Xbox Xbox One X - Tópico Oficial

4e0457a3ce36035e25d7138e1a00d4bc.png


Acho que foi a primeira vez que vi esta informação.
Ou seja, ao contrário das consolas da Sony em que o target é o mesmo, na One podemos vir mesmo a ter Multiplayer a 30fps e na Scorpio a 60fps.

Curiosa também a data destes tweets que é logo a seguir à desilusão do anúncio do Destiny 2 ser a 30fps.
Se a Microsoft conseguir ter o Destiny 2 a 60fps é um ótimo trunfo.
 
Frase chave: "developers are free to choose how they use the power..."... logo, vai recair sempre na escolha livre dos produtores a diferenciação que queiram efectuar, ou não, no produto final.

First-party da MS, será o total "unleash the power...", o resto, enfim, logo se verá, conforme a vontade/capacidade e "livre"-escolha do freguês...
 
Apesar da parceria acredito que na Scorpio o jogo poderá ter gráficos mais bonitos eheh.
Mas sim em frames será o mesmo.

Não diria isso.
Em jogos que estejam capados a 30 fps, ou a 60 fps, teremos o mesmo limite.
Mas na maior parte dos jogos estes não mantém os 30 ou 60 fps. Apesar de o CPU da Scorpio ser muito fraco, ainda é um pouco melhor do que o da X1.
Por causa disso, muitos jogos irão manter-se mais próximos dos 30 constantes.
É verdade que a maior parte dos jogos a X1 correm a 30 fps. Mas na Scorpio, ter 30 fps constantes será muito melhor do que na X1 com 30 fps com quebras.
Só por isso, já será uma boa melhoria, para não falar da qualidade gráfica extra.
 
Não diria isso.
Em jogos que estejam capados a 30 fps, ou a 60 fps, teremos o mesmo limite.
Mas na maior parte dos jogos estes não mantém os 30 ou 60 fps. Apesar de o CPU da Scorpio ser muito fraco, ainda é um pouco melhor do que o da X1.
Por causa disso, muitos jogos irão manter-se mais próximos dos 30 constantes.
É verdade que a maior parte dos jogos a X1 correm a 30 fps. Mas na Scorpio, ter 30 fps constantes será muito melhor do que na X1 com 30 fps com quebras.
Só por isso, já será uma boa melhoria, para não falar da qualidade gráfica extra.
Se 6tf não chegam para 1080/60fps, então não sei..
 
Isso porque não há vontade de delegar algumas tarefas para GPU e libertar mais CPU. Isto é jogos multiplataformas. Já se sabe que os first party vão tirar melhor proveito.
 
Há algumas tarefas que podem ser transferidas para o GPU, mas não são todas. O CPU continuará sempre a ter um papel muito importante.
A Scorpio é um sistema muito desequilibrado, com um GPU bastante potente, mas com um CPU muito limitado.
Isto é uma máquina feita claramente para os 4K a 30 fps.
 
Nota-se bem que o gajo desse vídeo sabe pouco do que fala.
Claramente um bottom feeder que viu o artigo da DF e fez um vídeo.
 
Não diria isso.
Em jogos que estejam capados a 30 fps, ou a 60 fps, teremos o mesmo limite.
Mas na maior parte dos jogos estes não mantém os 30 ou 60 fps. Apesar de o CPU da Scorpio ser muito fraco, ainda é um pouco melhor do que o da X1.
Por causa disso, muitos jogos irão manter-se mais próximos dos 30 constantes.
É verdade que a maior parte dos jogos a X1 correm a 30 fps. Mas na Scorpio, ter 30 fps constantes será muito melhor do que na X1 com 30 fps com quebras.
Só por isso, já será uma boa melhoria, para não falar da qualidade gráfica extra.

Torak

O CPU da Scorpio não é um simples Jaguar up-clocked como a PS4-PRO, além disso é highly custom tal como o próprio APU, dizer que é muito fraco e pouco melhor que o da X1 é estar a faltar à verdade. Além disso já foi dito pela MS que criaram a consola para evitar ao máximo os bottlenecks que houve na X1.

Não sei se a tua ideia é deitar a baixo a Scorpio mas estas informações falsas e outras que escreveste como a importância do CPU e o gap entre CPU e GPU é má informação, há jogos que dependem mais do CPU outros do GPU, outros da RAM, etc.
O pior de tudo é que ainda não se viu a Scorpio a correr jogos mas já se fala do que não consegue fazer, parece que já sairam os benchmarks ao hardware.

Já não vinha aqui há algum tempo mas não posso ler estes comentários e ficar calado.
 
Não estou a dizer informações falsas. Estou a dizer exatamente o que temos atualmente. Um CPU Jaguar, que mesmo que tenha algumas melhorias, continua a ser um CPU de gama baixa.
Não há milagres para um CPU 2-Wide cujo foco sempre foi a eficiência energética e não o poderio.
Que achas que a MS fez para melhorar o CPU, para além de velocidade mais elevada?

