Engenharia Informática

Viva.
Tirei o curso entre 2001-2006. Sei que entretanto o plano de curso foi alterado, para acomodar as alterações decorrentes da aplicação de Bolonha, por isso posso apenas falar da minha experiência e da do pessoal que acabou nessa altura.
Tendo em conta as pessoas com as quais mantenho contacto, todas estão empregadas na área, com as mais variadas funções. Muito pessoal seguiu uma carreira de analista/programador/consultor (estando nas Novabases, PTs, ALERTs, etc), outros estão mais virados para gestão de projectos, alguns criaram as suas próprias empresas (aproveitando o apoio dado pela incubadora existente na UA), etc...

Pessoalmente tenho estado a colaborar aqui numa empresa da minha cidade, assumindo como função principal a de analista/programador (Java), tendo trabalhado para uma empresa do PSI-20 ligada à área da gestão de concessões rodoviárias.
O curso tem uma forte componente de redes, o que pode ser interessante tendo em conta a carreira que queiras fazer. No meu caso, isso fez com que fosse o principal responsável técnico por essa área na minha empresa (que era pequena e onde tínhamos de assumir as mais variadas funções), mas não considero isso, neste momento, muito relevante para o meu futuro profissional.
Recentemente decidi mudar-me para Lisboa e vou continuar como Java developer, trabalhando para uma empresa que tem uma carteira de cliente interessantes na área dos media (TVs, jornais).

De um modo geral, o curso prepara-te para assumires com segurança as mais variadas funções que costumam existir nesta área. Depois a progressão na carreira será principalmente resultado da tua capacidade e dos projectos em que estejas envolvido. A minha mudança recente deveu-se precisamente a querer avançar na minha carreira, e para isso o curso dá-te as ferramentas de base que te permitam ter sucesso no mercado de trabalho. Haja vontade do próprio e oportunidades de trabalho!
 
Última edição:
Em relação à fcul ( engenharia informática) alguém me sabe dizer alguma coisa? Vi alguns comentários sobre esta faculdade, uns diziam que era o melhor curso de engenharia informática a nível nacional e bla bla bla, ou seja tudo a puxar a brasa à sardinha, por isso abalou um pouco a credibilidade das pessoas que fizeram os comentários.

Eu tenho média para qualquer faculdade que exija matemática A, mas tenho de excluir o técnico porque só tem ensino diurno. Por isso estou indeciso entre a fcul e o isel.

Segundo sei o curso da fcul é mais acessivel que o do isel, mas fui visitar o isel e sinceramente achei uma faculdade incrivelmente feia, com alguns edificios dignos da idade média.

que acham?
 
Em relação à fcul ( engenharia informática) alguém me sabe dizer alguma coisa? Vi alguns comentários sobre esta faculdade, uns diziam que era o melhor curso de engenharia informática a nível nacional e bla bla bla, ou seja tudo a puxar a brasa à sardinha, por isso abalou um pouco a credibilidade das pessoas que fizeram os comentários.

Eu tenho média para qualquer faculdade que exija matemática A, mas tenho de excluir o técnico porque só tem ensino diurno. Por isso estou indeciso entre a fcul e o isel.

Segundo sei o curso da fcul é mais acessivel que o do isel, mas fui visitar o isel e sinceramente achei uma faculdade incrivelmente feia, com alguns edificios dignos da idade média.

que acham?
Se quiseres ir para fora, junta a isso FEUP ou UM.
 
Epa eu sou estudande do ISEL e sim e verdade que o departamento de informatica tem um aspecto velhinho mas no ISEL tens la pessoal que ajuda e o curso é muito mais completo do que na fcul... e no Isel tens sempre mais contacto com os engenheiros... epa ao inicio e que vais passar um pouco mais tempo no departamento que tens as cadeiras de hardware e tens que requisitar material mas depois quando tiveres laboratorio de software ou programaçao na internet tens uma sala so para esses alunos onde o pessoal se respeita e nao existe muito barulho :)

No ISEL aos fins de semana o departamento abre de hora a hora e sempre tens o Aqui Estuda-se que esta aberto 24h sempre é sempre bom para estudar com a malta
 
Não sei de onde isso saiu, mas não é verdade. É uma questão de comparares os planos de estudos.

So true... Na FCUL é Matemática + Matemática + Física! Posso dizer que só no 1º ano metade das cadeiras são Matemática, do restante 2/3 Programação e por fim, Física. Cadeira de Informática só apanhas uma no 1º ano, e mesmo no 2º são só mais uma ou duas.
 
http://www.uportu.pt/nova/curso.php?id=44

O que acham deste?
Para quem já terminou outro curso superior que não tem nada a ver com informática, como pode concorrer?
Tem que fazer os exame nacionais da cadeira espefica? Matematica neste caso...

