Análise AMD Phenom II X4 965 BLACK EDITION

Esqueci de dizer que a review está boa... Zwame FTW!!!

Acho que só falta uma comparação directa com o 955 e o i7..

Agora é de esperar que a AMD continue a colaborar e a enviar para a nossa comunidade os seus produtos [incluindo ATI..] sobre NDA para logo que seja possível termos reviews bem feitas made in PT...
;)

Já agora podiam também ver se arranjam contactos na Intel para testar os futuros cpus.. Eu candidato-me já a fazer reviews aos futuros cpus 1366 aka i9... :D




IMO sacar 400 Mhz de OC é muito pouco. Faz-me lembrar o meu velho q6600 B3..
Se lançarem a revisão com menos tdp e se der para os 4/4,2 Ghz menos mau...

Mas a verdade é que o q6600 já tem dois anos e pouco... E tudo bem que o i7 C0 não faz 'grande' oc, mas mais 3.6/3.8 [+ 1 Ghz que stock] faz bem...
Não te esqueças que o PH2 já vem mais rápido de fábrica..
 
Esqueci de dizer que a review está boa... Zwame FTW!!!

Acho que só falta uma comparação directa com o 955 e o i7..

Agora é de esperar que a AMD continue a colaborar e a enviar para a nossa comunidade os seus produtos [incluindo ATI..] sobre NDA para logo que seja possível termos reviews bem feitas made in PT...
;)

Já agora podiam também ver se arranjam contactos na Intel para testar os futuros cpus.. Eu candidato-me já a fazer reviews aos futuros cpus 1366 aka i9... :D
Acredite que não estamos parados, mas não se pode prometer nada.

Também queria testar isso i7 vs i5 vs i9 vs phenom :D

IMO sacar 400 Mhz de OC é muito pouco. Faz-me lembrar o meu velho q6600 B3..
Se lançarem a revisão com menos tdp e se der para os 4/4,2 Ghz menos mau...

Mas a verdade é que o q6600 já tem dois anos e pouco... E tudo bem que o i7 C0 não faz 'grande' oc, mas mais 3.6/3.8 [+ 1 Ghz que stock] faz bem...

Nem todos os cpus são iguais. Posso ter tido azar.
 
A AMD tem um CPU (X4 905) que tem um TDP de 65W.

Sim, até tem um com tdp de 45w [sempron 140] ...

Mas em cpu's mais de topo, para oc, não é tanto assim. E o facto do 965 ter tdp de 140w mostra que com esta arquitectura e processo de fabrico os phenom II estão perto do limite, só uma revisão é que dará mais margem para esticar estes cpu's...
E tendo em conta que, apesar de aguentarem-se bem nos jogos, em multitasking/programas pesados já revelam fraquezas face à concorrência, o ideal é mesmo... Nova arquitectura..


Não te esqueças que o PH2 já vem mais rápido de fábrica..

Sim isso também é verdade...

A intel podia ter posto o 920 a 3Ghz, 950 a 3.2 e 975 a 3.4 Ghz 'de fábrica', que ainda teriam boa margem de oc [1 Ghz+]... É um pouco questão de opções de marketing, IMO..

Mas a arquitectura i7 além de atingir com mais facilidade oc de clock's mais altos para 24/7 a ar, clock por clock o i7 é bem mais capaz em muitas tarefas [com a excepção de quem apenas pretende jogar, em que a diferença de preço não compensa]..



AcreditA que não estamos parados, mas não se pode prometer nada.

Também queria testar isso i7 vs i5 vs i9 vs phenom :D



Nem todos os cpus são iguais. Posso ter tido azar.

Fixed

Não me trates por você... ;) [até porque já ando por aqui à algum tempo]
Isso só nas relações profissionais, e aí já têm que me tratar por Sr Arq..
:D


O i9 ainda não, que não há, mas acho que se ainda têm o phenom II 965 deviam comparar directamente com o i7 e também com um core2 quad [Q9550], certamente há mais pessoal que costuma fazer reviews com um i7 para comparar..


A review já está muito boa [e deve ter dado bastante trabalho], com comparações ainda ganhava mais um pouco...
É uma critica construtiva.. ;)
 
Última edição:
Foi o que eu me referi na review, para jogos e uso moderado são processadores muito bons, mas em multitasking a sério, os i7 "fogem"...
 
Para quando é que isto está há venda????

Pessoal este Phenom II, é como um 955 a 3,4Ghz certo???

Basicamente sim, mas tem melhor potencial de OC (100-200 mhz), pelo menos genericamente.