Esta versão tem clocks um pouco mais elevados, o que poderá ajudar um pouco, mas não esperes milagres.
E sim, a diferença entre o CPU e GPU é enorme. O GPU da Scorpio é uma besta, com bastante largura de banda de memória, mas com um CPU que já em 2013 era fraco.

Se a MS quisesse um CPU mais atualizado e optimizado do que o Jaguar, a AMD já o tem há algum tempo. Chama-se Bristol Ridge, usa a 2º versão da micro-arquitetura Escavator, tem um IPC superior, tem um TDP semelhante ao Jaguar, um die-space parecido e é barato. Mas a realidade é que continuamos a ter na Scorpio um jaguar e provavelmente a única melhoria que tem é o controlador de memória com suporte para GDDR5 mais rápida.

Mas se achas que este "novo" Jaguar tem melhorias, podes mostrar quais são. Ou não, pois na apresentação da MS à DF, falarem de muitas coisas novos do GPU e da memória, mas foram muito vagos com a parte do CPU.
Até chegaram a dizer que tinham integrado o DX12, mas mais tarde explicaram que isso era apenas o front-end do GCN. Ou se calhar queres falar do DSP, mas lembro que a X1 já tinha um DSP para acelerar o som, tal como as gráficas GCN 1.1 e mais recentes.
 
Não adianta de nada ter montes de TFLOPs no GPU, se antes tens um bottleneck enorme no CPU.

Eu sou mais um que subscrevo isto.. De nada adianta ter um GPU de 1000 teraflops se depois o CPU não acompanha. CPU sempre é o problema desta geração para a frame-rate e manter CPU´s jaguar torna-se otimo para minimar o preço das consolas, apenas isso.

Qualquer maneira a consola ainda nao saiu, espero que tenham feito o devido trabalho para nao haver bottleneck muito grande e que tenham modificado bastante de forma a tirar o maior proveito possivel.

Só resta esperar para ver, mas aposto que vai ser uma consola para 1080p 60fps em jogos mais fechados e 4k 30fps para qualquer jogo mais do que isto parece-me dificil. Em jogos open-world exigem bastante do CPU.
 
Última edição:
Já não vinha aqui há algum tempo mas não posso ler estes comentários e ficar calado.

E fazes bem em dar a tua opinião. Mas um Jaguar é um Jaguar e por muito que leve um OC em cima não deixa de ser um Jaguar.

Em jogos mais CPU intensive a Scorpio não será a consola que (pelo menos eu) gostariamos que fosse.
 
Não estou a dizer informações falsas. Estou a dizer exatamente o que temos atualmente. Um CPU Jaguar, que mesmo que tenha algumas melhorias, continua a ser um CPU de gama baixa.
Não há milagres para um CPU 2-Wide cujo foco sempre foi a eficiência energética e não o poderio.
Que achas que a MS fez para melhorar o CPU, para além de velocidade mais elevada?

Esta versão tem clocks um pouco mais elevados, o que poderá ajudar um pouco, mas não esperes milagres.
E sim, a diferença entre o CPU e GPU é enorme. O GPU da Scorpio é uma besta, com bastante largura de banda de memória, mas com um CPU que já em 2013 era fraco.

Se a MS quisesse um CPU mais atualizado e optimizado do que o Jaguar, a AMD já o tem há algum tempo. Chama-se Bristol Ridge, usa a 2º versão da micro-arquitetura Escavator, tem um IPC superior, tem um TDP semelhante ao Jaguar, um die-space parecido e é barato. Mas a realidade é que continuamos a ter na Scorpio um jaguar e provavelmente a única melhoria que tem é o controlador de memória com suporte para GDDR5 mais rápida.

Mas se achas que este "novo" Jaguar tem melhorias, podes mostrar quais são. Ou não, pois na apresentação da MS à DF, falarem de muitas coisas novos do GPU e da memória, mas foram muito vagos com a parte do CPU.
Até chegaram a dizer que tinham integrado o DX12, mas mais tarde explicaram que isso era apenas o front-end do GCN. Ou se calhar queres falar do DSP, mas lembro que a X1 já tinha um DSP para acelerar o som, tal como as gráficas GCN 1.1 e mais recentes.

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-project-scorpio-tech-revealed
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-the-scorpio-engine-in-depth

Estes artigos da DF explicam parte do que é o APU da Scorpio, não vou fazer copy-paste do que eles escreveram mas aqui tens a razão para dizer que o que escreveste é falso.

Quanto ao Bristol Ridge não traria vantagens para a consola, usaram os Jaguar Cores para manter compatiblidade com a X1, se fossem mudar de arquitectura e esquecer a X1 iam usar Raven Ridge com Zen+Vega, a questão é que a MS diz nesse artigo que com o custom work ao nível do metal conseguiram o mesmo salto de performance ou muito perto do que usando Raven Ridge, agora resta esperar, a única prova que temos é o port do motor do Forza 6 a correr a 4K60 na Scorpio.
 
Back
Topo