Atari Founder Forecasts PlayStation 3 Failure

DJ_PAPA

Power Member
Creator of Pong and the man behind Chuck E. Cheese gives thumbs up to Wii and Xbox 360, but thumbs down for PlayStation 3

Nolan Bushnell, founder of all things at one point joyous to children, is featured in an interview with Red Herring where he is asked for his opinion on the state of the video game industry today.

Bushnell, who started Atari, is one of the grandfathers of the video game industry. When asked about about which areas he still follows of his former industry, he said, "I’m very curious and interested in the Nintendo Wii. I think it may expand the market beyond the hardcore [18- to 24-year old]."

He also expressed fondness for Microsoft's online strategy, saying, "Xbox Live is interesting because it potentially becomes the platform for the living room."

But the tuned changed to a less positive note when it came to PlayStation 3.

"I think Sony shot themselves in the foot… there is a high probability [they] will fail. The price point is probably unsustainable. For years and years Sony has been a very difficult company to deal with from a developer standpoint. They could get away with their arrogance and capriciousness because they had an installed base," Bushnell said.

Bushnell explained that ease of software development could be a deciding factor: "They have also historically had horrible software tools. You compare that to the Xbox 360 with really great authoring tools [and] additional revenue streams from Xbox live… a first party developer would be an idiot to develop for Sony first and not the 360. People don’t buy hardware, they buy software."

The interviewer then gave a counterpoint, stating that Sony must have been doing something right in order to sell over 100 million units of each PlayStation generation.

"It wasn’t anything brilliant that they did. With the PS and PS2 it was timing. They had the right pricing at the right time [and were] almost the accidental winner," answered Bushnell. "It would not surprise me if a year from now they’ll be struggling to sell 1 million units. [Factoring in the PS3’s price], I think in the U.S. the number of early adopters you have is actually around 300,000."

Sony is targeting to ship 400,000 PlayStation 3 consoles to the U.S. for its launch window, and a considerable portion of the allotment already sold out via pre-orders.
http://www.dailytech.com/Article.aspx?newsid=4880
 
A ps2 foi um acidente do acaso multiplicado por 100 milhões de vezes, e a ps3 daqui a um ano estara com dificuldades em atingir 1 milhão de consolas vendidas.... A m$ anda a pagar a alucinados para dizer estas coisas?
 
Li na diagonal mas Sony Fanboys tenham calma... podem discordar do que o homem diz ou de frases fatalistas tipo "a queda da Sony" mas não há dúvida que a Sony cometeu erros com a PS3, que aliados à arrogância patente em quase tudo o que dizem, está a pôr em perigo o seu lugar como nº1. :wvsore:

Todos sabem que a PS3 não vai falhar e na pior das hipóteses perde market share e "talvez" (um grande TALVEZ) a liderança nesta geração. No entanto o nome PLAYSTATION e a userbase que têm dá-lhes a oportunidade de cá estar na próxima geração e poderem corrigir os erros que cometeram com a PS3.

A ps2 foi um acidente do acaso multiplicado por 100 milhões de vezes, e a ps3 daqui a um ano estara com dificuldades em atingir 1 milhão de consolas vendidas.... A m$ anda a pagar a alucinados para dizer estas coisas?

O homem não é nenhum n00b e tem como toda a gente o direito à sua opinião.
Cada um tem todo o direito de discordar mas pf vamos evitar a flame thread :wvsore:
 
Eu axo que a Sony vai ter a liderança nesta geração, mas as margens vao apertar imenso e de entre a Microsoft, Sony e Nintendo vai ser a Sony quem vai perder mais market share para as adversarias.

Isto é, um bom bocado da sua fatia de mercado vai ser repartida entre a Wii e a Xbox360.
Quem poderá mexer mais com isto será inventualmente a wii e esta poderá fazer uma grande mossa na Sony.
Sinceramente nao faço a minima ideia do que a Wii possa ou nao vir a fazer.

A Xbox360 essa soma e segue e cada dia de atraso da PS3 é cada dia que a Xbox fica mais forte. Mesmo que perca para a PS3 para esta geração nao deixará nenhum comprador insastisfeito. Sem duvida uma excelente máquina já para a idade que ja leva. E o seu timing de lançamento de 1 ano antes da PS3 para já tem-se tornado uma vantagem fundamental e ja leva mais de 1 dezena de milhoes de consola de avanço o que diga-se de passagem é já uma boa base e com muito espaço para evoluir.
 
Ah, a Atari, a criadora de grandes sucessos de hardware, como a consola de jogos "Jaguar", e que está prestes a ir à falência (pela segunda vez)...

Desde há quanto tempo é que o Nolan Bushnell tem autoridade para dizer o que vai falhar ou não ? Ele perdeu o mercado há mais de duas décadas porque não soube gerir a empresa e agora de repente julga-se maior que os outros para dizer estas coisas.
Quantas das empresas dele duraram mais de 10~15 anos sob o seu controlo directo ?
 
Última edição:
A Wii é um pouco menosprezada, no entanto penso que seja esta a real "inimiga" da PS3. Basta apenas pensar na eventualidade dos possuidores da 360 pensarem em investir noutra consola, muito provalvemente a escolha recairá sobre a Wii.

Dê por onde der, a Wii será sempre a 2ª consola de qualquer gamer, lógica da batata, se a Wii vai ser a 2ª consola de qualquer gamer, irá de certeza vender mais que a PS3 e 360 juntas.
 
Blastarr, Zero e Amigos,

Vocês conseguem admitir que a Sony cometeu erros no lançamento da PS3?

