[Tutorial] Como fazer update ao firmware de telemoveis Motorola

mp3dro

Power Member
gaja.jpg


---> Não me responsabilizo por qualquer dano ou perda de informação resultante pelo mau uso deste tutorial <---

O uso deste tutorial vai alterar a garantia, se precisarem de usar a garantia restaurem o firmware original (explicado mais a frente)

Boas...Decidi criar este pequeno tutorial para mostrar como formatar e fazer update ao firmware de telemoveis motorola. Este tutorial foi testado num Motorola SLVR L7, mas o metodo e igual para os Motorola L6 V3 V3X L7i E1000 RAZR...etc

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Programas necessários:

Flash&Backup ( Vai permitir fazer um backup do telemovel no caso de algo correr mal )
P2KDrivers ( Drivers USB para Motorola )
Motorola RSD Lite ( Programa que vai fazer a alteração ao firmware )
Download de firmwares

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A 1ª coisa a fazer é ver a versão original do firmware do nosso telemovel para isso basta desligar primeiro o telemovel e depois pressionar ao mesmo tempo o botão* o botão # e o botão vermelho para ligar o telemovel botão vermelho para ligar o telemovel

Vai iniciar o modo boot e o que precizamos de saber é a versão do firmware.

DSC04357.JPG


A versão do software original..neste caso o R4513, tem de ser igual a versão do novo firmware...ou seja...

Se eu quiser um novo firmware a versão do firmware tem de ser R4513...ou seja..posso instalar todos os firmwares que sejam R4513

Outro exemplo V3: Se o firmware instalado previamente no V3 fosse o R252211LD poderiamos instalar um firmware que tivesse como versão R252211LD..

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O 2º passo é configurar a conecção USB no telemovel, para isso basta ir:

Menu > Defenições > Ligação > Conecção USB

DSC04358.JPG


Basta mudar de Cartão de Memória para Modem Dados / Fax

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O 3º passo é instalar os drivers do telemovel, como vão reparar ao ligar o telemovel ao PC como Modem Dados / Fax ele vai encontrar uma serie de dispositivos para instalarem os drivers. Nesta altura extraiam a pasta P2K Drivers.

detecao.JPG


Quando aparece se querem instalar a partir de um CD ou se querem a partir de uma localização especifica metam a localização especifica e na etapa seguinte carregam no visto para escolher o caminho da pasta e procuram a pasta dos P2K Drivers.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O 4º passo é fazer uma copia de segurança (backup) para que no caso de algo correr mal poder voltar ao inicio e tentar tudo de novo sem que se perca nenhum dado. Para fazer o backup extraem o programa chamado Flash&Backup e instalem.

fazer%20backup.JPG


No menu copia de segurança cliquem em criar e escolham o local para onde a vão guardar ( Os meus documentos por exemplo)

PS - O telemovel vai entrar em modo boot. (Não se assustem)
PS2 - No caso de der erro leiam o texto ao final do tutorial que esplica os varios codigos e erros.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O 5º passo e ultimo é formatar. Para isso basta fazer download de um firmware ao agrado.

Tenham atenção as versões:

Se eu quiser um novo firmware a versão do firmware tem de ser R4513 MP...ou seja..posso instalar todos os firmwares que sejam R4513 MP

Outro exemplo V3: Se o firmware instalado previamente no V3 fosse o R252211LD poderiamos instalar um firmware que tivesse como versão R252211LD..

Para formatar basta abrir o RSD Lite e carregarem o firmware.

formatar.JPG


Após isso carreguem start e rezem para que tudo corra bem :D

DSC04276.JPG


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Conclusão:

Podem ver o aspecto dos novos firmwares

DSC04279.JPG


DSC04281.JPG


DSC04283.JPG


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Erros e Soluções

Case1. While Flashing with RSD Lite or Flash & Backup you get Critical Error 84
What to do
(a) Change the port (i.e. in the backside of the computer).
(b) Reinstall drivers.

Case2. While Flashing with RSD Lite you get Phone Code Sig Error (or any other error)
What to do
(a) Take out the battery. Get it fully charged with another phone or use another battery.
(b) Go to C:\.Program Files\.Motorola\.RSD Lite and remove all files with the expansion of ...log
(c) Connect the USB cable to another port
(d) Replace the cable if possible.
(e) Try to flash with Flash & Backup 3, all Code Groups except CG1.
(f) Try to flash the phone using USB-Smart Cyclone P2K Easy Tool v.3.9
(h) Try to flash the phone in another computer.
(i) If the above 6 processes doesn’t help PDS repair is needed.

