[Tópico Oficial] Overclocking Intel Core i7

Já coloquei as mems a 2:10,

SuperPi2.jpg
 
- Agora as memorias estão melhor
- não sentes o pc um pouco mais rapido
- não faças 3 posts seguidos. usa o edit
- usa o lynx... IBT não stressa os 8 cores do i7 ;)
 
- Agora as memorias estão melhor
- não sentes o pc um pouco mais rapido
- não faças 3 posts seguidos. usa o edit
- usa o lynx... IBT não stressa os 8 cores do i7 ;)

Sim, vou testar com esse lynx. Quanto aos 8 cores, já testei com o prime 95.

Bem amigos, cá estão os resultados do LinX. Tomem nota que fiz o teste à hora do almoço, logo mais temperatura. à noite retiraria 4/5º graus, de certeza :)

LinXteste5.jpg
 
Última edição:
Sim, vou testar com esse lynx. Quanto aos 8 cores, já testei com o prime 95.

Bem amigos, cá estão os resultados do LinX. Tomem nota que fiz o teste à hora do almoço, logo mais temperatura. à noite retiraria 4/5º graus, de certeza :)
Faz mais rounds que comigo tambem com pouca voltagem nao havia problema mas depois com mais rounds houve erros e tive de lhe dar mais um pouco.
E saca a versao do real temp mais recente.
Faz 20 rounds.
 
Não consegues 4GHz? Queria ver se essas memórias davam os 2000Mhz com o processador a 4GHz...

Só amanhã estarei em casa e poderei testar mais, mas:

1º Vou então fazer os 20 rounds;

2º Não vejo a relevância de usar outro real temp;

3º Vou subir depois para 4 e 4.2 ghz.


No entanto, tenho a certeza que se encontra estável de momento. Mas tudo pode acontecer, já sabemos disso.
 
Bem amigos, já estive a testar o sistema a 4Ghz. No entanto, tive de colocar o cpu a 1.3v. O resultado não me entusiasmou minimamente, porque como tinha alcançado a estabilidade a 3.8ghz com apenas 1.18v, esta subida é no mínimo muito súbita e despropositada.

E isso levou-me a pesquisar sobre o assunto e descobri estes dois tópicos, que muitos de vocês já conhecerão:

http://www.tomshardware.com/reviews/overclocking-core-i7,2063.html

http://www.tomshardware.com/reviews/overclock-core-i7,2268-13.html

Assim, percebi que o i7 não compensará em OC muito elevado, quer pelo gasto quer pela falta de performance.

Também fiquei sem Super Pi quando estive nos 4Ghz. Parava o teste a meio. Porquê, não sei.

De resto, e respondendo ao RSC, as minhas memórias ficaram a 2105Mhz, ou seja, 1048Mhz. Nada demais, um pouco de OC nas mems. E o mais perto que fiquei da sua optimização foi usando multi de 19x210, porque com 20x200 o sistema ficou instável, e com 21 ficava muito acima, e com 22 nem consegui configurar o FSB.

Conclusão, vou manter os 3.8Ghz, para optimizar o meu hardware e assim manter as temps dentro de limites razoáveis. Mais que isto, só com WC. Como ainda não tenho, paciência, mas tendo em conta os artigos acima, não me parece que ainda assim vá valer realmente a pena.

Obrigado pelos comentários amigos ;)

P.S. - @ Stormgiant - Como consegues ter o teu sistema a 4.2Ghz? Poderias mostrar um pouco das congfigurações e testes?
 
Fiz uma descrição detalhada do que fiz quase durante um mes aqui no forum.
só precisas de dar lá um pulo e ver se algo está a passar.
 
Só para fazer um alerta aos users do i7 ( e por demais cpu's, mas este topico é especifico do i7 ).

LEIAM SEMPRE BEM OS MANUAIS E OS TOPICOS DE OC QUE ANDAM PELA NET.

- Qualquer voltagem que se dê acima dos valores maximos ( não falando de oc extremos em frio naturalmente ) encurta radicalmente o tempo de vida dos cpu's/boards/memorias.
- Verifiquem sempre se a voltagem que estão a alterar é efectivamente a correcta!

