[HDTV] Tópico oficial LG Oled 55B7V

As TV foram feitas para entregar a melhor experiência cinematográfica na sala de cada um mas certamente que não foram pensadas para correr remuxs e fins, não me admirava nada que o problema não seja tão acentuado uma box dedicada decente ou melhor ainda, na fonte blu ray original que foi dessa forma que a experiência foi pensada.

Settings relacionados com o motion não faltam agora se resultam ou não, não faço ideia até porque além da variável fonte e a forma usada para ver depois há a sensibilidade de cada um ao problema em si ou à atenuação dele (settings motion), mas seja como for muitas vezes as queixas em relação a este tema passam pela "fonte" e pelo que se usa para a ler, o que não falta por aí é feedback nesse sentido (isto além de óbviamente a questão dos 24p).

Mas o problema também acontece no Netflix, que é uma fonte oficialmente suportada (o logotipo do Netflix vem impresso na caixa).
 
@METEMEDO

Então será uma questão de afinares melhor as settings do motion que isso já me parece menos normal.

The LG B7A is bad at showing low frame rate content without stutter. The frame transition occurs almost instantaneously which can be quite jarring, as the image is static for about 40ms each frame of a movie. This is especially noticeable with wide panning shots. The only way to reduce this stutter is to increase the frame rate of the content through motion interpolation.

The B7P can display 24p movies without judder from 24p, 60p, and 60i sources.

For 24p movies playing from 24p sources like DVD or Blu-rays players, the 'Real Cinema' option must be turned on, and the 'TrueMotion' set to 'User' with both the 'De-Judder' and 'De-Blur' sliders set to zero.

For 24p movies playing over 60p/60i sources like cable boxes, simply turn on the 'Real cinema' option to remove judder.

Fonte


Tens a B7 actualizada com o último update?
 
@METEMEDO

Então será uma questão de afinares melhor as settings do motion que isso já me parece menos normal.





Fonte


Tens a B7 actualizada com o último update?

Como tinha dito, e como está escrito nas citações que colocas, é normal, não depende do firmware. A única “solução” é mexer nos settings de frame interpolation (de-blur, de-judder), o que trás os seus próprios problemas.

O segundo quote que colocas não tem a ver com este efeito de “saltos” na imagem, numa cadência constante, mas sim com o telecine judder, do qual, de facto, o televisor não sofre (lê corretamente 24p e converte de outras carências pra 24p sem perdas).
 
Claro que pode ter a ver com firmware instalado, caso contrário não existiriam updates após o lançamento que melhoram/atenuam essas questões nas TVs actualmente. :neutral:

Deixei as duas situações porque ainda não percebi ao certo qual o problema do @METEMEDO quando fala em blu rays de 50Gb lidos pela TV mas depois diz que tem o mesmo problema no Netflix.
 
Claro que pode ter a ver com firmware instalado, caso contrário não existiriam updates após o lançamento que melhoram/atenuam essas questões nas TVs actualmente. :neutral:
Não pode. Porque, como disse anteriormente, não é uma questão de processamento (que obviamente podia ser alterado com um novo firmware), é um "problema" inerente ao tempo de resposta imediato dos OLED, associado à falta de Black Frame Insertion e ao método sample and hold de apresentação das imagens.
E BFI só nos B8/C8/E8, e aparentemente com muito flicker.

O "problema" é este: https://www.reddit.com/r/OLED/comments/8foms9/goig_crazy_with_stutter/
 
Boas.

Queria partilhar aqui alguns problemas na reprodução de conteúdo que me deixam um bocado desapontado com a TV (65B7V).

Ao reproduzir filmes Remux 4K HDR (50GB+) através da porta USB3, notam-se artefactos visuais na transição entre cenas, como se a TV estivesse a fazer interpolation (tenho TruMotion desligado).
Com TruMotion desligado, em cenas com movimento lateral, a quantidade de "judder" é absurda! Parece que o camera-man sofre de parkinson. Isto acontece tanto na reprodução através de USB, como no Netflix. É possível melhorar o judder aritificialmente com o TruMotion, o que é uma péssima solução e trás outros problemas (artefactos).