Case3. While flashing all code groups were flashed successfully, but the phone is struck in Boot Loader.
What to do
This happens if u flash a MP is is not compatible for your phone. i.e if you are having AER/EOR, but u tried to flash ACR. So what to do.
(a) Flash your backup using RSD Lite
(b) Flash a stock MP using RSD Lite if having no backup

Case4. While flashing by Flash & Backup it gives an error while sending CG1.
What to do
(a) Flash your phone with RSD Lite
(b). Flash your phone with Flash & Backup. Flash all Code Groups except CG1

Case5. While flashing with RSD Lite after some Code Groups are send it gives error. In the phone you will find Mem_Map_Blank and the Computer recognizes the phone as unidentified device.
What to do
(a) It is necessary to use USB Smart Cyclone P2K Easy Tool v.3.9 to flash your phone using the backup.
(b) If this doesn’t help you need PDS repair.

Case6. While flashing everything passed successfully, but when the phone reboots, it struck with HelloMoto boot screen or it remains in bootloader.
What to do
(a) Flash the Lang Pack (CG4), DRM (CG15) or Font (CG4) from the backup using Flash & Backup, if the problem occurred because of flashing a Lang Pack or DRM or Font.
(b) Flash your backup using Flash & Backup 3. Flash all Code Groups except CG1.

Case7. If the battery discharges during flashing and you get an error in the phone unable to transfer or anything.
What to do
(a) Flash your backup using RSD Lite
(b) Or if u get an error like case2 or case5, follow the steps described in case2 or case5.

Case8. If you are having a RSA removed Firmware but u flashed a Lang Pack ,DRM or a Font which is having CG7 in the shx file, u will get an error. You my struck in bootloader or HellomotoBootscreen or anything
(a) Flash CG1, CG3, CG7, CG18 of the previous firmware you were using
(b) Or Flash your backup using RSD Lite

From Case1 to Case8 if none of the process helps you
(a) Take the phone to a Service Center
(b) Or Repair PDS (according to the process given below)

Case9. After flashing the phone, if it becomes completely blank and cant be forced into Bootloader
What to do
(a) Charge the battery (by anyway). To force the phone into Bootloader, press * & # simultaneously and insert the battery. Now flash your backup using RSD Lite
If the above process doesn’t help
(a) Take the phone to a Service Center
(b) Or Repair PDS

Case10. If you flash your phone with a Firmware having different Bootloader version (e.g 09.02 over 08.D0)
What to do
(a) Try to flash your backup with the help of the solutions in case2 & case5
If the above process doesn’t help
(a) Take the phone to a Service Center
(b) Or Repair PDS

(Desculpem não ter traduzido mas ando cheio de testes...é a fase final...é dar tudo por tudo)


Tutorial criado por : SHAKER (Todos os direitos reservados)


[ Se quiserem usar o tutorial noutro forum estão á vontade, desde que deixem o credito do autor e o forum ]


É o meu 1º tutorial...quero criticas e sugestões :D
 
Última edição:
Formatar não foi o termo mais correcto porque se trata realmente de fazer o upload do firmware para o telemóvel. Creio que seja isto, podes confirmar shaker?
 
Não podiam indicar logo o link directo para onde estão os firmwares,na vez de ter que andar ás voltas naquele forúm ?
 
Já alterei o link para ir seguido para as firmwares...

Para o A1000 não sei se o sistema e igual...mas eu penso que não...procura alguem que já o tenha feito na net..

Para o e770V tenho aqui o firmware

Flash: R252211_U_85.92.701P
Flex: USE770VVFDER25221057_1FF
Sprache: LP0039

Download

Cumpz
 
Última edição:
Agora ja vi os firmwares :lol:..Mais uma coisa,no me V3X por baixo de SW Version ,tenho R252211LD_U_85.98.D0R ,mas dizes que se for R4513 é compativel apenas com o firmware versão R4513 MP,então no meu caso como é ? O FW que tenho já foi posto por mim para substituir o original da TMN.
 
Bem...normalmente o nome que ves no boot é o nome que o teu firmware tinha..o meu por exemplo tinha ainda la o nome do site de onde o tirei e isso...

