vender fotos - como proceder?

Que complicação...

Imaginem que a revista apanha a vossa foto e vocês processam a revista... a pessoa que foi fotografada não vos pode proocessar?! por estarem a vender a "imagem" dela?! LoOl
 
Mas qual vender a "imagem" dela?! Isso não existe... lol

Se estiveres num local público, podem-te fotografar à vontade, a menos que digas explicitamente que não queres ser fotografado. E mesmo assim, podem-te captar na foto, desde que não sejas o motivo da foto. Por exemplo, se estiverem a fotografar uma fonte e tu estiveres ao lado.
E isto é assim por lei (artigo 129 ou 127... já não me lembro). A única excepção são crianças com menos de 12 anos (acho que é 12) que nunca podem ser fotografadas, de forma a que se veja a cara, sem autorização dos pais.

Atenção também que a lei vê as chamadas "Figuras Públicas" de forma diferente. Fiz um trabalho sobre isso no 8º ano e lembro-me que o direito à privacidade dessas pessoas é mais reduzido.

Se estiveres num local privado, processas por invasão de privacidade. Mas aí nem tem nada a ver com a fotografia. Qualquer pessoa que se meta a espreitar para dentro da casa dos outros pode ser processada por invasão de privacidade.

De qualquer forma, não podes processar ninguém pela tua "imagem". Daqui a nada também vendes bilhetes para poderem olhar para ti não?! :p
 
art.º 79 Codigo civil - direito á imagem.


ja agora pergunto: o meu pai corre, e por vezes participa nalgumas corridas que por ai há. e em todas ha pessoal a tirar fotos dos participantes, e depois, claro, vendem-nas a peso de ouro. contou-me ele que uma vez que ficou encarregue das fotos foi uma empresa inglesa, pedia cerca de 12 euros por cada foto do atleta, num formato normalissimo (nao me recordo bem do tamanho, mas era algo do genero de 800*600px).
sei que para se tiver e vender fotos desses eventos é necessario alguma autorizaçao, mas nao faço ideia qual. alguem sabe? ou se mesmo é preciso carteira de jornalista?

se nao fosse preciso carteira, sempre era uma forma de se ganhar uns trocos. apenas era necessaria a autorizaçao para a venda
 
Em relação ao evento, desde que sejas "contratado" pela organização (ou desde que tenhas autorização deles), podes fotografar à vontade e explorar essas fotos (vender, etc, desde que esteja previsto na autorização que podes fazer isso, directa ou indirectamente).

Em relação ao art.º 79 do Código Civil - Direito à Imagem:
Código Civil
ARTIGO 79º
(Direito à imagem)
(...)
2. Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.

Por isso, eu posso fotografar pessoas na rua (quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos) e tu podes fotografar essas corridas desde que sejam públicas (eventos de interesse público que hajam decorrido publicamente). O que podes ou não fazer depois com essas imagens já é diferente.
No caso de haver uma foto exposta, a pessoa pode pedir que seja retirada, mas a pessoa que expôs tem um prazo para a retirar. Ao fim desse prazo, sim, pode processar. No caso de a foto ser publicada com sentido pejorativo, aí sim, pode dar origem a um processo imediato.

Mais, citando o advogado e comentador António Marinho Pinto:
«Só não é permitido tirar fotografias com oposição expressa das pessoas. É preciso que alguém se oponha a que outra pessoa o fotografe»
Afirmação feita aquando da prisão de um homem em Faro por estar "supostamente" a fotografar crianças, evocando o art.º 199 do Código Penal.
 
Última edição:
O meu tio knd foi akelas provas de barcos de competição no tejo que houve ha uns anos tirou umas fotos de uma colisão de dois barcos e vendeu as fotos aos pilotos.
Ns quanto ganho ms inda foi uma bela massa.

