Apple HomePod (tópico oficial)

Na minha opinião, se não for pelas funcionalidades só precisas de um speaker e não da parte smart. E aí tens muita escolha a preços muito melhores.

Há muitas alternativas mas de acordo com os testes vistos até aqui (entre os quais se destaca este: https://www.reddit.com/r/audiophile/comments/7wwtqy/apple_homepod_the_audiophile_perspective/), não parece haver opções com melhor som a preços inferiores.

Dito isto, há muitas opções com som inferior e preço muito mais baixo. Aí cada um saberá o que mais valoriza e quanto quer e pode gastar.

Para mim, por exemplo, o HomePod não é interessante. Tenho em casa sistemas substancialmente mais caros (amplificadores e colunas), outros a preços semelhante (Sonos) e ainda outros de preço inferior e mais funcionais (Amazon Echo). Todos suportam Spotify mas não Apple Music (exceto a Sonos que suporta ambos). Enquanto o HomePod não suportar Spotify, simplesmente não se integrará na minha casa.

Quando (e se) o HomePod suportar Spotify, ponderarei substituir as colunas Sonos por HomePods.

Quanto aos Echos, mesmo que a Siri venha a conseguir competir com a Alexa, continuarei a não estar interessado porque tenho vários Echo Dots baratíssimos com line out a enviar o som para amplificadores e esse é um mercado onde a Apple não compete e não estará interessada em competir (compreendo perfeitamente que, de momento, vender aparelhos a 40 € faça sentido para a Amazon e para o Google mas não para a Apple).
 
28308435_2039706842917420_934638912_n.jpg


Mandei vir de UK [forward2me]. Todos os meus devices são Apple e uso Apple Music. Inclusive uso bastante a Siri, cada vez mais [em inglês]. Funciona como as reviews dizem, sem tirar nem por. Tem um som fantástico, mesmo muito bom. Não sou audiófilo mas é a melhor coluna que ouvi até hoje e tive em casa na semana passada uma Bowers & Wilkins Zeppelin onde custa o dobro e tem um som fantástico.

Se quiserem ver alguma dúvida esclarecida, força.
 
Viva malta,
Cheguei dos EUA com um HomePod na bagagem (correu bem, mas podia ter corrido mal...).
Depois de uma semana de uso faço aqui uma pequena review acerca da minha experiência até agora. Provavelmente escreverei coisas que já saberão mas direi na mesma.

1. HomePod não é uma coluna bluetooth convencional. É um aparelho que funciona completamente independente de qualquer outro device. Como? Através de ligação à internet, através de rede Wi-Fi usando a conta iCloud da apple. O que significa que para estabelecer e definir as configurações iniciais é necessário um iphone ou ipad. com iOS11.2 e a rede Wi-Fi. Como tudo o que é Apple, a configuração inicial é brutalmente simples.
A primeira conclusão que se tira é que, quem não possuir iPhone ou iPad com iOS11.2 não pode configurar nem usar o HomePod.
Então e quem tem conta Apple mas tem um Samsung Android, pode usar HomePod? Não, não pode.

2. Depois de configurado o que é que se faz com o HomePod? No que diz respeito a tocar música há duas opções:
A) Dizer Hey Siri, play XXXX. Neste caso o HomePod, através da ligação à net vai usar a conta AppleMusic do utilizador e toca a música ou o album que foi pedido. Nesta fase ainda só há Siri para HomePod em Inglês (americano, britânico ou australiano). Mas é verdadeiramente IMPRESSIONANTE a forma como reconhece e "acorda" quando dizer HeySiri, esteja a tocar música ou não. A sensibilidade dos microfones é brutal e a precisão da compreensão do que se pede é fantástica. Claro que como dizes "hey siri, play XXX", também percebe com brutal precisão "Hey siri, volume up, volume down, next track, stop, from begining...". Para usar desta forma o HomePod com alguma utilidade é pois necessário: ter conta subscrita na Apple Music e saber falar minimamente Inglês.
A Siri tb percebe facilmente outras expressões como "What time is it" "set alarm fot 12h30", "how's the weather today" ...

B)A segunda opção para por o HomePod a tocar é pegar no iPhone ou iPad e definir como saída de audio o HomePod. E isso demora 3s. Basta ir ao painel de controlo (deslizar de baixo para cima (no X é diferente)) tocar nos comando da música no canto superior direito e selecionar HomePod. A partir deste momento é possível fazer streaming para HomePod de qualquer coisa que ponhamos a tocar no iPhone ou no Ipad, seja do Spotify, seja do YouTube seja de som de um filme, etc. Fácil. Ligar a Apple TV não é tão imediato mas é igualmente fácil. Basta ir ao menu de saída de audio e selecionar o HomePod.

