Baterias Mb C2D com morte súbita

Essa do processador pifar nao me convence... Sabes quantas vezes falta a luz aqui em casa devido ao facto de ligarem tudo e mais alguma coisa? Pois, imensas (já devia ter investido numa UPS eu sei lol :p) mas mesmo assim em todos estes anos nunca pifei nenhum processador.. Terei sorte? Não acho, na minha posição devem estar muitos mais..
Mas pronto...

(além de que bulir ao máximo, só se estivesse sempre com o cpu a 100% o que duvido muito)

Não te convence porquê? Tens conhecimentos técnicos para avaliar isto?

Um portátil meio fechado como o Macbook com uma saidinha de ar meio pró curta ainda por cima estrangulada pelo TFT e ainda com um CPU Core 2 Duo conhecido por dissipar bastante é fácil de perceber que o mecanismo de dissipação de calor nos Macbooks funcionam à pele. É fácil constatar isso pois qualquer um que tenha usado um Macbook (Pro) sabe que aquecem bastante. Experimenta estar 1 hora sempre com o cpu a bulir.

Agora imagina que a energia é cortada. Do ponto de vista termodinâmico e pelo facto das ventoinhas começarem a baixar a sua rotação até pararem, o calor residual nos dissipadores e cores pode não ser dissipado convenientemente. É verdade que com o corte de energia desaparece subitamente a grande fonte de calor, o CPU, e mesmo que as ventoinhas parassem instantaneamente, que não param pois tem inercia e o atrito não é gigantesco, é provável que a temperatura não suba e comece a descer. Mas a coisa é mais complicada e não é linear a compreensão a fundo desta situação. No entanto há o problema do calor residual que subitamente deixa de ser evacuado. Passamos para uma situação de dissipação passiva. Isto faz subir a temperatura de outros componentes menos tolerantes que o CPU. Discos magnéticos, memórias, etc. E lá está, podem pifar.

E fico-me por esta explicação simples pois poderia tornar-se demasiado técnica e nem tenho tempo para tal. Queria apenas abrir os horizontes das pessoas que tem a mania que sabem tudo. Eu não domino esta problemática mas tenho consciência que os problemas existem e não são óbvios ao ponto de opinar sobre o joelho.

Claro que a razão pode ser outra. A questão da segurança avançada por outro membro é pertinente. Sem bateria passa a estar acessível uma superfície bastante quente e o perigo de queimadura é grande se o portátil for usado no colo.
 
Última edição:
Não tenho conhecimentos técnicos aprofundados, apenas dei a minha opinião pessoal, baseada na experiência que tive até agora, que será certamente o mesmo método que 90% dos user neste forum usam para opinar.
Entre "não me convence" e "tenho a certeza que isso é tudo bullshit devido a argumento técnico A, B e C" vai uma diferença, não concordas? :)


edit: para me deixar de adivinhanços, uma pequena pesquisa no google deu em coisas similares a isto como tal, a minha opinião é que é bug. Tanta invençao porque as pernas podem-se queimar, os componentes mais susceptiveis podem fazer bla bla bla (sabes a que temperatura andam os meus discos? Não queiras saber, só te digo que uma vez fui a tirar um e queimei-me na ponta dos dedos).
Eu vou pela explicação mais simples, é bug e ainda nao resolveram, pode ser que com o leopard, agora mais virado para intel, já venha com isso corrigido.

E pronto, quem tiver teorias para polir o problema e dar a volta a questão que as exponha aqui.
A minha, que achei um bocado mais plausivel, foi que o processador podia ficar a um clock mais baixo para energy savings e poupar bateria, mas visto estar o portátil sem ela, deu bug e funciona mal, end of story.
 
Última edição:
Esse senhor que se intitula de Mitch já viu melhores dias na minha consideração. Vem para aqui dar palpites azedos e nem tem um MAC. É que não há um comentário que se faça que o visado não se oponha ou faça um comentário "anti-apple". A mim não me incomoda minimamente opiniões negativas, mas há limites!! É que dizer mal de tudo, de todos, sem motivo aparente, acho que é aconselhável este senhor fazer uma auto-reflexão e moderar-se nos comentários, porque já não o suporto e não quero deixar de frequentar este fórum por causa deste individuo. É que é uma coisa que não se compreende...
 