Cumps
 
Boa tarde Rui,eu sou fotografo Amador e preciso de saber como agir no seguinte caso : Em tempos tirei fotos ao metro do Porto,uma Amiga (trabalha num jornal) pediu-me as fotos para mostrar ao director desse mesmo Jornal pois eles eram uns potenciais compradores das fotos porque iam falar sobre o metro do Porto. Qual o meu espanto que passado um Mês vejo uma dessas minhas fotos Publicada no Jornal (foi recortada,por isso adulterada)sem a Minha autorização,para agravar colocaram o meu nome ao lado da foto como sendo eu o autor da mesma. Vi também mais tarde essa mesma Foto em flyers promovendo o Jornal. (aqui a foto original sem recortes) A pergunta é a seguinte,eu posso processar o jornal e se sim até onde? Abraço e obrigado...
 
E já agora, quem tiver no mercado das fotografias, freelancing ou apenas partilhar fotos na online. Vocês usam marca de água, se usam porque usam, e se não usam porque não usam?
É um assunto que me anda aqui a debater, num entanto se meter algo nas minhas fotos, ficas nos cantinhos e bem pequeninos, o suficiente para se ver. Não no meio das fotos onde dá um aspecto amador e estraga a foto.
 
Para mim a "marca de água" é boa e má, até por motivos um bocado estranhos para alguns secalhar.

Não gosto de lhe chamar marca de água porque acho que fica feio com opacidade reduzida. Quando usava, usava full on a branco 100% opaco.
Na minha opinião, é uma faca de dois gumes.

Se a assinatura for bonita e estiver numa boa fotografia tem a vantagem de dar um outro nível à imagem, e se alguém partilhar a tua imagem toda a gente vê de quem é o autor, e até ganhas publicidade.

Mas se tiveres a meter a tua assinatura em fotografias (que ainda não sabes) que são medíocres, isso cria uma péssima impressão a quem já sabe que o teu trabalho não é grande coisa. Olha-me este, mete uma assinatura nesta porcaria? Quem é que vai querer roubar isto?" E o teu nome vai estar marcado num produto de má qualidade.

Eu não uso assinatura agora. Não quero nada a obstruir a imagem. E quando vendo em fine-art, faço uma pequena assinatura manualmente no photoshop só para dar validade à obra.
 
Para mim a "marca de água" é boa e má, até por motivos um bocado estranhos para alguns secalhar.

Não gosto de lhe chamar marca de água porque acho que fica feio com opacidade reduzida. Quando usava, usava full on a branco 100% opaco.
Na minha opinião, é uma faca de dois gumes.

Se a assinatura for bonita e estiver numa boa fotografia tem a vantagem de dar um outro nível à imagem, e se alguém partilhar a tua imagem toda a gente vê de quem é o autor, e até ganhas publicidade.

Mas se tiveres a meter a tua assinatura em fotografias (que ainda não sabes) que são medíocres, isso cria uma péssima impressão a quem já sabe que o teu trabalho não é grande coisa. Olha-me este, mete uma assinatura nesta porcaria? Quem é que vai querer roubar isto?" E o teu nome vai estar marcado num produto de má qualidade.

Eu não uso assinatura agora. Não quero nada a obstruir a imagem. E quando vendo em fine-art, faço uma pequena assinatura manualmente no photoshop só para dar validade à obra.


Tive a pesquisar por aí e muito pessoal estava a queixarem-se das suas fotos serem roubadas, usadas sem permissão em blogs e para fins comerciais. Houve inclusive uma fotografa em que lhe roubaram uma(ou mais) foto no flirck, acho que foi uma agência situada nos UK onde se meteu vender impressões no ebay, Fez 5k euros. E então muitos depois de terem esses probs, começaram a pôr marca de água. Também acho que a marca de água tem os seus pontos negativos, sendo o pior estragar um pouco o visual da foto. Esse assunto das fotos mediocres, tambem já li sobre isso: " este man mete marca de água nas fotos dele, acha que alguem lhe vai roubar as fotos? lol" Mas nas fotos também há muita subjectividade. Decidi meter marca de água, mas pequeno nos cantos. Não como já vi em alguns que aquilo dá mesmo mau aspecto e fica um trabalho mediocre. Não pelo copy right, porque se alguém quiser roubar a foto, bastar clonar a marca de água, e então quando esta está situada no ceu ainda mais facil fica. Mas pela publicidade gratuita que pode vir a trazer, assim o pessoal, basta procurar no google e vai ter à minha pagina no g+ ou outra qualquer.
Os fotografos que já têm elevado mediatismo, ou seja, os melhores fotografos profissionais escolhem não meter marca de água, já vi muitos a não meterem, mas precisamento por terem já algum mediatismo escolhem não meter, porque as suas fotos são facilmente idenditificaveis e toda a gente sabe que particular foto pertence a pessoa X e pelo seu estilo próprio é reconhecivel. Ninguem tem ousadia de roubar um fotografo dessa dimensão, a fotos roubadas são daqueles que ninguem conheçe, mas num entanto, podem ter um nivel de qualidade igual.
 
