Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

Olha que os materiais de 1 carro de luxo não são assim tão mais caros do que os de um carro normal nos dias de hoje. Talvez o dobro mas isso não justifica uma diferença de preços de 20x.
Os custos de desenvolvimento de 1 carro não são muito diferentes quer ele venda 1000 ou um milhão por ano.
Quem compra 1 carro desses não esta na verdade a comprar a qualidade mas sim a exclusividade. Basta ver que 1 ferrari não tem 1 potencia 10x superior a um golf nem faz tempos 10x inferiores

Algo na mesma lógica está a começar a acontecer nas gráficas. Não temos todos que andar com o topo de gama para poder jogar, é obvio que queriamos mas pouco vão ter essa possibilidade
 
Porque ? existe uma entidade reguladora de quanto as empresas podem pedir por cada gráfica ?!?

Entidade reguladora? Não, mas os monopólios são proibídos por algum motivo.


Tambem tens carros a custar 500 mil e 1m de euros mas não é por isso que andamos todos revoltados por termos de andar com as gamas do povo...

Era exatamente esta interpretação que queria evitar, mas serve de referência. Pegando na tua analogia, tens mais do que 2 marcas de carros no mundo, não tens? E não é só uma que tem a capacidade de fazer carros desportivos?

O que me deixa perplexo é, de uma geração para a outra, os preços da gama de topo quase duplicarem

Isto. Nos últimos anos tem sido uma estupidez, falta de concorrência e a constante puxança para cima dos preços da mesma gama. Alguém ainda se lembra do choque quando a NVIDIA anunciou a primeira gráfica de 500€? Eu lembro-me. Hoje estamos a discutir que 2000€ não é demais. Por favor... venha concorrência e depois falamos.

Em vez disso, vemos uma pseudo-elite de obstinados que gastam sem critério, dezenas de milhar de euros em hardware hiper-inflaccionado

Enquanto o pessoal continuar a comprar, eles vão continuar a vender, é simples.
 
Mas qual monopolio ?
és obrigado a comprar gráficas de 1300€ ?
Pegando no significado:
"Monopólio designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem comercializado."
A Nvidia esta praticamente só sem concorrência portanto parece-me óbvio que estão a inflacionar propositadamente os preços das placas.
Existem mais fabricantes de memorias RAM só que combinados entre si estão a fazer exactamente o mesmo.
Tenho pena a AMD ter optado por uma tecnologia cara demais (HBM) que não deu grandes resultados, eles parecem-me numa situação parecida à que estiveram em 2007 na altura ATI, só gostava que a Lisa Su tentasse agora levantar a parte das gráficas...
 
Os monopólios são proibidos quando 1 empresa faz com que as outras vão à falência. Não quando são os consumidores que fazem com que as outras marcas fechem.
Monopólio seria, por exemplo, só a asus poder fabricar certos modelos da amd.

Engraçado que nunca vi ninguem assim irritado com o Windows, com a Nokia quando tinha 90% do mercado, os hdd quando depois das inundações na tailandia ou a apple por práticas abusivas e de tentarem eliminar a concorrencia.

Isto é apenas capitalismo puro e duro. Enquanto as pessoas o aceitarem com as suas carteiras, e a margem de lucro não for suficiente grande para chamar novas empresas, nada vai mudar.
 
Agora tendo em conta as vendas brutais que a AMD teve nas RX470, RX480, RX570 e RX580 para o mining, não percebo porque estão tão atrasados em desenvolvimento de novas gerações depois de tanto dinheiro a entrar, graças em parte ao mining. Será que estão silenciosos prontos atacar? :D
 
tambem não exageres... mesmo com o mining as vendas da amd são zero ah beira da nvidia, o budget de rd da nvidia é do o dobro da amd que faz rd para gpu e cpu, só para teres uma ideia, o que eu acho é o seguintel, alguma coisa vai sair, milagres ? nem por isso, se vai estar a a competir no high end? nem por isso, mas acho que tem potencial para ter umas coisas interessantes até 300€
 
2_kamikaze_2
Tenho ideia que a procura de placas para mining começou bem primeiro com AMD, só muito tempo depois é que passaram a usar Nvidia. Eu nunca antes tinha visto as lojas por todo lado sem stock de placas AMD, os preços subiram brutamente e o stock continuou muito limitado. Acredito que devem ter enchido bem os bolsos, agora para onde foi o €€ isso já nao sei...
 
