ZON HUB + Router (ZON HUB apenas como modem)

Boas, como a minha ligação à internet está sempre a ir abaixo (NOS hub mantém a luz azul, mas fico sem wi-fi, e por cabo perco acesso à internet) estou a ponderar adquirir um segundo router.

Apesar do router NOS não ser reconhecido pela sua performance, o que referes não é normal acontecer. Sugeria-te contactares o apoio ao cliente para verificarem o que se passa com o teu Router!

Porque se o que dizes (perdes acesso à internet mesmo por cabo) acontece mesmo, nada te garante que o segundo router que vais comprar não tenha o mesmo problema (uma vez que o vais ligar às portar Ethernet do router NOS).
 
Ao fazeres isso as boxes irão funcionar à mesma. Aliás...as outras portas do hub também ficam funcionais na mesma.

Acho estranho é perderes acesso à net por WiFi e por cabo. Eu nunca tive problemas desse tipo, na casa do meu pai também não. O que notava era pouco alcance WiFi do mesmo...agora quebras nunca tive...
E o telefone fixo, continuará a funcionar perfeitamente?


Em relação às quebras, já cá veio uma equipa técnica e trocou o hub (teve mais de 24 horas para activar), e o problema manteve-se. Depois já cá veio uma outra equipa, pediram para lhes descrever a rede lan. Disseram que o problema era causado por 2 switch porque as portas do switch eram de 10/100mbs. Entretanto já troquei os switch por 2 tp-link com portas gigabit. O problema vai-se mantendo. A paciência para ligar para o apoio técnico já começa a ser pouca.

Em relação ao novo router já vinha a ponderar, ainda antes de ter nos.
 
Sim...o telefone fixo trabalha na boa.
Isso dos switch serem 10/100 é tanga...
Como o @Ropbasuel disse...não é garantido que fiques com o problema das quebras resolvido.
Pois se o problema estiver no sinal que chegar ao hub ou do próprio hub....os teus problemas irão se manter...
 
@nepice pois também não vi grande lógica, até porque o hub detecta se a ligação é gigabit.
Neste momento a minha ligação está assim:
Porta 1 - switch 1
Porta 2 - box
Porta 3 - box
Porta 4 - ps4
Depois o switch 1 alimenta 2 pcs fixos, um segundo switch, e um acess point.
O segundo switch alimenta um segundo ap, uma smarttv tv e um pc fixo.

O técnico disse que os switch têm de estar ligados directos ao router, e não ligar switch a switch. Mas para mudar isso tenho de mudar cabos e ainda não tive tempo. Quando tinha meo adsl, estas ligações funcionavam perfeitamente.

Já agora que achas dos routers que referi antes?
 
Se puderes desliga os 2 switchs e vê se a instabilidade se mantém.
Quantos aos routers não sei...não os conheço. Eu comprei um tp-link baratinho e serviu bem para o que precisava...e até é 10/100...mas a nível de WiFi é melhor que o hub da NOS
 
@nepice pois também não vi grande lógica, até porque o hub detecta se a ligação é gigabit.
Neste momento a minha ligação está assim:
Porta 1 - switch 1
Porta 2 - box
Porta 3 - box
Porta 4 - ps4
Depois o switch 1 alimenta 2 pcs fixos, um segundo switch, e um acess point.
O segundo switch alimenta um segundo ap, uma smarttv tv e um pc fixo.

O técnico disse que os switch têm de estar ligados directos ao router, e não ligar switch a switch.

Tal como o @nepice disse, isso de utilizar dispositivos 100/10 numa porta Gigabit ser causador de problemas é treta.

Tenho há bastantes meses ligado ao meu router NOS um router com porta 100mbit e um dispositivo powerline também 100mbit e até agora tive 0 problemas com isso, já que o router NOS identifica logo qual é o tipo de ligação a usar.

Relativamente aos switch's realmente o mais aconselhável é ligar um switch a uma porta LAN do router. Mas é aconselhável não porque poderá ocorrer problemas no router NOS, mas sim na utilização da rede nos computadores que se liguem a esse switch.

Isto é, tu ao colocares um switch ligado a outro switch, todos os computadores que se ligarem a estes dois dispositivos estarão a partilhar apenas uma única porta de rede. Ou seja, estarão a dividir a "rede" entre si. Daí ser mais aconselhável dividir-se o "mal pelas aldeias".

