UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

greven disse:
Metro, tu andas a experimentar no VMware para depois te decidires por uma certo? Eu vou finalmente instalar outra vez uma distro de linux porque desta vez já tenho um modem ethernet! :D

hehe.
Instalo no VMware para poder brincar com Linux. Infelizmente não tenho outro PC só para Linux mas hei-de ter.
As experiencias com um PIII 500 e 128MB de ram não correram muito bem.

O DSL dá kernel panic; o Feather não tenho imagem depois do instalar. Mas como live cd o primeiro não tenho net no segundo tenho na boa. São bons para uma emergência.
O meu problema nunca foi o modem pq sempre tive netcabo. É mesmo ter um pc sem uma grafica da ATI. Devia ter partido uma perninha qd comprei a 9700 Pro mas pronto.:)

Mas logo que tenha dois pcs um fica com Windows e outro com Linux isso sem duvida. Se os macs fossem baratos ai teria um Mac.

O Ubuntu +arece-me uma distro a acompanhar com atenção. Reparem que é apenas o segundo lançamento deles. Diria que se tivermos isso em atenção que rapidamente lhes damos valor. Mas nada funciona melhor out of the box do que o Mepis. Para mim claro.
 
No Feather não tens imagem... classico infelizmente :| mas facil de resolver :) só tens de editar o ficheiro de configuração do lilo para em vez de aparecer "vga 789" por exemplo aparecer "vga normal" e depois é só correr o lilo outra vez :) isso está explicado no forum do feather linux passa por la :)
 
QuickFire disse:
No Feather não tens imagem... classico infelizmente :| mas facil de resolver :) só tens de editar o ficheiro de configuração do lilo para em vez de aparecer "vga 789" por exemplo aparecer "vga normal" e depois é só correr o lilo outra vez :) isso está explicado no forum do feather linux passa por la :)

Eu li isso.
No final da instalação podes meter argumentos no lilo e eu meti vga=normal.
Mas não deu na mesma.
De qq forma como live cd está optimo. É uma excelente distro para uma emergencia:)
 
Mas metro, não precisas de ter outro PC. :) Eu com o Partition Magic faço um resize na minha drive e deixo espaço livre no final da mesma. Depois simplesmente instalo o linux e escolho o espaço livre que escolhi e voilá. Se por acaso quero apagar o linux, (fixMBR na consola de reparação do windows) se quiser instalar outra distro instalo por cima. :)
 
greven disse:
Mas metro, não precisas de ter outro PC. :) Eu com o Partition Magic faço um resize na minha drive e deixo espaço livre no final da mesma. Depois simplesmente instalo o linux e escolho o espaço livre que escolhi e voilá. Se por acaso quero apagar o linux, (fixMBR na consola de reparação do windows) se quiser instalar outra distro instalo por cima. :)

greven:
O meu problema não é esse. Eu tenho um disco à parte só para brincar.
O meu problema chama-se ATI 9700 Pro. Frequentemente acabbo ou sem imagem ou com o monitor a 1024X756 e a 60Hz. Na nvidia instalar drivers é facilimo agora na ATI ainda não é comigo.
Mas lá irei:)
 
Metro disse:
greven:
O meu problema não é esse. Eu tenho um disco à parte só para brincar.
O meu problema chama-se ATI 9700 Pro. Frequentemente acabbo ou sem imagem ou com o monitor a 1024X756 e a 60Hz. Na nvidia instalar drivers é facilimo agora na ATI ainda não é comigo.
Mas lá irei:)

Amigo metro, no ubuntu 5.04 instalei (no vmWare) e não precisei de mexer em nada e estou com a minha 9700Pro a funcar a 100%, a resolução ficou logo a 1280x960 sem eu escolher nada. :)

Excelente!

BTW, tou maravilhado, tou no linux... e com net! ;) Este ubuntu está muito fixe. ;)
 
greven disse:
Amigo metro, no ubuntu 5.04 instalei (no vmWare) e não precisei de mexer em nada e estou com a minha 9700Pro a funcar a 100%, a resolução ficou logo a 1280x960 sem eu escolher nada. :)

Excelente!

BTW, tou maravilhado, tou no linux... e com net! ;) Este ubuntu está muito fixe. ;)

hehe.
No VMware não há qq problema porque a grafica é emulada por ele e o refresh rate apesar do que ele diga é o do PC. A resolução do ecrã é a que escolhes.
Deves ter um stress com o totem mas recomendo-te a instalar ai o KDE.

Abres uma consola e sudo apt-get install kubuntu-desktop. Depois disso terás ai o KDE tb.
Reinicias e escolhes para arrancares com o KDE. Está magnifico o KDE 3.4. Recomendo mesmo veres.

Depois repara no pormenor como aparecem as partições no KDE. Vai lembrar-te uns icons que tu fizes-te ou que colocas-te aqui no Forum.

Mas não puxem mais por mim senão ainda vou gastar uma pipa de massa num AMD64 só para ficar com outro PC:)
 
Ehehe! ;)

Thx Metro friend.

BTW... tou sem som... :| Tenho uma Creative SB Live!, alguma dica?

E outra cena, onde se muda aqui no Ubuntu a ordem com que os sistemas Operativos aparecem no Grub?

Outra coisa... A MINHA NET ESTÀ UMA BOSTA!! Oniduo... fim de semana, happy hours e estou com 120Kb de largura de banda... :S
 
greven disse:
BTW... tou sem som... :| Tenho uma Creative SB Live!, alguma dica?

Já vi por ai uns problemas com o som no ubuntu.
Tenho ideia que o acrobat já teve esse problema.

