UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

Não consigo fazer apt-get de nada porque o server do ist está sempre a cair ou então não se consegue ligar. Há mais alguém com este problema?
Mas não vai buscar a outros servers. Estou a meter água em alguma coisa?
 
jaac disse:
sudo passwd

metes a tua pass

e metes a pass que queres para root e já tens o root a trabalhar..


o meu problema é que o server do ist estava sempre a ir abaixo. Fail connection... depois "pegava" :D e apssado alguns segunsdos ía/vai abaixo.
 
Existe algo melhor que o apt-get gcc acho que era base develop ou algo parecido... depois nao te esqueças de tirar as man pages: man, man dev, posix e posix dev...
 
Nemesis11 disse:
apt-get install build-essential
Que outros tipos de builds há? Eu queria um editor decente (que não o xemacs) para C, C++ e Java (ou vários editores), um debugger tirando o gdb, enfim, o essencial para se bem programar! Alguns pacotes em especial?

Hugs!
 
Nemesis11 disse:
Como é que tens a configuração de rede no Vmware? Bridged? NAT? Tens o Dhcp service (do vmware) ligado? ip fixo?

Um ifconfig na linha de comandos, o que te dá?

Quando faço install da VMWare Tools no Ubuntu aparece um "cd". dentro dele, e há 2 ficheiros, que julgo comprimidos: VMwareTools-5.0.0.-13124.i386.rpm e VMwareTools-5.0.0.-13124.i386tar.gz. Como posso concluir a instalação?

3 questões adicionais:

- na primeira vez que testei o Ubuntu consegui aceder à net. Foi a única vez. Desde aí, nunca mais foi possível aceder à net. O que se passará? A configuração de rede no VMware está Bridged. Onde posso verificar se o Dhcp service do VMware está ligado? (a minha ligação é via Netcabo). Dá para fazer ipconfig no Linux?


- em Linux o processo de instalação de um programa é semelhante ao Windows, com um Wizard, ou é tudo feito à mão?!

- é possível numa máquina virtual (em Linux) aceder a um disco físico (onde está instaldo um Windows)?


Obrigado.

Agradeço todas as ajudas para resolver o problema da ligação à net.
 
paraver disse:
- na primeira vez que testei o Ubuntu consegui aceder à net. Foi a única vez. Desde aí, nunca mais foi possível aceder à net. O que se passará? A configuração de rede no VMware está Bridged. Onde posso verificar se o Dhcp service do VMware está ligado? (a minha ligação é via Netcabo). Dá para fazer ipconfig no Linux?

Vais à consola, entras em modo root (sudo) e escreves dhclient, se não te for atribuido um ip posta o erro que te dá. Podes também ir a system-»networking e tens o interface gráfico

- em Linux o processo de instalação de um programa é semelhante ao Windows, com um Wizard, ou é tudo feito à mão?!
apt-get e nome do programa que queres na consola, ou se gostas de interface gráfico o synaptic é bastante bom, procura te o programa que queres, resolve dependências e instala. Pela consola é exactamente o mesmo, podes usar os dois que o efeito é igual.
- é possível numa máquina virtual (em Linux) aceder a um disco físico (onde está instaldo um Windows)?
Não sei, nunca trabalhei com vmware. Mas podes aceder e escrever em ntfs com linux e mais propriamente ubuntu.

Ps. A maior parte das dúvidas que vou tendo em ubuntu estão na página deles, www.ubuntulinux.org, tens lá o search que dá muito jeito e responde te mais rapido do que qualquer um de nós :)
[]s
 
Boas!

Em primeiro lugar quero agradecer a tua explicação detalhada. Acontece que sou um novato TOTAL em Linux, e esta está ser a minha primeira experiência. Assim, a maioria da terminologia soa-me a nada...


SuBzEr0 disse:
Vais à consola, entras em modo root (sudo) e escreves dhclient, se não te for atribuido um ip posta o erro que te dá. Podes também ir a system-»networking e tens o interface gráfico

Presumo que o modo root (sudo) seja semelhante ao «run» do Windows. Procurei por algo semelhante, mas não encontrei. Como, onde aceder a ele?

Em system -> networking aparecem várias opções de ligações (ftp, http, https...) nenhuma com IP definido. O que me causa confusão é que aquando da instalação acedi à net quase sem problemas. Desliguei e liguei o modem (netcabo), e acedi à net sem problema. E não fiz nenhuma alteração nas configurações...


SuBzEr0 disse:
apt-get e nome do programa que queres na consola, ou se gostas de interface gráfico o synaptic é bastante bom, procura te o programa que queres, resolve dependências e instala. Pela consola é exactamente o mesmo, podes usar os dois que o efeito é igual.