Queres comparar o relatório financeiro de ambas e a % de vendas de ambas? Mas espero que Amd em breve volte a competir , só tem prejudicado no geral .
Mas pelo que se vê , sai para o ano e sem competir com as de top gama, apenas media e baixa gama .

Cumps
 
Queres comparar o relatório financeiro de ambas e a % de vendas de ambas? Mas espero que Amd em breve volte a competir , só tem prejudicado no geral .
Mas pelo que se vê , sai para o ano e sem competir com as de top gama, apenas media e baixa gama .

Cumps

Isso com o que vão competir ainda não se sabe mas provavelmente vamos ter resposta ao Ray Tracing por parte da AMD ou não, se calhar é mais uma tek flop, vamos ver.
 
Isso com o que vão competir ainda não se sabe mas provavelmente vamos ter resposta ao Ray Tracing por parte da AMD ou não, se calhar é mais uma tek flop, vamos ver.

Amd já tinha apresentado em slides algo do género ao Ray Tracing mas era bom Amd vir em força para haver competição e diminuir o tempo de lançamentos face a nVidia .

Cumps
 
Queres comparar o relatório financeiro de ambas e a % de vendas de ambas? Mas espero que Amd em breve volte a competir , só tem prejudicado no geral .
Mas pelo que se vê , sai para o ano e sem competir com as de top gama, apenas media e baixa gama .

Cumps
Não estou a comparar, estou a falar apenas da AMD. A ideia que tive e pelo que apresentaram pelo menos em 2017 foi um aumento de vendas, até meio deste ano parece que eles não venciam a fabricar placas para vender... Sei de um caso cá de um sr. que comprou cerca de 200 placas para mining a preço inflacionado, fabricar uma RX570 e RX580 não deve custar assim tanto...
Vamos aguardar a ver se a Lisa Su tem alguma carta na manga, ela parece ter capacidade para surpreender mais do que uma vez! :D
 
A AMD lançou uma "Dual Vega", pelo menos por enquanto, só para Datacenter. Especificamente, para o cenário de Desktops Virtuais. Os GPUs são as versão de 56 CU. Cada GPU tem 16 GB de HBM, com ECC. Tem um TDP de 300W.
Usa também um Pci-Ex Switch 48X da Microsemi, que inclui um ARM/FPGA para processador de segurança.

51jAQPa.jpg


Ooy9kKg.jpg


Pt1HIDw.jpg


SQWPYMV.jpg


Antes que alguém pergunte, em Datacenter, é normal as placas serem passivas, visto que recebem o cooling das ventoinhas do servidor.

É provável que a AMD não lance uma versão para o mercado consumidor, mas pelo menos sabe-se que é fazível.

Source: https://www.servethehome.com/amd-radeon-pro-v340-dual-vega-32gb-vdi-solution-launched/
 
Não esperem ver isto no mercado consumidor. Tanto a AMD como a nVIDIA já não estão a apostar no SLI/CFX por isso não faria nenhum sentido lançaram isso.
 
Custa acreditar que com aqueles dissipadores conseguem dissipar calor de dois GPU's mas acredito que possa surgir algo assim no mercado consumidor, não acredito que a R9 295x2 tenha sido a ultima.
 
Em relação à V340 faltou apenas referir que a partição/virtualização é feita por hardware, já a anterior era.
Em relação à exclusividade da placa para o sector profissional não deverá haver grandes dúvidas, até porque a AMD como já disse brevemente terá uma Vega 20 (7nm) que até só foi anunciada como Instinct.
 
Back
Topo