Processador AMD Ryzen / Threadripper

@JPgod @SideWalker Thunderbolt 3 é essencial para mim devido à produção musical! Latências! Uma simples guitarra eléctrica fica logo com atraso, o que desvirtua imenso os efeitos, principalmente o reverb e flanger. Thunderbolt 3 é praticamente essencial para um produtor audio que utilize instrumentos físicos e não virtuais. Principalmente com pedais de efeitos pelo meio. Utilizar USB para isso é um completo "no go"! Demasiado mau!

A Apple ainda é muito utilizada por produtores áudio, entre outros motivos, devido ao TB3 também, é uma mais valia!

depende da opinião de cada um, acho que o ganho de IPC da intel não justifica o aumento avultado de preço dos seus processadores, principalmente quando compro um 2600 a 170 euros. para além disto dizer que isto é um bom trabalho e depois voltar a meter dinheiro no saco da intel é ser hipócrita, as empresas não ganham por frases amistosas e de apoio. é claro que podem existir casos pontuais em que se tenha que ir para um processador da intel, mas a maioria dos consumidores continua só a escolher pela marca (e pelos 500 fps no cs go).

É um tema que já foi tão debatido neste fórum até à exaustão e que cria sempre tantas "guerras", mas pronto.. mais uma vez. Não é só o CS a 500fps. Continuo a não compreender a dificuldade das pessoas em perceber as diferentes necessidades e metas de experiência elegidas por cada um! Há diferenças, elas estão lá. Mas como disse, já se falou tanto disto, já nem sei que dizer mais :)

DfhcqoX.png
 
Última edição:
Mesmo que os Ryzens superem os Intels, a Intel vai continuar a vender mais. Já vi vários casos na seção de ajuda para aquisição de hardware que o pessoal diz que quer Intel de qualquer forma, mesmo que não seja a melhor escolha.
 
estás a mostrar RTX 2080ti, se eu tivesse dinheiro para tal certamente que não iria gastar 150 euros num processador, que era a gama que inicialmente te referias
depois estás a mostrar processadores de praticamente gamas diferentes, o que consegue competir com o 2600 em termos de preço?
depois comparando um 2700x com um i5-8600k que se assemelham no preço com a vantagem de o 2700 ser um octa core e a diferença no gráfico de fps não ser tanto quanto isso, é claro que num pc 100% gaming e caso tivesse dinheiro era siga na intel, mas pelo gráfico que metes aí nem tem interesse em considerar algo acima do 8600k.
se acho que a AMD continua a não ter resposta para o topo da performance? sim
conclusão que retiro é que builds com orçamentos nos 800 euros que é a maioria dos consumidores a AMD tem uma melhor oferta.
 
Última edição:
@nfdr é só trocares ali onde diz "RTX 2080 ti Ultra quality" para "GTX 1060/RX 580 Low quality"

Isto é um dos gaps que os próximos Ryzen podem preencher e então nesse caso há poucas ou nenhumas razões para ir com Intel :) Esgotam-se praticamente todos os argumentos. E obriga a Intel a baixar os preços, quer queiram quer não!
 
Muitos parecem pensar que um CPU se mede em GHz aka frequência.
Deviam ser meninos quando foram introduzidos os Conroe e os Nehalem, só pode.

Uns são meninos como eu, que andam à procura de algo que lhes sirva melhor an relação custo/benefício e portanto quando perguntam ao suporte de quem fornece o software de CAD, se um AMD já tem suporte total e recebem isto

"--- Please reply above this line / Oberhalb dieser Zeile antworten ---

Dear Antonio,

yes AMD Ryzen CPU work of course without any issue, be advised the software likes
high clock speeds
.

Regards
Dennis"

Tira-me a dúvida do suporte mas deixa outra. De facto há CPUs que se medem em GHz para outras funções que não os joguinhos ;)
 
@JPgod @SideWalker Thunderbolt 3 é essencial para mim devido à produção musical! Latências! Uma simples guitarra eléctrica fica logo com atraso, o que desvirtua imenso os efeitos, principalmente o reverb e flanger. Thunderbolt 3 é praticamente essencial para um produtor audio que utilize instrumentos físicos e não virtuais. Principalmente com pedais de efeitos pelo meio. Utilizar USB para isso é um completo "no go"! Demasiado mau!

A Apple ainda é muito utilizada por produtores áudio, entre outros motivos, devido ao TB3 também, é uma mais valia!


hoje em dia são utilizados interfaces audio usb sem qq problrma de latencia como os apollo, focusrite etc, o problema existia antigamente por causa das normas usb mais antigas.
 