Tentei utilizar o synaptic, mas o que ele faz é abrir os ficheiros, como se de um programa de compressão (tipo zip, rar) se tratasse...

Apesar de continuar sem conseguir perceber o que se passa, obrigado pelas dicas.
 
paraver:
O root é o administrador, ou seja para fazeres algumas coisas s´o o podes fazer como administrador. No windows não estás habituado pq estás sempre como administrador. Em linux é ao contrário:)
Instalar programas só como root aka admionistrador. Para passares a root usas na consola o sudo. Tudo o que fazes como sudo é como administrador. Espero que tenahs percebido:)

O synaptic fazes search e depois clicas com o botão direito do rato no que queres instalar e aparece as opções.
Ele resolve as dependencias.
Diria que é mais facil dde instalar programas do que em windows:)
 
Descobri umas coisas no fórum do VMware:

Para activar a ligação à net é preciso primeiro desactivar o firewall ou criar um port forwarding.

Depois fazes duplo click em ethernet (com a máq. virtual desligada) e vais a este ecrã colocar a opção como aparece aqui:



A opção automática não funciona lá mto bem.
Caso tenhas mais do q uma network card, é só ir tentando com as VMnet's q aparecem na lista até dar.

Foi assim q consegui ter net no meu Ubuntu.
 
Só queria aqui agradecer ao Metro pelas dicas que me tem dado. E afirmar que estou rendido às evidências, esta porra é linda.:D
 
paraver disse:
Boas!

Em primeiro lugar quero agradecer a tua explicação detalhada. Acontece que sou um novato TOTAL em Linux, e esta está ser a minha primeira experiência. Assim, a maioria da terminologia soa-me a nada...
As minhas desculpas, relendo o post, realmente quem já sabe o que é, torna-se fácil, mas quem ainda não domina totalmente não é muito perceptivel, devia ter sido mais claro ;)


paraver disse:
Presumo que o modo root (sudo) seja semelhante ao «run» do Windows. Procurei por algo semelhante, mas não encontrei. Como, onde aceder a ele?
Para entrares em modo root, tens de abrir uma consola. Podes abrir dois tipos de consola com o interface gráfico. Uma é a consola normal, do teu utilizador.
Outra é a consola do user root, ou seja o adminstrador do sistema.
Porém, se escreveres na consola do teu utilizador: sudo -s -H esta vai mudar o user root, onde podes modificar grande parte das coisas.

paraver disse:
Em system -> networking aparecem várias opções de ligações (ftp, http, https...) nenhuma com IP definido. O que me causa confusão é que aquando da instalação acedi à net quase sem problemas. Desliguei e liguei o modem (netcabo), e acedi à net sem problema. E não fiz nenhuma alteração nas configurações...

Tenta fazer o comando que disse no outro post. Consola em modo root e escreve: dhclient


paraver disse:
Tentei utilizar o synaptic, mas o que ele faz é abrir os ficheiros, como se de um programa de compressão (tipo zip, rar) se tratasse...

Apesar de continuar sem conseguir perceber o que se passa, obrigado pelas dicas.

O synaptic é um "manager" dos programas que tens instalados e dos que poderás instalar. Para isso tens que configurar so repositórios (ftps para sacar os programas que precisas). Com o synaptic podes actualizar o teu sistema, podes instalar, remover todos os programas que queiras. Serve para isso.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, tás a vontade :)

[]´s
 
Metro: tu que ja experimentaste meio mundo de distribuições, qual achas melhor para correr no vmware? Na me tá a apetecer meter o gentoo lá, levar os dias a compilar.. não me xeira....
 
kanguru disse:
Metro: tu que ja experimentaste meio mundo de distribuições, qual achas melhor para correr no vmware? Na me tá a apetecer meter o gentoo lá, levar os dias a compilar.. não me xeira....

Olhem que eu não percebo muito do assunto.
Neste momento o meu PC funciona com 512MB de ram pelo que não tenho mexido em nada.

Respondendo á questão:
Para mim basicamente há as distros baseadas em debian e as outras. Eu agora só ligo às baseadas em debian.
Instalei debian e depois de uns updates fiquei sem teclado. Foi o unico revés que tive.
Ubuntu, kubuntu (podes ter os dois na mesma VM pq podes instalar o Kubuntu depois de instalar o Ubuntu, Mepis tudo funciona bem.
Ei iria para uma destas. Mas como é tão facil de instalar distors no VMware é mesmo uma questão de teres espaço em disco para continuar a instalar distros. Logo vez a que gostas mais.
Gentoo só com instaler grafico e mesmo ai não sei.:)
 
Metro, tu andas a experimentar no VMware para depois te decidires por uma certo? Eu vou finalmente instalar outra vez uma distro de linux porque desta vez já tenho um modem ethernet! :D
 
Back
Topo