Opinião Tomb Raider (Série) - Discussão Geral

De qual gostaram mais?

  • Tomb Raider

  • Tomb Raider II

  • Tomb Raider III

  • Tomb Raider: The Last Revelation

  • Tomb Raider: Chronicles

  • Tomb Raider: The Angle of Darkness

  • Tomb Raider: Legend

  • Tomb Raider: Anniversary

  • Tomb Raider: Underworld


Results are only viewable after voting.
Sou muito, muito fã da série mas infelizmente não tenho essa sensação. Não sei bem porquê. Ainda à uns tempos vi uma retrospectiva feita pela Gametraillers e deixou-me com tanta nostalgia. Depois daquilo, olho para este Tomb Raider e única coisa que encontro em comum é... a Lara! Sinceramente, não haveria outro caminho a seguir?

Dar uma nova vida à série nem é assim tão mau. Pode ser um ponto de partida para começarem a construir melhor um jogo de puzzles e aventura como a gente sabe que é o verdadeiro jogo Tomb Raider. Sinceramente acho que se prenderam demasiado à fórmula do costume na Tomb Raider. Sempre um caminho para seguir, inimigos pelo caminho que se derrotam (nos tempos mais modernos) com piruetas e as cenas mais maradas que já alguma vez vi, depois há um fragmento que encontro passado 10 minutos de jogo, e já quase passei metade do jogo. Oh pá, achei tão disco riscado.
No entanto vou a jogar a Tomb Raider 2, 3 e mesmo a 4, e para mim é das coisas mais épicas que existem. Já repeti aquilo mil vezes, sei os caminhos de cor e salteado e até sei passar o nível assim ou assado sem recorrer a percorrer o nível todo do jogo. O problema dos novos jogos (tirando a anniversary) é mesmo a falta de originalidade que o jogo trazia. Níveis curtos, com cutscenes jogáveis por carregarmos num botãozinho, e fazer umas quantas cenas e já está.
Quero querer que com uma PS4, eles podessem começar a pensar em fazer um jogo mais aberto, não tão limitado a sistema de um ou dois túneis e segue em frente. Que me fizesse pensar mais, e tivesse aquela nostalgia músical que eram as bandas sonoras dos antigos jogos. É apenas um desabafo de um gamer desesperado por uma Tomb Raider decente, que já não vê faz muitos anos :P
 
Dar uma nova vida à série nem é assim tão mau. Pode ser um ponto de partida para começarem a construir melhor um jogo de puzzles e aventura como a gente sabe que é o verdadeiro jogo Tomb Raider. Sinceramente acho que se prenderam demasiado à fórmula do costume na Tomb Raider. Sempre um caminho para seguir, inimigos pelo caminho que se derrotam (nos tempos mais modernos) com piruetas e as cenas mais maradas que já alguma vez vi, depois há um fragmento que encontro passado 10 minutos de jogo, e já quase passei metade do jogo. Oh pá, achei tão disco riscado.
No entanto vou a jogar a Tomb Raider 2, 3 e mesmo a 4, e para mim é das coisas mais épicas que existem. Já repeti aquilo mil vezes, sei os caminhos de cor e salteado e até sei passar o nível assim ou assado sem recorrer a percorrer o nível todo do jogo. O problema dos novos jogos (tirando a anniversary) é mesmo a falta de originalidade que o jogo trazia. Níveis curtos, com cutscenes jogáveis por carregarmos num botãozinho, e fazer umas quantas cenas e já está.
Quero querer que com uma PS4, eles podessem começar a pensar em fazer um jogo mais aberto, não tão limitado a sistema de um ou dois túneis e segue em frente. Que me fizesse pensar mais, e tivesse aquela nostalgia músical que eram as bandas sonoras dos antigos jogos. É apenas um desabafo de um gamer desesperado por uma Tomb Raider decente, que já não vê faz muitos anos :P

Depois de ver isto: http://jogos.zwame.pt/video/tomb-raider-guide-to-survival-episode-3/

Acho que é o tal jogo épico que falavas, pelo menos para mim aparenta ser um jogo épico :D I can't wait muahaha :002:
 
Angel of Darkness! Se tivesse sido finalizado como deve ser, Tomb Raider, poderia ser muito, muito diferente nesta altura. Para mim, é um jogaço. Pena foi só ter percebido uns 5 ou 6 anos depois de ele sair.

Se a Eidos tivesse dado mais tempo à Core Design, o jogo podia ter sido muito melhor e, neste altura, a Core ainda continuava a produzir os Tomb Raiders. Apesar de todas as críticas que o jogo recebeu, não acho que seja o pior Tomb Raider de todos. Para mim não há pior Tomb Raider que o Legend.

Dar uma nova vida à série nem é assim tão mau. Pode ser um ponto de partida para começarem a construir melhor um jogo de puzzles e aventura como a gente sabe que é o verdadeiro jogo Tomb Raider. Sinceramente acho que se prenderam demasiado à fórmula do costume na Tomb Raider. Sempre um caminho para seguir, inimigos pelo caminho que se derrotam (nos tempos mais modernos) com piruetas e as cenas mais maradas que já alguma vez vi, depois há um fragmento que encontro passado 10 minutos de jogo, e já quase passei metade do jogo. Oh pá, achei tão disco riscado.

