Adicionado banner no Vende-se.

Status
Fechado a novas mensagens.
Penso que só aumenta o custo caso se tenha de mudar o servidor para um de maior capacidade, se não houver necessidade disso os custos permanecem iguais.


A ZWAME não tem só um servidor como eu achava que já sabiam. Pelos vistos enganei-me.
Como compreenderam há informação que não colocaremos publicamente.
Mas basta ver tudo o que temos na Zwame, o número de pessoas que se ligam diariamente e fazer contas.
 
A ZWAME não tem só um servidor como eu achava que já sabiam. Pelos vistos enganei-me.
Como compreenderam há informação que não colocaremos publicamente.
Mas basta ver tudo o que temos na Zwame, o número de pessoas que se ligam diariamente e fazer contas.

E o pessoal esquece-se que à bem pouco tempo o server levou com um upgrade...não sei o valor real, mas 4GB FB-DIMM e um Xeon 4C não é barato...

Mais o que se paga para deixar o server no datacenter....até fiquei :wow:...

Não vejo razão para esta discussão...até parece que mais um banner incomoda muito, especialmente numa zona como o Vende-se...
 
Eu não sou contra a existência de publicidade no Forum. Vejo-a como uma necessidade quer para obter receitas para manter o servidor a correr, ter reservas para eventuais quebras, e planear expansão quando necessário. Mas também serve para podermos futuramente investir em outras áreas.

Até poderão dizer: "Quero lá saber de novas áreas!!", "Ponho em causa essas contas!!", "O tráfego não cresce assim tanto...", etc, mas visto que não estão a pagar em nada, tirando talvez quem tenha tráfego limitado e que gaste mais umas "raspas" de tráfego com a pub do Forum (também depois de estar em cache não deve fazer diferença), penso que não têm muito que reclamar.

Penso que além do Vende-se podiam por estes banners também no Compre-se e nos Feedbacks. São ambos forums que têm sempre threads que começam com um post "fixo" e depois alguns bumps/feedback por baixo. Acho que não se perdia nada com um esquema semelhante ao que puseram no Vende-se.

Depois também nunca soube mais nada do novo tema que enquanto esteve on por algumas horas há uns meses tinha dois banners? Alguma novidade nisso Metro? Penso que trabalhar no novo tema de forma a ao mesmo tempo aumentar um pouco a publicidade sem perder usabilidade, e claro, dar um novo look ao forum é o grande objectivo do mesmo... Estou certo?

Bem acho que já me alonguei (estes temas fazem-me sempre divagar um pouco e contemplar múltiplas situações :P) mais qualquer coisa que ache oportuna volto a postar ;)
 
Última edição:
]cool[;5076198 disse:
Se dizes "Claro que sim!" com tanta convicção, então acredito...

A taxa de gente banida, suspensa, nova, activa, pouco activa e apenas "a ver" anulam-se um bocado e o crescimento não me parece ser assim tão grande.

Claro que cada um tem os seus motivos para o que faz, eu sou apenas um, mas não me parece haver mal algum em perguntar.



Tendo em conta o que disse antes do quote, e salientando o ter posto "exponencialmente" como aqui está, entre aspas, é caso para perguntar, não ajudaria muito mais uma limpeza?

Se o forum continuar a crescer, que se segue, pop-ups? Nunca gostei muito de publicidade de forums, não sei porque, sempre me enervou.

O futuro não sei. Não te posso responder. Uma coisa posso assegurar-te. Continuarei a fazer o melhor que posso e sei para que a ZWAME cresça e melhore.

Os nossos números à algum tempo que coloquei publicamente no tópico de publicidade e logo que tenha algum tempo:

estatisticas.png


Vai comparar com o que tu quiseres aos sites onde se pode comparar (agradeço que não coloquem aqui imagens nem menção a nomes de outros locais). Compara apenas.

A resposta do jfbbms que cito a seguir ajuda a compreender do que estamos a falar. Se não acreditas na minha palavra vê o que ele diz. No caso que ele refere tem uma loja e o fórum também é um excelente meio tanto de divulgação como de suporte técnico à loja. É facil perceber porque uma loja tem um fórum. Presta um melhor serviço aos seus clientes. Nós somos independentes e isso é algo que não é valorizado porque é dado como adquirido mas isso acredita vale muito.

o trafego custa dinheiro
a manutencao dos servidores custa dinheiro
os ordenados dos sysadmin custam dinheiro

tudo custa dinheiro e cada vez mais.

