Windows 10 - Boot time

No meu caso tudo fino: fiz upgrade (sem ser clean install) e chego até ao ecrã da password em cerca de 10 segundos (logo posso cronometrar).

Tenho um Toshiba L50-A-1CU (embora venha com HDD de origem, meti-lhe também um SSD aqui há uns meses, o que deve contribuir para a rapidez do arranque).

Resto das specs:
i7-4700MQ @2.40
Intel HD 4600 + GeForce 740M
8GB DDR3 1600
 
O meu lenovo Y50, com um SSD Crucial BX100, com o Windows 8.1 demorava cerca de 12 segundos a iniciar. Agora com o Windows 10 demora cerca de 8 segundos (cronometrado, desde que carrego no botão ON até estar no ambiente de trabalho).
 
Boas VataN,

Para se determinar qual a causa, recomendo a capturares um trace com o Windows Performance Toolkit.

1. Download do Windows 10 ADK (Assessment and Deployment Kit) - http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, seleciona apenas "Windows Performance Toolkit"
3. Depois de instalado inicia o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolhe "Boot", "Verbose", "File" e 1 iteração
5. A máquina vai fazer restart automático
6. Faz logon normalmente e espera 200 segundos
7. Repete o processo mas agora para "Fast Startup"
8. Faz upload dos ficheiros ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à tua escolha e partilha (podes enviar por PM, depois coloco aqui o resultado da análise)

De qualquer forma, após uma instalação do um novo OS é normal que o mesmo possa estar em fase de aprendizagem e ainda não ter sido capaz de aplicar todas as otimizações (ReadyBoot por exemplo).

Hth,
anthonws.
 
mas rápido era impossivel, o ecra pra por a pass é quase instantaneo, e depois nem 5 segundos pra ver o ecra. Estupidamente rapido.

clean install enterprise + ssd + i7 + 8gb ram
 
ok... desativar o fastboot, shutdown, voltar a activar parece que resolveu o problema. Os restarts continuam muito prolongados, mas o shutdown/boot demora meia duzia de segundos...
 
Experimentem isto:
2kes7BW.jpg


e depois meter o "number of processors" para o número máximo. Se não funcionar lá muito bem experimentem para o número máximo de cores físicos.

gavMwpX.jpg
 
@Warlord
Captura um trace de restart com as instruções no meu post, se quiseres determinar qual a causa da demora.

@Veryon
Podes ajudar a clarificar qual a melhoria introduzida por essa alteração?
AFAIK, essa opção, legacy, serve apenas para limitar o número de cores, não "desbloquear" nada para o boot do OS. Desde ala long que o Windows é multi-threaded durante as fases de transição...
Pessoalmente não recomendo que se altere a configuração que está por defeito.

Hth,
anthonws
 
Todos os meus computadores (dois portateis e dois desktops) andam a fazer boots em menos de 30 segundos, nenhum deles tem SSD, mas as gráficas são da Nvidia e fiz uma clean install em todos. Noto principalmente que nos portateis o boot está mais rápido comparando com o Windows 8.1.
 
Clean install windows 10 e o meu aumentou um pouco o boot time, fica com o fundo preto durante mais tempo.
Não instalei um único driver, tudo feito pelo windows, tenho que verificar se tenho os drivers correctos e mais recentes.
Já vi que pelo menos o do LCD da HP está como genérico.
Será por isso que tenho os ícones maiores que tinha quando tinha o windows 8.1?
 
Quem tem AMD em principio tem o boot lento, espero que seja resolvido pela AMD ou Microsoft com brevidade... Desinstalei o driver da gráfica e o boot voltou ao normal.
 
Experimentem isto:
gavMwpX.jpg

Isto não faz nada. Processadores (literalmente) é diferente de cores.

Também já reparei neste problema do boot. No meu desktop "novo" é ainda mais rápido que o 8, nos PCs mais velhotes é ainda mais lento que o 8.

Suponho que o ponto comum é aquele ecrã preto antes de entrar no login. Talvez se resolva com drivers novos ou com o primeiro Service Release que já não deve estar longe (esta semana ou para a próxima, segundo rumores).
 
No meu caso acho que ficou um pouco mais lento em relação ao 8.1. Mas ainda não actualizei driver nenhum.

Cpu: AMDV140
Ram:4g
HDD:WD 320GB
GPU:ATI HD4250
 
Aqui mudei de W7 e acho que esta rápido,mas lá esta tinha há pouco tempo formatado o 7,por isso fiz o upgrade com o 7 bastante limpinho!
 
O meu PC fez esta noite o upgrade de 7 para 10
Daqui a uns tempos vou ter de reinstalar o SO. Como faço clean install com o 10? Só tenho cd e key do windows 7...
 
Back
Topo