AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Feedback do meu ryzen 5 3600, andei a brincar e penso que estabilizou nisto.

ryzen 5 3600 @ 4167 all cores, 1.284v
Ripjaws V 3200 cl16 @ 3667 cl16, 1.38v

Andou sempre nos ~60ºC, pico de 68ºC com 33ºC de temperatura ambiente em heavy load com GPU a bufar também.
Idle < 40ºC.

Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition.

Se virem algo que esteja a fazer errado ou que possa melhorar digam porque foi a primeira vez a mexer nisto :)

40PP7mZ.png


86RbMtq.png
 
@miguelbazil
Pois, mas repara, eu disse que no 2600 e 2700 ainda valia a pena fazer OC, só nos 2600X/2700X é que já não valia a pena. ;)

Com o 2600 ou 2700 não fazer oc manual é desperdiçar bastante potencial, estão limitados nas frequências que atingem automaticamente, com as versões X nem por isso, com o PBO/XFR já fazem frequências mais altas e puxam +/- o que dão, basta fazer um bocado undervolt por offset na board e os cpu's atingem frequências interessantes para o que podem dar.

Com Zen 2 o oc manual é preocupação menor ainda, a gestão automática das frequências é mais avançada do que nos 2600X/2700X.
Ou seja com o 2600 é natural que tenhas grandes diferenças com oc manual, com Zen 2 as diferenças não são assim tão notórias.


Sobre o upgrade, claro que depende das necessidades, se precisas de multithread a sério já, a diferença do 2600 para 3700X é mesmo enorme e para um 3900X é brutal, mas se o multithread não é essencial a diferença não é assim tão grande que valha o gasto de €€ para já IMO.

Os Zen 3/Ryzen 4xxx vão ser o expoente máximo do AM4 e últimos cpus que vão sair para as nossas mboards, trocar agora por um Ryzen 3xxx se não for imperativo pelos ganhos em multithread acho que não faz sentido, é preferivel esperar para ver como será o canto do cisne dos Ryzen AM4 aka Zen 3. Depois logo se vê se o Zen 3 vale a pena, ou se Zen2 ao desbarato (nessa altura) é melhor opção.
Mas isto é só a minha opinião, claro.
 
Eu estava a pensar no upgrade de 2600/2700 para 3600, pela questao de IPC/velocidade memorias, ai acho que nao compensa. Mas estou de acordo, se for preciso mais cores um 3700/3900X é o caminho.

Os 2600 aos preços de saldo foi excelente, dá para o gasto e deixa em aberto Zen 3 ou zen 2 em saldo.
 
@Rafx @LSeven eu compreendo bem as ideias de esperar, e sei como é ter também o bichinho. Daí estar para ver o que vem aí na Black Friday também.

Uma das razões para considerar isso, é mesmo por desenvolvimento. Uma parte de mim tem interesse em ir aprender e cavar em Elastic Search, por exemplo, e experimentar com outros tipos de BD para ajudar à minha formação pessoal e curiosidade. Isto sem contar que tenho ali um curso de Udemy para Unity... Começo a olhar para os cores como algo que vai dar jeito ;)
 
Esse é um dos casos em que o 3700X justifica. Eu acho que os 200mhz do 3600X não justificam porque os 60€ são melhor aplicados para subir o escalão da placa grafica.

No meu caso como troco pouco de hardware, se dividir a diferenças por 5 anos dá menos de 30 euros por ano. O factor principal para mim foi o facto das novas consolas serem 8 cores, e eventualmente também vai dar jeito no processamento de fotografia :).

Uma B450-A Pro + 3600 + 16Gb de ram são 6c/12t por menos de 400€ é brutal. Durante muito tempo só um 4c/8t da Intel (6700K/7700K) custava isso. Isto serve para dar uma ideia do que tem sido esta "mini revolução" dos Ryzen, e do regime a que estávamos sujeitos com a Intel.

edit: E está a mudar, os numeros no reddit são esclarecedores. O subforum da AMD tem 270k subscritos/4041 online VS Intel 58k subscritos/358 online VS Nvidia 205,5k subscritos/1095 online...
 
