Artigo/Análise Como Amplificar o Sinal Wi-Fi do Router Sem Gastar 1 Cent

Isso é que era de homem! O meu router da MEO (2wire) parece que cada vez apanha menos...antes ainda tinha net no quarto, agora nem isso.... :mad:

Vou ver se faço uma para o meu bewan (vodafone adsl station), do género parabólica só que quadrada e em volta do aparelho. Tipo isto:

semttuloai.jpg







Quem conseguir fazer isso é um grande homem e com um amor mt grande ao wireless.

Essa é a tal antena de açúcar não é? Será que é comestível, juntava-se o útil ao agradável!
 
Quem conseguir fazer isso é um grande homem e com um amor mt grande ao wireless.

Tenho mt amor às antenas:p A ideia original foi para recepção de satélite, fazer uma multifoco artesanal.

A ideia de antenas em forma de esfera já é muito antiga (Luneberg, tipo de antena Lens), mas a teoria dele baseava-se em muitas camadas de diferentes constantes dieléctricas, eu "inventei" esta versão que só tem uma camada dieléctrica (ER=2.0, Açucar) e funciona mt bem. Não foi de um dia para o outro que cheguei a esta conclusão, levei meses.

Dav_31 disse:
Essa é a tal antena de açúcar não é? Será que é comestível, juntava-se o útil ao agradável!

Pergunta às formigas que andaram de volta da antena, fizeram um festa:-D tou no gozo, por acaso nunca tive stress com formigas..mas passado uns meses o açucar virou pedra com a humidade.

Dav_31 disse:
Vou ver se faço uma para o meu bewan (vodafone adsl station), do género parabólica só que quadrada e em volta do aparelho. Tipo isto:

essa forma apenas vai direccionar o sinal para a frente sem significativo ganho..tens que fazer algo côncavo..

Um router sem antena externa, tem uma antena de PCB interna tal e qual como as pen´s wireless..só tem que fazer uma mini-parábolica e colocar perto do router, aproximam/afastam a antena do router e usando o NetStumbler/wireless mon, procuram variações quando o sinal der um "pulo" é pk a antena interna encontra-se no ponto focal da mini-parabólica.

Cartolina metalizada é perfeita para fazer mini-parabólicas.

Quanto mais plano for a mini-parabólica, mais afastado será o ponto focal da mini-parabólica.
 
Experimentei há umas semanas atrás, e não notei nada.

Experimentaste o quê?

Uma lata é uma Waveguide de 8/9dBi, uma Windsurfer é uma parabólica de 8/9dBi (depende do tamanho)..são antenas direccionais, mas em condições de interior (dentro de casa), geralmente as antenas de 2dBi que vem nos aparelhos wireless funcionam melhor.
 
Imprimi aqueles moldes, cortei e tal, fiz tudo tal como no tutorial, depois meti lá no sitio, e o sinal, se melhorou, não consigo ver a diferença.

Estava-me a referir ao post inicial :)
 
Boas

Tenho dois andares e no andar de cima tenho o router, mas n gostava de por isso no router. Se puser isso ao lado do porátil será que aumenta a performance wireless?
 
Olá pessoal!
Eu andava com problemas em termos de Internet em casa...Tenho uma casa com 2 andares e o Router e o PC estão cá em baixo mas a Wii está lá em cima (porque tenho melhores colunas e Tv lá)...Só que quando queria jogar online ou arrastava a Wii cá pra Baixo ou simplesmente não jogava...Pesquisei e resolvi mudar o router para o canal 11 porque li que a Wii funcionava melhor num destes canais...Mas a diferença foi muito pouca...De vez em quando lá dava mas passados uns 10m lá ia a Net e dificilmente voltava...Resolvi voltar à pesquisa e encontrei isto...
Fiquei muito interessado mas os comentários que tinha não eram muito favoráveis...Mas resolvi fazer :D...
_______________________________//________________________
Tutorial:

Material Necessário:

homemade-antenna1.jpg

-Papel;
-Tesoura;
-Cola (Como não tinha cola :S tive que fazer cola "caseira" lol: 1º Pegar num ovo; 2º Separar a gema da clara; 3º Ficar com a clara e bater um bocado com aquilo de bater as claras xD; E Voilá (1 Ovo chega para tudo)
-Uma folha de alumínio, daquelas que temos na cozinha para embrulhar o pão e isso
-Molde da Antena:
windsurfer.jpg

Se por alguma razão o link da imagem não der podem arranja-la aqui(/url]
_____//____
Imprimir o Molde e se quiserem ajustem o tamanho da imagem (de preferência a ocupar o papel todo) e reforçar o papel (colem cartolina ou assim) de maneira a ficar da seguinte forma:

Cortar o excesso de papel dos moldes:

Cortar as 6 ranhuras da base (aquela que NÃO diz Windsurfer) e cortar os pontos (os que tem uma espécie de "X") da Antena (a que diz Windsurfer)
Embrulhar a base numa folha de alumínio (se acharem necessário colem) e voltar a cortar as ranhuras por cima do alumínio (tentem não rasgar lol):


