1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Discute connosco a apresentação da AMD com novidades sobre gráficas RDNA 2, em direto a partir das 16:00 (Lisboa)!
    Remover anúncio

Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 753; Visualizações: 50365)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  1. CentOS

    4 vote(s)
    8,0%
  2. Debian

    5 vote(s)
    10,0%
  3. FreeNAS

    14 vote(s)
    28,0%
  4. XPEnology

    6 vote(s)
    12,0%
  5. OMV

    1 vote(s)
    2,0%
  6. Windows / Windows Server

    9 vote(s)
    18,0%
  7. Ubuntu Server

    6 vote(s)
    12,0%
  8. Outro

    5 vote(s)
    10,0%
  1. reise

    reise Power Member

    Os varios clientes tem a sua própria história de visto e não visto?
     
  2. JMRR

    JMRR Power Member

    É centralizada tambem.
    Se iniciares um filme num dispositivo, podes continuar noutro.
    O trace de episodios vistos nas series tambem aparece em todos os dispositivos.
     
  3. reise

    reise Power Member

    E não há forma de dividir isso por equipamento/utilizador? Tem de dar, não faz sentido teres várias pessoas a aceder a um share e todos partilharem o histórico.
     
  4. luckypt

    luckypt Power Member

    Acho que não leste os posts todos e nao deves conhecer o kodi.
    O kodi tem uma bade de dados local, onde podes adicionar os teus filmes etc...
    A ideia de centralizar uma bd, é poderes usar a mesma bd em varios dispositivos.
    Eu só vejo kodi num dispositivo de cada vez, por isso é que quero uma bd centralizada. Veji na sala um episódio, meto em pausa, faço resume no quarto... É esta a ideia :)
     
  5. JMRR

    JMRR Power Member

    Sim isso é por defeito, a conversa iniciou-se no sentido de centralizar a bd.

    Mas mais que isso, podes centralizar a bd e colocar perfis no kodi, ao estilo netflix, ou seja a bd e centralizada em todos os dispositivos e o teu utilizador tem o historico atual netes todos.
     
  6. Stlkr

    Stlkr Power Member

    Eu sinceramente não vejo qualquer vantagem desse mecanismo face a um Plex. Eles têm isso tudo feito, implementado a zero euros. No pior dos cenários, comprar as apps para dispositivos móveis que vale bem o que pedem uma vez que nos dão um produto gratuito fantástico. E sim, não faz transcoding nem precisam de ter um servidor a transpirar. Não entendo bem a vantagem aqui face a algo tão robusto, bonito, funcional e bom.
     
  7. JMRR

    JMRR Power Member

    Bonito e funcional, nao me parece grande argumento, o resto nem é tema.
    Plex é desenvolvido na linha de dispositivos moveis, não é a finalidade do kodi, embora se sobreponham em alguns aspetos e no meu caso zero interesse em dispositivos moveis.

    De qualquer forma, no meu caso construiu-se em base do Kodi pelo live tv, este é o ponto mais importante para mim, por ter optado por esta solução.
    Eu gosto da simplicidade de um rpi escondido atras de uma tv controlado pelo hdmi-cec, e foi aqui que começou.
    A biblioteca centralizada veio depois, é uma mais valia que funciona muito bem.
     
  8. whocarez

    whocarez Power Member

    Dispositivos móveis ???

    TVs , média players são os principais clientes usados...
     
  9. Stlkr

    Stlkr Power Member

    Bonito até dou de barato, agora se funcional não é argumento, então não sei o que será.
    Plex não é para dispositivos móveis. É para dispositivos. Tanto vês no pc, como na tv, como no smartphone ou tablet ou até no browser. Se isto não é versatilidade e funcional, não sei o que é então. Para não falar que não preciso de ter um Raspberry escondido onde quer que seja (e não sou contra, até sou fã e tenho umas boas centenas desses dispositivos "espalhados" como solução a um problema). Para não falar da "manutenção" que é necessária a esse sistema, fora os cartões onde estão flashados os SO que podem corromper (como me acontecia antes de ter o plex). Já usei muito Kodi. Sei das suas vantagens e sei das suas desvantagens. Na minha opinião, para biblioteca centralizada, simplicidade, aplicações disponíveis (mobile, pc, tv e até browser), aliado aos plugins externos existentes, não vejo grande vantagem nisso. Mas olhando para as minhas necessidades (que deverão ser a de 90% dos utilizadores de sistemas destes). Claro que há exceções e nem sei quais são os vossos requisitos. Podem simplesmente nem gostar do Plex. Agora que me parece a melhor solução aos requisitos de biblioteca centralizada, media player, gestão de perfis e até mesmo partilha de media isso parece. Para não falar que considero que seja mais viável, robusta e funcional, em que isso é para mim uma certeza.
     
  10. JMRR

    JMRR Power Member

    Como ligas plex numa tv que nao seja smarttv, com o objectivo de live tv, sem nenhum equipamento??
    Dai eu ter dito que a minha base tinha sido o kodi, com o live tv tambem centralizado.
    Dai ter optado pelo rpi, controlado por hdmi-cec.
    Que faltam prai sao solucoes, cada qual usa o que quer e bem entender.
    Para o cenario que uso em casa plex nao serve.
     
