Contadores inteligentes EDP Falta de Privacidade

Olá!

Após ler todo este topico e feitas algumas pesquisas online, filtrada a informação que por ai anda deixo apenas aqui a minha opinião/preocupação perante estes novos "smart meters" sobre os quais pouco ou nada se sabe sobre os seus efeitos mas que realmente levantam duvidas e que na minha opiniao como em tudo isto, há que jogar pela prevenção com peso e medida sempre!


Confrontado com a comunicação de que pretendem vir trocar o meu contador por um destes novos, tratei de me informar para saber mais sobre o assunto e cheguei ao ponto de informar a EDP (quer telefonicamente quer por escrito) que nao quero mudar para este aparelho enquanto tiver esse direito, a ver vamos se a EDP vai cumprir com isto caso contrario vou ter chatices pela frente!


- privacidade - conceito banalizado nos dias de hoje, concordo com essa preocupação pois (apesar de nao ter nada a esconder e estar-me nas tintas ja que nao tenho nada a esconder - no entanto tomo as minhas precauções pois nao banalizo a minha informação pessoal nem a minha vida perante isto - para o que façam com essa info - isto sendo valido para a google, ISPs e outros iguais) há sempre um limite da liberdade e ate onde se pode ir com esta informação


- melhorias do sistema de rede electrica - ok, concordo tb, sou pró tecnologias!

Mas....é aqui que surge o meu travao e fico reticente (com peso e com medida) a troco de quê ? Com que custos para nós todos/em particular para cada um de nós ? A vida é curta e há que saber gerir da melhor forma, com peso e medida e sempre com possibilidade de escolha (a EDP nao parece dar possibilidade de escolha, ou sera impressao minha!? Serei eu radical ou estaremos nós "entalados" no meio disto tudo?!??!!)


Sendo bastante adepto de tudo o que sejam tecnologias como disse com peso e com medida confesso que (estas coisas que vou falar controlamos nós, controlo eu, por isso como alguem ja disse eu desligo/nao uso se quiser, é a minha opção):


- telemovel - uso minimo (o essencial) e 99% das vezes em alta voz e sempre longe do corpo, isto é, nao andam dentro de bolsos, quanto muito na mão...ok é quase parecido dirão voces mas faz diferença!

- wifi - isso nao quero, obg, tudo em wired, (consigo viver sem wifi), e passo a explicar, mas alguns wireless causam-me dores de cabeça (nao, nao é psicologico, é mesmo real, feitas todas as experiencias possiveis, nao tolero wireless mas tolero telemovel! Expliquem-me voces porque?!)

- restantes aparelhos como todos nós, uso todos eles (muitas horas de PC/monitores/TVs) e o comum dos aparelhos electronicos que temos por casa, nao fujo deles, apenas uso quando quero!


Com isto quero apenas dizer que nao sou radical mas apenas "preventivo com peso e medida sempre" e acima de tudo (la vem a teoria da conspiração) penso por mim e desconfio de boas intenções, pois infelizmente anda meio mundo a lixar outro meio mundo e nao espero que alguma empresa alguma vez veja mais alem do lucro !!! E por via das dúvidas, homem prevenido vale por 2 !!!!
(é o mesmo que dizer que fumar mata e metem imagens chocantes a fazer de conta que se preocupam, hiprocrisias destas está o mundo cheio! - > acabem com o tabaco entao!)


Apenas para dizer que quanto ao "smart meter", onde esta a prova de que nao causam mais maleficios que outros aparelhos, e o PLC parece que tambem tem os seus perigos uma vez a funcionar. Há ainda os que trabalham por GPRS


Alem de que há relatos de alguns problemas com estes aparelhos quanto ao seu funcionamento/segurança e outros aspectos.


E se começarmos a ter sintomas estranhos na sequência da exposição diária a estes aparelhos (alguem dizia que passamos mais horas junto ao telemovel e ourtas coisa bem piores, mas isto nao significa que va continuar a querer me expor ainda mais a outros "efeitos negativos") entao e as horas em casa,365 dias por ano, anos a fio com um aparelho que me "impingem" se por acaso for pior???


Porque nao podemos ter direito de escolha ?!!!? Porque temos nós de embarcar sempre nestas coisas sob pena de ao nao o fazermos sermos criticados pela negativa como se nao pudessemos viver sem isto!?!



