Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

ou o mount MFT foi completamente sobredimensionado, podendo ter sido feito um sistema (ainda) mais pequeno e leve, ou o mount da Fuji é dos que está mais à conta... É que Fuji ainda tem menos flange distance...
 
mas desde quando a falta de IBIS significa imagem tremida? Ou tenho um tripé ou tenho um bom equipamento que me permite subir o ISO e ter um shutter speed de jeito.

A meu ver a grande utilidade do IBIS é em vídeo.

Até porque por muito bom que seja o IBIS estás sempre dependente da tua estabilidade de braços e, aí, mesmo com IBIS podes ter uma foto tremida.
 
Olha que dá muito jeito para fotografia.
Voltei a visitar umas grutas (semelhantes aquelas onde tive que fotografar sempre a ISO 6400 com a D7200) e, por segurança, fotografei sempre a 1/5, 1/10, 1/15 :)

Todas detalhadas, à confiança.
Na D7200, com a 18-35mm ainda conseguia algumas a 1/20, 1/25, mas algumas ficavam tremidas.

Cumps
 
claro que dá jeito, ter será sempre melhor que não ter, agora é preciso ter em conta ao que isso obriga a nível das dimensões/distancias do mount e impacto no tamanho/peso do sistema.
 
ou o mount MFT foi completamente sobredimensionado, podendo ter sido feito um sistema (ainda) mais pequeno e leve, ou o mount da Fuji é dos que está mais à conta... É que Fuji ainda tem menos flange distance...

O mount mais "apertado" é, sem sombra de dúvidas, o Sony FE-mount:

fuji-vs-sony.jpg

Se até este mount dá para ter IBIS, não me venham com que o da Fuji "não dá"...
 
Bem, eu não percebo grande coisa do assunto mas em lado nenhum o pessoal da Fuji disse que o mount não dava, disse que não era compatível tendo em conta a qualidade da imagem.

Outras marcas de facto integram IBIS em mounts onde a relação tamanho do mount/sensor é menor mas será que essas mesmas marcas não utilizam software para contornar o assunto? Para simular a mesma exposição em toda a área do sensor?

Atenção que eu só posso falar no meu caso em particular e eu não sinto a mínima falta de sensor estabilizado.

A verdade é que tendo a x-t2 saído mais focada para vídeo não sei até que ponto a Fuji não ganhava em implementar algo do género.

Agora volto a dizer, prefiro mil vezes utilizar ISO mais alto a confiar em shutters speeds tão baixos.

Ainda que pela tua experiência @MylleZ seja algo de confiança.
 
mas será que essas mesmas marcas não utilizam software para contornar o assunto? Para simular a mesma exposição em toda a área do sensor?

Possivelmente. Mas a Fuji também já corrige em software a distorção das objetivas, que é algo muito mais agressivo que a correção de vignetting. Por isso concordo com o @L'omerta que parecem ter dois pesos e duas medidas no que se refere as correções por software.

prefiro mil vezes utilizar ISO mais alto a confiar em shutters speeds tão baixos.

Um IBIS moderno oferece-te 3 a 4 stops extra com zero ruido. Ou seja, é tipo saltar de ISO 1600 para ISO 6400, ou de ISO 6400 para ISO 25600. Não é nada de se deitar fora. Claro que há situações em que te podes safar sem estabilização, mas haverá sempre situações em que a estabilização será a diferença entre ter uma imagem usável ou não ter. Caso contrário a Fuji não teria nenhuma objetiva com OIS...
 
Eu compreendo.
Até porque, para o teu estilo de fotografia, não vais usar shutter speeds tão baixos.

Mas para as paisagens, sem tripé (nem sempre podes ou queres levar um tripé atrás) o IBIS faz diferença.
Falei em 1/5, 1/10 e 1/15, mas fiz fotos de 1 segundo, à mão (algumas saiam desfocadas, mas outras saem bem usáveis).

Por exemplo - 0.4 segundos.
Muitas que fiz com esta velocidade, e quase todas usáveis.

34890412416_b2e397817e_b.jpg


Vantagens?
Pude usar ISO 200.

Se levasse a D610 teria que usar uns 1/20 a ISO 2500 (pelas minhas contas)...
A D610 aguenta-se bem em ISOs elevados, mas mesmo assim a PEN-F leva vantagem, a ISO 200 (a diferença também não é assim tanta).
E, como disse acima, cheguei a ir a 1s.

Cumps
 
Agora volto a dizer, prefiro mil vezes utilizar ISO mais alto a confiar em shutters speeds tão baixos.

Ainda que pela tua experiência @MylleZ seja algo de confiança.

A minha maquina principal é a D7200, mas quando sei que vou tirar uma foto sem tripé e com shutter speeds baixos confio muito mais na minha E-M10, aquele sistema é de facto fantástico e 1000x melhor do que qualquer sistema ópticos de todas as minhas lentes.
 
Isso é IBIS no seu melhor :)
Continua a não ser a máquina ideal para astrofotografia, mas não deixa de ser impressionante.

Cumps
 
Epah, passei agora num grande expositor da Leica com mais máquinas do que eu sequer imaginava que eles tinham e... São todas feias como o raio. Quem é o mercado alvo da Leica hoje em dia, vocês conhecem alguém que tenha um destes modelos mais recentes?
 
São Leicas, como os Porsches são sempre Porsches :)
Redesign numa marca que é assim aos anos...

Público alvo - quem quiser uma Leica :P
Sei lá. Quem é o público alvo dos Lamborghini?

Eu quando passo por um expositor da Leica, acho mais piada às lentes do que aos corpos.
Mas os corpos não são assim tão feios.

Cumps
 
Estando um pouco fora do assunto, pedia uma ajuda, por 300€ em segunda mão já se compra alguma coisa de jeito em termos de Mirrorless?

A ideia era ter alguma qualidade, programa manual e assistidos AV/TV.

Obrigado.
 
Boas, alguém usa a aplicação da Nikon para android? Há alguma alternativa? A oficial não consigo utilizá-la.. E pelo feedback na playstore não sou o único..
 
Back
Topo