Depois ha o boom do forum, só o Metro conseguirá dizer por
exemplo o aumento de % de trafego que o forum teve.
Com 100 users por dia, o trafego é sempre a somar.
( fora os f5´s que fazemos n´e?? :P :P )

Eu sei que por outro forum ( e nao deve ter o trafego deste )
que são bastantes gigas ao final do mes.

Se o outro forum tem uma loja por detras para pagar o trafego
este tambem de ter um sustento qualquer que nao tanto do
bolso de cada um porque tambem é chato ser o "pai".


Alem disso, voces nao notam atrasos no forum no carregamento
das paginas etc etc certo?
é que ha hostings que se calhar sao mais baratos ( ou nem tanto )
mas depois o loading das paginas nos acessos á BD , dá direito
a te enervares porque é lento.

Fazemos o melhor que podemos com os recursos e sacrifícios pessoas (não só meus atenção) de muita mas mesmo muita gente.
 
Não vejo razão para esta discussão...até parece que mais um banner incomoda muito, especialmente numa zona como o Vende-se...

Parece-me claro que se a expansão continuar e neste momento a Zwame encontra-se a disparar em muitas direcções ( podcast, magazine, fórum ) a tendência é o aumento de custos. Se a política passar pelos banners, temo que não afecte só o vende-se.

Espero estar enganado.

Não vejo qual é o mal de discutir este assunto, apesar de a decisão ser da administração, a posição dos membros/comunidade pesa bastante.
 
Vamos lá ajudar a ZWAME, pois aqui passamos uma parte do nosso tempo, que até dás um momentos de aprendizagem, cómicos e sobretudo os e-amigos.
 
É bastante simples: o fórum tem despesas e para as pagar usa-se a publicidade. Não pedimos dinheiro aos users, seja através de doações ou de qualquer outra forma.
Temos iniciativas esporádicas de angariações de fundos (t-shirts) e banners de publicidade.

As despesas são pagas e os users continuam a usufruir de um fórm gratuito. É esta a ganância.
 
Metro, que é suposto fazer com essas estatisticas? A unica conclusão a que chego é que apesar de alguma oscilação andam muito perto de mês para mês, no que toca à média.

Parece-me claro que se a expansão continuar e neste momento a Zwame encontra-se a disparar em muitas direcções ( podcast, magazine, fórum ) a tendência é o aumento de custos. Se a política passar pelos banners, temo que não afecte só o vende-se.

Espero estar enganado.

Não vejo qual é o mal de discutir este assunto, apesar de a decisão ser da administração, a posição dos membros/comunidade pesa bastante.

Exactamente.

Como já disse, cada um faz o que bem entende, embora não entenda o porque de podcasts, magazines e afins, já que EU me registei pelo forum, alguém decidiu que deviam existir, e agora existem. Aumenta os custos, e isso verifica-se em banners.

E sim, se a tal expansão continuar, vai ser um banner em todo lado que não apenas no vende-se, obvio.

Fikem bem!
 
Parece-me claro que se a expansão continuar e neste momento a Zwame encontra-se a disparar em muitas direcções ( podcast, magazine, fórum ) a tendência é o aumento de custos. Se a política passar pelos banners, temo que não afecte só o vende-se.

Espero estar enganado.

Não vejo qual é o mal de discutir este assunto, apesar de a decisão ser da administração, a posição dos membros/comunidade pesa bastante.

De todo. Os Podcasts e a magazine não aumentaram em nada os custos. Reduziram até. Confuso?
Tratasse de gerir os recursos que temos à nossa disposição da melhor forma.
Não há qualquer acrescimo de custo com os Podcasts e a magazine fica descansado. Nem vai haver quando tivermos um Portal.

]cool[;5076296 disse:
Metro, que é suposto fazer com essas estatisticas? A unica conclusão a que chego é que apesar de alguma oscilação andam muito perto de mês para mês, no que toca à média.

É perceber a dimensão que temos. Essas estatísticas são monstruosas.


]cool[;5076296 disse:
Como já disse, cada um faz o que bem entende, embora não entenda o porque de podcasts, magazines e afins, já que EU me registei pelo forum, alguém decidiu que deviam existir, e agora existem. Aumenta os custos, e isso verifica-se em banners.

E sim, se a tal expansão continuar, vai ser um banner em todo lado que não apenas no vende-se, obvio.

