1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por JPgod, 27 de Outubro de 2020. (Respostas: 388; Visualizações: 16223)

1. xgam3r

xgam3r Power Member

2. Exabyte

Exabyte Power Member

Estive à espera 21 dias para ver o meu :boredo:

3. jvidia

jvidia Power Member

:bigrinbo:

4. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Afinal, qual é o propósito ao certo do Dram Calculator? É colocar isto 1:1?
    Tentei meter todos os valores de safe, e dá sempre fail... Alguma forma de saber pelo menos o porquê de não dar?
    MSI B550 Tomahawk, 5900X e 2x8gb 3600Mhz Cl16 (b-die).

5. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Se descobrires avisa-me, que com a gráfica agora não consigo aceder à pilha e desisti de tentar que funcionasse hahaha

6. r3dleh

r3dleh Power Member

reduzir as latências optimizar o desempenho. Consegui usar o dram calculator sem problemas tanto com o summit ridge ou vermeer, ambos com fast settings. Apora o divider continua a 3:50 ou 1:16

7. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

A tua bios não tem uma opção para voltar ao default quando falha? a minha quando falha duas vezes em dar boot, aparece mensagem a dizer que deu fail, para pressionar F1 para ir ao setup e alterar as coisas. Por acaso dá bastante jeito...

8. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Tem mas nem sempre funciona. Parte das vezes o PC fica ligado e não faz post

9. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Primeiras brincadeiras com sucesso, penso eu, com o Dram Calculator
    Ram a 3600mhz cl14, 1.4v. Com os 1.35 recomendados dava fail.
    Não sei se falhei algum valor, mas a maioria deles está :)

Edit: Estava a ter erros de memória no memtest, mesmo com 1.45v, tive que voltar a stock.

PS: Sim as temperaturas do meu CPU estão más, o Scythe Fuma 2 já está a caminho ;)

Última edição: 27 de Novembro de 2020
  10. MaNoFtHeGrAsS

MaNoFtHeGrAsS Power Member

podes sempre agarrar em fios jumper ( por exemplo aqueles do arduino, macho-femea) e deixas la pendurado. encostas as 2 pontas quando queres dar reset e pronto xD

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bom, board esquisita esta. Quer a MSI, quer a Giga quando falha o POST, dá reset tudo em default e ai entro na BIOS para reconfigurar (os settings estão todos lá na mesma, nao perde-se)

12. Folken

Folken Power Member

Qual o cooler que usas?

13. xgam3r

xgam3r Power Member

scythe fuma 2

14. Não conhecia este modo de tortura lol mas não se safa nada mal. Limites PPT, TDC e EDC removidos, de resto stock:

Com os limites default nem aquece (além de perder 650MHz de boost all-core):

Última edição: 27 de Novembro de 2020
  15. MrFroggy75

MrFroggy75 Suspenso

Já recebeste o teu 5900X ? E que tal?

16. Boas pessoal. Enquanto espero que o Ryzen 5600x volte a estar em stock, esotu a montar o resto do pc.

Comprei um kit de 2x8gb G.Skill Ripjaws V - 3200 mhz CL16 (com latência de 16-18-18-38-2N), mas depois fiquei na dúvida se fiz bem.
    Os benchmarks dizem que as 3600mhz são melhores para a série 5000 da Ryzen, mas as 3600mhz que eu vi, apesar de serem CL 16, têm latência de 16-19-19-39.

O preço não difere muito.

O que acham?
    3200mhz (16-18-18-38-2N)
    ou
    3600mhz CL 16 ( 16-19-19-39 )

para o Ryzen 5600x?

17. Sinceramente e tendo um 5600x nem sei que te responder @Tyrande . Tenho as memórias a 3200mhz 14-14-14-34 e não vi um único jogo multiplayer, repito, um único que não tenha pelo menos 200/250fps se excluir bottleneck gráfico. Não dúvido que os 3600mhz sejam o valor sweet spot, mas desconfio da real vantagem disso, dado que estes processadores são umas bestas para jogos. Mais 10fps, menos 10fps, tendo em conta o tempo que se perde a afinar settings etc, é-me irrelevante

18. TiagoMoreira

TiagoMoreira Power Member

Comprei um 5800x, tenho um cooler lian li galahad 240. Mas as temperaturas, já chegaram a 80 em utilização máxima do processador. É uma temperatura boa ou é muito alto?
    Recebi ontem a build e é a primeira vez que tenho um PC assim
    Obrigado

19. M4N!4K

M4N!4K Power Member

as 3600MHz normalmente são CL16, logo umas 3200 cl14 não têm uma diferença notória digna de registo :)

A bem ver, mesmo umas 3200cl16 não têm uma diferença por aí além :)

20. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Chegou o meu Fuma 2 para o 5900x. Já dou idle nos low 30's e em load mal passa dos 81/82 ao invés de estar nos 90 com o antigo. Ficou a roçar no acrílico mas coube :D .