3. A qualidade do som tem algo de subjetivo mas posso dizer que é completamente surpreendente. Não sei dizer nada muito técnico mas é incrível o equilíbrio de som. Não há distorção de qualquer espécie mesmo em volume muito alto. Os graves são fenomenais. Os agudos nítidos sem serem agressivos. Comprei há pouco tempo a Marshall Kilburn e posso dizer que o HomePod é claramente superior em todos os aspetos. Penso que a equalização está definida mais para pop do que para música clássica ou Jazz, mas mesmo aqui não se porta mal. E não importa o local onde se coloca o aparelho, o som é igualmente consistente em todos os locais porque ele próprio se auto ajusta, uma vez que tem colunas de saída em 360 graus.

4. É um device esteticamente muito bonito. Tenho o branco. Apenas tem um fio que o liga à corrente e nada mais. Não há interruptor. Sim, está sempre ligado e a siri sempre alerta (consumo é inferior a lâmpada led, diz a Apple). Depois só tem na parte superior alguns touch controls. O + e o - do volume e a parte central que pode ser usada como Stop (1 toque), próximo track (2 toques), track anterior (3 toques). Nessa zona, aparece um sinal luminoso quando a siri está em utilização.

5. Perguntas que eu tinha e que já esclareci.
- A siri reconhece outras pessoas além de mim? Sim. Qualquer pessoa da casa pode pedir o que quiser à sir que ela responde, desde que seja em Inglês.
- Pessoas na mesma casa podem reproduzir música com o iPhone delas através do HomePod? Sim, desde que estejam ligadas na mesma rede WI-FI. O processo é exactamante o mesmo. Com 3 segundos e liga ao HomePod.
- Posso levar a HomePod para outra casa? Sim pode, mas é necessário voltar ao início na configuração, acima de tudo para estabelecer as novas definições de ligação à internet. Não é um processo muito ágil.
- Posso fazer mais coisas além de ouvir música e ser um output de audio dos vários devices? Sim. Além das várias respostas que a siri pode dar (tempo, alarmes, horas, notícias...) o HomePod está incluído na aplicação Casa. Isto é, quem tem aparelhos "inteligentes" pode usar o HomePod para os controlar, tipo apagar e acender luzes, etc. Não tenho experiência disto.

Conclusão:
  • Penso que este aparelho é brutal. Penso que vale bem o preço, principalmente tendo em conta que o paguei nos EUA.
  • Só faz sentido para quem tem iPhone.
  • É maximizado a sua utilização para quem é subscritor de Apple Music.
  • Tira completo partido dele quem tem outros devices HomeKit.
  • O som é absolutamente fantástico, tendo em conta o seu tamanho.
Bem dou conta que isto está um testamento..... Qualquer dúvida digam. Boa música!
 
28308435_2039706842917420_934638912_n.jpg


Mandei vir de UK [forward2me]. Todos os meus devices são Apple e uso Apple Music. Inclusive uso bastante a Siri, cada vez mais [em inglês]. Funciona como as reviews dizem, sem tirar nem por. Tem um som fantástico, mesmo muito bom. Não sou audiófilo mas é a melhor coluna que ouvi até hoje e tive em casa na semana passada uma Bowers & Wilkins Zeppelin onde custa o dobro e tem um som fantástico.

Se quiserem ver alguma dúvida esclarecida, força.

Em quanto ficou com o serviço forward2me?

Obrigado
 
- A siri reconhece outras pessoas além de mim? Sim. Qualquer pessoa da casa pode pedir o que quiser à sir que ela responde, desde que seja em Inglês.

Isso não é bem a minha noção de reconhecer... reconhecer é asssociar a voz da pessoa A à pessoa A, a voz da pessoa B à pessoa B, and so on and so on...
E pelo que já li e ouvi a Siri é completamente "burra" a esse nível... O que estás a dizer é que para e "ela" tu, o teu irmão, o teu pai, a tua mãe ou o teu vizinho pedirem para ler as SMSs é tudo igual e ela irá mesmo lê-las (as tuas SMSs) independentemente de quem lhe peça, pois ela não reconhece quem lhe está a pedir. E isto é uma "feature" muita fatela.
 
Isso não é bem a minha noção de reconhecer... reconhecer é asssociar a voz da pessoa A à pessoa A, a voz da pessoa B à pessoa B, and so on and so on...
E pelo que já li e ouvi a Siri é completamente "burra" a esse nível... O que estás a dizer é que para e "ela" tu, o teu irmão, o teu pai, a tua mãe ou o teu vizinho pedirem para ler as SMSs é tudo igual e ela irá mesmo lê-las (as tuas SMSs) independentemente de quem lhe peça, pois ela não reconhece quem lhe está a pedir. E isto é uma "feature" muita fatela.