Faz o seguinte:

Vais ao menu > Definições > Estado do telemovel > Outras Informações > Versão Software

Edit: Estive a ler umas coisas..aquilo do R4513 MP é no caso dos SLVR L7....para ver se o firmware novo dá a versão do software têm de ser igual a de origem..

No teu caso podes meter firmwares que tenham a versão R252211LD...vou editar isto no tutorial..

Cumpz
 
Última edição:
Exacto ,foi à conclusão que cheguei quando andei lá a ler agora...Ando a ver se há algum mais recente.Se souberes de algum para V3X agradecia a ajuda :)
 
Tens este que é recente para o V3X

SW: R252211LD_U_85.9B.E5P
FLEX: (USRAZRV3XITRTR25221033_1FF)
LP: 0039
Operador: Generico
Valido para versoes de 64/120 Mb de memoria
Testado em v3x boot 0.6.8.3


Download

Pass: Ok/5Fr$#9

(Não foi inserido por mim)
----------------------------------------------------------------------------------------------

Caracteristicas:


- Contem as modificações para a melhoria de qualidade e de fluidez para video/foto;

- A câmera video permite zoom 4x e modo noite, assim como da para pausar durante a gravaçao;

- Inclui os filtros azuis, vermelhos e verdes para as fotos;

- Carregador java activado;

- MMA compatível com skin's;

- Tira o Re/Reenv ao responder a uma mensagem;

- O armazenamento dos sms no terminal e no unicode desactivado de modo a que deixe mandar mais caracteres por sms;

- Desactivada a carga quando se conecta/desconecta continuamente por USB;

- DAP instalado 5.0.30;

- Personalizado LCD externo que muda a /a/cl.gif a lima 96x80 da definição;

- 3 skin's originais das quais a moto e a skin IPhone;

- Aumentaram os tempos da iluminação da luz de fundo;

- Desactivada a mudança do perfil do som ao carregar a bateria do telemovel;

- Opção de bloqueio do teclado (manter pressionado *);

- Mudado do silêncio à vibração o estilo de som (manter pressionado #);

- Mudado a função da tecla de navegador, agora abre multimedia.

PS - Relembro outra vez que não sou responsavel por qualquer tipo de danos ou perdas de informação resultantes do tutorial...aconselho a fazerem o backup antes de prosseguirem com a actualização.

Cumpz
 
Aproveito para deixar aqui que segui tudo como foi dito e meti este Firmware que me indicas-te e correu tudo 5*..tem umas certas melhorias ao que tinha actualmente:).
 
actualizei o meu e770v com esse firm e até agora está tudo bem... tinha alguns problemas ultimamente como era o caso de o telemovel se ligar com um ecrã em branco e não passar daí.. espero que assim fique resolvido. só descobri um "bug"- pôs-me uma saudação a dizer "error" qq coisa (não tenho aki o telele) e apaga qualquer frase de saudação que eu lá coloque. Adicionou-me ainda no menu de tipo de ligação um ícone de sincronização.
 
Alguém sabe de outro firm para o e770v? Até agora está a bulir bem, mas já não consigo comandar o telefone por voz quando ligo o auricular bluetooth porque ele diz-me que não tem qualquer registo de voz...
cumps
 
Alguém sabe de outro firm para o e770v? Até agora está a bulir bem, mas já não consigo comandar o telefone por voz quando ligo o auricular bluetooth porque ele diz-me que não tem qualquer registo de voz...
cumps

E nas mensagens, ele recebe sem problemas? E não "quina", dizendo que está cheia com poucas SMS's guardadas ou misturar conteudos de SMS's concatenadas?

EDIT: Afinal não resolveu o problema. Continua volta e meia a dizer "Actualização: x mensagens", ou "caixa cheia: elimine mensagens antigas", ou então mistura as mensagens recentes com antigas, ou dá o "Texto em falta".

Se houver outro firmware, disponibilizem.

Cumprimentos.
 
Última edição:
comigo nunca tive nem tenho esse tipo de problema... actualizaste e não resultou?

Não. Passado um dia, veio-se logo a queixar-me da mesma m***a.

Mas também já actualizei para outro firmware através de um programa de actualização da motorola (da qual Portugal não está incluindo :zzz:). Claro que dá na mesma o "Error Flex: Phone Subsidy Locked", mas por enquanto não há novidades de problemas. Quando houver eu edito este "post".

Já agora, ficam aqui os dados:

Software: R252211_U_85.97.C3P
Flex: USE770VVFDER25221065
 
Back
Topo