AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Afinal, qual é o propósito ao certo do Dram Calculator? É colocar isto 1:1?
Tentei meter todos os valores de safe, e dá sempre fail... Alguma forma de saber pelo menos o porquê de não dar?
MSI B550 Tomahawk, 5900X e 2x8gb 3600Mhz Cl16 (b-die).
 
Afinal, qual é o propósito ao certo do Dram Calculator? É colocar isto 1:1?
Tentei meter todos os valores de safe, e dá sempre fail... Alguma forma de saber pelo menos o porquê de não dar?
MSI B550 Tomahawk, 5900X e 2x8gb 3600Mhz Cl16 (b-die).
Se descobrires avisa-me, que com a gráfica agora não consigo aceder à pilha e desisti de tentar que funcionasse hahaha
 
reduzir as latências optimizar o desempenho. Consegui usar o dram calculator sem problemas tanto com o summit ridge ou vermeer, ambos com fast settings. Apora o divider continua a 3:50 ou 1:16
 
Se descobrires avisa-me, que com a gráfica agora não consigo aceder à pilha e desisti de tentar que funcionasse hahaha

A tua bios não tem uma opção para voltar ao default quando falha? a minha quando falha duas vezes em dar boot, aparece mensagem a dizer que deu fail, para pressionar F1 para ir ao setup e alterar as coisas. Por acaso dá bastante jeito...
 
Primeiras brincadeiras com sucesso, penso eu, com o Dram Calculator
Ram a 3600mhz cl14, 1.4v. Com os 1.35 recomendados dava fail.
Não sei se falhei algum valor, mas a maioria deles está :)

Edit: Estava a ter erros de memória no memtest, mesmo com 1.45v, tive que voltar a stock.

PS: Sim as temperaturas do meu CPU estão más, o Scythe Fuma 2 já está a caminho ;)
Z5wKsr7.png
 
Última edição:
Bom, board esquisita esta. Quer a MSI, quer a Giga quando falha o POST, dá reset tudo em default e ai entro na BIOS para reconfigurar (os settings estão todos lá na mesma, nao perde-se)
 
Boas pessoal. Enquanto espero que o Ryzen 5600x volte a estar em stock, esotu a montar o resto do pc.

Comprei um kit de 2x8gb G.Skill Ripjaws V - 3200 mhz CL16 (com latência de 16-18-18-38-2N), mas depois fiquei na dúvida se fiz bem.
Os benchmarks dizem que as 3600mhz são melhores para a série 5000 da Ryzen, mas as 3600mhz que eu vi, apesar de serem CL 16, têm latência de 16-19-19-39.

O preço não difere muito.

O que acham?
3200mhz (16-18-18-38-2N)
ou
3600mhz CL 16 ( 16-19-19-39 )

para o Ryzen 5600x?
 
Sinceramente e tendo um 5600x nem sei que te responder @Tyrande . Tenho as memórias a 3200mhz 14-14-14-34 e não vi um único jogo multiplayer, repito, um único que não tenha pelo menos 200/250fps se excluir bottleneck gráfico. Não dúvido que os 3600mhz sejam o valor sweet spot, mas desconfio da real vantagem disso, dado que estes processadores são umas bestas para jogos. Mais 10fps, menos 10fps, tendo em conta o tempo que se perde a afinar settings etc, é-me irrelevante
 
Comprei um 5800x, tenho um cooler lian li galahad 240. Mas as temperaturas, já chegaram a 80 em utilização máxima do processador. É uma temperatura boa ou é muito alto?
Recebi ontem a build e é a primeira vez que tenho um PC assim
Obrigado
 
Sinceramente e tendo um 5600x nem sei que te responder @Tyrande . Tenho as memórias a 3200mhz 14-14-14-34 e não vi um único jogo multiplayer, repito, um único que não tenha pelo menos 200/250fps se excluir bottleneck gráfico. Não dúvido que os 3600mhz sejam o valor sweet spot, mas desconfio da real vantagem disso, dado que estes processadores são umas bestas para jogos. Mais 10fps, menos 10fps, tendo em conta o tempo que se perde a afinar settings etc, é-me irrelevante
as 3600MHz normalmente são CL16, logo umas 3200 cl14 não têm uma diferença notória digna de registo :)

A bem ver, mesmo umas 3200cl16 não têm uma diferença por aí além :)
 
Chegou o meu Fuma 2 para o 5900x. Já dou idle nos low 30's e em load mal passa dos 81/82 ao invés de estar nos 90 com o antigo. Ficou a roçar no acrílico mas coube :D .
 
Boas Malta estou a ter alguns problemas com o OC da RAM... o Dram calculator aceita o que lhe meto, mas depois no teste memtech, aparece erros... deixo aqui a foto https://photos.app.goo.gl/6BQsC4LsmJdR6Nrr7, A única diferença que vejo no caso do OC a ram... é que no local do CPU-z em vez de dizer NB frequency diz UNcore Frequency... e usei essa frequência como se fosse a NB frequency será este o problema para detetar erros no teste?

https://drive.google.com/file/d/1vKKKTIoBq3nrIc-6CG8IfS0K0eJyHmIC/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1arcdCQ5Z1gqiaz0LIjYA4iy1YRqP6w4W/view?usp=sharing
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo