[Tópico Oficial] Overclocking Intel Core i7

A largura de memória? TUDO. Não é por 40 mhz a mais que ele ganha speed.

vais me dizer que testaste o everest com o prime95 a correr? Fecha TUDO e testa denovo.
 
Boas!

[ VoRtAn_MaDgE ] -> Por mais estranho que pareça, sim, necessita disto tudo para ir aos 3.8, ou possivelmente seja eu que estaja a fazer alguma coisa de errado, que é o mais provavel.


[ destr0yer ] " vais me dizer que testaste o everest com o prime95 a correr"

-> Não comento para não levar nas orelhas :005:


Agora sem o prime95 a correr :lol: será que já está bom??

Sem prime95






Com 1.30v

 


Que acham? Opiniões são bem-vindas :P

Alguém sabe como consigo baixar mais o vcore?
Falaram-me em mexer no QPI/PLL mas eu não percebo nada disso :lol:
Batch : 3838A649

Abraço
 
Última edição pelo moderador:
Boas,
o meu overclock... nao consigo meter o Vcore mais baixo senao blue screen no load.
A board é a P6T normal.




Abraços
JC
 
Última edição:
alguém usa ou recomenda o programa Asus turboV para fazer oc que vem com board? aquilo parece-me simples e tem a vantagem de nao se mexer directamente na bios, para o caso de algo correr mal...

outro esclarecimento. optando e chegando a uma velocidade do BCLK estavel de 200, para querer o cpu a 3600mhz apenas ponho o multi a 18 ou fazem ao contario? o multi no maximo 20 (sem o turbo mode ligado) e o BCLK a 180?

é que se tiver o BCLK a 200mhz, a RAM com o MUlti ram em default a 8x já me dá os 1600mhz de ram que pretendo na memorias... supondo que o BCLK para o cpu seja o mesmo que para as memorias. alterando-o, ele tanto influencia o cpu como tudo o resto, certo?

entao a minha duvida é: 200mhz x 18= 3600mhz ou 180mhz x 20 = 3600mhz ?

agradecia ajuda.
 
alguém usa ou recomenda o programa Asus turboV para fazer oc que vem com board? aquilo parece-me simples e tem a vantagem de nao se mexer directamente na bios, para o caso de algo correr mal...

outro esclarecimento. optando e chegando a uma velocidade do BCLK estavel de 200, para querer o cpu a 3600mhz apenas ponho o multi a 18 ou fazem ao contario? o multi no maximo 20 (sem o turbo mode ligado) e o BCLK a 180?

é que se tiver o BCLK a 200mhz, a RAM com o MUlti ram em default a 8x já me dá os 1600mhz de ram que pretendo na memorias... supondo que o BCLK para o cpu seja o mesmo que para as memorias. alterando-o, ele tanto influencia o cpu como tudo o resto, certo?

entao a minha duvida é: 200mhz x 18= 3600mhz ou 180mhz x 20 = 3600mhz ?

agradecia ajuda.

OC é na BIOS!

Eu para os 3600 metia 200x18.
 
ok. tenho mesmo usado a bios. experimentei com o turbo v e aquilo estava sempre a dar problemas e blue screen. por ex. com o BCLK a penas a 150mhz ia sempre abaixo e pela bios consegui a 160mhz estaveis. ainda estou com o stock cooler e nao quero abusar.

160mhz x 21 (turbo mode on) 3360mhz, 1.25vcore
RAM a 1280 em 8-8-8-24 aqui pus o maximo (1.64v) na DRAm Bus embora não sei se precise de tanto. eles estão referenciadas para 1600mhz a 8-8-8-24. se calhar a 1280 devem funcionar a 7-7-7-20 (valores de default) e prai a 1.50v

turbo mode enable
speed step enable

em teste de stress no prime95 durante 10m as temperaturas não passaram dos 74ºC. o vcore mantinha.se em 1.248v

vou ter de arranjar um cooler jeitoso para começar a abusar nisto :)

uma questão: como muita gente me aconselhou, pus as settings manualmente das memorias aos valores que vêm referenciadas pela marca (1600mhz, 8-8-8-24, 1,64v) tudo o resto em auto na bios, mesmo o bclk (ou seja 133) o que aconteceu é que tudo correu bem, entrei no windows, aquilo estava estavel mas os valores eram esquesitos no cpu-z. aquilo (bios) como mantem o BCLK para chegar as 1600mhz de frequancia das memorias têm de aumentar o multi destas (passou de 8x para 12x) e como o multi do UNCORE tem de ser o dobro este passou para 24x pondo-me o NB frequency a 3200mhz. a questão é? isto é aconselhavel? o north bridge não poderá aquecer muito assim?

mesmo assim para nao arriscar, passei as memorias para auto e tenho jogado apenas com a frequencia do BCLK. assim sobe tudo constantemente pelos multi de origem (21x, 18x, 16x, 8x)
 
uma questão: como muita gente me aconselhou, pus as settings manualmente das memorias aos valores que vêm referenciadas pela marca (1600mhz, 8-8-8-24, 1,64v) tudo o resto em auto na bios, mesmo o bclk (ou seja 133) o que aconteceu é que tudo correu bem, entrei no windows, aquilo estava estavel mas os valores eram esquesitos no cpu-z. aquilo (bios) como mantem o BCLK para chegar as 1600mhz de frequancia das memorias têm de aumentar o multi destas (passou de 8x para 12x) e como o multi do UNCORE tem de ser o dobro este passou para 24x pondo-me o NB frequency a 3200mhz. a questão é? isto é aconselhavel? o north bridge não poderá aquecer muito assim?

Mas é mesmo assim que se faz OC aos i7. Funciona tudo na base dos multiplicadores.
Acho que ainda não entendeste a 100% o conceito ;)

Acho que estás com alguns parametros e método de OC errado. Está muito confuso quando deveria ser uma coisa relativamente fácil.
 
mas não é melhor os multiplicadores estarem em default e apenas jogar com o BCLK?

é que parece-me muito subir o multi das RAM para 12 e o do UNCORE para 24... só por causa das mem ficarem a 1600mhz. e tudo o resto em auto...

por isso é que para o oc seguinte já deixei os multi em defaul como disse (21x, 18x, 16x, 8x) e comecei apenas a subir o BCLK de 10 em 10 até 160mhz. por este sentido só vou ter a frequencia das RAM a 1600mhz quando subir o BCLK para 200, e repectivamente o CPU para 4.0ghz. às tantas não faz é sentido ter as ram a 1600mhz e o cpu a 3360mhz. a esta frequencia 160mhz do BCLK as memorias ficam a 1280mhz que é 160mhz x o multi 8 das RAM. e deve chegar se calhar por enquanto.

Stormgiant - costumas assumir um BCLK maximo estavel(por ex 200mhz) e depois jogas com os multi? por ex, para pores a 3600mhz tens o BCLK a 200mhz e poes o multi do cpu a 16x.
com essa frequencia do BCLK a memorias ja ficam a 1600mhz, 200mhz x 8 do multi das RAM. é isso?
eu estava a fazer ao contario. usava sempre os mesmo multi e apenas ia mudando a frequencia do BCLK...
 
Última edição:
Back
Topo