@JPessanha em teclados MIDI talvez, mas com guitarras e 5 efeitos pelo caminho? Nada bate Thunderbolt! O motivo para muitos produtores ainda comprarem Apple é precisamente esse, o facto dos seus modelos terem TB3, enquanto que nos Windows é 1 em 10, mesmo portáteis de 1600€ que não têm.
 
hoje em dia são utilizados interfaces audio usb sem qq problrma de latencia como os apollo, focusrite etc, o problema existia antigamente por causa das normas usb mais antigas.

Pretty much. Também temos, no entanto, que lembrar que há interfaces menos bons. Não tive qualquer diferença "palpável" (pelo meu uso pessoal) entre focusrite e TB3. Claro que há situações e situações...eu não fiz nada que muitos fazem, que porventura é muito mais complexo.
 
@JPessanha em teclados MIDI talvez, mas com guitarras e 5 efeitos pelo caminho? Nada bate Thunderbolt! O motivo para muitos produtores ainda comprarem Apple é precisamente esse, o facto dos seus modelos terem TB3, enquanto que nos Windows é 1 em 10, mesmo portáteis de 1600€ que não têm.

para gravar uma guitarra, ou mesmo tocar com plugins no pc, os bons interfaces audio usb funcionam perfeitamente, isto claro quando utilizados com as drivers certas, quanto ao se usar apple, antigamente era quase norma por causa da estabilidade do macOS, como melhor eficiencia com os softwares DAW etc, hoje em dia não faz sentido, uma maquina windows bem configurada trabalha audio perfeitamente
Podes ver o mesmo trend a acontecer em video, em que até há algum tempo atrás era a grande maioria de malta a usar apple com o final cut pro para edição de video e hoje em dia tens muita malta que mudou para maquinas windows com adobe premiere, resolve etc.
 
Uns são meninos como eu, que andam à procura de algo que lhes sirva melhor an relação custo/benefício e portanto quando perguntam ao suporte de quem fornece o software de CAD, se um AMD já tem suporte total e recebem isto

"--- Please reply above this line / Oberhalb dieser Zeile antworten ---

Dear Antonio,

yes AMD Ryzen CPU work of course without any issue, be advised the software likes
high clock speeds
.

Regards
Dennis"

Tira-me a dúvida do suporte mas deixa outra. De facto há CPUs que se medem em GHz para outras funções que não os joguinhos ;)
Quem já trabalha à muitos anos com AutoCAD original, pago, não precisa de perguntar ao suporte de quem fornece o software, porque sabe como o autoCAD funciona.

O CAD na verdade não gosta de frequência elevada.
O que o CAD gosta realmente é de performance single thread elevada porque, adivinha, é software single thread.

Se a Intel amanhã lançasse um cpu com 4 cores e a 4.1GHz mas IPC 25% superior ao que tem agora, este cpu seria mais rápido no AutoCAD do que o 5GHz 8 cores/16 Threads Emergency-Edition que tem à venda agora.
De igual forma, se os Zen 2 da AMD tiverem aumento de 5% de IPC vs Zen+ e se os Zen 2 fizerem 'só' 4.5GHz, mais 300MHz que os Zen+, é aumento de performance acima de 12% e é suficiente para a AMD ter cpu melhor que qualquer Intel, incluindo o 5GHz.


A frequência é o maior indicador de performance dentro da mesma gama/arquitectura de cpu's nada mais.
 
para gravar uma guitarra, ou mesmo tocar com plugins no pc, os bons interfaces audio usb funcionam perfeitamente, isto claro quando utilizados com as drivers certas, quanto ao se usar apple, antigamente era quase norma por causa da estabilidade do macOS, como melhor eficiencia com os softwares DAW etc, hoje em dia não faz sentido, uma maquina windows bem configurada trabalha audio perfeitamente
Podes ver o mesmo trend a acontecer em video, em que até há algum tempo atrás era a grande maioria de malta a usar apple com o final cut pro para edição de video e hoje em dia tens muita malta que mudou para maquinas windows com adobe premiere, resolve etc.

Eu não uso plugins na guitarra, uso mesmo analógico com pedais etc. Os plugins desvirtuam sempre e nunca dão o mesmo som de um pedal físico :)

No meu caso basta ligar um flanger e um Small Clone e o som da guitarra já não sai em tempo real por USB. Com thunderbolt é sem espinhas, atraso mínimo. Sim a Apple tinha mais estabilidade e melhores latências, agora já não é o caso. O que queria dizer é que muitos produtores ainda optam para Apple, não só porque entretanto se habituaram ao SO mas também porque praticamente todos os modelos têm ThunderBolt 3. Nos portáteis Windows tens de andar a ver um a um até encontrares isso. Os HP Omen têm quase todos, por exemplo, mas muitos portáteis de 1500€-2000€ da Asus, MSI, etc não têm TB3.