Se a UPT tiver concurso para licenciados, podes tentar por aí (não encontrei no site). Caso contrário, tens o concurso > 23 anos.

O concurso especial para licenciados está disponível em todas as instituições públicas, pelo menos.

No entanto, se desejares, podes fazer os exames das disciplinas necessárias para os cursos que queres, para tentares entrar pelo concurso nacional de acesso (apenas para públicas). Podes também tentar os concursos normais nas universidades privadas, também utilizando os exames nacionais.
 
Sabes em que consiste esse concurso especial para Licenciados? Terei de fazer algum exercicio matemático? Programar uma pequena aplicação?
E o maiores de 23?

Sempre tive uma panca pela informatica, mas segui por outro caminho. O qual hoje me arrependo um pouco.

ps: Estou a fazer o curso de iniciante do Lynda.com para ver se realmente tenho queda para isto. Antes de estar a perder o meu tempo e dinheiro na Uni outra vez...
 
Última edição:
Não acho programação pior, pois havendo uma componente prática da mesma, ou seja um resultado que pode ser aplicado em algo que necessites. Torna as coisas mais fáceis, consigo ver o oásis ao fundo do deserto.

Quanto à matemática, podes conseguir resolver uma fantástica equação, com N de numeros e letras. Mas qual é o resultado prático que retiras daí?
Isso retira-me logo a "pica toda" para resolver tal exercicio!

Esta é a opinião de um autodiacta novato em programação :)
 
Não concordo, a matemática é a linguagem da ciência, é estimulante saber que estamos a estudar cenas que contribuiram para quase tudo no progresso cientifico.

quanto à programação...vai ser o futuro da ciencia, será a nova matemática. Há uns seculos atrás era a matemática e fisica, do sec 21 para a frente é a programação.

já agora soube há pouco que um amigo meu engenheiro informático foi dispensado, ou seja vai para o desemprego. estou a dizer isso só para alertar que nem mesmo estes profissionais estão a salvo
 
Não concordo, a matemática é a linguagem da ciência, é estimulante saber que estamos a estudar cenas que contribuiram para quase tudo no progresso cientifico.

quanto à programação...vai ser o futuro da ciencia, será a nova matemática. Há uns seculos atrás era a matemática e fisica, do sec 21 para a frente é a programação.

já agora soube há pouco que um amigo meu engenheiro informático foi dispensado, ou seja vai para o desemprego. estou a dizer isso só para alertar que nem mesmo estes profissionais estão a salvo

Infelizmente um informático não vê isso. Isso da programação ser pior ou não depende da pessoa, eu adoro programação e posso dizer que até sou bom nisso. Já a matemática (que também gosto) sou um grande nabo, se calhar porque não tenho bases, mas enfim.
Programação precisa de matemática e física, principalmente o que eu quero seguir - desenvolvimento de jogos. Mas como é óbvio não é a única área de programação que precisa de matemática, há áreas que precisam de mais, outras de menos, mas penso que todas precisam, nem que seja só para fazer uma soma.

É certo que já foi mais fácil arranjar um emprego para eng informáticos e agora é difícil mas só porque um amigo teu foi dispensado, não significa que todos os outros vão ser de igual forma, se calhar o teu amigo não é tão bom como deveria ser, não sei, não o conheço.
 
ninguém disse que os engenheiros vão ser dispensados, que raio de generalização, apenas disse que acontece mesmo com os profissionais desta área.

e não é dificil arranjar emprego para estes eng , mas não se ganha muito
 
Não concordo, a matemática é a linguagem da ciência, é estimulante saber que estamos a estudar cenas que contribuiram para quase tudo no progresso cientifico.

quanto à programação...vai ser o futuro da ciencia, será a nova matemática. Há uns seculos atrás era a matemática e fisica, do sec 21 para a frente é a programação.
Não, não vai de todo ser a nova matemática ou física, isso não faz nenhum sentido. E alguém que perceba minimamente de ciência consegue entender que uma ferramenta (por muito poderosa que seja, tal como é a computação de que hoje dispomos) nunca irá substituir uma linguagem científica nem uma ciência de base, como é óbvio. Assim como a invenção da impressa não substituiu nenhuma delas...
O que vai acontecer é que a matemática e as ciências de base (física, química, biologia, etc...) terão um potencial ainda maior para evoluírem e esse conhecimento servirá para, esperemos, novas descobertas e invenções que irão melhorar a vida da maioria das pessoas no planeta. Aliás, a própria fundamentação teórica dum computador assenta precisamente em formalismos matemáticos e em termos de hardware, assenta em descobertas feitas na área da química e física.

