UMA - Thread Oficial

Uma alternativa ao extender seria passarem fibra entre a divisão que tem a box e a a divisão que tem o router, usando a tubagem das casas? (não sei se estou a dizer uma barbaridade). Em FTTH, se utilizarem as tubagens e fbrarem a casa toda, também não é necessário ter o router ao pé do ONT e box, ou tem?
A fibra só vai até ao ONT ou AIO e depois é rede daí em diante. Para haver uso de fibra entre equipamentos em casa tinha de haver conversores o que além de pouco prático encarece a rede por enquanto sem justificação porque uma rede em cat6 aguenta bem as velocidades estonteantes que cá distribuem... Ainda ontem cai num ISP húngaro que oferece aos clientes entre outroas velocidades 2000(dw)/1000(up)...
Até podes ter razão no teu raciocinio, mas a mim parece me que estamos a andar em marcha a trás,... A evolução normal seria a procurar eliminar ao máximo cabos ligados aos aparelhos, para além do da alimentação eléctrica. Ou seja a tendência será que passe tudo a breve trecho para wireless, seja ela por wifi ou outra tecnologia que possa aparecer entretanto. É para isso que se está a passar para as normas WIFI6 e 5G.
A NOS está em marcha a trás. O que sugeres é que os clientes da NOS se vão habituando a ter próximo de cada TV um ninho de ratos de fios e cabos!!!! Lamento discordar desta filosofia,... O Ftth tem potencial para mais, muito mais do que a NOS está a fazer,...
Não vou falar sobre o 5G porque por cá ainda não vemos - já é normal na tecnologia os atrasos enm conseguiram cumprir prazos para a "remodelação" da TDT que é essencial e ainda vai no adro...
Sobre o WIFI 6 pode ser um avanço mas não para alguns dos problemas que muitos esperam resolver: uma boa parte das melhorias vão precisar de equipamentos compatíveis para beneficiar delas pois embora haja benefícios para as normas anteriores mesmo esses precisam que os equipamentos clientes permitam.
Espero bem que não se torne numa repetição do wifi5 que funcionou mais ou menos assim e levou ... a um upgrade dos equipamentos para se tirar real partido deles... A indústria não dá ponto sem nó...
Não vejo muitos exemplos como, por exemplo a AVM que no interesse dos clientes está a implementar tecnologias de segurança novas no software de equipamentos com 4/5 anos que já nem estão no topo das vendas deles (WPA3 segurança nas ligações wifi; SMB2/3 para armazenamento em rede e outros). Talvez derive da diferença de criarem produtos com objectivos de maior prazo do que a NOS que vai atrás do prejuízo....
 
Última edição:
Boa tarde.

Ontem instalaram a box UMA v2. Alguém tem explicação para na definição de imagem 4K as cores estarem menos vivas do que na definição 1080p/50hz e
sempre que ligo a televisão ela assume 4k/60hz, apesar de na box estar definido 1080p.
Tenho cabo Hdmi 2.0 e a tv 4k (Philips 6753) é compatível com todos os sinais de imagem.
Obrigado.
 
Boa tarde.

Ontem instalaram a box UMA v2. Alguém tem explicação para na definição de imagem 4K as cores estarem menos vivas do que na definição 1080p/50hz e
sempre que ligo a televisão ela assume 4k/60hz, apesar de na box estar definido 1080p.
Tenho cabo Hdmi 2.0 e a tv 4k (Philips 6753) é compatível com todos os sinais de imagem.
Obrigado.
Talvez isso possa ter que ver com a configuração do HDR na TV. Como é que o HDR está configurado na TV?
 
O HDR da televisão fica ativo quando a fonte é de HDR. No caso da box está em SDR.
Pois... Se não estou em erro, a vBox exibe uma mensagem quando o conteúdo que está a exibir é em HDR, no caso da UMA não sei como funciona. Aliás, talvez o que possa estar a acontecer é que o HDR da box possa nem estar a funcionar. Se não estou em erro, a ARRIS no site refere que esta box, à partida, suporta UHD 4K com HDR10, mas não sei se não poderá estar desativado, daí as cores em 4K não estarem em condições.
 
Pois... Se não estou em erro, a vBox exibe uma mensagem quando o conteúdo que está a exibir é em HDR, no caso da UMA não sei como funciona. Aliás, talvez o que possa estar a acontecer é que o HDR da box possa nem estar a funcionar. Se não estou em erro, a ARRIS no site refere que esta box, à partida, suporta UHD 4K com HDR10, mas não sei se não poderá estar desativado, daí as cores em 4K não estarem em condições.

