Computadores na europa sem windows

Eu diria mais, olhem para a história da Apple da transição do OS 9 para X.
De inicio o X era melhor, mais rapido, mais estavel, mais xpto que o OS 9. Mas e aplicações? Manteve-se tudo no OS 9. Quando se deu realmente a transição? Quando começaram a aparecer as aplicações nativas para o X. Eu começei a trabalhar no X quando apareceu o X.3 porque até lá não tinha praticamente nada para correr nativamente no X.

Pessoalmente (nem profissionalmente) não uso linux porque não tem as aplicações que preciso.
 
Pois. Mas explicar isso aos "religiosos" é duro. E infelizmente certos "sitios" encorajam esse tipo de insanidade.

E infelizmente não aprendem nem com os próprios erros nem com os dos outros. Tomando o exemplo do Photoshop, quanto já tentaram destronar o mamute? Ui, já perdi a conta... Quantos conseguiram? 0, zero, niente, the big nada... E a concorrência é feroz. Muito feroz. Quando uma app se aguenta assim, só pode haver uma conclusão. Alguma coisa eles estão a fazer bem que todos os outros estão a fazer mal...

Mas tambem temos do lado deles exemplos. Apache, Firefox e muitos outros. Apps que fazem bem o que os outros teimam em fazer mal.

O conceito chave é mesmo o "mais apps e melhores". Só "free apps" não chega. Para o Joe User, ter o source code é como meter um boi a olhar para um palácio. Não serve para nada. Mesmo para um power user pode não servir para nada...

Já para não falar em custo/beneficio. Ok, que raio, o PS pode custar uma pipa dele, mas se trabalhas a sério para justificar usálo, não vais demorar muito a recuperar o custo. Em contrapartida se vais trabalhar a sério e poupas uns trocos nas aplicações, podes dar por ti (só um exemplo...) a entregar um trabalho para impressão que vai sair todo lixado. Se não te sair o prejuizo da carteira pelo menos ficas queimado com o cliente. Poupar trocos deu prejuizo...
 
olha.. um post curto.. mas

ShadeX, não poderias ter mais razão, e concordo a 100% com as tuas respostas ;)

mas é como eu digo.. cada um tem que ter o poder de escolha, sobre o que necessita ;)
 
Estamos entalados com a plataforma.
Precisamente!! na mouche!! Em bom português diria mesmo: estás agarrado pelos tomates! :-)

É à conta da perpetuação desse entalanço que este modelo de negócio (assente na venda de licenças de utilização de software) subsiste. E é precisamente contra esse facto que a UE se está a insurgir.

O facto de trazerem o Linux à baila é areia para os olhos. A questão que está em cima da mesa é o facto de os PCs serem vendidos com um SO cuja licença de utilização restringe as liberdades dos consumidores.
Haver consumidores que estão a borrifar-se para isso é um direito que lhes assiste, assim como assiste àqueles que se empenham para que o Software dê aos consumidores tanta liberdade quanto possível.

Nesta contenda quem tem a perder são as empresas que vivem à conta da venda de licenças proprietárias - leia-se: da restrição de liberdades. Os consumidores só têm a ganhar.

Não vale a pena trazer o Apache, Firefox, Gimp e quejandos para a discussão. Não é sobre esses que recai a preocupação actual.
 
Precisamente!! na mouche!! Em bom português diria mesmo: estás agarrado pelos tomates! :-)

Falando mal e depressa, chiça que são burros. É que realmente não lêm nada do que não lhes interresse e vá de encontro à realidade e contra a sua "religião".

Ainda não entendeste que não estamos entalados na plataforma "OS qqr coisa" pelo "OS qqr coisa" em si? Estamos entalados na plataforma "OS qqr coisa" pq é lá que estão as aplicações.

Porra, o BeOS estava à vossa frente à mais de uma década em quase tudo. O QNX era uma plataforma realtime em desktop. O NextStep que tem anos deu origem ao OSX. O AmigaOS era um *nix-like streamlined de uma simplicidade abismal. Existiram n outros que tinham possibilidades para terem singrado.E nenhum, leia-se 0, niente, nestum o conseguiu. Razão : no apps! Ainda encontras users de todos, não encontras mainstream de nenhum.