A saga Tomb Raider foi sempre um jogo de aventura/puzzle com elementos de shooter e este novo Tomb Raider parece-me um shooter com elementos de aventura. Se a Crystal Dynamics quer dar "uma nova vida à série", pode fazer isso sem mudar o "género" do jogo.

Eu não me importo de ver Tomb Raider mais open world, podendo viajar pelo mapa todo, elementos rpg.... mas não se esqueçam dos puzzles, dos túmulos, de encontrar items para abrir portas ou accionar algum mecanismo (este último aspecto foi algo que a Crystal Dynamics se esqueceu no Legend).
 
Eu não me importo de ver Tomb Raider mais open world, podendo viajar pelo mapa todo, elementos rpg.... mas não se esqueçam dos puzzles, dos túmulos, de encontrar items para abrir portas ou accionar algum mecanismo (este último aspecto foi algo que a Crystal Dynamics se esqueceu no Legend).
Concordo plenamente e acho que é isto que falta. Não me importo que mudem o que acharem que devem mudar, mas não se esqueçam do "toque" de Tomb Raider.
 
Anteontem lá acabei o Angel of Darkeness e vamos à pequena review:

Comecei o jogo com a tal desilusão que era a jogabilidade, aquela câmara era um pouco chata e os controlos também mas ao fim de um bocado lá me habituei mas de qualquer das formas este é o ponto fraco do jogo. Quando joguei com o Kurtis parece que ainda era pior e até parecia que estava a jogar resident evil porque no nível dele apareciam lá uns zombies ou o raio lá o que eram. E com ele tive de jogar a parte mais difícil que foi lutar contra o Boss em que só havia umas balas mas ao fim de um bocado e após algumas frustrações lá passei uma das partes mais difíceis a par daquela onde a Lara tinha de passar por uns lasers. De resto achei a dificuldade acessível para qualquer um.

Em relação ao som e longevidade, achei a banda sonora boa mas um pouco repetitiva. Acabei o jogo em duas semanas, até pensei que era um jogo mais longo mas de qualquer das formas dá para entreter.

Para acabar, os gráficos: Sim já lá vão 10 anos mas até foi uma surpresa para mim, o detalhe gráfico da Lara está bom para a altura (o peito dela mexe quando te movimentas, parecia o Dead or Alive lol) ao contrário das outras personagens que não tão bem conseguidas mas aceitáveis.

Um bom jogo e valeu todos os € que dei (só 5€ lol), nada arrependido e tenho pena mesmo é na jogabilidade, apesar de ter lá algumas inovações a câmara e a lentidão estragam um pouco a experiência.

Só não percebi porque é que no manual diz lá que dá para escolher entre 3 controlos diferentes mas não me aparece lá isso, não sei se foi ter mandado vir de UK mas é estranho...
 
Eles a jogar fizeram-me ver que os jogos antigamente, apesar de terem uma jogabilidade um pouco mais complicada, tinha realmente outra mística.

Por exemplo, para ativarem um switch numa parede quase que tinham que "estacionar" a Lara em frente ao switch como se de um carro se tratasse caso contrário ela não fazia a animação para ativar o switch.

No entanto, recordo-me perfeitamente que os movimentos que a Lara fazia como por exemplo as cambalhotas para trás e para os lados davam-me um prazer enorme fazê-las! E agora que vi esse vídeo, relembrei esses momentos todos.

TL;DR Saudades dos controlos complicados mas fantásticos!
 
Acho que este tr foi muito inspiRado em uncharted. Vamos ver se o sucesso é o mesmo. Eu acredito que não.

Não concordo. Eles adaptaram foi o jogo a este geração, isso é diferente. Visto que Uncharted é que é inspirado em Tomb Raider, o TR vai ter sempre aquela essência de original :)

Curiosamente, apesar de vir a esta secção bastantes vezes, nunca tinha reparado neste tópico, e logo eu que sou uma grande fã da série, é a minha favorita de sempre :007:

O primeiro TR que joguei foi mesmo o 1º da série, o Tomb Raider I. Também já joguei o II e penso eu o II (não me recordo bem). Lembro-me também de ter jogado o The Last Revelation na DreamCast. Pena que nunca adquiri nem uma PS1 nem uma DC, jogava nas consolas de amigos mas mesmo assim foram jogos que me marcam imenso o que me fez ficar logo fã da série.

Mais tarde quando comprei a PS2, lembro-me de ter jogado (acho que era emprestado, pois não o tenho aqui) o Angel of Darkness que muito sinceramente naquela altura achei o jogo brutal ! Esse sim marcou-me imenso, pois já era mais crescidinha e já dava mais valor aquilo que estava a jogar.

Entretanto comprei a PSP, e quando o Legend saiu comprei logo o jogo para essa mesma consola. Passei-o num instante e o próximo a jogar foi o Anniversary mas já na PS2. Ora, aqui entra uma cena engraçada: apesar de ter jogado o primeiro TR em pequena não sabia que o Anniversary era um remake desse mesmo. Não me lembrava da história do jogo e por isso pensei que esse TR Anniversary era uma espécie de 'homenagem' à série e não um remake.