Mas o facto de ligares vários switches entre si a uma única porta LAN do Router NOS não pode ser a causa do teu problema, ou aliás, não deveria ser a causa do teu problema. Tenho cá para mim que o problema está mesmo no teu router NOS. Não é nada normal ficares sem WLAN nem internet via Ethernet assim regularmente...

De qualquer das formas, experimenta o que o @nepice disse. Desliga tudo e mete os serviços mínimos apenas na rede e vê como se comporta!
 
Irei partilhar os primeiros contactos como o HUB NOS 2.0!

Primeiro dia após instalação tudo ok. Só tinha a UMA ligada. Passados dois dias comecei a configurar a minha rede, pois o HUB não tem, pelo menos não encontrei, reserva de ip´s. Tenho vários discos NAS e vários equipamentos wireless dos miúdos com controlo parental. Com vários equipamentos ligados começam os problemas. Uma que se reinicia, HUN em azul fixo e equipamentos sem net, equipamentos inicialmente identificados como ligados a 1Gb passa para 100.... só confusão. Após fazer um debug no HUB obtenho uma série de bugs no kernel. Telefonema para a NOS e substituição do HUB. 2º HUB 3 dias e a mesma história.
Como resolvi a questão!
Porta 1 -- Powerline -- 2 Boxes
Porte 4 (bridge) -- TP-LINK1 com dhpc (gestão de todos os equipamentos da casa)
TP-Link1 --- TP-Link2 (como AP e Wireless)
UMA a funcionar corretamente e Boxe HD também!

Deixei o HUB a fazer dhcp na zona 192.168.1.180 - 192.168.1.181 (para ligar PC e fazer consulta e testes de velocidade), sem wireless nem Zon
 
@Newton

É o mesmo que me acontece, tenho a esperança que com um segundo router, a ligação fique estável. No meu caso tenho iris, mas também tenho problemas com a tv nomeadamente nas gravações.

Parece que percebes um pouco mais do que eu do assunto, podes dar uma vista de olhos nos routers que estou a ponderar adquirir e dar-me a tua opinião (disse nuns posts atrás). Estou mais virado para asus, por estarem mais preparados para gaming (suponho eu), e aqui em casa tenho pelo menos 2 utilizadores que jogam bastante online.
Por fim, se quando adquirir o router precisar de alguma ajuda, posso contactar-te por mp?


Edit: estoua ponderar ficar a ligação assim:
Nos hub porta 1 e 2 - boxes
Nos hub porta 4 - wan novo router

Novo router,
Porta 1 - switch 1
Porta 2 - switch 2
Porta 3 - pc fixo
Porta 4 - ps4

A cada um dos switch ligarei um ap. Embora, o ap do switch 1 possa desaparecer se a cobertura wireless do novo router for suficiente.
 
@riefs
Parece-me que a melhor escolha será o Asus RT-AC1200G. Tem wireless a 2.4 e 5Ghz (ac) "alimentando" ao máximo a PS4 e com antenas de 5dBi.
Possivelmente, dependo da localização do Asus, um dos AP deve desaparecer.
Asus e Ap com mesmo SSID e canais separados para os equipamentos poderem fazer roaming com facilidade.
Pode, caso se necessário, enviar PM
 
Boas,

Para já estou muito satisfeito com o router asus RT-AC1200G. Liguei cado de rede da porta 4 do Hub em bridge à porta wan. Desliguei o wi-fi, e apenas mantive as boxes e o telefone fixo no NOS hub.
Está instalado desde do dia 19 deste mês, e até hoje, não voltei a ter que desligar os equipamentos da ficha. Antes da instalação deste router, e só com o HUB, como referi anteriormente, o máximo que tinha estado sem ter que desligar o HUB da corrente foi 5 dias, e foi só uma vez. Era quase sempre com intervalos de 2 ou 3 dias, e às vezes várias vezes ao dia.

Ainda não voltei a contactar a NOS, mas tenciono fazê-lo, pois acho que não é aceitável eu ter de adquirir um router para que o seriço deles funcione minimamente bem.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Gostaria de conseguir configurar um router tp link tl-wr841N de forma a liga-lo por cabo de rede ao zon hub e ficar como repetidor com sinal de wifi e com as porta lan a funcionar. Não sei configurar o tp link e agradecia alguma ajuda. Outra duvida que me surgiu foi se o cabo de rede que liga o zon hub ao tp link é direto ou cruzado.
 