Mas continuem assim. Continuem a olhar para o Windows como se fosse o demónio e a ignorar o verdadeiro problema. Continuem a tapar o sol com a peneira e a não querer cartar a responsabilidade de o vosso OS não andar mais para a frente. A não querer aceitar o facto que as pessoas não mudam porque não podem ou não querem largar as aplicações que têm. Continuem a olhar de cima e desdenhar as software houses comerciais. Continuem tal e qual como estão. Pq tudo o que conseguem com isso foi o que conseguiram até agora, que é ir a lado nenhum. E no entretanto, nós continuamos a ter de comprar Windows, não porque queremos, mas porque precisamos.

Talvez se toda a comunidade FOSS se juntasse atrás do WINE e do ReactOS as coisas mudassem do dia para a noite. Mas o raio é que fazem, isso vai contra os "fundamentos religiosos" de 99% da dita comunidade.

p.s. E se quiseres incluir as licenças dos softs que usamos, bom, nós tivemos de as aceitar se queriamos usálas. Não havia alternativa. Era aceitar ou não usar. Em muitas situações, leia-se mundo real, não tens escolha. Aceitas e calas. E pagas sem respingar. Querem ajudar-nos? Porreiro, criem apps 2x melhores que as que temos de usar. E não é "potencialmente melhores", é ready-to-market industry-grade 2x melhores. Têm todo o meu apoio.
 
Última edição:
Em 5 parágrafos foste buscar o BeOS, o QNX, o AmigaSO, o OSX, o NextSTEP, a religião e os fundamentalismos religiosos, o WINE, o ReactOS e a comunidade FOSS para acrescentares absolutamente 0 à discussão.

Em muitas situações, leia-se mundo real, não tens escolha. Aceitas e calas. E pagas sem respingar.
O teu mundo real é diferente do meu mundo real. Nesta matéria, as tuas necessidades e possibilidades são diferentes das minhas; tu não respingas e eu protesto; tu calas e eu falo; tu aceitas e eu não aceito; és passivo e eu sou activo. Vês? temos 'religiosidades' diferentes. Afinal de contas, o mundo real é feito de contrastes e, por conseguinte, uns interpretam a mesma realidade de forma diferente de outros.

Querem ajudar-nos?
"Qurem"? eu estou a falar por mim, não represento ninguém. Tu representas?

Têm todo o meu apoio.
OK, mas olha que não parece.
 
O teu mundo real é diferente do meu mundo real.

Decididamente. O meu mundo real implica ter de trabalhar para ganhar a vida. Trabalhar implica usar software que não é grátis. Que corre num OS que tambem não é. Queres que faça o quê? Largue o meu trabalho e vá para pedreiro para não ter de pagar pelo Windows?
 
<intro>sou dos religiosos</intro>

Porra, o BeOS estava à vossa frente à mais de uma década em quase tudo. O QNX era uma plataforma realtime em desktop. O NextStep que tem anos deu origem ao OSX. O AmigaOS era um *nix-like streamlined de uma simplicidade abismal. Existiram n outros que tinham possibilidades para terem singrado.E nenhum, leia-se 0, niente, nestum o conseguiu. Razão : no apps! Ainda encontras users de todos, não encontras mainstream de nenhum.


Sr, tem toda a razão no que diz; Só que:
1) todos esses eram propietários, o que os põe em corrida directa com o SO da microsoft.
2) Neste momento a net está a tornar-se generalizada o que torna viável a plataforma livre, que não concorre da mesma forma que os outros porque não morre, existe sempre alguém com interesse suficiente para manter a coisa (nem vale pena ir para Linux, porque esse tem a vida garantida)

No caso das alternativas abertas (Linux, BSDs, solaris,...), a coisa muda de figura: e o conceito que está por trás chama-se colaboração. Agora, em termos de marketing esta colaboração é complicada de se fazer valer. Mas a experiência tem vindo a mostrar que é suficiente para crescer e crescer em GRANDE! Não vale a pena agora meter exemplos concretos de crescimento abmismal. Como diria o Linus, o futuro é aberto.