Eu acho que não está ativado, a minha TV nunca detetou esse formato com a UMA, lembro-me dos jogos do Mundial na RTP4K que estavam em HDR e pela box nunca foi detetado, enquanto em RF a TV o detetava.
 
Eu acho que não está ativado, a minha TV nunca detetou esse formato com a UMA, lembro-me dos jogos do Mundial na RTP4K que estavam em HDR e pela box nunca foi detectado, enquanto em RF a TV o detetava.
Boas , tenho uma LG com 4K HDR e ela automaticamente passa para o modo de HDR 2160p 60Hz, dentro do HDR na Lg depois podemos escolher a intensidade , fraca, médio ou forte.
 
Boas, a nível da UMA V2 e penso ter já sido debatido aqui o problema do bloqueio após estar em stand-by algumas horas mentem-se, solução desligar da corrente e voltar a ligar, alguém tem mais alguma informação sobre possível solução ou acontece a todos?vale a pena ligar para o apoio técnico da nós?
 
Boas, a nível da UMA V2 e penso ter já sido debatido aqui o problema do bloqueio após estar em stand-by algumas horas mentem-se, solução desligar da corrente e voltar a ligar, alguém tem mais alguma informação sobre possível solução ou acontece a todos?vale a pena ligar para o apoio técnico da nós?

Podes explicar melhor? stand by? eu verifico isso amanha se temos la reportado.
 
Eu deixo a minha ligada de noite e ultimamente todos os dias de manhã tenho de inserir pin do perfil coisa que não era necessário dantes. Mais alguém?
 
Podes explicar melhor? stand by? eu verifico isso amanha se temos la reportado.

Quando não quero ver mais tv carrego no botão power do comando e a luz da box passa de azul para violeta e desliga a imagem, quando quero voltar a ver carrego do botão power a luz passa de violeta para azul e começa a dar imagem. O que acontece de anormal e Por vezes passa de violeta para azul mas ecram escuro e a box ser reação a comandos do comando. e Outras vezes está em estado violeta e não sai mais dali ate desligar a box .Já me aconteceu as duas situações varias vezes.
 
Na box v1 a pesquisa por voz deixou de funcionar, clico no botão do microfone, a box pisca mas o comando não. Já fiz reposição de fábrica, voltei a emparelhar o comando e nada.
Alguma solução?

Cumps.
 
Quando não quero ver mais tv carrego no botão power do comando e a luz da box passa de azul para violeta e desliga a imagem, quando quero voltar a ver carrego do botão power a luz passa de violeta para azul e começa a dar imagem. O que acontece de anormal e Por vezes passa de violeta para azul mas ecram escuro e a box ser reação a comandos do comando. e Outras vezes está em estado violeta e não sai mais dali ate desligar a box .Já me aconteceu as duas situações varias vezes.

por acaso na minha v1 o ecra fica escuro mas eu so desligo e ligo a tv. Nestes casos só preciso mudar de canal e fica tudo ok. No teu caso parece ser pior, já tentaste a reposição parametros?

@Comixzone se pressionares, falares para o comando não aparece nada no ecra?
 
Quando não quero ver mais tv carrego no botão power do comando e a luz da box passa de azul para violeta e desliga a imagem, quando quero voltar a ver carrego do botão power a luz passa de violeta para azul e começa a dar imagem. O que acontece de anormal e Por vezes passa de violeta para azul mas ecram escuro e a box ser reação a comandos do comando. e Outras vezes está em estado violeta e não sai mais dali ate desligar a box .Já me aconteceu as duas situações varias vezes.

Tem-me acontecido algumas vezes esse bug também. Ligo a box, a luz da mesma fica azul e nada de responder nem dar imagem...
 
Pelo que li aqui, é preciso ter um cabo RJ45 ligado à UMA? Isto, tanto nas versões v1 como v2?

De momento tenho ÍRIS e só tenho um cabo ligado à box, que eu chamo de cabo TV...

A passagem que tenho para este cabo não aguenta outro cabo, nem mesmo o ethernet.
 
Só a v2 precisa do cabo de rede. Já agora toda a gente na box deve tar na versão 1030 na v1.
Isso do comando de voz, se a box pisca ao clicar no botão então deve ser problema na box, nunca tinha visto este problema antes, talvez trocando a box resolva.
 
Back
Topo