Se reparares em fóruns especializados em audio etc, Ryzen nunca são recomendação devido a isso. Mesmo para quem hoje não precise de TB3, nunca se sabe amanhã, até porque o mundo audio não tem limites de exploração e mais vale estar preparado para tudo :)
 
Quem já trabalha à muitos anos com AutoCAD original, pago, não precisa de perguntar ao suporte de quem fornece o software, porque sabe como o autoCAD funciona.

O CAD na verdade não gosta de frequência elevada.
O que o CAD gosta realmente é de performance single thread elevada porque, adivinha, é software single thread.

Se a Intel amanhã lançasse um cpu com 4 cores e a 4.1GHz mas IPC 25% superior ao que tem agora, este cpu seria mais rápido no AutoCAD do que o 5GHz 8 cores/16 Threads Emergency-Edition que tem à venda agora.
De igual forma, se os Zen 2 da AMD tiverem aumento de 5% de IPC vs Zen+ e se os Zen 2 fizerem 'só' 4.5GHz, mais 300MHz que os Zen+, é aumento de performance acima de 12% e é suficiente para a AMD ter cpu melhor que qualquer Intel, incluindo o 5GHz.


A frequência é o maior indicador de performance dentro da mesma gama/arquitectura de cpu's nada mais.

Felizmente o mundo CAD é muito mais abrangente que o autocad.................antes do CAD há quem trabalhe com scanner 3D, no fim ainda há quem tenha o CAM e depois de juntar tudo convém estar seguro que se tem um conjunto (PC incluído) com a máxima compatibilidade/estabilidade.

Resumindo, é melhor perguntar e é melhor não assumir soluções para workloads e softwares desconhecidos ;)
 
Nível cpu acho muita fruta 5ghz em 16 cores na minha opinião, AMD tem que apostar um cpu de 8 cores , etc com bom GHz dedicado em gaming para ter ali um cpu competitivo face a intel , multitask já anda lá .


Cumps
 
5GHz não acredito, sinceramente. Especialmente com tanto core a funcionar. Mas 4.5-4.6? Parece-me uma aposta sólida do que esperar. Com os ganhos em tudo o resto, e um OC leve para talvez fazer 4.7 em todos os cores de forma sustentada.... Já seria algo extremamente bom, um salto interessante.

Claro que cada objectivo poderá ganhar algo com isto ou não. É adaptar às necessidades.
 
AMD começa campanha publicitária dos Ryzen 7 3700X e Ryzen 5 3600X, na Coreia.
Campanha confirma nomes dos cpu's da próxima geração, e convida as pessoas a adivinhar o score que os dois cpu's irão fazer no Cinebench.


Ci3QCsbH5a8xJefi.jpg


O prazo para fazer 'adivinhações' termina no dia 14 de Dezembro.

Por causa disto já se especula que na CES (inicio de Janeiro 2019) serão revelados os valores de Cinebench destes cpu's, até porque será a própria Lisa Su será a host/ irá fazer a apresentação da AMD na CES.
 
Só há um dado que as pessoas quando falam que Intel é melhor do que AMD em gaming se esquecem de referir. O porquê, e o porquê é muito importante.

É somente por questões de arquitectura, os jogos não levam o cpu ao limite. Há jogos que usam 20% dos recursos (8c/16t) do meu 1700 @ 3.9GHz. Pelo preço que custou tem grande poder de processamento em produtividade então muito bom mesmo porque nessas situações a potência do cpu é toda aproveita e aí a Intel fica em maus lençóis.
 
Só há um dado que as pessoas quando falam que Intel é melhor do que AMD em gaming se esquecem de referir. O porquê, e o porquê é muito importante.

É somente por questões de arquitectura, os jogos não levam o cpu ao limite. Há jogos que usam 20% dos recursos (8c/16t) do meu 1700 @ 3.9GHz.

Claro que é por questões de arquitectura. Os processadores não são todos iguais até chegarem a 100% de utilização. Que há jogos que não estão limitados por processador, isso é mais que sabido, mas não são todos. Mesmo nos jogos não limitados por processadores, vão correr melhor num 9900K que num Pentium II 350 mhz. Pode é não fazer diferença na jogabilidade.
Nada disto é novo.
 
Back
Topo