Última edição:
Se vais apresentar o teu trabalho a um cliente ou a uma galeria nunca deve ter assinatura, pois não só estraga a imagem como dá um ar completamente amador, e mesmo que não seja apara estes fins fica mal pois distrai o olhar do que realmente interessa.

A assinatura também não protege rigorosamente nada, já que são muito fáceis de tirar, a não ser que estejam no centro da imagem, o que fica simplesmente horrível.

Para mim a "marca de água" é boa e má, até por motivos um bocado estranhos para alguns secalhar.

Não gosto de lhe chamar marca de água porque acho que fica feio com opacidade reduzida. Quando usava, usava full on a branco 100% opaco.
Na minha opinião, é uma faca de dois gumes.

Se a assinatura for bonita e estiver numa boa fotografia tem a vantagem de dar um outro nível à imagem, e se alguém partilhar a tua imagem toda a gente vê de quem é o autor, e até ganhas publicidade.

Mas se tiveres a meter a tua assinatura em fotografias (que ainda não sabes) que são medíocres, isso cria uma péssima impressão a quem já sabe que o teu trabalho não é grande coisa. Olha-me este, mete uma assinatura nesta porcaria? Quem é que vai querer roubar isto?" E o teu nome vai estar marcado num produto de má qualidade.

Eu não uso assinatura agora. Não quero nada a obstruir a imagem. E quando vendo em fine-art, faço uma pequena assinatura manualmente no photoshop só para dar validade à obra.

Ter o nome numa boa ou má imagem, sendo do próprio, pode também demonstrar que tens confiança no teu trabalho. Wuer dizer, não meter a assinatura só porque a imagem é supostamente má... Para isso mais vale nem sequer usar a imagem em sitio algum.

E quanto à parte de venderes imagens "fine-art" com uma assinatura em cima para dar validade... Onde é que já se viu isso? Não faz qualquer sentido, estraga a imagem e só lhe tira qualquer valor que possivelmente possa ter.
Uma imagem fine-art ou vai acompanhada de um certificado de autenticidade com o nome do autor, numeração e tipo de impressão, ou então vai apenas com o nome e numerada mas na parte de trás. Agora na imagem? Nunca tal coisa devia acontecer. Muito menos para venda...
 
No fim de contas acaba por ser algo que vai de cada um, mas para vender nunca, especialmente num nível de fine-art. Para colocar no facebook ou num site tipo Flikr ainda é como ó outro...


Hiver vendes fotos? O que fazes dentro da fotografia?

Sou fotógrafo freelancer e autor, sendo que a nível comercial a minha especialidade é arquitectura. Sou também Licenciado em fotografia e cultura visual. Porquê?
 
E quanto à parte de venderes imagens "fine-art" com uma assinatura em cima para dar validade... Onde é que já se viu isso? Não faz qualquer sentido, estraga a imagem e só lhe tira qualquer valor que possivelmente possa ter.
Uma imagem fine-art ou vai acompanhada de um certificado de autenticidade com o nome do autor, numeração e tipo de impressão, ou então vai apenas com o nome e numerada mas na parte de trás. Agora na imagem? Nunca tal coisa devia acontecer. Muito menos para venda...

Então explica-me como é que autênticas uma obra digital que vai ser impressa por uma third-party...
 