Um user aqui do forum colocou por engano o valor da voltagem das memorias (1,65v) no valor da voltagem do QPI (intel recomenda maximo 1,35v para 24/7) e agora o pc está a dar erros por todo o lado.

Fica o alerta ;)
 
Só para fazer um alerta aos users do i7 ( e por demais cpu's, mas este topico é especifico do i7 ).

LEIAM SEMPRE BEM OS MANUAIS E OS TOPICOS DE OC QUE ANDAM PELA NET.

- Qualquer voltagem que se dê acima dos valores maximos ( não falando de oc extremos em frio naturalmente ) encurta radicalmente o tempo de vida dos cpu's/boards/memorias.
- Verifiquem sempre se a voltagem que estão a alterar é efectivamente a correcta!

Um user aqui do forum colocou por engano o valor da voltagem das memorias (1,65v) no valor da voltagem do QPI (intel recomenda maximo 1,35v para 24/7) e agora o pc está a dar erros por todo o lado.

Fica o alerta ;)

Sem dúvida pertinente o alerta. Mas devo também frisar que o alerta não é totalmente exacto, porque o pc do user em causa ( o meu), não está a dar erros, nem nunca deu.
O que terá acontecido, sim, mas falta testar noutro pc, terá sido um disco queimado. Ora, sem querer retirar a relevância do alerta (que como disso é bastante pertinente), um disco
queimado é noticiado aos pontapés (não necessariamente por força das voltagens).

No entanto, subscrevo a recomendação da leitura exaustiva sobre as voltagens das motherboards X58, que são muito completas, mas também confusas.

Nota - Sobre as recomendações da intel acerca da voltagem QPI, deverá ser seguramente por segurança, porque as voltagens das memórias podem ser ultrapassadas, como todos nós sabemos. Mas, juntando a minha experiência sobre esta matéria, também recomendo cuidado no OC.
 
Nota - Sobre as recomendações da intel acerca da voltagem QPI, deverá ser seguramente por segurança, porque as voltagens das memórias podem ser ultrapassadas, como todos nós sabemos. Mas, juntando a minha experiência sobre esta matéria, também recomendo cuidado no OC.

A voltagem das memorias recomendada é de 1,65v, no entanto pode ser mais se respeitarmos a regra : voltagem ram = voltagem QPI + 0,5v. Isto quer dizer que se tivermos um QPI de 1,3v, podemos ir até 1,8v na voltagem da RAM. Regras da INTEL.
Quanto á voltagem do QPI, DANIFICA IRREPARAVELMENTE O CPU. Completamente diferente. A intel recomenda 1,35v por algum motivo. Tenho visto muita gente a dar perto de 1,5v, mas é para benchar por um tempo reduzido, não para 24/7.
 
A voltagem das memorias recomendada é de 1,65v, no entanto pode ser mais se respeitarmos a regra : voltagem ram = voltagem QPI + 0,5v. Isto quer dizer que se tivermos um QPI de 1,3v, podemos ir até 1,8v na voltagem da RAM. Regras da INTEL.
Quanto á voltagem do QPI, DANIFICA IRREPARAVELMENTE O CPU. Completamente diferente. A intel recomenda 1,35v por algum motivo. Tenho visto muita gente a dar perto de 1,5v, mas é para benchar por um tempo reduzido, não para 24/7.

Por isso, achei pertinente o alerta. É verdade as definições de segurança de voltagem são essas (agradeço-te o aviso dado por pm). Só acho que o resto do alerta foi inexacto, porque não tive nenhum erro ou indício de erro what so ever. Nem tive temps elevadas (max. em iddle foi de 50º), ou sinais de instabilidade. Como te disse por pm, apenas tive problemas em entrar no OS quando baixei as voltagens do QPI (que tinha de baixar, por segurança, como referiste), e só com 1.5v é que entrou. Por isso, e esclarecido o risco que corri, irei testar de novo o cpu em oc. No fim semana, com tempo, vou instalar o Vista Ultimate para começar os testes.

E, como também te tinha dito, vou-te mantendo informado.

P.s - Não seria despropositado se me tivesses perguntado primeiro se poderias usar informação que te dei por pm neste tópico (aberto a todos os users). Sei que não foi por mal; aliás, tratava-se de informação relevante. ;)
 
Back
Topo