Assistência técnica Nikon muito má.

Uma limpeza de sensor deve andar pelos 40, 50€, mas não sei - aqui na Suíça anda por esses preços.
Com o sensor limpo deves conseguir alguns disparos, não me parece que tenhas que limpar o sensor no final de cada sessão.
E quando as manchas não são muito pronunciadas, em aberturas elevadas (que é o que se usa normalmente) nem as vês.

Li em algum lado, a certa altura (não me lembro onde nem quando), um individuo a dizer que precisou de 4 limpezas do sensor da D800 dele e que a partir daí nunca mais deu pelos "espirros" de óleo.
Claro que se deve limpar o sensor de vez em quando...

Experimenta mandar limpar a alguém que entenda bem do assunto e vê como é que fica e quanto tempo demora a aparecer de novo.
Estando a máquina sem garantia esquece a Nikon, eles não te vão assumir nada.

Cumps
 
Isso é muito mau.
No entanto, vou ali a sempreid, que pelo que li me parecem de confiança, ver o que eles me dizem.
Entretanto, vi o sensor da máquina, e este pareceu- me limpo. Não vi nada a olho nu, mas no espelho tem, de facto umas coisinhas que podem estar a interferir.

Cumprimentos;
 
Certo, pensava que tinha influencia directa na fotografia. Provavelmente deve de servir para outra coisa.

Indeed, a sempre id já não dá assistência técnica a máquinas nenhumas. Vou hoje a Ana e Cabrita (AFF, acho eu) para ver o que eles dizem acerca deste problema. Pediram 33 euros para a limpeza do sensor (se for só limpeza). Se for mais coisas disseram- me que depois davam orçamento.
Espero que sejam de confiança.

Cumprimentos;
 
Que medo, se eu não fosse Canon all the way e ponderasse nikon isto era razão suficiente para me afastar da marca.

Se há coisa que me chateia mesmo são problemas crônicos, ainda para mais conhecidos e partilhados por vários modelos. Pior ainda quando a assistência técnica deixa muito a desejar.
 
A mim o que me parece é que o pessoal gosta muito de amplificar os problemas, certo que tanto a D600, D750 e D800 tiveram problemas mas não foram os mesmos...

D600: Oleo no sensor, este foi o único que a Nikon não reconheceu mundialmente, acho que foi só reconhecido para os EUA e Canada.
D750: um espelho qualquer faz reflexo para o sensor quando em contra luz, este problema foi assumido mundialmente pela Nikon
D800: Os pontos de foco mais a esquerda não focavam bem nas premiaras series, problema também reconhecido pela Nikon mundialmente.

Outra coisa, qualquer DSLR, seja de que marca for e de que ano for vai inevitavelmente ficar com lixo no sensor, é algo que usar um suprador de vez em quando ajuda a eliminar mas de vez em quando lá é preciso uma limpeza maior. Quem sofre mais com isto é quem usa fotografa paisagens e se as lentes não tiverem zoom interno e a lente fisicamente mexer para dentro e para fora pior, pois suga muito mais pó.
 
Não sei se foi aqui ou noutro fórum que contei a única experiência que tive com a Atlant Photo.
Não foi com as DSLR's (3) Nikon que já tive, mas com uma lente 10-30mm da minha J1, que comprei usada.

A lente começou a dar erro. Pesquisei um pouco, e descobri que era um problema crônico deste modelo de lente, situação assumida pela Nikon, que assumia a reparação mesmo fora da garantia (era o meu caso).

Contactei então a Atlant Photo, e lá me foram dizendo para enviar a lente. Nem foram simpáticos, nem antipáticos. Foi assim uma coisa neutra :)

Escrevi um texto descrevendo o problema, onde incluí o link do site onde dizia que era um problema assumido pela marca.

Enviei a lente, e passadas 3 semanas a lente estava em casa, reparada (até os portes de regresso foram pagos por eles).

Posso dizer que foi uma experiência positiva. Haverá outras que poderão correr mal, como é natural em qualquer marca. Efetivamente houve muitas queixas da Atlant Photo, e onde há fumo, há fogo, pelo que acredito que haja de facto problemas. Parece-me, no entanto, que aquilo está a melhorar.

Esta minha experiência foi no ano passado.
 
Ora boa tarde,

Então passa- se o seguinte (para meu espanto).

Como dito, a minha D600 que comprei usada no ebay, aquando das primeiras fotos nas minhas mãos, apareciam manchas em certas fotografias.
Dirigi- me à AFF aqui no Porto (que desde já agradeço a ajuda prestada), e conclui- se que havia óleo no sensor.
Prontamente tratei de falar com o vendedor da maquina no ebay, contactei via email a Nikon Portugal e a Atlant Photo.

