Não tenho qualquer associação à zapp tirando o facto de ser um dos muitos clientes fidelizados (só até Dezembro, thank you lord), que eventualmente vai desistir da mesma em favor de (possivelmente) a Vodafone, isto caso não hajam melhorias evidentes no serviço a curto prazo.
No momento em que eu aderi ao serviço zapp, era a melhor opção do mercado pois as alternativas eram as placas de 384Kbps que nunca atingiam essa velocidade e o Zapp que andava SEMPRE com velocidades boas e largamente superiores, permitindo-me navegar a 400Kbps/500Kbps mesmo numa aldeia de um concelho cuja cobertura no site deles era EVDO "em estudo" e 1x/RTT "parcial. Em média obtia o dobro da velocidade em Lisboa.
As minhas considerações são só sobre as metodologias utilizadas nos testes em assunto. Se qualquer um de voçês efectuar um teste com uma placa de dados ou um huawei e-220 (connect box/kanguru) ou telemodems no speedmeter da fccn às 15h e outro 30 segundos depois, os resultados podem ser diferentes como da noite para o dia e ao fazer um 3º teste uns segundos imediatamente a seguir, pode ter a sorte/azar de apanhar um pico de congestionamento em que o TTL esteja extremamente elevado, haja perca de pacotes for some reason, latência abrupta etc etc factores frequentes e tipicos em todas as ligações móveis e que provocam a apresentação de um valor médio de largura de banda útil (nos meros segundos testados), que pode corresponder a uma fracção da média diária das velocidades do serviço ou, em alternativa, pode apanhar um pico de velocidade como eu apanhei à dias de 1,8Mbps com o Zapp e pensar que aquele valor se iria verificar sempre quando só me aconteceu uma vez na vida...
Penso que seja necessário algum cuidado e sentido critíco ao analisar os resultados de testes como speedmeter e similares...
É óbvio que há pessoas que vão lêr este post e como estão extremamente descontentes com o serviço zapp o lerão na diagonal e verão este post apenas como se eu de certa forma fosse um defensor dos serviços zapp, coisa que não sou.
Reconheço integralmente a má qualidade dos serviços e se outrora já recomendei o serviço a alguns colegas de trabalho que acabaram por comprar o produto (a zapp só comigo lucrou uns 5 clientes - só directamente), neste momento não recomendo a ninguém e realço as baixas velocidades médias obtidas, quebras constantes na transferência de dados em modo EVDO etc...
Quem vai comprar o melhor que pode fazer é comprar um vodafone, optimus, zapp ou até tmn e efectuar testes como se não houvesse amanhã nas zonas onde precisa de usar nos próximos tempos, a todas as horas do dia, também nas horas em que precisa durante a noite e finalmente sobre as zonas onde não pode testar, mas que lhe interessam, aí sim lêr o que quem experimentou diz, devolver dentro do prazo de testes, comprar outro, repetir todo o processo e fazer o mesmo com os outros fornecedores... e ver quem se porta melhor... é isto que eu vou fazer
gato escaldado...
Acho que é perigoso para o nosso investimento (e que está geralmente associado a penosos contratos de permanência para ter boas condições comerciais/tarifário) limitarmo-nos às opiniões e experiências de outros quando na nossa casa os resultados obtidos podem ser diferentes, muito diferentes... é só uma questão de arranjar tempo e abertura de espirito para testar até encontrar o mais adequado a cada caso...
Cumps.