• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Viva malta! Estou prestes a mudar o meu PC para uma NR200... Tou neste momento a imprimir um bracket para suportar uma fonte ATX mas estou reticente por qual devo optar.... Tenho as duas opções: Seasonic Focus GX 750W (~115€) e uma Corsair RM850W (~105€)... Gostava de ir para a Corsair porque tem + watts e custa - dinheiro... Porém tenho receio que a clearence seja mesmo muito apertada... Do que vejo há gente que já fez isso.

Na pagina do bracket, eles recomendam uma fonte com tamanho max de 140x150mm (tamanho da Seasonic) e a Corsair é 150/160mm... Por qual optavam? Estou mesmo indeciso pelo preço, nada mais... Até era capaz de preferir a Seasonic por ser mais compacta (10mm) mas mais tarde poderei baixar o bracket e colocar a fan no topo novamente....


Aproveito o lanço :p mais duas questões:
- a NR200p vem com os mesh panels e a janela é um extra, certo?
- as ventoinhas (2) que aquilo trás, valem alguma coisa?

Obrigado desde já!

=> Sim, o NR200P vem com mesh e uma janela extra. Eu acabei por comprar o NR200 porque não tenciono ter o painel de vidro nem ter o GPU na vertical.
=> Mesmo que queiras meter uma RTX 3900 - 750W é suficiente. Entre esses dois PSUs optaria mesmo pelo Seasonic Focus GX 750W de forma a seguir as recomendações do fabricante.
 
=> Sim, o NR200P vem com mesh e uma janela extra. Eu acabei por comprar o NR200 porque não tenciono ter o painel de vidro nem ter o GPU na vertical.
=> Mesmo que queiras meter uma RTX 3900 - 750W é suficiente. Entre esses dois PSUs optaria mesmo pelo Seasonic Focus GX 750W de forma a seguir as recomendações do fabricante.

Gracias! A promo que apanhei (já comprei) acaba por compensar a a NR200P vs a NR200... Por acaso vou usar o mesh porque performance/cooling > estética... Para além disso não uso RGB, e é provavel que faça unshroud à gráfica... Portanto tudo tapado é mais seqsy.

Se vais comprar uma fonte, compra uma SFX. Não vai ser muito mais cara e faz muito mais sentido.

Para uma fonte de 750w são cerca de 40-50€ a mais... A única vantagem que vejo é se mais tarde quiser uma caixa ainda mais compacta, em que fosse obrigatório usar SFX...

PS: ainda nem sei se vou ou não comprar a fonte, tudo vai depender da gráfica a colocar... Se as 3070 baixassem para valores mais satisfatórios até aproveitava a minha atual de 650W (Seasonic Focus GX) e comprava uma fonte budget para o frankenstein que vou fazer re-aproveitando alguns componentes que estão para aqui parados.. A ideia é fazer um slight upgrade ao meu e coloca-lo SFF ao mesmo tempo que faço um PC novo para a moça...
 
A não ser que tenhas um 5950x e uma 3090, essa de 650 chega e sobra. As recomendações das marcas são por causa de fontes de má qualidade, que estão marcadas a 750 watts mas na realidade são de 600 ou menos (basicamente carregam forte e feio nos 5 volts para "enganar" malta desatenta).
 
Já terminei a minha build com a case NR200. É uma case fabulosa. Não há qualquer problema em meter lá um GPU 2.7 slots, e ainda deu para meter duas ventoinhas em baixo de 15mm. O problema é mesmo o PSU, mesmo utilizando uma SFX, não há muito espaço de sobra. Nunca dobrei tanto os cabos! :)
 
Durante o próximo fim de semana vou tratar da minha, depois posto fotos! Ainda não me decidi pela fonte, vai muito depender se consigo mudar de gráfica ou não :D

Mas caso mude continuo indecido entre a Seasonic Focus GX 750 (115€) ou a SilverStone SX700 (~135€)... Era fixe ficar já com uma fonte de SFX, mas sente-se logo a diferença no preço!

Thanks pela ajuda..
 
Mas caso mude continuo indecido entre a Seasonic Focus GX 750 (115€) ou a SilverStone SX700 (~135€)... Era fixe ficar já com uma fonte de SFX, mas sente-se logo a diferença no preço!

Pessoalmente, se já tivesse um bom PSU ATX e tivesse um ATX bracket, havia de experimentar e tentar encaixar. Mas se vais comprar um novo PSU, não tinha dúvidas em recomendar um SFX. O espaço que ganhas dá-te maior flexibilidade e maior espaço para o ar fluir.
 
Última edição:
Queremos fotos

Aqui vai. :Winkani:

O cooler do CPU que optei para esta caixa é o Noctua NH-C14S, que é top-down. Tras uma ventoinha de 140mm (NF-A14), que a inseri por baixo do heatsink em modo pull como se pode ver na foto. O PSU é o SF750 da Corsair. É SFX, e já se pode ver que não resta muito espaço para o GPU.

z1wh77K.jpg



Inseri o GPU sem grandes problemas. Agora são as ventoinhas da case: duas por baixo de 15mm de intake para o GPU, e uma em cima para exhaust. Tinha inicialmente pensando em duas ventoinhas em cima, mas não há espaço por causa do cooler do CPU. Também meti uma ventoinha 140mm intake de lado que puxa o ar para o heatsink do CPU.


oXWhUEe.jpg


Antes de fechar a caixa, é preciso experimentar e verificar que está tudo a funcionar corretamente. Não me interessa as luzes. É o arrefecimento que mais me preocupa.

o2VMCWE.jpg



E agora com o seu irmãozinho. É a primeira case branca que compro, todas as anteriores foram caixas pretas. Mas adorei esta caixa.