No primeiro contacto, o vendendo informou- me que ia contactar a nikon uk, porque lhe tinha sido dito que a máquina já tinha sofrido reparação. (mais tarde, veio- me a dizer para enviar a máquina para trás, porque não conseguiu grande informação (lol!)=
A Nikon Portugal, simplesmente me respondeu a dar o contacto da Atlant Photo.
Aquando do terceiro e ultimo contacto, qual não foi o meu espanto, quando a resposta foi muito positiva (confesso que não estava à espera), visto ter sido informado, que tinham aberto rma, e que iriam mandar um estafeta (nacex) para levantar a máquina em minha casa, e que iriam ver realmente o que a máquina tinha.
Confesso que fiquei muito surpreendido pelo sucedido, especialmente depois do que li aqui acerca da assistência técnica Nikon em Portugal.

Foi- me dito inclusive pela loja AFF que tiveram um cliente com uma nikon D750 que, à segunda vez que a máquina foi para a fábrica com problemas de óleo no sensor a que veio já não foi a mesma, foi uma nova que a Nikon enviou.

O ponto de situação, neste momento é extremamente positivo, visto a máquina não estar na garantia (quase de certeza) e simplesmente me pediram o numero de serie da mesma.

Aquando da evolução deste caso, vou informando, também para ficarem a saber se a assistência é assim tão má como já li aqui.

Que medo, se eu não fosse Canon all the way e ponderasse nikon isto era razão suficiente para me afastar da marca.

Se há coisa que me chateia mesmo são problemas crônicos, ainda para mais conhecidos e partilhados por vários modelos. Pior ainda quando a assistência técnica deixa muito a desejar.

Acho que essa questão é muito antiga.
Não sendo eu fanboy de nenhuma das duas, e tendo até canon para filmar, e nikon para fotografar, acho que a assistencial técnica é importante, mas à uns tempos fui ali ao Porto à Canon e estavam lá mais máquinas para reparar do que todas as máquinas em exposição na ***** do Gaia. lol :P

Cumprimentos, e obrigado pela ajuda de todos.
 
Ainda bem que tiveste uma resposta positiva!

Não digo que a da canon seja melhor, espero até nunca precisar de la ir para confirmar :D
 
eu só necessitei da assitencia da canon 1x em 2007, uma P&S que ficou o sensor marado. a maquina estava fora da garantia e eu não tinha fatura, mesmo assim trocaram por uma nova (modelo mais recente). foi uma das razões que passado uns anos me levou a voltar a escolher canon quando fiz o upgrade para uma DSLR. se a experiencia tivesse sido oposta, provavelmente tinha fugido da marca.
 
Como disse anteriormente, não acho que a Nikon seja melhor que a Canon, ou a Canon seja melhor que a Nikon.
Cada uma é como é, e não discuto isso. Mas, nunca tendo tido uma Canon full frame, e se este problema que tive coma Nikon ficar bem resolvido da parte deles, terei de tirar o chapéu à marca.

Cumprimentos;
 
No post 130 deste tópico (já aqui atrás), está lá o meu testemunho que também foi positivo relativamente à Atlant Photo.

É normal que quando as coisas correm mal, a malta vem dizer mal e deitar abaixo de forma indignada... (E nada contra, acho bem!)

Quando corre bem, nem por isso. Por isso é que é importante dar feedback quando as coisas também são positivas.

Penso que no passado as coisas funcionassem bem pior, e quero acreditar que agora estão a melhorar.

Depois conta como se concluiu o processo :)
 
Pessoal eu também tinha o sensor sujo, gastei menos de 30€ num kit para limpar que me dará para mais que uma vez, limpei o sensor e ficou impecável. Não façam da limpeza um bicho de 7 cabeças...

Quanto à assistência, primeiro se importarem máquinas/lentes do gray market (ebay por exemplo) as marcas podem se recusar a dar garantia e pedem normalmente o SN para ver a qual mercado se destinava no inicio.
Más assistências existe em todo o lado, conheço quem tenha comprado Canon cá (sim a marca popular aqui em Portugal) tenha mandado para a assistência oficial em garantia e teve que mandar de volta porque a maquina veio com algo desligado internamente que não permitia focar.

Para eu "sair" da Nikon, tinha que ser algo bem mais grave do que isto...
 
Para eu "sair" da Nikon, tinha que ser algo bem mais grave do que isto...

Fanboys há em todas as marcas. :D
Provavelmente existe quem já nunca mais quisesse saber de Nikon para nada, devido a esse problema.

Entretanto....

Uma dúvida que me surgiu.
Existe alguma maneira de acompanhar o status de reparação do equipamento em questão?
Recebi uma mensagem proveniente de "Sat-Nikon" com um numero de reparação. Será que posso usar este numero nalgum lado para saber o status da reparação?

Cumprimentos;
 
Também recebi esse número de reparação quando tive lá a lente da J1. Penso servir apenas para questionares telefónica ou presencialmente acerca da reparação caso assim entendas.
 
Fanboys há em todas as marcas. :D
Provavelmente existe quem já nunca mais quisesse saber de Nikon para nada, devido a esse problema.

Cumprimentos;
Não me considero fanboy, se o fosse comprava sem ler, comparar, estudar...
Abdicar de qualidade de imagem pela assistência, teria que ser algo bem grave... Pode ser que assim compreendas melhor o que quis dizer...
 
Back
Topo