Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Eu é raro usar o flash em exteriores. Só um dos meus flashes tem HSS e acho que nunca usei. Em contrapartida, tenho uma máquina que facilmente sincroniza na casa dos 1/2000 - 1/4000 por cabo (maravilhas do shutter eletrónico)
 
Miguel, não me digas que também és daquela espécie que diz que é um "natural light photographer" :D

Já o "outro" dizia...enquanto os meus olhos verem a máquina também vê!!

Não tenho absolutamente nada contra o pessoal que usa flash...excepção ao pessoal que está na igreja a disparar flashadas para todo o lado e a queimar as fotografias do pessoal!!

Até vou mais longe, a luz artificial quando bem dominada produz resultados brilhantes!! ;)
 
Já tinha escrito, não submeti, e depois esqueci-me...

Já o "outro" dizia...enquanto os meus olhos verem a máquina também vê!!
Eu não sei quem disse isto, mas acho que disse muito bem :biglaugh:

Até vou mais longe, a luz artificial quando bem dominada produz resultados brilhantes!! ;)
Concordo. Eu reconheço bastante valor ao flash (e restantes acessórios para manipulação de luz), apenas não me vejo muito a utilizá-los.
Mas admito que seriam uma mais-valia para o meu kit, e acho que ele não está completo sem a presença de pelo menos um.
Simplesmente...não me vejo muito a fotografar com flash, só ocasionalmente para me entreter, ou em algum retrato que alguém me peça...ou fotografia de produto; brincadeiras assim.
 
Isso é mais ou menos verdade.

É verdade tendo em conta que a frase é feita no sentido em que quem tem de ver (quem tem mérito) é o fotógrafo e não a máquina.

É também mentira porque a máquina por muito boa que seja não é, de longe, tão boa a recepcionar e a tratar a luz quanto os nossos olhos.

Por essa razão quanto mais ferramentas tivermos à disposição para conseguir chegar à cena que imaginamos numa determinada situação, melhor.

Miguel claro que aquilo que te disse foi a gozar, mas disse-o porque de facto há uma guerra, onde quem usa flash acha que quem não usa é porque não sabe usar e quem não usa acha que é mais "verdadeiro" e capaz do que quem usa.

37f50784081b661690ff247156c2ae38.png
 
Visto que isto é uma conversa da treta e é sempre a mesma coisa xD

Aonde posso aprender mais sobre preços praticados em freelancer, gravação de video mais edição?

Eu pensar num sistema de:

(X dias de trabalho * 8h por dia) * (Y * ordenado mínimo)

Onde o Y varia de acordo com o cliente e tipo de trabalho (complexidade, etc)

Opiniões?

Agradecido pela atenção.
 
@kronnuz
@strobe

Vou passar para aqui a minha resposta, para não inundar tanto o outro tópico (das aquisições).
E até porque isto é "conversa da treta" :D


Cada vez sentes mais o apelo do Dark Side of the Force Emanuel! :D

Vocês pensam é que eu digo o que digo por mesquinhice :D
Ainda há uns dias tive a brincar com 3 máquinas - uma E-M5 MK II, uma PEN-F e uma FUJI X-T20...

Admito que continuo a simpatizar com a FUJI (desde que testei a X-T1 que mudei a minha opinião sobre a marca), mas continuo a achar que a Olympus e a Panasonic (em especial a Olympus) ainda oferecem mais.

Das 3 que testei (já tinha testado algumas), fiquei imediatamente enamorado pela PEN-F - aquilo é arte.
E, para além de ser uma máquina que te leva a querer levá-la para todo o lado, é extremamente capaz.
E tem tudo - touch screen totalmente articulado, o fantástico sensor estabilizado "à la Olympus", montes de controlos e a capacidade de a tornar "tua", através de todo o tipo de configurações.

A ideia será trocar a Panasonic G80 por uma dessas (E-M5 MK II ou PEN-F), até porque tenho usado mais a E-M5 MK I do que a G80.
Pelo que estou a ver, acho que consigo troca directa da G80 + 12-35mm por uma PEN-F + 17mm 1.8.
Parece-me ser uma boa troca.

Nunca deixo inteiramente a FUJI de lado, e estou constantemente a testar os produtos que vão lançando.
Mas ainda não é para mim. Não é questão de DARK side nem LIGHT side :D

Quando o sistema FUJI me cativar ao ponto dos outros que tenho (neste momento, Nikon, Olympus e Pansonic), não tenhas dúvidas que não tenho problemas nenhuns em ir buscar uma FUJI.

A Nikon voltou por acaso mas, por acaso, já deu jeito - já fiz um pequenino trabalho onde precisava do máximo de detalhe, e a D610 entregou.
Por isso, para já vou manter a Nikon.
E como vou manter a Nikon, vou mudar um bocado o "meu ecossistema".

Isso passa por manter a E-M5 com grip completo (que é da minha mulher, mas que eu gosto muito de usar) e trocar a G80 por uma máquina para andar sempre comigo.
Será a PEN-F ou a E-M5 MK II (mais inclinado para a PEN-F).