Sim, é isso. Apenas funciona com uma conta iCloud. Apenas quis dizer que reconhece muito bem as instruções, independentemente de quem as diz, desde que seja em Inglês.
 
28308435_2039706842917420_934638912_n.jpg


Mandei vir de UK [forward2me]. Todos os meus devices são Apple e uso Apple Music. Inclusive uso bastante a Siri, cada vez mais [em inglês]. Funciona como as reviews dizem, sem tirar nem por. Tem um som fantástico, mesmo muito bom. Não sou audiófilo mas é a melhor coluna que ouvi até hoje e tive em casa na semana passada uma Bowers & Wilkins Zeppelin onde custa o dobro e tem um som fantástico.

Se quiserem ver alguma dúvida esclarecida, força.


Parabéns Miguel! :)

Tenho 2 questões: A primeira é se, comparativamente à minha HC (aqui não sei se te recordas da qualidade de som dela ou não, mas faço a perg na mesma), o som é superior.

A segunda é se, quando não estas a usar, a coluna fica em "pseudo-standby" sem emitir aquele som típico de ruído de terra (no caso quando tens a coluna configurada num volume mais alto, mas não está a reproduzir).

Acho que me fiz entender, :)

Abraço!
 
Já não me lembro bem do som para conseguir comparar, mas olha que o HomePod enche muito bem uma sala de estar e nota-se um bass bem controlado e tão bom de ouvir.

Na segunda questão, está em total silencio, não ouves mesmo nada. Até pensas que está desligada, mas se carregares na parte superior começa a tocar ou se chamares a Siri :)

Abraço
 
Parabéns Miguel! :)

Tenho 2 questões: A primeira é se, comparativamente à minha HC (aqui não sei se te recordas da qualidade de som dela ou não, mas faço a perg na mesma), o som é superior.

A segunda é se, quando não estas a usar, a coluna fica em "pseudo-standby" sem emitir aquele som típico de ruído de terra (no caso quando tens a coluna configurada num volume mais alto, mas não está a reproduzir).

Acho que me fiz entender, :)

Abraço!

Só posso ajudar na segunda pergunta. O som em standby é zero.
 
Parabéns Miguel! :)

Tenho 2 questões: A primeira é se, comparativamente à minha HC (aqui não sei se te recordas da qualidade de som dela ou não, mas faço a perg na mesma), o som é superior.

A segunda é se, quando não estas a usar, a coluna fica em "pseudo-standby" sem emitir aquele som típico de ruído de terra (no caso quando tens a coluna configurada num volume mais alto, mas não está a reproduzir).

Acho que me fiz entender, :)

Abraço!

Em nenhum setup de audio feito minimamente razoavel se deverá ouvir o ruido que falas quando não está a reproduzir (pelo menos em setups de casa, se for em PA de concerto a conversa já é outra, mas são outras voltagens e outras impedancias ohmicas).
Se num setup caseiro existir esse ruido, é pq existe um problema na corrente eletrica ou num dos condutores da cablagem que passa o sinal de audio
 
E veio um HomePod cá para casa.
Desde que foi apresentado fiquei com vontade de o comprar, as reviews falam maravilhas sobre a qualidade do som e como sou subscritor do Apple Music (graças ao meu tarifário Yorn X 5GB) é ouro sobre azul.
Junto a isso a minha paixão por música e por tecnologia. Posso dizer que essa "pequena" coluna dá um som fantástico, estou impressionado! A Siri ouve-me até com a música no máximo e raramente se engana nas sugestões musicais que me faz.
Chamem-me fanboy, mas adoro o HomePod, é uma bela peça de tecnologia. Concordo, no entanto, que precisa de muito trabalhinho a nível de software. A Siri é burra pra caramba! [emoji16]

Sobre como comprei, visto que não há em Portugal, foi através do OLX, a um rapaz que o comprou em Inglaterra. Veio imaculado e com a fatura de compra, caixa, plásticos, etc. Quem não caça com cão, caça com gato.


 
Última edição:
E veio um HomePod cá para casa.
Desde que foi apresentado fiquei com vontade de o comprar, as reviews falam maravilhas sobre a qualidade do som e como sou subscritor do Apple Music (graças ao meu tarifário Yorn X 5GB) é ouro sobre azul.
Junto a isso a minha paixão por música e por tecnologia. Posso dizer que essa "pequena" coluna dá um som fantástico, estou impressionado! A Siri ouve-me até com a música no máximo e raramente se engana nas sugestões musicais que me faz.
Chamem-me fanboy, mas adoro o HomePod, é uma bela peça de tecnologia. Concordo, no entanto, que precisa de muito trabalhinho a nível de software. A Siri é burra pra caramba! [emoji16]

Sobre como comprei, visto que não há em Portugal, foi através do OLX, a um rapaz que o comprou em Inglaterra. Veio imaculado e com a fatura de compra, caixa, plásticos, etc. Quem não caça com cão, caça com gato.