CZgac4f.jpg
 
Última edição:
Aqui vai. :Winkani:
....
E agora com o seu irmãozinho. É a primeira case branca que compro, todas as anteriores foram caixas pretas. Mas adorei esta caixa.

CZgac4f.jpg

Damn, é mesmo bonita o raio da caixa... Eu tive quase para comprar a branca, porém todo o meu setup já é preto (monitor, periféricos, tapete)... E no escritório eu e a mulher estamos a fazer tema black & white (ikea karlby com alex branco e do outro lado preto)... quando tiver o tudo pronto também posto umas fotos...

A unica coisa em que esta caixa peca (na minha opinião) é a falta de usb-c no front panel... de resto top!
 
já se pode ver que não resta muito espaço para o GPU
Vai ver builds ITX com caixas sub 10L e depois fala em ter pouco espaço :P

A ventoinha no painel lateral tem algum espaço entre ela o CPU cooler? Por vezes, ao ter algum espaço, pode criar turbulência e com isso um ruído maior.
Se tiveres mais uns clips e notares algum tipo de ruído daí, experimenta montar a ventoinha diretamente no cooler.
 
Última edição:
Build 2 unicórnios in 1 :D


i7 10700 (UV -100mv) com Noctua L12s
Asrock Z490 ITX-AC (o patinho feio)
RTX 3080 Founders Edition (UV 800mv 1800mhz) com pads mudados
Hyper X Fury 2 x 16gb 3200 CL16 dual rank sem os heatsinks
1tb WD SN750 + 500gb WD SN750
Corsair SF750 (os cabos custom que tenho só consegui aproveitar os 8pin GPU)
Formd T1
Arctic P12 em exaust

Levei algum tempo a conseguir esta build "endgame" mas super satisfeito até agora. Ainda usei um AIO 120mm antes de ter a 3080 FE (com esta ainda ia ficar pior) mas não fiquei completamente satisfeito e o L12s porta-se lindamente.

A 3080, mesmo com o calor que se tem sentido, é bastante silenciosa e o UV deve tirar no máximo 2%/3% de performance.

Vamos ver quanto tempo aguento até "ter" que mudar alguma coisa 😩
 
Última edição:
Fico tentado em fazer uma build destas, mas a nr200 sumiu do Brasil, só tem a "P" bem mais cara e as SF600 / 750 estão hyper caras.

Ter uma ITX numa caixa enorme que é a 280x é desperdicio :D
 
Para ficar impecável, só precisas de cabos "custom" para a fonte.
No etsy há vendedor muito bom e barato.

Obrigado pela dica. Não sabia que se podia personalizar os cabos para a fonte, mas dá de facto muito jeito, pois ocupam demasiado espaço.

Levei algum tempo a conseguir esta build "endgame" mas super satisfeito até agora.

Parabéns, gostei da caixa - verdadeiramente um SFF. :)

E no escritório eu e a mulher estamos a fazer tema black & white (ikea karlby com alex branco e do outro lado preto)... quando tiver o tudo pronto também posto umas fotos...
A unica coisa em que esta caixa peca (na minha opinião) é a falta de usb-c no front panel... de resto top!

O preto também é muito bonito, e com toda a certeza vai ficar bem com a mobília que tens. Sim, o USB-C seria perfeito. Boa sorte para a tua build!

A ventoinha no painel lateral tem algum espaço entre ela o CPU cooler? Por vezes, ao ter algum espaço, pode criar turbulência e com isso um ruído maior.
Se tiveres mais uns clips e notares algum tipo de ruído daí, experimenta montar a ventoinha diretamente no cooler.

Sim, tem um espaço. De facto fiquei na dúvida se devia acoplar a ventoinha à case ou ao heatsink, e optei pela case porque era a forma de garantir que estava a puxar o ar "frio" para dentro da case. Mas o que dizes faz sentido, e o próprio manual do cooler recomenda o que disseste. Embora o ruido não seja nesse momento um problema, pode ser que a tua solução seja mais eficiente para arrefecer o CPU. Vou experimentar um dia destes e comparar os resultados.

Fico tentado em fazer uma build destas, mas a nr200 sumiu do Brasil, só tem a "P" bem mais cara e as SF600 / 750 estão hyper caras.
Ter uma ITX numa caixa enorme que é a 280x é desperdicio :D

Cá por estes lados, as "P" estão quase ao mesmo preço que as sem "P". A última vez que vi, era uns 5-10 euros de diferença. Pessoalmente, não ficava ofendido por meter uma mini-itx numa caixa maior. :)
 
A fonte tem uns standoffs que a deixam mais junto ao painel lateral, como se tivesse a usar a caixa no modo de 3 slots. Cria um gap entre a fonte e a ventoinha traseira da gráfica que permite o ar quente sair pela fan arctic.
 
Back
Topo