quem o faz, em colocar um jogo a sair em 2 plataformas em vez de uma (e já agora, o Burnout sai desde o 1º na xbox1)...

Falam muito no q a Microsoft compra, mas esquecem-se q por artes mágicas um certo título 3rd party continua exclusivo quando o mercado dá claras indicações do interesse no contrário (lucros), falo claro de MGS4 ou acham q a Konami mantem o jogo exclusivo PS3 porque ama a Sony ?... :-D

Como o mercado está parece-me mais lógico q seja a Sony a pagar para manter exclusivos, do q a Microsoft para os trazer para a sua plataforma (excepção feita para o FF como disse antes)...

Quanto à Nintendo não concordo quando dizem que nem apareceu na TGS, muito pelo contrário, as consolas nintendo foram as que mais jogos receberam, bem mais que a Xbox e Ps3 juntas.

A Nintendo própriamente dita e conferência para anunciar algo nem por isso, o q apareceu foram 3rd partys a apresentar os seus jogos para a plataforma, q é diferente do q se está a falar, e já agora quantidade n implica qualidade, pelo menos para mim... ;)
 
E qual é a relação q isso tem com o facto do TGS da Sony até agora estar uns furos abaixo daquilo q lhe é exigido, ainda para mais tendo em conta q o evento é "em casa", lugar onde vende miserávelmente ?...

Depois acho brilhantes essas deduções q jogo q passa a multiplataforma = Microsoft pagou para q isso acontecesse...dos q referes só no caso do FF acredito q isso tenha acontecido, na maioria dos casos, parece-me óbvio q existe um interesse por parte de quem o faz, em colocar um jogo a sair em 2 plataformas em vez de uma (e já agora, o Burnout sai desde o 1º na xbox1)...

Falam muito no q a Microsoft compra, mas esquecem-se q por artes mágicas um certo título 3rd party continua exclusivo quando o mercado dá claras indicações do interesse no contrário (lucros), falo claro de MGS4 ou acham q a Konami mantem o jogo exclusivo PS3 porque ama a Sony ?... :-D

Como o mercado está parece-me mais lógico q seja a Sony a pagar para manter exclusivos, do q a Microsoft para os trazer para a sua plataforma (excepção feita para o FF como disse antes)...



A Nintendo própriamente dita e conferência para anunciar algo nem por isso, o q apareceu foram 3rd partys a apresentar os seus jogos para a plataforma, q é diferente do q se está a falar, e já agora quantidade n implica qualidade, pelo menos para mim... ;)

o evento tanto é "em casa" para a Sony, como para a Nintendo...
 
Back
Topo