Depois de procurar lá está em sticky no forum:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=21211

Dá uma vista de olhos e depois diz como resolves-te:)


greven disse:
E outra cena, onde se muda aqui no Ubuntu a ordem com que os sistemas Operativos aparecem no Grub?

Imagino que tenhas instalado o KDE e que queiras passar a arrancar com o KDE. Será isso. Não estou a ver no VMware a estares interessado em alterar a ordem no grub. Isso não se aplica.
Não quererás dizer kdm ou gdm:)
No ecrã em que tens que meter o user e a pass tens lá um local onde ppodes escolher. Logo que metas o KDE ele aparece lá e podes seleciona-lo.
Depois disso tenho ideia que o ultimo que arrancas se mantem por default.
Algo me diz que vais gostar do KDE tb.

Penso que será isto.
Eu só estou com 512MB de ram pelo que não tenho brincado com o VMware. O tempo tb não tem sido muito. Mas já tenho saudades.

Edit:
Duas coisitas que te podem ter escapado.

http://www.ubuntuguide.org/
http://www.ubuntuforums.org/

O forum e o guia são realmente do outro mundo:)

Edit2:
Isto parece ser uma pérola:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=22646

Não testei nem li a thread mas parece muuuuuito interessante:)
 
Última edição:
Obrigadão outra vez amigo Metro. Eu referia-me ao bootloader, para por o WinXP como primeiro na lista de arranque, mas não há prob, deve andar para aqui algures e eu descubro isso (no Mandrake era fácil de descobrir).

[]'z
 
greven disse:
Obrigadão outra vez amigo Metro. Eu referia-me ao bootloader, para por o WinXP como primeiro na lista de arranque, mas não há prob, deve andar para aqui algures e eu descubro isso (no Mandrake era fácil de descobrir).

[]'z

Não percebi porque estavamos a falar de uma instalação no VMware.
No disco é outra história mas nunca editei nem o grub nem o lilo. Não consigo ajudar my friend
 
Estranho, instalei o KDE e agora cada vez que faço logout, shutdown o monitor fica em standby e o computador não faz restar, desliga ou vai para o login manager... nem entra no gnome... hmmm.... strange, lá vou eu instalar de novo! :P

BTW, para resolve ro problema da placa de som, foi fácil. Tinha a placa onboard activa na bios e por isso ele detectava-a como primeiro sound device. Desliguei na BIOS e já tinha som.
 
Bem, isto realmente é muito estranho. Instalei de novo e acontece a maior parte das vezes quando faço log out ou restart, shutdown... o ecrã fica com a luz laranja ligada, como se estivesse em standby tão a ver? Será da 9700Pro a dar probs? Hmmm...
 
O único problema que tive semelhante era ao fazer shutdown ou reboot, a máquina fazia o processo normal de shutdown, mas chegava ao fim e o pc n reiniciava. Isto foi com a warty, com a hoary n tive problemas deste tipo...
Realmente é chato...

[]s
 
Não percebo esse erro realmente.
Tb tens uma 9700 Pro greven? Consegues instalar os drivers da ATI?
Com que resolução ficas depois de instalar. Eu queria ter os mesmos 1280X1024 100Hz que tenho no windows.

Que achas-te do KDE?
 
Curti o Kde, por acaso as animaçõeszitas estão porreiras e está tudo engraçado. :)
Sim, tenho uma 9700Pro. Instalei os drivers mas nem cheguei a ver se ficaram a funcar, tenho de ver isso.

BTW, volto a perguntar se alguém sabe como edito o Grub. :) Thx.
 
greven disse:
Curti o Kde, por acaso as animaçõeszitas estão porreiras e está tudo engraçado. :)
Sim, tenho uma 9700Pro. Instalei os drivers mas nem cheguei a ver se ficaram a funcar, tenho de ver isso.

BTW, volto a perguntar se alguém sabe como edito o Grub. :) Thx.

Com que resolução ficas-te e refresh? Sem os drivers instalados.
 
blastarr disse:
Descobri umas coisas no fórum do VMware:

Para activar a ligação à net é preciso primeiro desactivar o firewall ou criar um port forwarding.

Depois fazes duplo click em ethernet (com a máq. virtual desligada) e vais a este ecrã colocar a opção como aparece aqui:



A opção automática não funciona lá mto bem.
Caso tenhas mais do q uma network card, é só ir tentando com as VMnet's q aparecem na lista até dar.

Foi assim q consegui ter net no meu Ubuntu.


Boas,

Para aceder à NET, seleccionar a opção NAT: acesso GARANTIDO! Há necessidade de desligar a Firewall no sistema real.

:D
 
SuBzEr0 disse:
O synaptic é um "manager" dos programas que tens instalados e dos que poderás instalar. Para isso tens que configurar so repositórios (ftps para sacar os programas que precisas). Com o synaptic podes actualizar o teu sistema, podes instalar, remover todos os programas que queiras. Serve para isso.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, tás a vontade :)

[]´s

Boas!

Sinceramente, não sei o que fazer... Passei 3 dias de volta do Ubuntu e do Kubuntu (brilhante interface gráfica!), mas não consegui instalar as VM Tools nem qualquer programa!

Para ser concorrente do Windows deveria ser mais fácil, simples, intuitivo e práctico na instalação de um qualquer programa... :(

Tentei multiplas possibilidades no synaptic, fiz searchs, e nada... Tentei instalar o Firefox e Opera, e nada... Como se instala essa porra!!?!? :mad: 8o 8o :005: :005:

Obrigado.

screenshot8dc.png
 
Back
Topo