As apps vêm com tempo; No mercado dos servidores tens o exemplo da Oracle, que de não suportar passou a ter como plataforma preferida um dos abertos... Por exemplo, no mercado do CAD de electrónica tens o cadence... Julgo que haverá mercado highend fechado a correr em plataforma aberta. Provavelmente nunca terás um MS Office 4 Linux, mas ao ritmo de crescimento do OO... não será preciso.

Em relação ao tema acho muito bem; Será preciso encontrar um termo de equilibrio para dar a volta à questão Apple, mas como neste momento como a microsoft é um monopólio, podem pegar por aí (sim a UE tem regras especiais para empresas monopólios, daí surgem as recentes multas).
 
Trabalhar implica usar software que não é grátis.
No meu caso, trabalhar implica usar software livre - exclusivamente (e não, não uso drivers proprietários).

Queres que faça o quê?
Pessoalmente não quero que faças nada. A minha 'instatisfação' não é contigo. É com aqueles que te 'entalam' - a ti e a muito outros (e a mim, por tabela).
 
Muita sorte não. Têm é hipotese de escolha. Algo que a maioria dos que trabalham em/com informática não têm.

Se um dia se vir obrigado (por necessidade obviamente...) a vergar ao uso de software do "império do mal" talvez mude a musica.

Talvez a licença OEM que custa uns trocos aos fabricantes e é passada por pouco mais que isso ao consumidor não lhe pareça tão mau. Ou pelo menos vai parecer melhor que a retail a custar 5/6x mais...

@slack_guy:

Não leves a mal, não é nada pessoal, mas fico altamente "infernizado" quando vejo pessoal a querer passar a ideia de que temos hipotese de escolha quando realmente não temos. E é isso que a comunidade FOSS faz em geral. Dizem "Ah e tal larguem o Windows e o soft proprietário" e nós perguntamos "Então e usamos Linux e quais aplicações?". Silêncio. "Ah e tal, larguem o Windows e o software proprietário. Assim não dá...

Dai eu dizer que têm de arranjar um pacote muito melhor de apps antes de o pessoal se mudar de armas e bagagens.

E ao contrário do que possam pensar, mas que eu já referi, é muito mais fácil mudar os power users de plataforma que os joe users. Acredita nisso. Os power users vão atrás disso mesmo, do power. Os outros são uns "cobardes" sempre com medo da mudança.
 
Muita sorte não. Têm é hipotese de escolha. Algo que a maioria dos que trabalham em/com informática não têm.

Tem sorte tem, tem a sorte de poder escolher e de existir "alternativa" de tudo o que usa.
Onde está o Illustrator, photoshop, indesign, quarkxpress, Acrobat para outros OS que não o Windows ou Mac OS X (no meu caso)?
Eu tenho sorte de existir uma versão destes para Mac porque se fossem todos só para windows... já tinha saido desta area à mais tempo.

Tenho aqui um computador com Solaris... acho que é um P4 mas leva 5x mais tempo a bootar que qualquer windows...
 
Essa tambem foi mázinha Encarnado :) A minha box com Slack tbm demora 3x mais a fazer boot que a de Windows, mas não é a mesma sopa. Windows tem de fazer reboot mais depressa pq o reboot é um "de facto" do OS :P *nix é "always on". Um amigo meu chegava a trocar PCI's com o animal ligado. Infelizmente o hotplug PCI da board não era como o fabricante o pintava e não durou muito :(
 
EU não sei o que fizeram a isto, vai na volta até boota rapido, mas isto não me apresenta interface grafico nenhum a não ser o do programa que lá funciona. Se sair desse programa não se consegue fazer nada a não ser desligar o computador. E como não me estou para chatear porque aquilo não é meu, deixa andar.
 