Passa ainda por investir em mais uma ou duas lentes para a Nikon - estou a pensar numa mais wide (a 20mm 1.8G agrada-me) e numa mais longa, para retrato (penso na 85mm 1.8G).
Fico coberto dos 20mm aos 100mm (com a Tokina 100mm macro que já tenho), fico com uma 24-85mm para "all around" (que é uma lente bem boa até), e com primes muito luminosas e de excelente qualidade.

Depois fico com a E-M5 MK 1 + 20mm 1.7 (é o combo "street" da minha mulher) e com uma PEN-F ou E-M5 MK II para mim, com muitas lentes (9-18mm, 17mm, 42.5mm, 75mm).
Entretanto já vendi a Olympus 60mm macro (a lente é mesmo muito boa, mas tenho resultados muito melhores com a Nikon para macro, daí não se justificar ter a 60mm)...
Vendi também a 25mm 1.7, que não era grande coisa (a 20mm panqueca é muito superior).

A E-M1 MK II também já teve nas minhas mãos, mais uma vez. Mas não consigo justificar o investimento de mais de 2000€ numa máquina daquelas (nem os mais de 1600 por uma X-T2, por exemplo).

Mas eu depois vou dando novidades...

Cumps
 
Estou capaz de perder a cabeça

https://www.paulmarius.fr/en/men/camera-bags/lepetit-reporter-dark-brown

Estive com este saco na mão na *****. Lá, 180€. No site dizem 140. Na Amazon fica por ~140 com os portes. Na marca fica por 115 com portes grátis.
Gostei. Simples, mas grosso. É mais pequeno do que parece, tem apenas 30cm de comprimento, nem um portátil comum lá cabe.
Por dentro não tem grande coisa de compartimentos e separadores, mas posso meter aqueles meus compartimentos que já tenho e são melhores.

Por acaso gostei bastante mais na realidade do que nas fotos. Se fosse pelas fotos não me convencia.

EDIT: Também estou com os olhos na Cullmann Panama Backpack 200. É uma opção muito diferente, mas também acho que uma não substitui a outra. E eu ainda não tenho nenhuma mochila, é sempre saco.
 
Última edição:
Comprei uma peak design mas ao invés da messenger bag escolhi a everyday sling.

Mesmo a de 13in era demasiado para o que quero e se precisar de mais espaço tenho sempre a backpack da port design.

Queria algo que passasse como segunda mala de mão mas que ao mesmo tempo tivesse arrumação.

Não queria estar a dar tanto € também, acabei por optar pela sling.
 
Também vi o vídeo. Por acaso era para o colocar aqui e depois esqueci-me.
Gostei, embora tivesse desejado que ele mostrasse mais modelos para alguns tipos de acessórios.

Eu quanto a este saco estou tentado também pelo facto de dar perfeitamente para uso diário. Dá para tudo. Na verdade ele nem parece um saco de fotografia, só o velcro e os dois separadores no interior é que provam que o é, e mesmo assim não me parece que a marca se tenha esforçado muito, já que só tem dois compartimentos (o grande e um médio, nada mais).
E gosto bastante de sacos que não tenham muito aquele aspecto de "saco multimédia", seja PC, câmara, etc. Assim posso usá-los para outras coisas.

Só ainda não encomendei porque no final deste mês quero tratar de trocar os 4 pneus ao carro, e já será uma despesa grande. Portanto a fotografia agora vai ter que esperar um bocadinho, no que toca a compras.
 
Há também um vídeo do Tony e da Chelsea a testarem várias malas e sacos.

Ainda assim por norma esses reviews só visam malas enormes, para fotógrafos profissionais.
 
Já que vi no outro tópico que questionavam sobre a "beleza" da Pen-F, vou lançar aqui uma espécie de "poll" com 2 vertentes:
Na vossa opinião, no mundo das maquinas digitais:
1-Qual é que acham a maquina mais bonita, feita até hoje?
2-Qual é que acham a maquina mais feia, feita até hoje?

Respondo já eu:
1- Fujifilm X100 series
2- Hasselblad Lunar
 
É uma boa questão...mas são muitas décadas de máquinas e é injusto comparar máquinas com séculos de diferença.
Para mim, actualmente:

A mais feia será possivelmente a nova Fuji GFX. É um trambolho sem grande sentido estético.
gfx50s-7.jpeg


A mais bonita, para mim é claramente a PEN-F.
tabs_panel_forground1.png
 
é o mesmo problema do HDR, daí ter dito o que disse ;)

no caso do HDR ainda podes contornar o problema usando uma frame como referencia, e eliminando o ghosthing das outras com calma em PP. Nesse caso não sei como é, se isso é feito in-camera ou se podes fazer cá fora. se for in-camera não há volta a dar.
 
É in-camera.
Ao mais pequeno movimento tens ghosting.
Mas existem paisagens em que será possível.

Mas sim, vejo-me a usar isto mais em produto e macro.

Cumps
 
Back
Topo