Contadores inteligentes EDP Falta de Privacidade

Paineis solares sem ligação á EDP são tecnicamente ilegais e a casa não é considerada legal..

Penso que seja precisamente isso que o user fala, porquê que se têm de estar dependente, ou pior, pagar um imposto como em Espanha ao sector energético?

"Se Tramp fosse dinheiro, os pobres nasciam sem Tramp" - Sabedoria popular sem ferir susceptibilidades
 
Boa tarde a todos,
Este tópico mais parece o tópico das teorias da conspiração.
Algumas ideias até podem ser verdade, mas deixo aqui o meu ver das coisas.... @patarau... no dia em que mudarem para os contadores inteligentes ou mudas... ou mudas, não há hipótese, e caso não saibas 100% das instalações em média tensão ou Baixa Tensão Especial já têm tele contagem á anos! Inclusive na empresa onde trabalho conseguem ver o diagrama de cargas diário em intervalos de 15min!

Outra questão. Usa cartão multibanco? Sugiro que deixes de usar... o banco usa essa informação para fazer análises de risco e tracking de clientes!
Usas google....deixa de usar... a google faz análise comportamental!
Usas telemóvel...deixa de usar, compra uma casa em chumbo! As operadoras conseguem ver a localização exata e em tempo real! E para ser sincero acho que demasiada gente vê essa localização.
Usa cartão continente/modelo/etc? Não use... o continente faz estudos das tendências de mercado!

Radiação? Suponho que teve os 4 canais em casa via analógica... sabe a potência que por exemplo o emissor da Lousã tinha? 500 000W (quinhentos mil watts) irradiados! Só para ter uma ideia, se colocasse uma lâmpada fluorescente nas imediações do transmissor, ela acendia!

Tenho respeito por este assunto, agora não é preciso entrar em modo "parafuso" e paranóico por causa disto! Sim os sistemas têm vulnerabilidades como todos...
 
Já estou mais ciente da meteria em causa.
Só se esqueceu que o transmissor da Lousã trabalhava em vhf ou uhf, é uma frequência muito mais baixa e não são microondas. Além do mais nas faixas acima nem é permitido grandes potências.
Obrigado pela participação.

Enviado do meu SM-N920C
 
Última edição:
Caro @patarau, ainda relativamente á sua teoria dos radares e do cancro... subscrevo. Conheço um caso em que a pessoa não morreu de cancro, mas literalmente o corpo começou-se a desintegrar.
 
Boa tarde a todos,
Este tópico mais parece o tópico das teorias da conspiração.
Algumas ideias até podem ser verdade, mas deixo aqui o meu ver das coisas.... @patarau... no dia em que mudarem para os contadores inteligentes ou mudas... ou mudas, não há hipótese, e caso não saibas 100% das instalações em média tensão ou Baixa Tensão Especial já têm tele contagem á anos! Inclusive na empresa onde trabalho conseguem ver o diagrama de cargas diário em intervalos de 15min!

Outra questão. Usa cartão multibanco? Sugiro que deixes de usar... o banco usa essa informação para fazer análises de risco e tracking de clientes!
Usas google....deixa de usar... a google faz análise comportamental!
Usas telemóvel...deixa de usar, compra uma casa em chumbo! As operadoras conseguem ver a localização exata e em tempo real! E para ser sincero acho que demasiada gente vê essa localização.
Usa cartão continente/modelo/etc? Não use... o continente faz estudos das tendências de mercado!

Radiação? Suponho que teve os 4 canais em casa via analógica... sabe a potência que por exemplo o emissor da Lousã tinha? 500 000W (quinhentos mil watts) irradiados! Só para ter uma ideia, se colocasse uma lâmpada fluorescente nas imediações do transmissor, ela acendia!

Tenho respeito por este assunto, agora não é preciso entrar em modo "parafuso" e paranóico por causa disto! Sim os sistemas têm vulnerabilidades como todos...
A empresa vê diagramas de carga em 15 minutos mas o distribuidor não. A leitura geralmente são os valores acumulados para faturação, ou seja as energias e as potências contratadas. 6 números fora a reactiva. Com isso não se consegue bisbilhotar nada.

Os telecontadores de BTN geralmente nem emitem nada porque não funcionam em GSM (alguns funcionam quando não é tecnicamente possível outro método). A generalidade comunica ou irá comunicar por PLC e a informação é agregada no DTC que está no PT e esse é que tem usam GSM.

O cliente de facto consegue visualizar diagramas de 15 min se assim o desejar mas o contador não recolhe essa informação nem tem memória nem capacidade de comunicação para o fazer de forma massiva. Tudo isto é um tremendo filme.
 
Não tem necessariamente a ver com contadores inteligentes. Há países onde existem contadores comuns mas em pré-pago (alguns mesmo com ranhura de moedas ou com compras estilo raspadinha)

Os contadores inteligentes facilitam isso porque permitem alterações remotas. Seja isso, a potência contratada, a opção tarifária ou ciclo de contagem.
 
Qualquer vendedor deste tipo de serviços vai adoptar estes sistemas porque trazem vantagens a nível de rentabilidade para a empresa vendedora. Se eles mantiverem os 2 tipos de contadores e te deixarem escolher estás com sorte, o que não me parece porque estariam a perder dinheiro... Se o fizerem a um preço mais elevado, aí reclamas porque é mais caro.