ShadeX: quando vejo pessoal a querer passar a ideia de que temos hipotese de escolha quando realmente não temos
Bom, eu tenho hipótese de escolha, e escolhi (btw, sou programador). As ferramentas que uso existem em abundância e com qualidade nesta plataforma.
Reconheço que os meus requisitos em termos aplicacionais são muito baixos (editor de texto, interpretador, compilador, browser, mail client, servidores diversos, algumas aplicações do OpenOffice, entre outras coisas banais). De facto não preciso de ferramentas 'elaboradas' como Photoshop, InDesign, AutoCAD e por aí a fora.

Mas também confesso que me causam alguns arrepios os artistas que só sabem trabalhar com uma ferramenta e com uma plataforma. Pelo que tenho visto (e já vi muita coisa) é - regra geral - uma questão de hábito. Quantos designers conheces que estão 'entalados' com o FreeHand? Toda a vida fizeram o seu trabalho com aquela ferramenta, conheciam-na de trás para a frente. Agora, tomem lá com o Illustrator. Se o FreeHand fosse Software Livre, esse problema não se colocava, pois não?

É este 'entalanço' do software proprietário que me deixa 'insatisfeito'.

Repara, eu não pretendo que toda a gente use Linux, ou que usem o Gimp, ou o que quer que seja. Pretendo é que o software seja livre, a começar pelos sistemas operativos.
 
Mas também confesso que me causam alguns arrepios os artistas que só sabem trabalhar com uma ferramenta e com uma plataforma.

Eu não tenho desses problemas. O meu upbringing em AmigaOS deu-me a flexibilidade mental para poder mudar de OS/App em dias. Quando a tua plataforma era um OS que podia ser mudado de pernas para o ar em horas estás pronto para quase tudo... Damn, a falta que eu sinto do ASSIGN... Uma "feature" tão pequenina que fazia tudo ser tãoooooo simples...

Eu para desenrascar posso perfeitamente pegar no Inkscape e fazer as coisas. Mas no fim vou ter de passar por uma app "a sério" para converter para um formato que a gráfica aceite, e (muito mais importante...) espetar com Pantones naquilo. Sim, pq imprimir RGB é um desastre sobre rodas que vai acontecer e mesmo CMYK tens de estar disposto a aceitar que pode não ser 100% igual aquilo que pensavas que era. Pantones tbm dão erros, mas pelo menos podes espetar com a coisa na fronha do impressor e exigir um reprint se for um desvio muito grande :P
 
Mas no fim vou ter de passar por uma app "a sério" para converter para um formato que a gráfica aceite, e (muito mais importante...) espetar com Pantones naquilo.
Essas aplicações 'a sério' tiveram de adquirir licenças de uso à Pantone só para poderem dizer que uma cor corresponde a uma referência Pantone. O Software Livre não pode fazer isso. Mas esta é uma polémica referente a patentes, com as quais também estou muito 'insatisfeito', mas que foge ao nosso tópico.
Quando as gráficas aderirem ao formato SVG - que permite a inclusão de tags para, por exemplo, marcar as referências Pantone de um preenchimento ou de um contorno, este problema deixa de ser relevante.
 
Se um dia tiveres o desgosto de ter de "remodelar" um SVG numa app mais pró talvez percebas que o que dizes é um pipe dream.

Existem boas intenções e existem coisas funcionais. Sinceramente, mais chato que SVG só exports de FreeHand para Illustrator, quando o desgraçado do FH insiste em criar 3 centenas de grupos de um objecto...
 
No meu local de trabalho continuo a receber mais trabalho em freehand que qualquer outro programa e é trabalho vindo de diferentes agencias.
Não sei o que acontecerá ao FH já que a Adobe não o quer. Se não o quer... que o jogue para as "massas"... seria muito bom haver freehand para outros OS, mas poderia ser mau porque as outras software houses não acompanhassem o movimento e ter 1 computador só para 1 programa... (se bem que no meu local de trabalho, o PC é só po Corel Draw... :puke:)

SVG? Nunca vi nem nunca tinha ouvido falar disso.
 
Back
Topo