O Underworld nunca joguei mas não demorará muito tempo visto que quero comprar a HD Collection. Assim fico com a colecção na PS3 visto que também quero comprar o novo Tomb Raider.


Quanto ao novo Tomb Raider, ao princípio admito que estava um bocado com o pé atrás em relação a ele pois o jogo mostra-nos uma Lara ao qual não estamos habituados. Uma Lara frágil, sem saber patavina daquilo que esta a fazer, que passa provavelmente o jogo todo perdida e desorientada, mas mesmo assim, depois de ler várias reviews e ver alguns vídeos o jogo acabou por me agradar e é compra certa.
 
Sendo eu fã da série , e embora o jogo esteja bastante "comercial" , faz-me relembrar os primeiros em certos aspectos :)

O que gostava mesmo é que fizessem um remake HD do segundo título ( o meu favorito ) , sem alterar quase nada na jogabilidade !
 
Eu não curto é ler por aí o pessoal a dizer que este novo TR é um Uncharted. Pff ainda o Uncharted não sonhava existir e o Tomb Raider já andava por aí ..
 
Eu não curto é ler por aí o pessoal a dizer que este novo TR é um Uncharted. Pff ainda o Uncharted não sonhava existir e o Tomb Raider já andava por aí ..

Eu sinceramente acho que as pessoas quando argumentam isso é um bocado falta de conhecimento. Não acho que o Uncharted seja mau jogo para ser comparado, mas tal como disseste, Tomb Raider apareceu primeiro. Por não falar que este jogo já se encontra em desenvolvimento há vontade uns 2/3 anos, mais ou menos o tempo em que saiu uncharted (sei que saiu um pouco antes).

Anyway, se virem as reviews e os trailers e etc facilmente percebem que é um jogo um pouco diferente. :)
 
Eu sinceramente acho que as pessoas quando argumentam isso é um bocado falta de conhecimento. Não acho que o Uncharted seja mau jogo para ser comparado, mas tal como disseste, Tomb Raider apareceu primeiro. Por não falar que este jogo já se encontra em desenvolvimento há vontade uns 2/3 anos, mais ou menos o tempo em que saiu uncharted (sei que saiu um pouco antes).

Anyway, se virem as reviews e os trailers e etc facilmente percebem que é um jogo um pouco diferente. :)

São jogos idênticos porque são jogos do mesmo gênero, mas a partir do momento em que me dizem que Tomb Raider é um Uncharted é só mesmo para fazer rir :-D

Normalmente quem o diz é aquele pessoal ou que é fan boy/girl de Uncharted ou que nem tem conhecimento de TR .. ou então que só conheceu TR agora na PS3.
 
São jogos idênticos porque são jogos do mesmo gênero, mas a partir do momento em que me dizem que Tomb Raider é um Uncharted é só mesmo para fazer rir :-D

Normalmente quem o diz é aquele pessoal ou que é fan boy/girl de Uncharted ou que nem tem conhecimento de TR .. ou então que só conheceu TR agora na PS3.
Sou um apreciador (chamem-me fanboy se quiserem) de Tomb Raider desde o primeiro jogo e guardo grande estima por todos os jogos da série, mas junto-me aos que dizem que o novo Tomb Raider segue as pisadas de Uncharted. O que interessa o Tomb Raider ser 10 anos mais velho que o Uncharted quando o novo Tomb Raider abandona a sua própria identidade para emular a criada pela Naughty Dog?
 
Última edição:
Sou um apreciador (chamem-me fanboy se quiserem) de Tomb Raider desde o primeiro jogo e guardo grande estima por todos os jogos da série, mas junto-me aos que dizem que o novo Tomb Raider segue as pisadas de Uncharted. O que interessa o Tomb Raider ser 10 anos mais novo que o Uncharted quando o novo Tomb Raider abandona a sua própria identidade para emular a criada pela Naughty Dog?

Mas muitos confundem adaptação aos novos tempos e inspiração com cópia.
 
Eu sinceramente acho que as pessoas quando argumentam isso é um bocado falta de conhecimento. Não acho que o Uncharted seja mau jogo para ser comparado, mas tal como disseste, Tomb Raider apareceu primeiro. Por não falar que este jogo já se encontra em desenvolvimento há vontade uns 2/3 anos, mais ou menos o tempo em que saiu uncharted (sei que saiu um pouco antes).

Anyway, se virem as reviews e os trailers e etc facilmente percebem que é um jogo um pouco diferente. :)

O primeiro uncharted saio há 6 anos atrás.
 
Óbvio que se nota que este Tomb Raider tem um pouquinho de Uncharted, tal como já aconteceu o inverso. Eles quando criaram o Underworld, já tinham dito que tinham ido buscar algumas ideias ao Uncharted e até ao Assassins Creed. É um processo diria que normal nos dias de hoje. Espero que esta nova face do jogo seja bem sucedida.
 
Back
Topo