Vocês já repararam nestas situações? Fizeram algo para resolver? Ou só isto só me chateia a mim?
compra uma box como deve ser e vais ver que a televisão parece outra.
uma que suporte libreleec ou uma zidoo , zappiti etc
tem que suportar auto refresh switching por isso esquece boxs que apenas suportem android.
eu notei isso quando comprei uma zidoo x9s, ficou muito mais suave ,agora o judder praticamente não se nota.
e eu tenho o olho muito sensível para esse tipo de coisas.
 
são os mesmos porque?
o auto frame switching faz uma grande diferença para o judder e uma televisão que custa 1500€ merece uma box como deve ser.
Por isso é que disse qualquer bom leitor. Para mim qualquer bom leitor envia o sinal com a mesma refresh rate do video original e sem qualquer processamento de imagem.

O judder que referes, que resulta da diferença entre os fps do input e a taxa de atualização do televisor, não ocorre nestes casos. (https://en.wikipedia.org/wiki/Telecine)

O que está em causa é o televisor receber um sinal 24p, e emiti-lo corretamente, atualizando os frames 24 vezes por segundo.
Como são poucas imagens por segundo e a mudança de um frame para outro é instantânea (vantagem do OLED), sem qualquer blur, as transições entre frames são mais notórias.
 
Por isso é que disse qualquer bom leitor. Para mim qualquer bom leitor envia o sinal com a mesma refresh rate do video original e sem qualquer processamento de imagem.

O judder que referes, que resulta da diferença entre os fps do input e a taxa de atualização do televisor, não ocorre nestes casos. (https://en.wikipedia.org/wiki/Telecine)

O que está em causa é o televisor receber um sinal 24p, e emiti-lo corretamente, atualizando os frames 24 vezes por segundo.
Como são poucas imagens por segundo e a mudança de um frame para outro é instantânea (vantagem do OLED), sem qualquer blur, as transições entre frames são mais notórias.

shield não suporta auto refresh, mi box não suporta auto refresh...são tvboxs más? afinal nem todas suportam...
como disse acima android, android tv tem essa limitação por isso o "bom" é relativo.

ps:eu não perguntei o que é o judder não sei pq colocaste o wikipedia :)
 
shield não suporta auto refresh, mi box não suporta auto refresh...são tvboxs más? afinal nem todas suportam...
como disse acima android, android tv tem essa limitação por isso o "bom" é relativo.
Para mim, são.
A Apple TV 4K, que uso, suporta. E também suporta Dolby Vision.

Mas esta discussão é acessória. Só acho errado e dispensável estar a recomendar a um utilizador que gaste dinheiro para ver se lhe resolve uma determinada situação, quando o problema em causa está no televisor e não no leitor...

ps:eu não perguntei o que é o judder não sei pq colocaste o wikipedia :)
Estamos num fórum, não numa conversa privada, o post é em resposta a um post teu, mas não é para ti, é para quem o ler. Por isso, mais informação é melhor que menos informação :)
 
Última edição:
Mantenho a minha opinião dada anteriormente em relação ao firmware, pode até nem ser a questão neste caso (tendo um firmware desactualizado) mas o que não faltam aí são exemplos de updates de firmware que melhoraram o desempenho desses aspectos em TVs, já o ponto relativo à box dedicada em vez de ser a TV a fazê-lo é óbvio, daí o meu primeiro post sobre o assunto.
 
O kodi / spmc na shield suportam auto refresh rate.
Na Xiaomi mi box desconheço, mas provavelmente também.
shield não suporta auto refresh, mi box não suporta auto refresh...são tvboxs más? afinal nem todas suportam...
como disse acima android, android tv tem essa limitação por isso o "bom" é relativo.

ps:eu não perguntei o que é o judder não sei pq colocaste o wikipedia :)
 
O problema é exatamente o que o @strikereg disse.
Mas, pelo que percebi, seria possível corrigir o problema através de software, bastando para isso inserir um pequeno atraso artificial com blur antes de cada frame, de forma a simular o blur cinemático.
Da mesma forma, uma box poderia fazer esta mesma manipulação e transmitir a 60 fps para a TV, a qual já não teria problema a reproduzir.
 
Back
Topo