É que que já estou como o Korben, o homem pode ter exagerado nas declarações mas vocês também têm de admitir que a liderança da Sony não será tão facil nesta geração.
 
Podiam criar um topico, e meter estas noticias todas lá. Pra que andar sempre a criar threads novas se a historia é sempre a mesma?


Mas este comentário foi a 1ª vez que li algo do Genero:

They had the right pricing at the right time [and were] almost the accidental winner,"


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Será que ele tem mesmo essa ideia, ou foi pago para dizer isso?
 
Última edição:
Blastarr, Zero e Amigos,

Vocês conseguem admitir que a Sony cometeu erros no lançamento da PS3?

É que que já estou como o Korben, o homem pode ter exagerado nas declarações mas vocês também têm de admitir que a liderança da Sony não será tão facil nesta geração.

E tu depreendes isso unicamente pelo nº de consolas vendidas nos primeiros 3 a 6 meses ?

A PS2, tal como a PS1, só "levantou vôo" nas vendas a partir do segundo ou mesmo do terceiro ano de mercado.
Só os entusiastas é que podem fazer essa simplificação dos factos e pensar que é verdade.
Senão, vejamos, quantas consolas tem vendido a X360 mensalmente em comparação com o lançamento há um ano ?

Ninguém espera que apareçam killer apps de uma consola de jogos nos primeiros 6 meses, e é isso que faz vender, não é o lançamento formal do hardware.
 
E tu depreendes isso unicamente pelo nº de consolas vendidas nos primeiros 3 a 6 meses ?

A PS2, tal como a PS1, só "levantou vôo" nas vendas a partir do segundo ou mesmo do terceiro ano de mercado.
Só os entusiastas é que podem fazer essa simplificação dos factos e pensar que é verdade.
Senão, vejamos, quantas consolas tem vendido a X360 mensalmente em comparação com o lançamento há um ano ?

Ninguém espera que apareçam killer apps de uma consola de jogos nos primeiros 6 meses, e é isso que faz vender, não é o lançamento formal do hardware.

Meu, eu estou-me a borrifar para o número de consolas vendidas no primeiro mes. Eu falo em:

- O ridiculo das conferências de impressa que promoveram jogos com carangueijos gigantes e real time weapon change (que depois teve 6.0 no IGN)....
- Meterem o Blu-ray à pressão, atrasando o lançamento na Europa até sei lá quando (quantos gajos já desistiram de comprar a PS3 e foram atrás da X360....só neste forum?)
- O preço brutal que já fez várias pessoas lixarem literalmente para ela e comprarem a X360.

É desses erros que eu falo....mas tu só sabes é criticar quem diz mal da Sony. Tu só és capaz de ver o que a Sony faz bem, o resto deve ser assim um blur.
 
O unico erro brutal e que lhes pode sair caro, é não conseguirem satifazer a procura, onde se inclui o atraso na europa.

O resto são tretas.
 
Conheces alguém que não tenha cometido erros na indústria ?
Dá-me exemplos, "amigo".

Sim a Microsoft já fez muita maravilha. NESTA geração de consolas onde é que a Microsoft errou? Diz-me, até agora, na geração X360/PS3/Wii onde? Eu já apontei os erros da Sony, consegues admiti-los, e encontrar alguns na X360? Força

O unico erro brutal e que lhes pode sair caro, é não conseguirem satifazer a procura, onde se inclui o atraso na europa.

OMG....vá lá, ao menos um vê...
 
Sim a Microsoft já fez muita maravilha. NESTA geração de consolas onde é que a Microsoft errou? Diz-me, até agora, na geração X360/PS3/Wii onde? Eu já apontei os erros da Sony, consegues admiti-los, e encontrar alguns na X360? Força

- Não tem HDMI
- A drive HD-DVD foi lançada "à pressa", depois de muitos meses a atacar a inclusão do Blu-ray na PS3 por considerar que era um erro ter capacidade de ver filmes em HD.
- A consola foi lançada demasiado cedo, os yield's da CPU e da memória eram fracos, e por isso muitas consolas foram lançadas sem ter sido testadas devidamente, dando orígem a sobreaquecimento, crashes ("rings-of-death"), adaptadores de energia que faziam ruído e precisam de ser externos, etc.
- A consola, conforme ficou demonstrado por patentes iniciais, era suposto ter apenas 256MB de RAM e 2 cores (4 threads). Só alteraram a estratégia quando o processador Cell da PS3 foi anunciado publicamente, juntamente com a quantidade e tipo de RAM.
- O lançamento inicial "mundial" provocou falhas na distribuição bastante graves.
- No Japão, apesar de prometerem que não íam cometer os erros do passado com a Xbox original, foi um fracasso completo. Nem com descontos massivos a consola se vende por lá, e já lá vai um ano de mercado.
- A consola usa um OS e API's fechadas (a PS3 é a primeira consola da Sony que tem uma base Linux e um kit de desenvolvimento baseado em open-standards).

Podia continuar, mas isto já chega por agora.


Quando a PS2 chegou, 6 meses depois do resto, ninguém se queixou muito e a consola continua a vender bem até hoje.
Será interessante comparar os nºs de vendas da PS2 com os das Wii, X360 e PS3.
 
Uma coisa o homem tem razao....
Em termos de software development as ferramentas da microsft estao a anos luz da concurrencia..
A plataforma da microsoft neste momento para criação de jogos é algo do mais brutal e poderoso que existe no mercado.

Agora se a ps3 é melhor?
Se a Xbos 360 é melhor?

Isso nao me interessa nada...mesmo nada.
 
Back
Topo