Compiz Fusion

Problema:compiz fusion deixou de funcionar.

Boas pessoa.
Sou novo no mundo Linux e estou com um problema.
Depois de um dois dias a utilizar o Ubuntu 7.10 o compiz fusion deixou de funcionar. Não consigo seleccionar o opção custom para configurar os efeitos e também não me deixa alterar o número de áreas de trabalho. Para ajudar à festa também me apareceu a uma barra preta, na horizontal, na parte debaixo do ecrã.
Anteriormente utilizava o Mandriva one 2008 e tinha problemas semelhantes o que me leva a pensar que pode ser da gráfica,(Asus 7300le). Já verifiquei se o cd tinha falhas mas esta tudo bem, já instalei o Ubuntu por duas vezes e o problema continua.
Sugestões.....
 
Suponho que tenhas as drivers da grafica bem instaladas.
Sugestões? Bem, tenta lá reinstalar o compiz. Será algo deste tipo:
Código:
sudo aptitude purge compiz (ou lá como se chama o pacote)
sudo aptitude install compiz (idem)
Mas com as informações que nós dás, não estou a ver o que pode ser :|
 
Suponho que tenhas as drivers da grafica bem instaladas.
Sugestões? Bem, tenta lá reinstalar o compiz. Será algo deste tipo:
Código:
sudo aptitude purge compiz (ou lá como se chama o pacote)
sudo aptitude install compiz (idem)
Mas com as informações que nós dás, não estou a ver o que pode ser :|
Já consegui desinstalar mas agora não consigo instalar. Aparece a seguinte mensagem: E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

Quanto ao driver da gráfica penso que esta bem instalado, porque quando vou gestor de controladores restritos aparece-me que ele esta em uso.
 
tenta fazer o seguinte...vai ao synaptic e desinstala tudo o q tem a ver com compiz mas faz desinstalaçao completa (para remover os ficheiros configuração) reinicia... volta ao synaptic e volta a instalar o compiz... em principio deve funcionar isso tambem me aconteceu apos um update e isso funcionou...
 
tenta fazer o seguinte...vai ao synaptic e desinstala tudo o q tem a ver com compiz mas faz desinstalaçao completa (para remover os ficheiros configuração) reinicia... volta ao synaptic e volta a instalar o compiz... em principio deve funcionar isso tambem me aconteceu apos um update e isso funcionou...
Continua tudo na mesma. Vou tentar com outra distro.
Respondendo ao iGama a minha gráfica é uma nvidia 7300le
 
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

Essa mensagem n será por estares a executar o comando (sudo ...) ao mesmo tempo com o synaptic aberto?
 
Essa mensagem n será por estares a executar o comando (sudo ...) ao mesmo tempo com o synaptic aberto?

Um esclarecimento:

caso isto fosse verdade, não aparecia
Código:
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

mas sim

Código:
E: Could not get lock /var/lib/dpkg/lock - open (11 Resource temporarily unavailable)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

Rom@:
Tens isto

Código:
Option         "AddARGBGLXVisuals" "true"

na secção do Screen?
 
Última edição:
Estas a falar no menu screens and graphics, se sim não encontrei la nada.
Quanto ao resto eu não queria ser teimoso mas é mesmo aquela mensagem que aparece mesmo com o gestor de pacotes synaptic fechado. Hoje já não tenho muito tempo senão fazia tudo de novo e se fosse preciso metia imagens para confirmar a veracidade das minhas afirmações.
Na minha opinião isto deve ser uma incompatibilidade de hardware complicada demais para eu resolver, por enquanto, ate estar mais á vontade com SO Linux.
Vou experimentar outra distro diferente e esperar que o problema não continue.
Obrigado a todos pela ajuda.
icon13.gif

Cumps
 
Amigos,

Acabo de instalar o ubuntu 7.10! :D
Sou novo nestas andanças do Linux. De qualquer forma já vi o compiz fusion a mexer e gostaria de instalá-lo.

Mas não sei bem o que fazer. Aparentemente, já vem com o ubuntu 7.10. Mas no System -> Preferences -> Appearance -> Visual Effects só tenho 3 opções:
- None: que está por defeito seleccionada
- Normal
- Extra

Tentei mudar para Extra ou Normal e aparece a seguinte mensagem de erro:
"The Composite extension is not available."

Alguém me pode ajudar?!

Muito obrigado.

PS: Já agora a minha placa gráfica é uma ATI Mobility Radeon X1600.
 
O problema é a tua gráfica. Os drivers que veem de base no Ubuntu não suportam o Compiz.

Para poderes usar o Compiz tens de instalar os novos drivers. Para isso usa o Envy é uma aplicação que te instala a última versão dos drivers sem teres de te preocupar.

Ainda não funciona a 100%, pois estes são os 1º drivers que suportam o Compiz, por isso os próximos deveram corrigir os problemas que haja nesta versão do driver.

Good luck
 
Última edição:
Hmm ok!

O ubuntu queixou-se dos drivers e disse que ia instalar uns restricted. E eu tudo bem.

De qualquer maneira já instalei o Envy, que está a sacar os drivers.

Digam-me mais uma coisa. Eu já li em foruns que é preciso desinstalar tudo do compiz que vem com o ubuntu e instalar depois de novo. É verdade?

Cumprimentos.

Muito obrigado pela ajuda!!
 
Epá... isto não correu bem.

Agora abri o Firefox e a janela está no canto superior esquerdo e nao tenho maneira de a movimentar no desktop, ou redimensionar :S

Aliás, cada janela que abro fica no canto superior esquerdo, sobreposta a anterior.

O Envy n se portou lá mto bem :(
 
Epá... isto não correu bem.

Agora abri o Firefox e a janela está no canto superior esquerdo e nao tenho maneira de a movimentar no desktop, ou redimensionar :S

Aliás, cada janela que abro fica no canto superior esquerdo, sobreposta a anterior.

O Envy n se portou lá mto bem :(

Corre os seguintes comandos :
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xvreinicia o X e ve se ja da.

(PS: reiniciaste n reiniciaste?
 
Back
Topo