UMA - Thread Oficial

Numa loja trocarem a v1 pela v2? Mt improvavel. A v2 precisa do cabo de rede e a nós quer q seja um técnico a instalar. Neste momento pelo que sei, nao há trocas de v1 para v2 nem v2 para v1.
 
Curiosamente nem todos os pacotes estão a requer a troca automática da v1 para v2.
Quem já tem a UMAv1, não atualiza para a v2, mesmo que altere o pacote.
A v2 só se aplica para novos clientes NOS em todos os pacotes UMA ou para quem tem IRIS e atualiza para a UMA, salvo raras exceções. (como clientes piloto)
 
Bom dia, acabaram agora de instalar a Uma V2, um abox muito pequena e apenas com uma luz azul a frente, inicialmente foi complicado o arranque da mesma também porque foi ligada inicialmente ao router extender e foi necessário iniciar a instalação ao router 5.0 , a partir dai tudo normal, uma questão muito negativa que ja reparei é de ser necessário sempre o comando da tv pois a caixa não dispõem de qualquer tipo de ligação a tv ou seja o HDMI-CEC , ja liguei para o apoio e foi me confirmado essa situação, a tv e uma LG 4k. Alguém sabe como contornar esta situação, a situação seguinte foi a de promessa de até 500 mb e de momento só consigo ir ate 360 mb mas ainda em testes ( reinicio de pc e router etc)
 
router extender que tinhas estava em bridge ?

só para sabermos se a V2 não funciona com outro IP publico, por wifi extender já sabemos que funciona

O router está com as configurações de origem ou seja ligado a rede do router v5 , so alterei nome e pass para não entrar em conflito com a rede do V5 que é o grande problema deste extender. de uma coisa agora tenho a certeza a v2 NÂO trabalha sem estar ligada a rede, nem os simples canais , fica apenas ecran escuro ou se a desligarmos e ligarmos fica apenas o cran de boas vindas da uma e mais tarde o ecra com erro de ligação. Se poder ajudar em amis alguma questão cá estou eu.
 
mas esse router estava ligado por cabo ao 5 ? ou apenas a extender o sinal wifi do 5 ?

já foi aqui testado por outro membro com a V2, e ele com um wifi extender da NOS que tem saida rj45, ligo a V2 por cabo nesse extender e funcionou
 
mas esse router estava ligado por cabo ao 5 ? ou apenas a extender o sinal wifi do 5 ?

já foi aqui testado por outro membro com a V2, e ele com um wifi extender da NOS que tem saida rj45, ligo a V2 por cabo nesse extender e funcionou

Não, o extender está a fazer a função dele ou seja recebe o sinal do Router V5 por hi fi e depois liga a Uma V2 por cabo rj45.
 
Que grande bosta de box, a NOS lembrou-se de inventar com 2 cabos em HFC, não lembra a ninguem isto.
Esperemos que seja só temporário por ser uma limitação do firmware estável e mais tarde adicionem as funcionalidades que "cortaram" porque se não for não dá mesmo para perceber a implementação imposta em HFC com cabos de rede e ainda mais a perda da funcionalidade da voz que apregoaram como diferenciadora e ainda publicitam...

Estranha NOS
 
Esperemos que seja só temporário por ser uma limitação do firmware estável e mais tarde adicionem as funcionalidades que "cortaram" porque se não for não dá mesmo para perceber a implementação imposta em HFC com cabos de rede e ainda mais a perda da funcionalidade da voz que apregoaram como diferenciadora e ainda publicitam...

Estranha NOS

Pois, esperemos...
No meu caso se quisesse mudar, ia ter grandes problemas na instalação da box, pois não tenho o router ao pé da TV, um está no r/c, outro no 1º andar.
 
Só pedindo oferta do extender para solucionar uma restrição imposta pela própria NOS (tiro no pé). Então agora eles é que dizem onde temos de pôr o router?
 
O equipamento sem o modem é mais barato isso não há duvidas, mas esta escolha da NOS até já pode ser um placebo para a prometida passagem de uma % de zonas HFC para FTTH, assim os clientes HFC vao sendo actualizados aos poucos para UMA V2 com cabos e afins, quando esses clientes forem migrados de HFC para FTTH o impacto dentro das casas está resolvido, basta apenas esticar fibra da rua para entrada casa e trocar router HFC pelo AIO FTTH.
 
Uma alternativa ao extender seria passarem fibra entre a divisão que tem a box e a a divisão que tem o router, usando a tubagem das casas? (não sei se estou a dizer uma barbaridade). Em FTTH, se utilizarem as tubagens e fbrarem a casa toda, também não é necessário ter o router ao pé do ONT e box, ou tem?
 
O equipamento sem o modem é mais barato isso não há duvidas, mas esta escolha da NOS até já pode ser um placebo para a prometida passagem de uma % de zonas HFC para FTTH, assim os clientes HFC vao sendo actualizados aos poucos para UMA V2 com cabos e afins, quando esses clientes forem migrados de HFC para FTTH o impacto dentro das casas está resolvido, basta apenas esticar fibra da rua para entrada casa e trocar router HFC pelo AIO FTTH.

Até podes ter razão no teu raciocinio, mas a mim parece me que estamos a andar em marcha a trás,... A evolução normal seria a procurar eliminar ao máximo cabos ligados aos aparelhos, para além do da alimentação eléctrica. Ou seja a tendência será que passe tudo a breve trecho para wireless, seja ela por wifi ou outra tecnologia que possa aparecer entretanto. É para isso que se está a passar para as normas WIFI6 e 5G.
A NOS está em marcha a trás. O que sugeres é que os clientes da NOS se vão habituando a ter próximo de cada TV um ninho de ratos de fios e cabos!!!! Lamento discordar desta filosofia,... O Ftth tem potencial para mais, muito mais do que a NOS está a fazer,...
 
@papillonalex não é preciso fibra nenhuma, tem é passar cabo RJ45. Alias devia ser isso obrigatório, só se o cliente não quiser furos.
Mas o que tem sido falado é que os técnicos nem perguntam por isso, começam logo por mudar router para aonde box está.

@Jocazeze mas isso já todos nós sabemos, em termos equipamentos a NOS fica a léguas da MEO e VDF, já digo isso anos, a NOS é uma low cost
 
@pedrolte ok, tens razão. Mas num caso como o meu, por exemplo, em que tenho o router no piso 1 e a box no piso 0 não faria grande sentido andar a passar um cabo RJ45 pela casa toda. Neste caso, o que dizes é que só lá vai com extender, mesmo em FTTH, é isso?
 
FTTH sempre precisou de cabo rede com todas as boxs TV, o que tem sido debatido é que com a V2 em HFC também é preciso

caso do wifi extender e depois ligar cabo rede, @Pinguinha é FTTH e testou a V2 com este método e funcionou
 
Back
Topo