Gostaria de conseguir configurar um router tp link tl-wr841N de forma a liga-lo por cabo de rede ao zon hub e ficar como repetidor com sinal de wifi e com as porta lan a funcionar. Não sei configurar o tp link e agradecia alguma ajuda. Outra duvida que me surgiu foi se o cabo de rede que liga o zon hub ao tp link é direto ou cruzado.
No manual do router tens tudo explicado. Sacas o software no site da tp-link.

Mas primeiro vais ao zon hub, desligas o Wi-Fi e defines porta 4 para Bridge.

Ligas um cabo de rede da porta 4 à porta wan do tp-link.

Mas creio que algures neste tópico tens essa informação...Tipo tutorial. Eu segui esse tutorial e consegui. Pesquisa um pouco neste mesmo tópico...Que tens cá a informação toda que necessitas, pois eu também tinha este tp-link e consegui na boa sem perceber muito disto...
 
No manual do router tens tudo explicado. Sacas o software no site da tp-link.

Mas primeiro vais ao zon hub, desligas o Wi-Fi e defines porta 4 para Bridge.

Ligas um cabo de rede da porta 4 à porta wan do tp-link.

Mas creio que algures neste tópico tens essa informação...Tipo tutorial. Eu segui esse tutorial e consegui. Pesquisa um pouco neste mesmo tópico...Que tens cá a informação toda que necessitas, pois eu também tinha este tp-link e consegui na boa sem perceber muito disto...
Antes demais, muito obrigado e um bom ano 2017.
Gostaria de efetuar esta operação mas manter o zonhub com wifi na mesma, manter o zonhub com todas as funcionalidades.
Se me expliquei bem, não pretendo ligar os dois equipamentos por wifi mas sim liga-los por cabo de rede e fazer do tp link um repetidor com as portas de rede e o wifi a funcionar . Não quero ser repetitivo, mas tenho lido tutoriais em que desativam o zonhub e noutros em que a ligação entres os dois equipamentos é feita por wifi, não pretendo isso. Ao me falares em "Brige" no zonhub associei a fazer a conexão por wifi, será que estou errado?
Mais uma vez, um muito obrigado.

- Já não tenho os manuais do router. Procurei na net e no site da tp link e não consigo arranjar.
 
Podes deixar à mesma o zonhub com Wi-Fi...Para isso é saltares um passo do tal tutorial que está algures neste tópico. Na casa do meu pai até deixei o Wi-Fi ligado como pretendes é funciona à mesma sem stress.
Cumps e boas entradas
 
@manholas fazes assim, ligas um cabo de rede do nos hub ao tplink e ligas a uma das portas lan.
Configuras o tp link para funcionar como ap, e Configuras o wifi no tplink e desactivas o dhcp.
Atribuis ao tplink o ip fixo de 192.168.1.2

No nos hub, vais ao dhcp e colocas o ip de início em 192.168.1.3 e aumentas o time lease para 1200 ou mais.

Assim deve funcionar como queres.

Desculpa se tiveres, foi escrito no tlm.
 
Gostaria de perceber porquê aumentar o tempo de lease, uma vez que já estás a excluir o access point to intervalo DHCP, e o lease time só afecta este último?
 
Eu antes do novo router. Tinha 2 aps, e se eu não aumentasse o time lease e retirasse os ips dos aps, ao fim de cerca de 24 horas (mais Ou menos) os aps, ficavam sem Internet. Nunca percebi o porquê, mas também não me preocupei, porque funcionava.
 
Preciso de comprar um router para ligar ao zon hub (contrato 120/10). Tenho uma casa de trẽs andares:

- Zon hub no 3º andar;
- Quarto no 1º andar;

Preciso portanto de um router que me permita ter internet de boa qualidade (velocidade/alcance) em toda e extensão do 1º andar. O router que uso atualmente é este: http://www.tplink.com/ie/products/details/?model=TL-WR340G. Infelizmente, tem bastantes quebras e um mau alcance. Existe alguma coisa melhor por 30eur?
 
Back
Topo