Fikem bem!

Já respondi ao Drekas. O que referes não aumentou os custos. A necessidade surge de estarmos precavidos para algumas coisas que podem acontecer. Necessidade de hardware por aproximação de fim de garantia de algum do hardware para te dar um exemplo.
 
De todo. Os Podcasts e a magazine não aumentaram em nada os custos. Reduziram até. Confuso?
Tratasse de gerir os recursos que temos à nossa disposição da melhor forma.
Não há qualquer acrescimo de custo com os Podcasts e a magazine fica descansado. Nem vai haver quando tivermos um Portal.

Pensei que o facto de a Zwame se estar a expandir, utilizando os recursos já falados, fosse atrair novos membros, causando o aumento de custos.

Não se trata de os recursos aumentarem os custos, directamente. Indirectamente parece-me que é isso que se espera, se estou enganado, óptimo, é sinal que não vão ser precisos aumentos de banners no fórum, que é o que me "preocupa" ( e por preocupa, quero que se entenda, a chatice de - mais - banners ).

Por outro lado, mencionares que os custos reduziram com o aparecimento de Podcasts e Magazine, leva a que não se perceba muito bem o porquê desta decisão. Fazendo uma análise de um ponto de vista pouco favorável, parece-me um bocado incoerente.
 
Pensei que o facto de a Zwame se estar a expandir, utilizando os recursos já falados, fosse atrair novos membros, causando o aumento de custos.

Não se trata de os recursos aumentarem os custos, directamente. Indirectamente parece-me que é isso que se espera, se estou enganado, óptimo, é sinal que não vão ser precisos aumentos de banners no fórum, que é o que me "preocupa" ( e por preocupa, quero que se entenda, a chatice de - mais - banners ).

Por outro lado, mencionares que os custos reduziram com o aparecimento de Podcasts e Magazine, leva a que não se perceba muito bem o porquê desta decisão. Fazendo uma análise de um ponto de vista pouco favorável, parece-me um bocado incoerente.


Como eu adoro uma boa discussão :)

Os custos tens com necessidade de renovação de material existente. Com alojamento e estado. Não é novidade que é gerada receita na ZWAME. Ela é declarada e paga impostos. Não há outra forma.
Imagina que se avaria uma board de um servidor? Não podemos parar tudo e esperar que em Portugal isso se resolva. Temos que ter fundo de maneio para resolver isso num muito curto prazo. Todos os outros projectos em termos de recursos são zero comparados com o fórum. O fórum é que precisa dos recursos. Se pudessemos tinhamos o fórum ainda mais rápido do que já temos. O Fórum é que é o glutão, quem consome recursos e que tem que ser sustentável.

Tu reduzes custos de duas formas com os outros projectos:

1- Geram receitas e aqui tens directas e indirectas (não vou dizer tudo...)
2- Atraem mais utilizadores directos ou indirectos. Mais utilizadores é bom. Se são muito mais ao ponto de não teres recursos para eles é mau. Estamos na primeira.

O fórum é que tem que sustentar-se e por isso é que o banner é no fórum. O fórum tem um banner, aumentamos um banner no vende-se vejam a confusão que está a gerar.

Façam um exercício. Vão aos locais habituais por onde passeiam e vejam quantos banners têm. Têm seguramente mais do que a ZWAME.

Também não imagino em mais nenhum sitio termos este tipo de discussões. E isso é excelente na óptica dos membros do fórum. Digo eu :)
Mas as decisões difíceis cá estarei para as tomar sempre que for necessário. Não demasiado cedo mas espero eu que não demasiado tarde.
 
A ZWAME não tem só um servidor como eu achava que já sabiam. Pelos vistos enganei-me.
Como compreenderam há informação que não colocaremos publicamente.
Mas basta ver tudo o que temos na Zwame, o número de pessoas que se ligam diariamente e fazer contas.

Por acaso não sabia que a ZWAME tinha mais que um servidor, nunca tinha visto isso em lado nenhum.
Eu não estou a dizer que os custos não aumento porque sei que aumentam, mas quando se subscreve um servidor pagasse os custos da total capacidade que ele fornece e não só a que é consumida, caso seja preciso aumentar é que aumenta o custo, acho que é assim que funciona.
Eu estou de acordo com a adição de publicidade porque se é um fórum gratuito tem de ir buscar fundos a algum lado.
Estou de acordo em adicionar, caso seja preciso publicidade ao Compre-se e aos Feedbacks como disse o petersaints, só talvez a mudasse para o fundo em vez de ficar no meio to tópico.
 
as estatísticas publicadas neste tópico pelo menos não confirmam o primeiro post.
Estes tópicos são sempre bastante insuficientes para fazer uma correcta avaliação pelos utilizadores, dada a informação não disponibilizada.
 