Agora imagina que a energia é cortada. Do ponto de vista termodinâmico e pelo facto das ventoinhas começarem a baixar a sua rotação até pararem (1), o calor residual nos dissipadores e cores pode não ser dissipado convenientemente. É verdade que com o corte de energia desaparece subitamente a grande fonte de calor, o CPU, e mesmo que as ventoinhas parassem instantaneamente, que não param pois tem inercia e o atrito não é gigantesco, é provável que a temperatura não suba e comece a descer(2). Mas a coisa é mais complicada e não é linear a compreensão a fundo desta situação. No entanto há o problema do calor residual que subitamente deixa de ser evacuado(3). Passamos para uma situação de dissipação passiva. Isto faz subir a temperatura de outros componentes menos tolerantes que o CPU. Discos magnéticos, memórias, etc. E lá está, podem pifar.

Desculpa lá, mas acho que escreveste isso de cabeça quente...

(1) Quando desligas qualquer computador costumas ouvir as ventoínhas a parar lentamente? Acho que apenas ouvi por pouquissimos segundos. Mesmo que houvesse esse periodo de funcionamento devido à inércia, ele iria contrariar a tua teoria.

(2)
A inércia está relacionada com a massa e a massa de uma ventoínha de computador é minima, tal como a sua inércia (mesmo a 6000 e tal rotações). O atrito também me parece significativo, dada a inércia. E mais uma vez isto ia contra a tua teoria.

(3)
Isto só faria sentido se houvesse uma diferença muito significativa de temperatura do interior do CPU, para a sua periferia. Assumindo que tal não acontece (aqui não sei?!?!), se a periferia está a uma temperatura controlada, aceitável para o funcionamento do portátil e a fonte produtora de calor cessou a sua acção, o equilibrio térmico do sistema cpu e periferia nunca será muito superior à temperatura inicial da periferia, antes de terminar o arrefecimento por parte das ventoínhas.

Agora... O que é que isto interessa? NADA. Apenas escrevi porque para dar resposta a algo que consideraste errado, fizeste exactamente o mesmo, mas para parecer mais credivel usaste meia dúzia de palavra "caras" e divagaste com elas... Na pratica mandaste uns tiros para o ar, tal como a pessoa a quem respondeste... Porquê tanta hostilidade? Não dá para se conversar amigavelmente de forma produtiva?

PS: Peidina, já tinha dito isso de forma mais suave anteriormente nesta thread (EDIT: não foi nesta, foi numa outra), porque acho que é sempre evitável chamar muito a atenção, basta que a pessoa em causa perceba... Acho que não foi o caso, ou pelo menos durou pouco depois do que eu disse.
 
Última edição:
Entao, quando um processador aquece demais, este nao tem mecanismos para desligar o computador?
Que eu saiba, todos os recentes tem

Nao contraria isto a teoria q um off brusco da cabo do cpu?
 
Última edição:
Já agora.....desde que comprei o computador faço dele uma ferramenta de trabalho, leia-se: vai para o colo (sofá, cama, whatever), para a secretária, mesa de cozinha, ponho a minha pequenina a ver o noddy nele, etc etc...

quanto a bateria, o uso é o mesmo: ora dou carga completa, ora ainda tenho a bateria a 50% e ponho logo a carregar, ora dou cargas de 30 minutos...eu sei lá....o que acho piada é que com os ciclos que a bateria tem, esta dura cada vez mais (com bluetooth ligado e Wi.Fi desligado dura cerca de 4h 30m), está nos 100%.....e aquela coisa da capacidade que o Coconut Battery indica é sempre a bombar....:D
 
Oh Meje, muda lá a cor da letra que isso está a branco...

Offtopic,

A TZ deve ser visualizada com o fundo escuro que é o original ... alias ... o outro devia ser abolido :D

Ontopic,

Eu tenho este MBP desde Janeiro (creio ... erm ...) e nunca tive cuidado nenhum com a bateria ... mas isto é como os telemoveis, quando a bateria deixa de funcionar compra-se outra.
 
Offtopic,

A TZ deve ser visualizada com o fundo escuro que é o original ... alias ... o outro devia ser abolido :D

Ontopic,

Eu tenho este MBP desde Janeiro (creio ... erm ...) e nunca tive cuidado nenhum com a bateria ... mas isto é como os telemoveis, quando a bateria deixa de funcionar compra-se outra.

Nada disso, o fundo escuro torna a coisa muito "dark", eu gosto das coisas brancas, como a Apple :x2:

Quanto à bateria, era bom que ela fosse como a de um telemóvel... custa é mais umas desenhas de euros.
 