A alternativa? Ou vais para uma pequena empresa que não use, o que mais tarde ou mais cedo deixa de acontecer. E podes ir viver para a selva como os pré históricos. POrque essa conversa das radiações e afins.... já enjoa. A seguir dizes quenão usas telemóvel porque emite radiações, que não andas de carro porque emite gases poluentes e maus para a saúde, e que não comes porque os alimentos contêm substâncias químicas...

Mas há uma coisa que não muda, sejas um homem civilizado ou arcaico, é que todos nascemos, e todos morremos. Cabe a cada um aproveitar esse intervalo de tempo da forma que entender...
 
O contador não pertence ao comercializador, não é instalado pelo mesmo nem é lido pelo mesmo.

Hoje ninguém impede um comercializador de montar um segundo contador e oferecer os serviços que quiser.

Quando for para instalar será para todos, porque pertence à rede de distribuição.

Já existiram diversos estudos de viabilidade económica e provavelmente devido a esses estudos é que estamos a usar ainda contadores convencionais.

Os países que avançaram decididamente para isto geralmente ou tiverem obrigações legais ou requisitos que levaram a tal ou então tinham taxas altíssimas para perdas não técnicas (nome catita não?)
 
Obrigado por participares no tópico.

Já reparei que nao deves ter visto o documentário, se vires o documentário provavelmente mudarás a tua opinião.

Bem o aparelho é bi-direcional logo sim pode ser desligado remotamente! Ate a taxa de potencia que actualmente temos contratada com os contadores normais é fixa, com o novos se eles virem que não estas a consumir podem reduzir sem a tua autorização, e nós a pagar sem saber.


Não te esqueças que quem controla a energia controla o mundo.

De acordo com os estudos um telemóvel emite 1000x menos radiaçao que o contador, de qualquer forma todos os dispositivos que enumeraste tenho controlo sobre eles pq a qualquer altura os posso deligar ou nem sequer os ligar, coisa que não acontece com o contador. Mas as consolas os telemóveis etc etc comprei-os pq quis, não me foram impostos como estão a querer fazer. Mas a questão nem é essa, mas sim a privacidade.

Olha eu so uso a via verde quando quero, mas sou eu que decido usar ou não usar, bem como o multibanco, posso fazer compras com o cartão ou pagar em dinheiro, mas sou eu que escolho!

Não te esqueças que estes contadores vao sair dos nossos bolsos...
Alem do mais esse tipo de contadores é desnecessário visto que os que temos sempre funcionaram, apenas contratei a EDP para me vender electricidade e nada mais, eles so tem de me dizer no fim do mês quanto lhes devo, pois nada mais quero deles, não quero informação minha publica, porque tudo o que esta na net é publico, já me basta escrever aqui...LOL mas fui eu que escolhi postar o artigo.

Eu tenho o direito de dizer não a um dispositivo desses pois é uma violação da privacidade.
Eu sei muito bem o que tenho ligado em casa, sei muito bem se me levanto a meio da noite e vou ver tv etc etc, mas mas ninguém tem o direito de saber se estou a lavar roupa ou a beber um café, se me deito tarde ou cedo, se estou ou não estou em casa. Não que eu tenha nada a esconder mas é a minha vida e só a mim me diz respeito.

Um aparelho desses nem poupa energia!!! Esse tipo de aparelhos só é bom para eles ganharem com todos nós, pois podem vender a informação a terceiros sobre os teus hábitos tal como faz a Google...Ainda ontem tive á procura de carregadores de baterias, hoje era so anúncios desses no meu computador, enfim já chega não?!


Isto aqui não é a Espanha, ao que parece já há uma taxa solar, mas o que vem a ser isto???? Os espanhois são donos do sol???
ve link http://www.portal-energia.com/espanha-privatiza-sol-proibe-gerar-energia-para-auto-consumo/
O sol quando nasce é para todos ora porra.

Já agora, em Maio de 2000 não foi cegonha nenhuma que deixou Portugal as escuras, e mais não posso dizer.
Nos USA e Canadá em 2003 tb houve um apagão e esse foi causado por hackers
Em 2005 e 2007 foi no Brasil e tb foram hackers

Cumps

Tens o direito á tua opinião tal como cada um á sua, respeito a tua, mas só uma chamada de atenção. Uma coisa é o que o contador permite e não permite. COntrolar consumos, manipular consumos, não sei até que ponto activar/desactivar/cortar o serviço.

Em relação ás restantes questões que tanto usas quando as pessoas que demonstram na sua opinião que isso não as incomoda como "perigos para a saúde, questões económicas e teorias da conspiração" isso existe em relação a tudo, é a lei da vida, sempre foi sempre será'assim e ninguém vai mudar isso. A menos que passes o dia inteiro encostado ao contador não vejo como pode ser sequer mais perigoso que o telemóvel... quanto mais 1000x mais perigoso. O telemóvel encosta-lo á cabeça quando falas, e o resto do dia anda no bolso, ou a menos de meio metro de ti. Adoro ver gente a usar esses argumentos e depois dormem com o telemóvel a meio metro da cabeça.. O que faz mal é a exposição prolongada, e a do telemóvel é uns bons milhares de horas maior do que as de qualquer contador isto por cada ano...
 
Back
Topo