Pessoalmente também não gosto do banner. Acho que estraga o layout do forum.
Como toda a gente, preferia outra solução que não esta, não sei é se isso é possível.

Falou-se nos sideprojects e nos custos. Vou falar do que conheço.

O podcast começou quase por "brincadeira", pois falávamos no skype e de vez em quando brincávamos que dava um podcast.
Normalmente somos 3 pessoas no skype a falar e sempre que possível convidamos alguém.
Que eu saiba nunca ninguém foi pago por estar no podcast, o skype é free e quando faço a edição de som, uso o audacity, que é free.

Por vezes também faço reviews, algumas vezes de material que compro, outras vezes de samples enviadas pelas marcas e que pelo menos no meu caso, foi sempre retornado à marca no fim da review.
A zwame nunca me pagou pelos artigos até porque não é por isso que gosto de fazer reviews, mas sim por ter acesso a algum material que não tenho acesso (por exemplo o Ocz Vertex ou powerline da devolo).

Não conheço o resto dos sideprojects, mas pelo menos nestes dois casos não vejo aumento de custos para a zwame, nem percebo bem porque é que os sideprojects foram para aqui chamados.
Se percebo bem, o glutão de recursos é o fórum.

Seja como for, é verdade que as pessoas inscrevem-se no fórum pelo fórum. Se acham que acabando com os sideprojects, dá para retirar aquele banner, então acabem.

Se virem outra forma de retirar aquele banner, seria bom, porque de facto estraga o layout do fórum.
 
A ideia de fazermos t-shirts foi para as pessoas poderem contribuir mas recebendo algo. A ideia de darem dinheiro não me agrada nada. Assim recebem uma T-shirt e dão 2 ou 3€ para a ZWAME. Não concebo andarmos a pedir dinheiro aos utilizadores que fazem o fórum aquilo que ele é. Isso subverte completamente o fórum.

Foi a resposta que me deram da outra vez, mas mantenho a minha posição: um donativo é feito de boa vontade, ninguém é obrigado. Não seria "pedinchar", nem andar a pedir dinheiro: quem quisesse contribuir contribuía e mais nada.

Mesmo que não fosse muito, se eu e mais 1000 gajos dessem 1€ por mês, já vos iria ajudar bastante: ou com um software pago ou scripts (por exemplo, os que usam na magazine), ou melhoravam o vosso serviço de intenet de modo a terem mais upload, faziam um upgrade ao servidor, whatever. Consequentemente, todos iríamos sentir essas melhorias :)

Nem o vejo como uma acção que tire o orgulho em algo, e sei que existem necessidades. Como já disseste, houve alturas em que foram os membros do staff a entrar com o capital pelo fórum. Bem, eu não preciso de ser membro do staff, mas gostava de poder ajudar. E sinceramente não acho que vendam 1000 t-shirts por mês.

Fica a minha opinião, mas compreendo a vossa posição. Apenas peço que pensem nisto :)
 
Boas,

Resolvi dar a minha opinião, pois acho que se está aqui a debater um assunto sem a mais minima necessidade ( não me interpretem mal):

Se os "Owners" do Projecto nos "garantem" que a "publicidade", nesta fase, sustenta a manutenção deste mesmo projecto, que venha ela!!

Se olharem não só a foruns, mas a determinados serviços "gratuitos" na internet, vão constatar que é banners por cima, por baixo, pelo lados.... Existem páginas de internet que por vezes é dificil de acertamos em um link que não seja publicidade!

Se olharmos à Zwame e fizermos uma comparação com esses outros sites, quase podemos afirmar que está "despida" de publicidade.

Para acabar, uma pergunta idiota: Não é possível o projecto ganhar com newsletters com publicidade?

Cumprimentos,
 
Boas,

Resolvi dar a minha opinião, pois acho que se está aqui a debater um assunto sem a mais minima necessidade ( não me interpretem mal):

Se os "Owners" do Projecto nos "garantem" que a "publicidade", nesta fase, sustenta a manutenção deste mesmo projecto, que venha ela!!