E desde quando é que numa venda fine-art tu dás o ficheiro original ou mesmo 1 tiff ou jpeg para as pessoas imprimirem elas próprias? Se nunca se viu venda de fotos fine-art com marca de água quanto mais vender o ficheiro original ou UM ficheiro...

Das duas uma, ou não sabes bem o erro que estás a cometer com as tuas imagens ou então não fazes a mínima ideia do que é fotografia fine-art... 1º porque ao venderes um ficheiro tu não estás a vender uma imagem mas sim a possibilidade de reprodução infinita da mesma, logo estás a ser altamente lesado na venda, e depois nada impede as pessoas de fazerem um simples crop (se não tiverem unhas no photoshop) para retirarem a marca.
 
Se tivesses 70 cêntimos na tua carteira neste momento, e não soubesses como é que ias comer daqui a uma semana, percebias a ingenuídade do teu comentário, e as tuas perguntas respondiam-se sozinhas.

Achas que eu tenho sequer poder de escolha? Se alguém me quer pagar bom dinheiro por uma fotografia minha, eu vendo, seja da maneira que for.
 
Sou fotógrafo freelancer e autor, sendo que a nível comercial a minha especialidade é arquitectura. Sou também Licenciado em fotografia e cultura visual. Porquê?

Intriga-me esses fotógrafos freelancing, o que vocês fazem basicamente? Fazem prestações de serviços de empresa em empresa e também trabalhos para vender? Tal como faz o artificial ao vender as fotos dele.
 
Se tivesses 70 cêntimos na tua carteira neste momento, e não soubesses como é que ias comer daqui a uma semana, percebias a ingenuídade do teu comentário, e as tuas perguntas respondiam-se sozinhas.

Achas que eu tenho sequer poder de escolha? Se alguém me quer pagar bom dinheiro por uma fotografia minha, eu vendo, seja da maneira que for.

Ok, compreendo a tua lógica mas isso não tem nada a ver com o mundo da arte, e repara que isso não te protege em nada, muito pelo contrário, já que estás a vender uma reprodução infinita que até pode vir a ser vendida por outros em igual quantidade sem saberes. Aliás, é algo que pode vir a prejudicar-te. Acredita que a ingenuidade vem da tua parte e não da minha. Se achas que vender imagens dessa forma te ajuda estás enganado. E o pior, é que ao fazeres a coisas dessa forma, não só não te ajudas a ti como estás a destruir a possibilidade aos outros.

E há outra questão, que é por pessoas vender fotos assim ao desbarato que ninguém dá valor à fotografia em Portugal. Tu chamas a isso vender "fine-art" mas não o é. Tu simplesmente estás a fazer o mesmo tipo de venda que o Ikea faz com aquelas fotos já emolduradas que eles vendem. Isso não é Fine-art nem nada semelhante, mas sim uma pura venda comercial. Nada mais. Estás a chamar Fine-art a algo que não o é. Não pelas imagens, atenção que não estou a dizer se são boas ou más, pois nem sequer as vi,mas sim pelo facto de que ao venderes dessa forma estás a tirar todo o valor que elas possam ter a nível artístico.

Intriga-me esses fotógrafos freelancing, o que vocês fazem basicamente? Fazem prestações de serviços de empresa em empresa e também trabalhos para vender? Tal como faz o artificial ao vender as fotos dele.

Ignis, em Portugal ninguém vive exclusivamente da fotografia de autor pois não há mercado para isso. Como tal, os fotógrafos têm de fazer trabalhos comerciais. Freelancing é quando não trabalhas exclusivamente para um cliente com contrato mas sim com vários clientes distintos. Repara que eu separei o factor freelancer do de autor por alguma razão. Uma coisa é vender fotografias com fim comercial para clientes (freelancing) outra coisa é fazer vendas de imagens que são supostamente arte (fine-art) ao desbarato e sem qualquer brio nem cuidado que é o que o Artificial+ faz.