já agora soube há pouco que um amigo meu engenheiro informático foi dispensado, ou seja vai para o desemprego. estou a dizer isso só para alertar que nem mesmo estes profissionais estão a salvo
E? Em qualquer área haverá gente sempre a ser dispensada, até nos engenheiros que estão nas plataformas petrolíferas e são altamente requisitados. Recentemente um developer lá na empresa decidiu ir-se embora e agora está desempregado em casa...O que significa isso em termos da "big picture" da área? Nada, foi uma decisão pessoal (algo estúpida, a meu ver).
 
Não, não vai de todo ser a nova matemática ou física, isso não faz nenhum sentido. E alguém que perceba minimamente de ciência consegue entender que uma ferramenta (por muito poderosa que seja, tal como é a computação de que hoje dispomos) nunca irá substituir uma linguagem científica nem uma ciência de base, como é óbvio. Assim como a invenção da impressa não substituiu nenhuma delas...
O que vai acontecer é que a matemática e as ciências de base (física, química, biologia, etc...) terão um potencial ainda maior para evoluírem e esse conhecimento servirá para, esperemos, novas descobertas e invenções que irão melhorar a vida da maioria das pessoas no planeta. Aliás, a própria fundamentação teórica dum computador assenta precisamente em formalismos matemáticos e em termos de hardware, assenta em descobertas feitas na área da química e física.

E? Em qualquer área haverá gente sempre a ser dispensada, até nos engenheiros que estão nas plataformas petrolíferas e são altamente requisitados. Recentemente um developer lá na empresa decidiu ir-se embora e agora está desempregado em casa...O que significa isso em termos da "big picture" da área? Nada, foi uma decisão pessoal (algo estúpida, a meu ver).

claramente não percebeste nada do que quis dizer.

mas esquece
 
Sabes em que consiste esse concurso especial para Licenciados? Terei de fazer algum exercicio matemático? Programar uma pequena aplicação?
E o maiores de 23?

Sempre tive uma panca pela informatica, mas segui por outro caminho. O qual hoje me arrependo um pouco.

ps: Estou a fazer o curso de iniciante do Lynda.com para ver se realmente tenho queda para isto. Antes de estar a perder o meu tempo e dinheiro na Uni outra vez...

Os concursos para licenciados ou para maiores de 23 anos têm umas condições de acesso diferentes dos restantes concursos "normais". A selecção dos candidatos é feita com base no currículum da pessoa, numa entrevista, e com base num exame que fazem. O exame geralmente é um exame de matemática. A única diferença é que quem "faz" o exame é a instituição de ensino superior, e não o ministério da educação.

não percebo pk falam tanto na matemática, para mim programação é muito pior

Se fores para o ensino superior sem bases de programação, consegues "facilmente" (implica muito esforço e dedicação) adquiri-las e ser um excelente profissional no futuro. Se fores sem bases de matemática, a dificuldade é muito maior, porque a matemática é a base de muitas coisas, incluindo a programação. Já para não falar nas próprias cadeiras de análise matemática. Não tenho quaisquer dúvidas em relação a isto.

Não concordo, a matemática é a linguagem da ciência, é estimulante saber que estamos a estudar cenas que contribuiram para quase tudo no progresso cientifico.

quanto à programação...vai ser o futuro da ciencia, será a nova matemática. Há uns seculos atrás era a matemática e fisica, do sec 21 para a frente é a programação.

já agora soube há pouco que um amigo meu engenheiro informático foi dispensado, ou seja vai para o desemprego. estou a dizer isso só para alertar que nem mesmo estes profissionais estão a salvo

Toda a vida pessoas foram despedidas. Ou porque não são boas, ou porque a empresa está a passar por dificuldades, ou por outra razão qualquer.
 
Última edição:
não percebo pk falam tanto na matemática, para mim programação é muito pior

Ires para um curso (no fundo) de programação, e não gostares de programação é um pouco contraditório... :)

Quanto à matematica, para quem vem do 12º regular, são apenas revisões; enquanto que a programação começas do zero e aprendes as teorias todas.
Já para quem vem do profissional (de programação no meu caso) e nunca teve mais que matemática C, esqueçam! Caso nao arranjem aulas noutro lado (explicadores), aquilo é chinês.
 
eu não disse que nã gostava de programação, pelo contrário acho interessante, mas não tenho aquele jeito inato para programar
 
Back
Topo