  11. reise

    reise Power Member

    Não foi isso que encontrei no forum do kodi. Parece que o watched de cada coisa é o playcount>0 e é por filme não por utilizador/filme.
    https://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=339077&highlight=watched
     
  12. reise

    reise Power Member

    Conheço o kodi desde os tempos do xbmc (apesar de não estar a usar desde à uns 4 anos). Já tive share remota e bd local, e share remota e bd em mysql remoto.
    Agora queria recomeçar a montar as coisas lá em casa e queria que eu a minha esposa tivessemos histórico diferente, pois nem sempre vemos as coisas ao mesmo tempo. E segundo li nos forums isso não é possivel de fazer porque a flag watched é definida por playcount>0.

    SAbes algo que me permita fazer isto?
     
  13. reise

    reise Power Member

    Os profiles parece que dá para fazer mais ou menos o que quero, apesar do que me parece que o faz duplicando a parte que contem a informação sobre os shares. Ou seja, mantens as sources mas o media info é feito para cada profile.
    Basicamente parece-me um workaround para uma coisa que me parece fácil de implementar.
     
  14. Stlkr

    Stlkr Power Member

    E instalas o Kodi onde? O Kodi não vem do ar. Tens de instalar sempre em qualquer lado. Da mesma forma que podes instalar um Kodi num Raspberry, podes instalar um plex ou arranjar uma box Android que tenha a app. Os custos de um Raspberry ou de uma box Android +/- aceitável não andam longe um do outro para quem tiver de ponderar.

    Já agora: http://www.rasplex.com

    Apenas estamos a discutir vantagens e desvantagens. Por não servir a ti, não significa que a info não possa ser partilhada para que quem cá vier, possa ler e optar pela opção que lhe é mais conveniente.

    Quanto ao live tv, realmente o Plex não tem essa funcionalidade (nativa). Mas isso não vai ao encontro daquilo discutido anteriormente que era a centralização da base de dados. Isso é outro requisito. Mas se procurares andam aí uns plugins que prometem fazer isso. Se fazem ou não, não sei, não tenho interesse nesse aspeto.
     
    Última edição: 24 de Abril de 2020
  15. whocarez

    whocarez Power Member

  16. JMRR

    JMRR Power Member

    Se te desses ao trabalho de ler com atenção o que as pessoas escrevem percebias de onde surgiu a conversa sobre o kodi, o live tv e o rpi, mas siga, o que não falta sao soluções cada um instala o que quer.
     
  17. luckypt

    luckypt Power Member

    Isto vai aqui uma açorda....

    Só para finalizar com isto:

    Para quem conheço o Plex ele faz transcoding de video (nativamente, podemos "desligar" no cliente ou fazer uns tweeks no servidor para desligar isto (wtf? não há um raio de um, botão para desligar isto no servidor? enfim...)
    Visto isto ser um topico de um GEN8, tambem devem saber que o processador pode ser limitado para este tipo de utilisação (não digo que não funcione, mas é mesmo muito sofrivel)
    Ora, para não andar (opinião pessoal) a mudar clientes (que infelizmente não grava as minhas preferencias, não sei porquê) e afins com o Plex, falei da possiblidade do Kodi centralizado.

    Pontos fortes?
    recursos necessarios para isto praticamente 0, uma BD simples mysql. ( o principal para mim e o porquê desta discução sobre uma BD centralizada...)
    Clientes em tudo quanto é dispositivo, com o extra de add-ons, legendas (falo em downloads, plex também dá, mas é sofrivel...), iptv stalker, etc...

    visto ter um server Plex (servidor alugado) e uma BD kodi, opto pelo kodi pois sempre fui fâ dele e nunca me falhou (infelizmente o plex já me falhou, mas talvez a culpa seja minha... ) :D

    Boa continuação a todos :)
     
  18. Stlkr

    Stlkr Power Member

    Ui que agressividade. Vocês falaram maioritariamente sobre biblioteca centralizada. E como tal dou a minha opinião sobre isso. Btw, viva ao 25 de abril. Se não te interessa a minha opinião, a isso podemos chamar reciprocidade. Nem a dei para ti, mas sim para o caso em concreto que pode não servir em nada a ti e servir a outros que irão dar ao trabalho de ler.
    Cumps e “siga”.

    No meu caso não faz transcoding nunca. Bastou-me indicar no servidor e nunca faz. Seja para que dispositivo for. Basta indicares que queres fazer stream em largura máxima. O meu gen8 não sofre nada a fazer stream seja do que for para que dispositivo for. É o mesmo que fazer abertura do ficheiro pela LAN.
    O Kodi para mim é mais escalável, porque é um media player basicamente. O Plex é um servidor de media que tem depois os seus media players. São coisas distintas. Agora, o media player Kodi bate os do plex? Depende do pretendido. É mais escalável? Sem dúvida. Mas eu como só tenho smarttvs em casa, a app é instalada e em qualquer lado vejo. iPad, iPhone até em pc tenho as apps. Se for em sistema Kodi, o trabalho é muito superior (bem como o custo e impossibilidade de ter Kodi em iOS de forma "clean"). Boas instalações.
     
    Última edição: 25 de Abril de 2020
  19. APLinhares

    APLinhares OpenSource

    Eu estou a usar o jellyfin no server e depois cliente kodi com add-on jellyfin, para Não ter de andar a indexar tudo por cada cliente.