Desculpa lá, mas acho que escreveste isso de cabeça quente...

Quando desligas qualquer computador costumas ouvir as ventoínhas a parar lentamente? Acho que apenas ouvi por pouquissimos segundos. Mesmo que houvesse esse periodo de funcionamento devido à inércia, ele iria contrariar a tua teoria.


Depende da escala de tempo que estiveres a considerar. Lento para mim pode ser rápido para ti e vice-versa. Em que escala de tempo estas a pensar? Julgas que as ventoinhas param instantaneamente? Se em primeira aproximação admitirmos que sim isso só agrava o problema.

A inércia está relacionada com a massa e a massa de uma ventoínha de computador é minima, tal como a sua inércia (mesmo a 6000 e tal rotações). O atrito também me parece significativo, dada a inércia. E mais uma vez isto ia contra a tua teoria.

Escreveste massa e massa. Suponho que queiras dizer que está relacionada com a velocidade de rotação e com o momento de inércia. Lá estas tu a fazer comparações de coisas que só fazem sentido definida a escala. É certo que o momento de inércia de uma ventoinha é pequeno mas a velocidade de rotação não. O atrito depende da inércia? Se sim é maior ou menor quanto maior for a velocidade de rotação? O que é que provoca mais atrito. O ar ou sistema electromagnético da ventoinha cortada a corrente? Ah, e não faças confusão entre momento de inércia e inércia. São duas coisas distintas.

Isto só faria sentido se houvesse uma diferença muito significativa de temperatura do interior do CPU, para a sua periferia. Assumindo que tal não acontece (aqui não sei?!?!), se a periferia está a uma temperatura controlada, aceitável para o funcionamento do portátil e a fonte produtora de calor cessou a sua acção, o equilibrio térmico do sistema cpu e periferia nunca será muito superior à temperatura inicial da periferia, antes de terminar o arrefecimento por parte das ventoínhas.

A temperatura é o menos. O calor é o mais importante. A periferia pode atingir 40 graus e o cpu 80. O equilibrio térmico antes e após o corte de corrente são diferentes pois deixou de haver algo que absorvia o calor. Na verdade, algo que chuta o calor para fora da caixa.

Agora... O que é que isto interessa? NADA. Apenas escrevi porque para dar resposta a algo que consideraste errado, fizeste exactamente o mesmo, mas para parecer mais credivel usaste meia dúzia de palavra "caras" e divagaste com elas... Na pratica mandaste uns tiros para o ar, tal como a pessoa a quem respondeste... Porquê tanta hostilidade? Não dá para se conversar amigavelmente de forma produtiva?

Creio que não foi a tí que respondi nem creio que aquilo que escrevo é hostil. As coisas não podem ser opinidas com base no "acho", "dá-me a sensação que", "não me convence" e outras mais. No meu texto não afirmo que a razão dos 1GHz seja esta apenas tento mostrar de alguma forma o que está em jogo em termos termodinâmicos e que as coisas num portátil são mais complicadas que nos Desktops.
 
Última edição:
Oh Meje, muda lá a cor da letra que isso está a branco...

:wscared:E como é que faço isso agora? Se meter preto, fica preto mesmo e com o theme default não se vê bem. É que quando copiei os numeros a amarelo, depois tive de mudar a cor da letra...

Sobre a duração da bateria, a minha continua a subir. No inicio carregava e descarregava sempre toda (primeiros 15 dias a 1 mês). Depois do que li aqui pelo fórum, passei a tratar de qualquer maneira.
 
Lol, nunca me tinha questionado sobre aquele botãozinho. Acho que já está.

Ajax, parece que não percebeste o motivo do meu post. O que é rápido para um, pode não ser para outro? A seguir vais pegar em erros de ortografia? Vamos ficar-nos pelo razoável...

Apesar de tudo e sem me alongar muito. Dizeres que estou a confundir momento de inércia com inércia é como dizer que estou a confundir momentos (flectores por exemplo) com forças, quando o que interessa é que ambos geram esforços no corpo. No caso da inércia ou do momento de inércia, ele é baixo desde que a massa seja desprezável, como tu dizes, para a escala do sistema e apesar de não pegar muitas vezes em ventoínhas daquelas, parece-me claramente (e a ti também deve parecer) que a massa é desprezavel, a tal ponto que a resistencia do ar ao seu movimento é significativa. Se tiveres duvidas, encosta o ouvido ao teu portátil depois de o desligares...

