Processador AMD Ryzen / Threadripper

A Techgage.com testou o Threadripper 2990WX no Windows em "default", "Dynamic Local Mode" e com o "Coreprio".

Há programas em que não há diferenças de performance significativa:
IlPZsWg.png


Mas há outros com grandes alterações com o "Coreprio":
L4ERrYF.png


No entanto, quando se testa estes 3 em Windows, contra Linux, a diferença é abismal em Multi-Thread:
nEYuU7N.png


https://techgage.com/article/threadripper-2990wx-performance-coreprio/

Continuo a achar incrível no estado em que os WX estão em Windows. Só não se fala mais nisto, por serem processadores de um nicho muito pequeno.
 
Isso deve ser tramóia da microsoft e das empresas de hardware para poderem vender CPUs, senão comprava-se um CPU de 8 cores e só se trocava muitos anos depois.
 
@possessed Não. :) Este problema acontece nos actuais Threadrippers 2970WX e 2990WX. Sempre pensei que o problema se devia a estes processadores serem sui generis. Metade dos cores acedem à memória directamente, a outra metade acede via proxy (acedem indirectamente via a outra metade), mas parece que o problema também acontece em (alguns?) Epyc, que não têm o mesmo "problema".
Os Epyc foram lançados a meio de 2017. O TR 2990WX foi lançado em Agosto de 2018 e ainda andamos nisto.
 
Sempre estamos a dizer alguma coisa, eu é que não referi a informação toda e não falei do 2970.

Do que eu percebi do que tenho visto é que afecta a performance quando o thread count é superior a 32.
 
@possessed Desculpa, tens razão. Quando li o teu post, por algum motivo, li 64 cores e pensei que te estavas a referir aos próximos "Rome" e depreendi que estarias a falar num problema futuro e não actual.
Sim, pelo que percebo, o problema acontece quando o Windows lida com Zens com mais de 32 threads. :)
 
Eu também quero ver 4 nós em 2U apenas com um processador por nó e 24 discos 2,5 ;)
Infelizmente estas soluções são dual cpu por nó o que com tantos cores não faz sentido para alguns clientes :D
 
Eu também quero ver 4 nós em 2U apenas com um processador por nó e 24 discos 2,5 ;)
Infelizmente estas soluções são dual cpu por nó o que com tantos cores não faz sentido para alguns clientes :D

A AIC, há uns tempos, mostrou algo melhor que isso. 1 chassis de 1U com 2 servidores com 1 Socket AMD Epyc, em que cada servidor tem acesso a 18 SSDs NF1 (O formato da Samsung que deverá ser standardizado como M.3) hot-swappable, mais 2 M.2 internos, para Sistema Operativo.
Basta comprar 2, para se ter 4 nós, single socket, em 2U.
Fica-se com uma quantidade absurda de I/O, sem se usar switch Pci-Ex. 18 NF1+2 M.2 ocupam 80 lanes Pci-Ex, o que para 1 Epyc, não é problema.

6I7RGMe.jpg


MnjF0k7.jpg

Nota: Isto não é 1 servidor dual socket. São 2 servidores single socket.

hmyX5nS.jpg


A board chama-se "Auriga" e está no site deles -> http://www.aicipc.com/en/productdetail/50929


------------------------------------------------------------------------------------------------

Noutra noticia, a Mercury Research publicou números de Market Share da AMD, desde Q4 2017 a Q4 2018:

tYc14V4.jpg


Quase 16% do mercado Desktop e 12% do mercado Notebook. Nada mau.
Os 3,2% do mercado servidor também é bastante bom, dado o tempo que demoram a aparecer novas soluções e o conservadorismo nesse mercado.

------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Os 3,2% do mercado servidor também é bastante bom, dado o tempo que demoram a aparecer novas soluções e o conservadorismo nesse mercado.

Ao contrário dos desktops, as boards (EPYC) nos servidores são mais caras e com menos features do que as da Intel.
Ainda assim, já dei a minha ajuda :P Temos 2 EPYCs na empresa.
 
Menos features? Podes dar exemplos? É que não estou a ver bem de que lado o Epyc tem menos features. :)
Concordo que há muito menos oferta de soluções e os Epyc estão "limitados" a 2 sockets (apesar de 4 para cima ser um mercado bastante pequeno, menos na China).
 
Tava a procura de info sobre os ryzen 3º gen e num dos video tinha isto video era de 1 indiano que mal se percebi mas gostei desta info. Sorry se isto ja foi metido aqui. Mas gosto do preços e dos ghz que fazem...

https://imgur.com/a/bjb0bph
bjb0bph

Fake.
O mais provável é Ryzen 3 4c/8t, Ryzen 5 6c/12t, e Ryzen 7 8c/16t, com se algum dia existir um Ryzen com mais cores, a ser o Ryzen 9, embora desvirtue o Threadripper.

E conta com 4.5Ghz em vez dos 4.2 nos High Tiers por Ryzen, ou seja "R5 3600X" e "R7 3700X".
 
Há uma thread própria para o Zen 2 -> https://forum.zwame.pt/threads/amd-zen2-7nm.1027392/




B7uQZdd.jpg


Quanto ao actual Zen, sairam hoje para o mercado consumidor o Ryzen 3 2300X e o Ryzen 5 2500X. Eles já estavam disponíveis para OEMs desde Setembro de 2018, mas saíram hoje no mercado consumidor.

PCsg4oh.png


6GBM9oJ.png


t6F39PY.png


T9GBm50.png


xN2tiYI.png


uDkxvEQ.png


So where does this AMD? In my professional opinion, the 2300X could be a really nice low-end processor for users that don't want to spend money on integrated graphics they won't use. Add in a 95W stock cooler and at $100-$110, it would be a really nice chip. The 2500X is a harder sell. For the small price gap it fits into, I would tell users to bite the bullet and go for the 2600, or if they need integrated graphics to get the 2400G. The only way the 2500X makes sense is if the 2400G or 2600 isn't available in a particular local market.

https://www.anandtech.com/print/13945/the-amd-ryzen-5-2500x-and-ryzen-3-2300x-cpu-review
 
Back
Topo