Boa! Agora é curtir o som que sai daí. Cá em casa é certinho. toca quase todos os dias.
 
Boa! Agora é curtir o som que sai daí. Cá em casa é certinho. toca quase todos os dias.

Também o tens? É o preto ou o branco? Eu gosto imenso do branco, só estive reticente devido ao facto de ser revestido a tecido.

Deu-me trabalho a conectar, pois tinha obrigatoriamente de ter a autenticação de dois fatores ligada e deu trabalho ao ativar isso, confirmar aqui, colocar senha ali, ver o código que enviámos acolá... enfim. Tinha acabado de a receber e estava ansioso para a usar, no entanto tive de perder uns belos minutos com isso. É que quando estava a configurar o iPhone X aparecia o popup do HomePod no iPhone SE e começava tudo do 0. A sincronização do HomePod e a ativação de dois fatores.

O que me surpreendeu é que o HomePod tem toda a informação do Apple Music dentro dele, isto é, sem precisar de ir ao iPhone buscar os dados. Eu tinha os iPhones no quarto (onde não apanho Wifi, por estar longe) e o HomePod na sala e mesmo assim colocava qualquer música e tinha acesso a toda a toda a minha biblioteca. Eu pensava que precisava de ir ao iPhone buscar a informação.

Colunas inteligentes e autónomas, algo ainda muito recente para mim. :D
 
Também o tens? É o preto ou o branco? Eu gosto imenso do branco, só estive reticente devido ao facto de ser revestido a tecido.

Deu-me trabalho a conectar, pois tinha obrigatoriamente de ter a autenticação de dois fatores ligada e deu trabalho ao ativar isso, confirmar aqui, colocar senha ali, ver o código que enviámos acolá... enfim. Tinha acabado de a receber e estava ansioso para a usar, no entanto tive de perder uns belos minutos com isso. É que quando estava a configurar o iPhone X aparecia o popup do HomePod no iPhone SE e começava tudo do 0. A sincronização do HomePod e a ativação de dois fatores.

O que me surpreendeu é que o HomePod tem toda a informação do Apple Music dentro dele, isto é, sem precisar de ir ao iPhone buscar os dados. Eu tinha os iPhones no quarto (onde não apanho Wifi, por estar longe) e o HomePod na sala e mesmo assim colocava qualquer música e tinha acesso a toda a toda a minha biblioteca. Eu pensava que precisava de ir ao iPhone buscar a informação.

Colunas inteligentes e autónomas, algo ainda muito recente para mim. :D

Uma pergunta... Na configuração inicial, a Siri no iPhone tem de estar em inglês ou pode estar em PT-Br?
 
Também o tens? É o preto ou o branco? Eu gosto imenso do branco, só estive reticente devido ao facto de ser revestido a tecido.

Deu-me trabalho a conectar, pois tinha obrigatoriamente de ter a autenticação de dois fatores ligada e deu trabalho ao ativar isso, confirmar aqui, colocar senha ali, ver o código que enviámos acolá... enfim. Tinha acabado de a receber e estava ansioso para a usar, no entanto tive de perder uns belos minutos com isso. É que quando estava a configurar o iPhone X aparecia o popup do HomePod no iPhone SE e começava tudo do 0. A sincronização do HomePod e a ativação de dois fatores.

O que me surpreendeu é que o HomePod tem toda a informação do Apple Music dentro dele, isto é, sem precisar de ir ao iPhone buscar os dados. Eu tinha os iPhones no quarto (onde não apanho Wifi, por estar longe) e o HomePod na sala e mesmo assim colocava qualquer música e tinha acesso a toda a toda a minha biblioteca. Eu pensava que precisava de ir ao iPhone buscar a informação.

Colunas inteligentes e autónomas, algo ainda muito recente para mim. :D

Viva! Sim tenho o branco. Fiz uma análise com alguns m detalhe alguns posts atrás, no #64.
Estranho essa questão da configuração. No meu caso foi extremamente simples, como costumam ser estas coisas na Apple.
E sim, ele funciona completamente independente dos outros devices. Apenas precisa de ligação à net e de uma conta da Apple Music. Mas não te impede de fazeres streaming de qq aplicação que tenhas no telemóvel.
 
Não sei se percebi bem a pergunta mas a HomePod só funciona com Siri em inglês.

Sim, a Siri da HomePod, para já, é só inglês. Mas aquando da configuração inicial da HomePod, o nosso iPhone tem de ter a Siri em inglês ou pode estar em PT-Br? Neste momento, tenho a Siri no iPhone em PT-Br. No caso de comprar a HomePod, para fazer a configuração inicial, tenho de mudar a Siri para inglês no iPhone?
 
Back
Topo