Eu não misturo as duas coisas. Uma coisa é a minha fotografia comercial outra coisa completamente distinta é a minha fotografia de autor. A minha fotografia comercial não pretende ter um estatuto artístico, são simplesmente fotografias feitas a pedido de determinado cliente para determinado efeito. Fotografia fine-art ou de autor que é o mesmo é um mundo completamente diferente.

Um pintor pode pintar paredes e quadros, achas que é o mesmo?

Segundo o que o Artificial+ disse ele não está a fazer prestação de serviços mas sim uma suposta venda Fine-art. Se não sabes a diferença investiga um pouco antes de falares.
 
Ok, compreendo a tua lógica mas isso não tem nada a ver com o mundo da arte, e repara que isso não te protege em nada, muito pelo contrário, já que estás a vender uma reprodução infinita que até pode vir a ser vendida por outros em igual quantidade sem saberes. Aliás, é algo que pode vir a prejudicar-te. Acredita que a ingenuidade vem da tua parte e não da minha. Se achas que vender imagens dessa forma te ajuda estás enganado. E o pior, é que ao fazeres a coisas dessa forma, não só não te ajudas a ti como estás a destruir a possibilidade aos outros.

E há outra questão, que é por pessoas vender fotos assim ao desbarato que ninguém dá valor à fotografia em Portugal. Tu chamas a isso vender "fine-art" mas não o é. Tu simplesmente estás a fazer o mesmo tipo de venda que o Ikea faz com aquelas fotos já emolduradas que eles vendem. Isso não é Fine-art nem nada semelhante, mas sim uma pura venda comercial. Nada mais. Estás a chamar Fine-art a algo que não o é. Não pelas imagens, atenção que não estou a dizer se são boas ou más, pois nem sequer as vi,mas sim pelo facto de que ao venderes dessa forma estás a tirar todo o valor que elas possam ter a nível artístico.

Hiver, eu não quero entrar aqui em discussão contigo. Eu só vendi uma fotografia desta maneira. Chateiam-me as tuas presunções acerca do que as outras pessoas fazem ou sabem.

Não percebeste que eu não faço isso para me proteger seja do que for. Eu faço isto porque preciso de comer. O que é que me interessa proteger os meus direitos e os meus trabalhos se tiver morto?

LOL E não me venhas com essa treta que é por isso qu eninguém dá valor à fotografia em Portugal... Isso é conversa de chacha. Ninguém dá valor à fotografia em Portugal, porque Portugal é um país de fantasmas. Um país de preguiçosos, de agarrados e um país em que a arte nunca foi o seu ponto forte. Sempre estivemos muito atrás do resto do mundo neste aspecto. Não há proactividade. Daqui a 1 ano meio, 2 no máximo, vou dizer adeus a Portugal.


Uma coisa é vender fotografias com fim comercial para clientes (freelancing) outra coisa é fazer vendas de imagens que são supostamente arte (fine-art) ao desbarato e sem qualquer brio nem cuidado que é o que o Artificial+ faz.

Nem tinha lido isto, mas não estou a achar piada nenhuma aos teus ataques.
 
Última edição:
se querem discutir façam-no por pm...

quem quer vender fotos faça uma pequena reflexão

- as fotos são boas?
- as fotos são interessantes?

tiraram fotos ao Derp ou à Derpina dos morangos?
corram para a delegação Lux ou Caras mais perto de vós

tiraram fotos a uma paisagem que até ficou gira?
procurem sites de stock, criem conta no DA ou Flickr, coloquem a imagem em BAIXA resolução e informem que fazem venda

tiraram fotos na manif da aldeia?
dirijam-se a delegação do diario de noticias mais proximo.

fizeram uma serie de fotos na vossa cidade de pontos turisticos?
vejam os postais no quiosque, procurem graficas e cheguem a um acordo.

td depende do tipo de foto que têm e do interesse que possa ter.
e não, apesar de ser o autor do topico nc cheguei a passar a fase das fotos a brincar, por isso falo de como acho que funciona.

no entanto a maior duvida que me assola é a legalidade da situação.
é necessário passar recibos? qq income tem de ser declarado?
 
Hiver, eu não quero entrar aqui em discussão contigo. Eu só vendi uma fotografia desta maneira. Chateiam-me as tuas presunções acerca do que as outras pessoas fazem ou sabem.

Não percebeste que eu não faço isso para me proteger seja do que for. Eu faço isto porque preciso de comer. O que é que me interessa proteger os meus direitos e os meus trabalhos se tiver morto?

LOL E não me venhas com essa treta que é por isso qu eninguém dá valor à fotografia em Portugal... Isso é conversa de chacha. Ninguém dá valor à fotografia em Portugal, porque Portugal é um país de fantasmas. Um país de preguiçosos, de agarrados e um país em que a arte nunca foi o seu ponto forte. Sempre estivemos muito atrás do resto do mundo neste aspecto. Não há proactividade. Daqui a 1 ano meio, 2 no máximo, vou dizer adeus a Portugal.




Nem tinha lido isto, mas não estou a achar piada nenhuma aos teus ataques.

Calma, eu não te estou a a fazer nenhum ataque nem a presumir nada a cerca de ti ou do teu trabalho. Acho que estás a entender mal o que estou a escrever.

Apenas estou a pegar no facto de teres chamado venda Fine-art a algo, que peço imensa desculpa se ofendo, mas não o é pura e simplesmente. E não o é simplesmente pela forma como estás a vender as tuas imagens. Nada mais. E acredita que é o suficiente.
Basicamente o que estou a dizer é que ao venderes dessa forma estás a desacreditar e a tirar valor ao teu próprio trabalho, que até podia, muito possivelmente, ter muito mais valor do que o que tu lhe estás a dar. E sim, acredita no que quiseres, mas também estás assim a contribuir para o adormecimento que este país sempre teve em relação à arte.

Então se só vendeste uma imagem como é que fazes com que isso te alimente? Desculpa lá, mas existe aí uma grande dualidade de critérios na tua opinião, pois primeiro dizes que o fazes para te alimentar e depois dizes que só vendeste uma...

Estás a ser ingénuo se achas que alguém se mete em fotografia de autor em Portugal para se conseguir alimentar...

Ninguém dá valor à arte em Portugal porque o valor é algo que começa em quem produz, e se quem produz não valoriza o seu trabalho não são os outros que o vão fazer primeiro.

Anyway, isto é apenas a minha opinião e já que isto é um forum eu sou livre de a dar quando e como quiser desde que não falte ao respeito a ninguém... De qualquer das formas peço desculpas se feri susceptibilidades.

se querem discutir façam-no por pm...

quem quer vender fotos faça uma pequena reflexão

- as fotos são boas?
- as fotos são interessantes?

tiraram fotos ao Derp ou à Derpina dos morangos?
corram para a delegação Lux ou Caras mais perto de vós

tiraram fotos a uma paisagem que até ficou gira?
procurem sites de stock, criem conta no DA ou Flickr, coloquem a imagem em BAIXA resolução e informem que fazem venda

tiraram fotos na manif da aldeia?
dirijam-se a delegação do diario de noticias mais proximo.

fizeram uma serie de fotos na vossa cidade de pontos turisticos?
vejam os postais no quiosque, procurem graficas e cheguem a um acordo.

td depende do tipo de foto que têm e do interesse que possa ter.
e não, apesar de ser o autor do topico nc cheguei a passar a fase das fotos a brincar, por isso falo de como acho que funciona.

no entanto a maior duvida que me assola é a legalidade da situação.
é necessário passar recibos? qq income tem de ser declarado?

Acabaste de colocar uma questão muito interessante.

Eu acho que se for a nível comercial, como pode ser considerado prestação de serviços, deves passar recibo e como tal declarar. Com comercial estou a falar de alguns exemplos que deste como stock ou fotojornalismo.

Quanto à fotografia de autor não faço a mínima ideia de como se procede. Mas é uma muito boa questão que vou ter de colocar a quem sabe do assunto e depois posso colocar aqui a resposta. Não sei mesmo até que ponto funcionam os impostos em relação à arte, mas julgo que nem é algo aplicável. Mas não sei mesmo.
 
Back
Topo