Última edição:
É a Gigabyte X570 Gaming X. Não sei se dá para puxar mais mas neste momento só queria o CPU fresco e silencioso e com a performance que desse para extrair. Talvez consiga mais no futuro com um cooler melhor :)

EDIT: Tens aqui a config feita com a ajuda do pessoal do forum.

Hum, esta board tem aspecto que a posição do chipset tem espaço para um dissipador passivo.

Tenho aqui 3 dissipadores de northbridges de boards LGA 775... O impedimento de usa-los é mesmo a gráfica...
 
Mas pela questão do ruido? Confesso que ainda não dei por ela mas também tenho 3 fans velhas (barulhentas).

No entanto não sei como é que essa fan do chipset envelhece e se vou ter problemas.
 
Ontem instalei a F5 Beta, melhorou o single core ligueiramente e quase nada no Multi. A correr Cinebench tenho dois cores que chegam a 4396mhz e o score passou de 505 para 510. Em multi está com os 8 cores a 4034mhz e score subiu uns 3/4 pontos (acho que ficou nos 4864).

Demorou mais porque fui passarinho, tinha o perfil das memórias gravado mas foi esmagado, tive que carregar tudo novamente.
 
Mas pela questão do ruido? Confesso que ainda não dei por ela mas também tenho 3 fans velhas (barulhentas).

No entanto não sei como é que essa fan do chipset envelhece e se vou ter problemas.

O problema é esse, quando esta fan ficar gasta é que o barulho aparece... E as pequenas são sempre as mais irritantes.

De qualquer forma vou ficar pelo B450, já que não existe X570 microATX (ou melhor, apenas uma Asrock que nem sinal) e as ITX são um assalto.
 
Pois, como acontecia na minha xfx 790i ultra sli (coisas que um tipo compra 1x na vida :p ).

Eu só tenho a X570 porque foi oferecida, também já li algures que se pode retirar a fan. Mas não me vou aventurar nisso enquanto não tiver as novas fans para a caixa.
 
Adquiri recentemente um 3700x e acho as temps muito esquisitas.
Chego a ter picos de 80c a jogar, mas a média anda nos 65/75c
Passei o prime95 e fica nos 67c com os cores a 100%.
Isto é normal?
O cooler é um dark rock slim.
 
Pois, como acontecia na minha xfx 790i ultra sli (coisas que um tipo compra 1x na vida :p ).

Eu só tenho a X570 porque foi oferecida, também já li algures que se pode retirar a fan. Mas não me vou aventurar nisso enquanto não tiver as novas fans para a caixa.

A board tem monitoramento da temp do chipset? o que eu fazia se tivesse uma caixa bem arejada, era remover a fan e os plásticos e deixar só o dissipador a mostra. Esta ai até tem um dissipador relativamente largo e não tem a gráfica a cobrir.
 
Eu como detesto barulho era uma das questões que tinha com as X570, mas os relatos de novas bios indicavam que era um falso problema.

Este fds ja monto naquela zona uma scythe 140mm/800rpm para meter o perfil no "silent" que se as temperaturas forem boas a ventoinha do chipset fica parada. Agora também não sei se parada é bom :)...
 
Isto é normal?
Sim. É normal.

Os picos acontecem porque a temperatura reportada é a temperatura do core mais quente e não uma temperatura média do CPU.

Em cargas single core, há um core que atinge o boost máximo o que resulta numa temperatura alta nesse core. Embora os restantes cores estejam "frios", a temperatura reportada é a desse core muito quente.

Em cargas multi core, nenhum core atinge o boost máximo e por isso atingem temperaturas mais baixas, embora o consumo total seja maior e haja mais calor para dissipar.
 
Back
Topo