Esse vem ao mesmo preço do 955, pelo o que o preço de venda em PT deverá ser igual ou parecido.

Review actualizada:

-> alguns gráficos foram substituídos, para melhor leitura. Se virem os antigos (sem os clocks na legenda e a primeira barra azul claro), falam um refresh do vosso browser.
-> Adicionado os testes do 3dmark 2006 e vantage no que toca ao CPU score que por lapso ficaram esquecidos
-> Testes do everest adicionado numa 2ª parte para melhor leitura. Nesta 2ª parte serão adicionado mais benchs que serão compilados
 
Para quando é que isto está há venda????

Pessoal este Phenom II, é como um 955 a 3,4Ghz certo???

Quando está à venda não sei ao certo, mas deve ser em breve..

Caso seja verdade que o cpu que calhou na lotaria ao JGOD seja 'ranhoso' e que o 965 faça os 4.2 Ghz, isso é mais 400 Mhz que o 955, segundo o que consta aqui: http://www.legitreviews.com/article/1037/14/ e deve valer a pena a diferença de preço...


Caso, em média, os 965 só façam os 3.8/4 Ghz acho que não deve valer a diferença, ao mesmo clock a perfomance de ambos deve ser igual..
 
Bem grande review gostei muito completa e objectiva, bom post realmente para quem ter um sistema bom e poupar uns trocos para uma gráfica de topo, é um óptimo negócio.

E realmente para o custo dela melhor é dificil.

Se bem que continuo a julgar que a Amd ( mesmo por questões de Markting precisa de lançar pelo menos um processador que faça frente ao i7, independentemente do preço.), era algo que a Amd precisava mesmo.
 
excelente review, zwame em grande :mrgreen:

apenas um pequeno lapso que notei, nos gráficos de x264, em que escreves menos é melhor, o cpu em stock tem melhor resultados do que com OC, o resultado desse test nao é em FPS, salvo erro ?
logo mais é melhor

cumps
 
excelente review, zwame em grande :mrgreen:

apenas um pequeno lapso que notei, nos gráficos de x264, em que escreves menos é melhor, o cpu em stock tem melhor resultados do que com OC, o resultado desse test nao é em FPS, salvo erro ?
logo mais é melhor

cumps

corrigido (mais uma vez, F5 para aparecer :P)

cumps
 
Última edição:
Boa analise, no entanto, falta o que sempre faltou nas reviews da zwame, comparar com hardware concorrente, caso contrario estes valores todos nada dizem uma vez que não andamos a decorar quanto é o processador xyz faz no 3d mark.
 
Última edição pelo moderador:
Boa analise, no entanto, falta o que sempre faltou nas reviews da zwame, comparar com hardware concorrente, caso contrario estes valores todos nada dizem uma vez que não andamos a decorar quanto é o processador xyz faz no 3d mark.

Sim, comparações são sempre interessantes, quando é possível. A falta do melhor compra-se com "ele próprio" em OC, ou não fosse este um CPU virado para OC :P

Seria interessante ter metido isso vs um q9000 vs i7 920 vs i7 870, mas milagres não existem :D

Uma coisa é comparar gráficas, outra coisa são plataformas completas :(

O AMD PHENOM II 965 BE estavel a ar com coler XIGMATEK HDT-S1283 a 4.2Ghz podem ver teste aqui http://www.legitreviews.com/article/1037/14/

Em breve uma review com o XIGMATEK Dark knight (irmão deste) e o Thor Hammer, powered by 965 claro.

O thor hammer é muito bom, quando esse calor infernal passar, tento uns benchs :P

estou neste momento com 31,5ºc no escritório!:004::004::004:
 
Boa review, bastante professional.

Estes Phenom II para que só joga e trabalha em office/net são mais do que suficientes. Diria até que são realmente "fenomenais" nessas àreas. Para trabalhos gráficos/calculos exigentes os i7 dão tareia, mas isso já vcs sabem.

Realmente é interessante ver que na altura dos 64 FX (uns 4 anos atrás) para ter o topo de gama da marca tinhamos de largar 1000€, agora bastam 200€.
 
Realmente é interessante ver que na altura dos 64 FX (uns 4 anos atrás) para ter o topo de gama da marca tinhamos de largar 1000€, agora bastam 200€.

Normalíssimo... Agora a AMD está por "baixo" novamente e não tem soluções que possam competir com os Intel, há 4 anos atrás os FX eram inatingíveis pelos CPU's da Intel daí a AMD ter aproveitado para fazer um "milkingzinho" à lá Intel :D:D
 
Back
Topo