Ok, "vai viver para a selva" dirão alguns de voces.
Acho que apenas devemos ter direito a escolher o que entendemos ser melhor para nós (quer individualmente quer em conjunto porque afecta-nos a todos) uma postura de questionar/ser esclarecido/querer saber mais sobre as coisas, que é algo que a estas empresas nao lhes interessa!

Nao sejamos ingenuos!
 
Última edição:
- telemovel - uso minimo (o essencial) e 99% das vezes em alta voz e sempre longe do corpo, isto é, nao andam dentro de bolsos, quanto muito na mão...ok é quase parecido dirão voces mas faz diferença!

Espectros diferentes.
AQUI podes ver que as redes 4G funcionam no espectro em MHz enquanto que os "wifi" funcionam em GHz (exemplo norma N que é a mais comum)
E sim, sensividade às ondas electromagneticas é uma doença credivel.

Quanto ao resto, acho que estás a exagerar bastante. Se reparares hoje em dia não podes receber o ordenado a dinheiro, fica um registo electronico de quase tudo que fazes monetáriamente (e não tens escolha).
 
Última edição:
Relativamente aos contadores.... acho dificil "escapar". Relativamente ás frequencias, já vivemos com uns quantos KW acima da cabeça e não nos queixámos (televisão analogica) onde tinhamos emissores capazes de atingir 500 000Wats de emissão sem grande dificuldade.
Tudo o resto é plausivel.
 
Espectros diferentes.
AQUI podes ver que as redes 4G funcionam no espectro em MHz enquanto que os "wifi" funcionam em GHz (exemplo norma N que é a mais comum)
E sim, sensividade às ondas electromagneticas é uma doença credivel.

Quanto ao resto, acho que estás a exagerar bastante. Se reparares hoje em dia não podes receber o ordenado a dinheiro, fica um registo electronico de quase tudo que fazes monetáriamente (e não tens escolha).

Onde foi que exagerei?! Quanto ao resto da privacidade considerei banalizada nos dias de hoje tendo até dito que como nao tenho nada a esconder é-me indiferente o que eles façam, mas no entanto ressalvo que se puder não me expor a isso posso fazer.
O restante apenas coloquei em questao o facto de nao termos escolha quando me colocarem um aparelho daqueles junto de mim!
O multibanco ainda pode ser uma opção, consequentemente o ordenado tb poderá ser opcao receberes por via tradicional ou nao?!

O resto acho que apenas deixei o meu ponto de vista: as empresas nao querem saber dos seus clientes a nao ser para o lucro facil ou serei demasiado mau?!
 
Relativamente aos contadores.... acho dificil "escapar". Relativamente ás frequencias, já vivemos com uns quantos KW acima da cabeça e não nos queixámos (televisão analogica) onde tinhamos emissores capazes de atingir 500 000Wats de emissão sem grande dificuldade.
Tudo o resto é plausivel.

Claro que sim, inclusivamente as torres de alta tensao tb existem e algumas proximas da população, mas isso nao signfica que tenhamos de ser conformados e aceitar que isso é algo inevitavel!
Alem de que levar com radiações diariamente em cima porque nao temos outro remedio tb me parece pouco inteligente da nossa parte, pelo menos aquilo que pudermos controlar, ainda me parece ser possivel minimizar.
É como aquilo que fazemos, comemos, fumamos, etc, cada um controla mesmo sabendo os maleficios que algumas coisas fazem, certo?
 
Boas pessoal, sem querer incomodar ninguém e não abrir tópicos á toa...
Tenho contador Trifásico em casa( Não preciso, já cá estava por ser um antigo restaurante) a potência contratada é de 3,45 kVA
mas no quadro tenho amperagem de 30A, somos 2 pessoas em casa e pago mais de 150€ mensais de eletricidade, acham normal??
Já liguei varias vezes para a EDP dizem que está tudo bem, não deveria a amperagem do quandro estar mais baixa sendo trifásico??

Obrigado
 
nao é mesmo o melhor topico, de qualquer maneira,

nao interessa a amperage do quadro, ser 30A é o máximo antes de desparar, nao tem relação para quanto pagas.

Quanto aos 150€ é dificil de dizer, depende dos equipamentos que tens em casa, quantas horas passas em casa com a luz ligada, etc etc.
3 pessoas e 150€ não é descabido.
 
Vê na factura mesmo ao certo, isto porque, se fosse monofásico os 30A seriam para 6.9KVA, em trifásio (e pode a instalação estar feita para isso ao invés de adaptada para monofásico) seria o equivalente a 20.7KVA.
A maior diferença é mesmo no valor da potência contratada, onde para 3.45KVA o valor fixo dia são pouco mais de 0.1616€ (x30 = valor mensal + IVA) e para 20.7 são 0.88€ (x30 = valor mensal + IVA)

3.45KVA - 0.1616 x 30 x 1.23 = 5.96€
20.7KVA - 0.88 x 30 x 1.23 = 32.472€

Pode haver algo errado no contrato, vê isso como deve ser, ou podes estar a ser beneficiado, caso tenhas o equivalente aos 20.7 e estar a pagar o relativo a 3.45, ou podes estar a ser prejudicado, vê se já tens o novo contador "inteligente".

Tens noção de consumos?
Eu num apartamento, luz e gás normalmente ronda os 60 a 70€ com 6.9KVA, no inverno com os AC's ligados foram até 150€, mas somos 2 adultos e uma criança.
 
Boas pessoal, sem querer incomodar ninguém e não abrir tópicos á toa...
Tenho contador Trifásico em casa( Não preciso, já cá estava por ser um antigo restaurante) a potência contratada é de 3,45 kVA
mas no quadro tenho amperagem de 30A, somos 2 pessoas em casa e pago mais de 150€ mensais de eletricidade, acham normal??
Já liguei varias vezes para a EDP dizem que está tudo bem, não deveria a amperagem do quandro estar mais baixa sendo trifásico??

Obrigado
150€ acho abusado
mas tambem nao explicas se usas maquinas de lavar ou secar ou termoacumulador

com zero informações ninguem é bruxo para te ajudar!
 
Como é que tá isso dos contadores, recebi a carta a dizer que querem mudar o meu, que já é bem antigo, somos obrigados a mudar?
Há alguma forma de o evitar, pelo menos para já?
è que já estou a ver a conta a subir após a mudança, pois o smart controla a potencia contratada e o que tenho não!
Alguem esclarecido??
 
Como é que tá isso dos contadores, recebi a carta a dizer que querem mudar o meu, que já é bem antigo, somos obrigados a mudar?
Há alguma forma de o evitar, pelo menos para já?
è que já estou a ver a conta a subir após a mudança, pois o smart controla a potencia contratada e o que tenho não!
Alguem esclarecido??

Controla a potencia contratada como assim?
Andastes a mudar o limitador...

És obrigado, eu não me queixo. nunca mais me chatearam a porta ou com facturas com más medias.
 
Tenho contratado a potencia mínima e não tenho "Limitador" de potencia a não ser os disjuntor, nos novos é diferente, pelo que sei a potencia é regulada electronicamente!
 
eu continuo com o limitador.
Se assim for não vejo o teu problema, só pagas mais se gastares mais, se fosse outro ia a baixo.

Portanto estas com medo de passar a pagar o que deves.
 
Caro rjSampaio, imagino que esteja satisfeito com o serviço que lhe é prestado e paga com gosto o que lhe pedem, isso é de louvar sim sr.
Não lhe fica bem é achar que por ter essa "posição" social, os outros não façam o mesmo, ou ainda, por em causa as suas dividas ou pagamentos.
Para sua informação não lhes devo nada! E quando dever, se dever, serei eu a pagar, não lhe vou pedir nada, fique descansado!
 
Como estou ao telefone não vou escrever muito, quero só deixar as minhas desculpas, garanto que foi um mal entendido.

O que queria dizer é que não vai pagar mais com a troca do contador, se pagar era porque era o que já consumia.

Devia ter posto um smile no fim da frase, tinha evitado esta situação.
 
já tenho um contador inteligente instalado há 1 ano, foi trocado pelo velho analógico com quase 40 anos, e continuo a pagar o mesmo de luz e sem qualquer stress, impecável, nada a apontar...

não percebo porque o pessoal continua com problemas em trocar de contador...
 
se nao queres um novo contador podes sempre instalar uns paineis solares e produzires a tua energia
Eu não me importo de ter o novo contador, mas quase de certeza que vou ter que aumentar a potencia contratada, e isso implica um aumento na factura, isso já me importa! ;)
Mas também estou a pensar nessa possibilidade há já algum tempo, provavelmente um kit de auto consumo, mas implica ter sempre fornecimento da rede, pelo menos para já!
 
Back
Topo