Dobrem a antena de maneira a encaixar nas ranhuras que cortaram anteriormente.
Tem que ficar assim:


Já está! Passem a antena pelos pontos que cortaram (os tais do "X") e testem!!!
Resultado Final:



___________________________________//__________________________________

Com esta antena "caseira" passei a ter net por toda a casa e tudo isto de borla!!!
Antes de comprarem antenas e AP's façam esta antena que não vos irá gastar muito tempo nem dinheiro nenhum e testem a vossa ligação!
____//____
Retirei a ideia, as fotos e o molde destes sites:
[URL="http://www.techtastic.ca/articles/homemade-antenna.html"]Fonte

Fonte 2
Fonte 3
Espero que gostem e que vos Ajude, porque a mim AJUDOU :D

Fiz uma à uns tempos e aumento-me cerca de 25% o sinal...
 
ola boas tardes eu tambem já o fiz e sinceramente não notei nada no sinal ficou igual num d-link, de todas as formas obrigado pela ideia.
 
Estas antenas sao DIRECIONAIS, aumentam o sinal numa direcçao concreta MAS se têm PCs fora da direcçao vao perder muito sinal.

Se têm por exemplo o router no meio do rés-do-chao, com estas antenas:
1) metade do rés-do-chao e a grande parte do 1o/2o andar ficam com o sinal mais baixo
2) se nao ficarem bem fixas vao provocar flutuaçoes

O ideal é colocarem o router no meio da área onde irao precisar de cobertura, SEM paredes ou electrodomésticos à volta.

Colocarem (nos que é possível) o firmware DD-WRT que aumenta a performance.
 
Estas antenas sao DIRECIONAIS, aumentam o sinal numa direcçao concreta MAS se têm PCs fora da direcçao vao perder muito sinal.

(...)

Depende das situações, o sinal em 2.4Ghz "tabela" nas paredes, por isso apesar da antena estar apontar para a frente, os equipamentos que estejam por detrás da antena podem tambem apanhar bom sinal..

Não se esqueçam que as antenas direccionais tambem irradiam sinal para trás (pouco), por isso não convem estarem colados por trás da antena, quanto maior o ganho da antena, mais cuidado deverão ter..
 

É esse que eu costumo usar, e aconcelho!

Já agora outros conselhos:

- Quanto maior for a parabolica maior é a amplificação do sinal, por isso se fizerem maior têm maior sinal. Para isso basta ampliar a imagem e depois imprimi-la, ou tenho um que é 4x maior do que o normal e outros 2 2x maior. Caso nao tenham impressora para imprimir isso tao grande vao a um centro de copias e peçam para imprimir la.
Com o 4x maior consigo ganhos de mais de 80% a 20m :)

Valores:
Com o tamanho normal da impressao conseguem ganhos de 9dBi
Se dobrarem o tamanho do molde antes de imprimir conseguem ganhos de 12dBi
Se quatripilicarem o tamanho do molde antes de imprimir conseguem ganhos de 16dBi


Nada mau para uma antena caseira, e podem usar Dongles USB em vez da antena do router tb, basta encaixarem o dongle usb no sitio onde fica a antena, metem uma extensao usb e pronto ficam com uma antena USB direcional com ganhos de até 16dBi!!!
Há antenas compradas com pior performance... ;)

- Outra coisa que ajuda mais é colocar mais folha de aluminio, nao coloquem apenas 1 folha de alumunio como diz o tutorial, mas colocam quanto mais melhor, eu tenho 1 com 5 folhas e 2 com 10 folhas de aluminio. E noto que quanto mais aluminio maior o sinal e especialmente maior a estabilidade do sinal.


E por uma questao estética coloquem papel autocolante em cima do aluminio, eu uso papel preto e fica bonito.. ;) Podem usar cartolina por detraz mas aconcelho o plastico de fazer encadernações, alem de ficar muito mais resistente fica mais bonito, e essas folhas custam cerca de 0.5€ a 1€.
 
Última edição:
Aqui fica a meu sinal com antena wifi, a meio sem antena (só com a do router wl520gc com dd-wrt) e no final outra vez com o router.
wifin.png

Como podem ver tem um ganho de cerca de 13dBm.
Isto é um sinal a passar 4 paredes, 2 delas externas e 2 internas com exterior no meio. É entre 2 casas a cerca de 12metros.
 
eu nunca experimentei isso porque nao senti necessidade, mas o sinal varia bastante dependendo das horas do dia e dos equipamentos que estejam ligados
à noite tenho mais sinal, por exemplo quando ligo o forno ou o microondas o sinal baixa

e até aposto a maioria das comparaçoes(com cantena e sem) que fazem nao sao nas mesmas condiçoes, mesmo que nao se apercebam disso
 
O meu router nao da para grandes distâncias, tinha conhecimento disso; mas nao sabia ao certo como praticar esta técnica.
Vou experimentar :)
 
Back
Topo