Só para não haver mais confusões com o momento de inércia, esse é uma caracteristica fisica do corpo, tem a ver com a distribuição da massa no corpo e com o ponto em relação ao qual calculas essa grandeza. Não tem nada a ver com a velocidade. Uma laje tem uma inércia maior que um pilar, no entanto nenhum deles se move (esperemos nós:007:). Todos os corpos, independentemente de serem circulares ou não têm momento de inércia...

O atrito não depende da inércia. O atrito contraria o movimento que está a ocorrer, é uma força de reacção e só existe em oposição a outra. Um corpo em repouso não está actuado de atrito. A ventoínha em movimento, mesmo depois de cessar a força que lhe dá movimento, mantem o seu movimento devido à sua inércia, como usualmente se diz "os corpos são preguiçosos" e tendem a manter o seu estado. Neste caso até que o atrito e a resistência do ar acabem com a energia que a ventoinha tem, visto que esta apenas sofre aceleração negativa (apenas actuadas por forças que contrariam o seu movimento), a força que originava uma aceleração positiva parou quando o portátil parou.

Equilibrio térmico pressupõe que a transferência de calor entre dois corpos já esteja terminada, por isso o teu comentário não faz sentido. Se de facto a diferença da periferia para o interior do CPU for de o dobro, então é espectavel um acréscimo que pode perfeitamente rondar os 25% na temperatura, mas apenas em valores limites, pois a periferia tem um meio de difusão de calor mais eficaz que o nucleo, dissipando alguma da energia que recebe da zona mais quente.

O calor é a energia térmica transferida entre dois corpos que estão a temperaturas diferentes. Dizeres que o que interessa é o calor, ou a temperatura... Não me parece minimamente relevante para o caso.

Eu não disse que tinhas afirmado algo. Só acho que não faz sentido ires buscar a teoria da relatividade para explicar uma coisa tão simples e que pode ser falada com linguagem muito mais simples e acessivel a toda a gente, mesmo a quem não sabe nada de fisica, de certeza que há muita linguagem técnica de determinadas áreas que não compreendes e preferes que as pessoas falem de forma mais simples.

Mas por mim isto morre aqui, esta conversa não tem interesse nenhum para ninguém... Desculpa se fui incorrecto contigo...

PS: Se algum moderador quiser apagar algum destes posts, eu proprio apagarei os meus se acharem que é melhor, acho preferivel a fechar a thread...
 
Última edição:
Apesar de tudo e sem me alongar muito. Dizeres que estou a confundir momento de inércia com inércia é como dizer que estou a confundir momentos (flectores por exemplo) com forças, quando o que interessa é que ambos geram esforços no corpo. No caso da inércia ou do momento de inércia, ele é baixo desde que a massa seja desprezável, como tu dizes, para a escala do sistema e apesar de não pegar muitas vezes em ventoínhas daquelas, parece-me claramente (e a ti também deve parecer) que a massa é desprezavel, a tal ponto que a resistencia do ar ao seu movimento é significativa. Se tiveres duvidas, encosta o ouvido ao teu portátil depois de o desligares...

Só para não haver mais confusões com o momento de inércia, esse é uma caracteristica fisica do corpo, tem a ver com a distribuição da massa no corpo e com o ponto em relação ao qual calculas essa grandeza. Não tem nada a ver com a velocidade. Uma laje tem uma inércia maior que um pilar, no entanto nenhum deles se move (esperemos nós:007:). Todos os corpos, independentemente de serem circulares ou não têm momento de inércia...

O atrito não depende da inércia. O atrito contraria o movimento que está a ocorrer, é uma força de reacção e só existe em oposição a outra. Um corpo em repouso não está actuado de atrito. A ventoínha em movimento, mesmo depois de cessar a força que lhe dá movimento, mantem o seu movimento devido à sua inércia, como usualmente se diz "os corpos são preguiçosos" e tendem a manter o seu estado. Neste caso até que o atrito e a resistência do ar acabem com a energia que a ventoinha tem, visto que esta apenas sofre aceleração negativa (apenas actuadas por forças que contrariam o seu movimento), a força que originava uma aceleração positiva parou quando o portátil parou.

Equilibrio térmico pressupõe que a transferência de calor entre dois corpos já esteja terminada, por isso o teu comentário não faz sentido. Se de facto a diferença da periferia para o interior do CPU for de o dobro, então é espectavel um acréscimo que pode perfeitamente rondar os 25% na temperatura, mas apenas em valores limites, pois a periferia tem um meio de difusão de calor mais eficaz que o nucleo, dissipando alguma da energia que recebe da zona mais quente.

O calor é a energia térmica transferida entre dois corpos que estão a temperaturas diferentes. Dizeres que o que interessa é o calor, ou a temperatura... Não me parece minimamente relevante para o caso.

Eu não disse que tinhas afirmado algo. Só acho que não faz sentido ires buscar a teoria da relatividade para explicar uma coisa tão simples e que pode ser falada com linguagem muito mais simples e acessivel a toda a gente, mesmo a quem não sabe nada de fisica, de certeza que há muita linguagem técnica de determinadas áreas que não compreendes e preferes que as pessoas falem de forma mais simples.

Mas por mim isto morre aqui, esta conversa não tem interesse nenhum para ninguém... Desculpa se fui incorrecto contigo...

Que testamento. Por hoje e de uma forma muito resumida. Penso que tens a noção exacta do que é momento de inércia mas uma ideia errada do que é a inércia embora não tenhas culpa porque é muitas vezes mal empregue ou tem outro significado em função do contexto. Inércia é simplesmente um princípio físico e que se resume à 1 lei de Newton. A constância no movimento de um corpo se estiver isolado (ou parado fica se parado estiver). Apenas isto. Portanto não lhe associes nem massa nem momento. Pronto, ficas a saber uma para surpreenderes o professor.

O maior atrito numa ventoinha pode não ser o ar. Pensa nisto.

A definição de equilíbrio térmico que dás é muito simplista mas está certa. O erro foi meu, deveria ter empregue a palavra "termodinâmico". Na verdade a coisa é mais complicada num portátil. Deves ser estudante de engenharia, civil, parece-me, e como deves calcular nesses cursos as coisas são dadas de forma simplista. Quando tens um sistema dinâmico com fontes e sugadores de calor, define-se equilíbrio termodinâmico àquele que minimiza o potencial termodinâmico. O equilíbrio termodinâmico pode ser global ou local (que é aquele que tens na maioria dos sistemas com geração e dissipação de calor). No equilíbrio termodinâmico a temperatura não é igual em todo lado (por vezes nem no tempo), mas supõe-se que varia pouco. Neste caso como deves calcular tens transferência de calor que no fundo é aquilo que esperas num portátil. Que o calor gerado pelo CPU saia portas fora. Agora diz-me, achas que neste caso o sistema está em equilíbrio "térmico" no sentido que lhe deste. Mas vou ficar-me por aqui porque talvez seja demasiado chato discutir isto aqui.

Por último, francamente que gostaria de saber porque dizes que fui buscar a teoria da relatividade. Quando se fala em escala de tempo ou na relatividade das coisas não significa que estejamos a falar em relatividade. É uma mania que é comum observar nos estudantes de engenharia. Para ficar assente, relatividade emprega-se quando se estuda a dinâmica de corpos, fenómenos ou interações a velocidades próximas da luz que não é o caso.
 
Última edição:
Acho que não estas a perceber bem o que eu escrevi, ou então estás a fingir que não percebes.

Quando usei a expressão "teoria da relatividade" estava a ser irónico.

Quanto ao equilíbrio termodinâmico... Não sei o que te dizer. Re-lê o que eu disse, está lá tudo o que interessa, não vou repetir para isto não se tornar mais maçador.

A minha definição de inércia está correcta e apenas posso não ter sido completamente correcto ao relacioná-la com a massa, mas o objectivo de explicar o fenómeno de paragem ficou mais explicito daquela forma.

A minha faculdade é conhecida por ser a mais teórica do país e é por isso muitas vezes criticada por isso. Qualquer falha no meu raciocínio (que eu ainda não identifiquei) não se deve à forma como me foram leccionadas as matérias. Os 2 primeiros anos e meio do meu curso são quase totalmente teóricos...

Próximas respostas a este assunto dar-te-ei por PM.
Já que me parece que voltarás a insistir. Este assunto até pode ser interessante, mas apenas para nós os dois. Ou então abre uma thread para falar sobre isto porque aqui estamos a matar esta thread.
 
Última edição:
Back
Topo