Se olharem não só a foruns, mas a determinados serviços "gratuitos" na internet, vão constatar que é banners por cima, por baixo, pelo lados.... Existem páginas de internet que por vezes é dificil de acertamos em um link que não seja publicidade!

A desconfiança é mais do que legitima, há falta de transparência (admitida pelo Metro) e as contas também nunca serão tornadas públicas, este tipo de discussões irão sempre aparecer sempre que houverem novidades relacionadas com contas, directa ou indirectamente. Não havendo contas apresentadas, os utilizadores estão mais no que no direito de fazer este tipo de perguntas.

O facto de alguns utilizadores quererem esclarecimentos adicionais não significa que estejam a acusar a admin seja do que for, a desconfiança nem sempre tem de significar "acusação omissa". Se nós usamos a zwame, se contribuímos com clicks (ou não), se temos de gramar com publicidade, está mais no que no nosso direito fazer as perguntas que são feitas, portanto, a discussão de absurdo nada tem e era capaz de apostar que antes deste tópico ter sido aberto que isso foi tido em consideração, o pessoal que colocou esta publicidade já sabe o que a casa gasta e já está mais do que preparado para esclarecer este tipo de questões.

Claro que vão ficar sempre pontos por esclarecer, claro que vai haver utilizadores que desconfiam das justificações dadas, mas isso irá sempre acontecer enquanto as contas não forem públicas (e o staff também sabe disto). O melhor a fazer é mesmo responder a estes tipo de tópicos.

Para acabar, uma pergunta idiota: Não é possível o projecto ganhar com newsletters com publicidade?

No dia em que isso acontecer, garanto-te que eu limpo totalmente o meu perfil e altero o meu email para um email falso. E aposto que muitos mais o irão fazer. Uma coisa é publicidade que nós temos a opção de colocar um adblock ou não, outra coisa é publicidade intrusiva via email.
 
Bem jogado com o banner no Vende-se..apoio a 100% a colocação no Compra-se, visto serem áreas do fórum secundárias.

É natural que a Techzone...urgh..ZWAME tenha custos, e é natural que estes aumentem quando se aumenta a qualidade do serviço...

Se o Metro garante que a colocação de um banner no Vende-se melhora as receitas do forum, eu apoio.

Embora gostaria que um relatório de contas fosse disponibilizado todos os anos ao Power Members, é uma coisa relativamente simples e assim, acho que toda a gente ficava sensibilizada para a real despesa do forum, bem como iniciativas para angariar €€ para o melhorar...

Agora vamos é tantar não meter os banners em zonas essenciais...
 
]cool[;5076296 disse:
Metro, que é suposto fazer com essas estatisticas? A unica conclusão a que chego é que apesar de alguma oscilação andam muito perto de mês para mês, no que toca à média.

Acho que há uma noção errada dos custos de representatividade na Web. Há muita gente que olha para os preços de hosting e vê 5/10 euros mensais, e pensa que qualquer fórum cabe ali.

Um milhão de pageviews mensais é muita coisa. Eu faço gestão de servidores Web que tem cerca de 2 milhões de pageviews diárias. Não imaginas a estrutura que é necessária para aguentar esse número de visualizações. Posso-te dar uma ideia:

3 revcaches para caching e balanceamento
8 webservers
3 db servers frontend
2 db servers backend
mais uns quantos servers acessórios (mail, dns, fileservers, backups, etc )

largura de banda? 80/90 mbps constantes, fora picos de tráfego.

Custos? Muitos, com bastantes zeros.

Eu sei que não é uma estrutura que seja comparável com a Zwame, até porque não faço a mínima ideia de como estão distribuidos os serviços pelos servidores Zwame, mas posso fazer a redução à escala e ter uma noção dos custos associados à Zwame.

A representatividade Web é neste momento das principais, se não a principal forma de comunicação da empresa/marca com o seu público alvo. Se esta forma de comunicação não for eficaz, ou seja, latências baixas, visualizações rápidas, uptime de serviços, o público alvo terá obviamente uma má imagem do serviço/produto fornecido.

Eu costumo dizer que as coisas ou estão bem, ou não estão. Ou há condições para fazer as coisas, ou não se faz. Fazer para dar uma má imagem, mais vale estar quieto.
Daí que compreenda bem a necessidade de ter receitas para garantir ao utilizador um serviço estável, fiável e robusto. Tendo em conta que o retorno financeiro directo dos utilizadores é 0.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo