Cuidado com os downloads na zapp...

Este facto está-me a deixar bastante desagradado com este tipo de atitude, não esperava isto da Zapp!!

Segundo a lei eles só podem revelar a pessoa que está por detrás de um IP sob ordem de um juíz em tribunal, e isto normalmente só acontece em caso de uma queixa apresentada e em que haja grandes suspeitas de actos ilicitos praticados.

Agora a Zapp basear-se em suposições e por-se logo a enviar cartas a entidades inspectoras denunciando um cliente seu, desrespeitando a lei do direito à privacidade e confidencialidade de dados pessoais parece-me muito grave.

Ainda por cima ao que parece é o único ISP em Portugal a fazer isto nesta altura do campeonato, bem só faltava isto agora :004: .

Ai, ai vão de carrinho que é um instante tou pra ver aonde vai chegar...

ve lá se não és o proximo :s eu pensava q o cliente da primeira imagem era um caso isolado.. mas pelos vistos é recorrente.
 
tribunal com eles só podem divulgar a tua informação com a autorização do tribunal e tu tens de ser notificado com aviso previo e com o numero do processo e etc....
podes pedir uma idmizaçao por os teus dados serem divulgados ilegalmente
 
O que acho interessante e esquisito é o facto de apenas a Zapp e a NetCabo mandar cartas e avisos... Sendo que a Zapp é que está a ter mais casos, apesar de ter bem menos clientes!

enfim, um gajo saka 1 mp3 ou 1 video (e pode nem ter acabado até) e já leva avisos e ameaças... O que já vi neste forum é mesmo isso, gajos que sakam 1 por mês e mesmo assim, tau! Enquanto os tubarões ando aí a sakar as montanhas e a vender nas feiras o belo do DVD CAM e fazer dinheiro com isso >(

Não estou a despenalizar a pirataria, mas chega a um ponto que passa a ser abuso...
 
O que acho interessante e esquisito é o facto de apenas a Zapp e a NetCabo mandar cartas e avisos... Sendo que a Zapp é que está a ter mais casos, apesar de ter bem menos clientes!

enfim, um gajo saka 1 mp3 ou 1 video (e pode nem ter acabado até) e já leva avisos e ameaças... O que já vi neste forum é mesmo isso, gajos que sakam 1 por mês e mesmo assim, tau! Enquanto os tubarões ando aí a sakar as montanhas e a vender nas feiras o belo do DVD CAM e fazer dinheiro com isso >(

Não estou a despenalizar a pirataria, mas chega a um ponto que passa a ser abuso...

Fonix man é verdade, ainda hoje estive numa feira e aquilo cd's de filmes e
música era aos montes. Ainda por cima calculo a qualidade das cópias que os ciganos lá tinham que devia ser bem maravilhosa!!

E o resultado é: vais lá para a semana, e para a outra e outra, outra e está sempre assim, montes de cd's a infrigirem a lei dos direitos de autor e a facturarem dinheiro ali às claras do dia e pra quem quiser ver, até para os bófias que lá andavam e viam e nem diziam nadinha.

E vem agora a Zapp e toma-se como alguma autoridade judicial pra ameaçar os seus próprios clientes, mais um tiro no pé. Se calhar já devem ter clientes a mais e por isso vão começar a libertar pra desanuviar a rede e finalmente se poder chegar aos 2.4Mbs.
 
tribunal com eles só podem divulgar a tua informação com a autorização do tribunal e tu tens de ser notificado com aviso previo e com o numero do processo e etc....
podes pedir uma idmizaçao por os teus dados serem divulgados ilegalmente

indminização e não só.. uma empresa não pode andar ai a espalhar por suposições a informação confidencial do pessoal... enfim.. é triste.. é que ainda por cima são os unicos... até onde a estupidz chega
 
indminização e não só.. uma empresa não pode andar ai a espalhar por suposições a informação confidencial do pessoal... enfim.. é triste.. é que ainda por cima são os unicos... até onde a estupidz chega

Se a coisa avançar pra tribunal e se provar que divulgaram dados pessoais confidenciais sem ordem de um tribunal, no minimo pode dar uma indeminização ao lesado, em caso extremo cessação da licença pra fornecer os serviços de internet.
 
Já alguém pensou que ele poderia ter sacado o file de algum honeypot e quem estava à espreita era logo esses gajos do Baytsp?!

Já avisaram que iam apertar o cerco. Já avisaram que estava criado um observatório nacional contra a pirataria. Os gajos da MS vão ou estão a dar formação à malta da PJ.

Sinceramente quem anda à chuva molha-se.

Para além de ter sido de mau gosto, era mais que provável que irá acontecer mais vezes especialmente que os ISP têm as linhas completamente saturadas com clientes no sacanso 24/7. Procuram bodes expiatórios e o vosso conhecido teve azar em ser um deles. Todavia é de todo paradoxal que promovam à grande e à francesa o facto de aumentarem a velocidade para melhorar os downloads. É caso para dizer dão com uma mão, tiram com a outra.

Portanto a única coisa que vou re-afirmar neste post é que:

O rapaz teve azar e podes ter a certeza que vão fazer dele exemplo para os outros.

Usem encriptação dos dados (o uTorrent permite isto).

Evitem servers, trackers desconhecidos.

Usem proxies e no caso de serem apanhados tentem procurar lacunas na lei (por exemplo Hotspots como foi acima referido).
 
a minha pequenina contribuiçao para esta discução

Meus caros amigos começo ja por pedir que nao levem a mal e que tentem entender aquilo que vou dizer pois vai contradizer algumas das coisas que aqui foram ditas.

1º e aquilo que u vou dizer é o mais puro subjectivismo do meu ser...pra mim quem comete a ilegalidade nao é quem saca mas sim quem disponibiliza o ficheiro para poder ser sacado, a mais pura da "boa fé" . Eu kuando vou a uma loja nao pergunto se o vendedor tem licensa para vender o artigo em questao, depreendo que tenha ja que o esta a vender, eu nao decorro em nenhuma ilegalidade no caso de o vendedor nao ter licensa, no maximo ficarei sem a coisa, na mesma logica quando vejo um artigo na net que pode ser sacado depreendo que a pessoa que o disponibilizou tenha licensa para o fazer, logo eu nao cometo nenhuma ilegalidade.

2º meus amigos ja varios de voces (penso eu de que), referiram que a entidade em causa nao pode fornecer os dados do cliente (errado), poder pode mas somente as entidades juridicas competentes ( neste caso a direcção geral das actividades culturais), que parece-me ser o caso, nada nas cartas faz referencia que a Zapp forneceu os dados a qualquer empresa.


peço desculpa se me alonguei demais, mas achei necessario.
 
Última edição:
Mas diz k vai faze-lo, k vai comunicar ao IGAC. Isto dos direitos de Autor ja enjoa, hj nas noticias tb axo k ja falaram de 1gajo tirar fotocopias de 1 livro. tb ta protegido por direitos de autor. n sei onde isto vai parar.O problema é k as editoras devido a crise economica mundial e a diminuição do poder de compra das pessoas kerem arranjar bodes expiatorios e ganhar guito de toda a maneira possivel. onde isto vai parar:lol:
Concordo com o k dizes bazuka.
 
2º meus amigos ja varios de voces (penso eu de que), referiram que a entidade em causa nao pode fornecer os dados do cliente (errado), poder pode mas somente as entidades juridicas competentes ( neste caso a direcção geral das actividades culturais), que parece-me ser o caso, nada nas cartas faz referencia que a Zapp forneceu os dados a qualquer empresa.

quote]

Sim, mas onde é que está a ordem judicial para tal?
Ou agora se eu mandar um email ao teu ISP a dizer que um IP (o teu, por ex.) esteve a aceder a material ilicito, achas que eles podem logo ir dar os teus dados pessoais à direcção geral das actividades culturais sem sequer haver uma base credível de tal facto ou uma queixa feita em tribunal competente.
 
Sim, mas onde é que está a ordem judicial para tal?
Ou agora se eu mandar um email ao teu ISP a dizer que um IP (o teu, por ex.) esteve a aceder a material ilicito, achas que eles podem logo ir dar os teus dados pessoais à direcção geral das actividades culturais sem sequer haver uma base credível de tal facto ou uma queixa feita em tribunal competente.


Eu nao quero ser chato nem casmurro mas respondendo

nao nao podem so pk lhes mandas um email, mas de certeza que as empresas que fizeram queixa ao ISP nao lhes mandaram somente um email, deve haver um processo qualquer a seguir, nao sei qual é, e nao to para andar a ver codigos e decretos de leis e mais nao sei o que, muito menos a esta hora da noite, no minimo carta registada e documento comprovativo do que é referenciado, nao penso que nestes casos tenha de haver ordem judicial, quanto a queixa feita em tribunal essa tem de ser feita (penso eu de que) pela propria DGAC em conjunto com a empresa lesada, hora para a DGAC fazer uma queixa decerteza que nao vai ser contra um IP (penso eu de que), quanto "a uma base credivel de tal facto", a DGAC decidira apresentar a queixa ou nao dependendo daquilo que tiver que tiver como base. Posso tar enganado mas ainda ninguem foi a tribunal por uma causa destas, porque sera? talvez porque ainda nao se consiga a tal "base credivel" para sustentar o facto. ;)

desculpa se estou a ser casmurro ou xato mas isto é a humilde opiniao de quem esta a ter algumas cadeiras de direito (nomeadamente direito das obrigaçoes, sociedades e fiscal), secalhar tu ate ja es advogado ou coisa parecida e teras melhores bases nesta materia mas se as tens nao as demonstras.

Abrazi
 
Última edição:
Em primero lugar, a Zapp ñ é o único a fazer cumprir a lei. (já vi outros casos, neste e outros forums)
Os utilizadores visados, são sempre recorrentes, como alguem já disse.
A lei é neste caso, para mim, bastante clara como atrás descrevi (ou podem consultar o site da Anacom como eu)
Antes de mandarem posts sem nexo ou incoerentes, dêm-se ao trabalho de pesquisar um pouco.
Não sou totalmente cumpridor da(s) lei(s), até tenho 1 ou 2 multas na DGV...:002:
Mas tou completamente de acordo com elas!

O mal é o Tuga que, como desenrrasca que é, gosta sempre de ser mais esperto que o sistema... Fugas ao Fisco, ou multas por pagar, etc...

Quem não se quer queimar, não deve brincar com fogo. Não culpem os ISP's pelos vossos erros.
Mas de qq maneira, essas cosas acabam sempre em águas de bacalhau...
 
Última edição:
Em primero lugar, a Zapp ñ é o único a fazer cumprir a lei. (já vi outros casos, neste e outros forums)
Os utilizadores visados, são sempre recorrentes, como alguem já disse.
A lei é neste caso, para mim, bastante clara como atrás descrevi (ou podem consultar o site da Anacom como eu)
Antes de mandarem posts sem nexo ou incoerentes, dêm-se ao trabalho de pesquisar um pouco.
Não sou totalmente cumpridor da(s) lei(s), até tenho 1 ou 2 multas na DGV...:002:
Mas tou completamente de acordo com elas!

O mal é o Tuga que, como desenrrasca que é, gosta sempre de ser mais esperto que o sistema... Fugas ao Fisco, ou multas por pagar, etc...

Quem não se quer queimar, não deve brincar com fogo. Não culpem os ISP's pelos vossos erros.
Mas de qq maneira, essas cosas acabam sempre em águas de bacalhau...

também foi ppl de emule..
 
nao nao podem so pk lhes mandas um email, mas de certeza que as empresas que fizeram queixa ao ISP nao lhes mandaram somente um email, deve haver um processo qualquer a seguir, nao sei qual é,
Abrazi

Não, não sou nenhum advogado.
Mas então não achas que a Zapp devia ter informado melhor o seu cliente, porque é que não lhe enviaram nada sobre a queixa?
Ao que parece o cliente em causa só recebeu da parte da Zapp a carta que seguiu para a DGAC, onde é que está uma cópia informativa referente ao processo.
Não digo que este até não possa existir, mas o ISP devia salvaguardar os direitos do seu cliente e informá-lo de todo o processo e só depois, caso fosse necessário divulgar informação a terceiros acerca do visado.
 
Artigo 13.º
Deveres comuns dos prestadores intermediários dos serviços
Cabe aos prestadores intermediários (ISP's) de serviços a obrigação para com as entidades competentes:
a) De informar de imediato quando tiverem conhecimento de actividades ilícitas que se desenvolvam por via dos serviços que prestam;
b) De satisfazer os pedidos de identificar os destinatários dos serviços com quem tenham acordos de armazenagem;
c) De cumprir prontamente as determinações destinadas a prevenir ou pôr termo a uma infracção, nomeadamente no sentido de remover ou impossibilitar o acesso a uma informação;
d) De fornecer listas de titulares de sítios que alberguem, quando lhes for pedido.

Ora isto é bem claro...
Como alguem já disse, a operadora parte do principio (devido a uma queixa) que existe alguma ilegalidade. Mas não o afirma. De qq modo é obrigado a comunicar esse facto.
Havendo alguma queixa esta não partirá da Zapp, mas de quem se sente lesado. O ISP apenas é OBRIGADO a dar lhe seguimento.
A respeito de ilegalidade, isso não compete ao ISP determinar mas sim aos tribunais.
Se se determinar alguma acção ilícita (pela autoridade competente) aí o ISP é obigado a agir de acordo com a lei. (alínea c)

E onde é que, na Lei, vês que utilizar e-mule, torresmos, whatever, constitui um acto ilicito ou um acto suspeito? Para isso, metem toda a actividade na rede no campo da criminalidade... deveriamos estar todos a receber cartas dessas, por essa ordem de ideias, até podemos ser todos terroristas da Al-Qaeda e utilizamos o Messenger para organizar as próximas... festas.

Nunca, mas nunca a Zapp pode fornecer os dados dos clientes com base apenas numa suspeita. O máximo de informação que poderão ter fornecido as autoridades terá sido a queixa e o IP (que lhes pertence e é utilizado por um cliente), mas isso qualquer pessoa pode fazer.

Esse parágrafo é especifico para actividades ilegais diferentes do download de ficheiros "protegidos" pelo código do direito de autor (que nem sequer o são!). Actividades como fazer um simples scan a uma range enquadram-se neste parágrafo. Ou pedofilia... ou.... whatever.
 
Só uma questão:

Se eu tiver uma música, filme original etc...

posso sacá-lo da internet correcto?

Pelo menos com os roms tenho ideia que funcionava assim! :S
 
Só uma questão:

Se eu tiver uma música, filme original etc...

posso sacá-lo da internet correcto?

Pelo menos com os roms tenho ideia que funcionava assim! :S

penso k sim nesse caso tu teras completamente legal, visto que compraste o filme original, embora isso para mim nao faça muito sentido, a nao ser que saques da net gostes e entao decidas comprar, mas respondendo a tua pergunta penso que tendo o filme original podes sempre afirmar que utilizas aquilo que sacaste da net como um backup.
 
E onde é que, na Lei, vês que utilizar e-mule, torresmos, whatever, constitui um acto ilicito ou um acto suspeito? Para isso, metem toda a actividade na rede no campo da criminalidade... deveriamos estar todos a receber cartas dessas, por essa ordem de ideias, até podemos ser todos terroristas da Al-Qaeda e utilizamos o Messenger para organizar as próximas... festas.

Nunca, mas nunca a Zapp pode fornecer os dados dos clientes com base apenas numa suspeita. O máximo de informação que poderão ter fornecido as autoridades terá sido a queixa e o IP (que lhes pertence e é utilizado por um cliente), mas isso qualquer pessoa pode fazer.

Esse parágrafo é especifico para actividades ilegais diferentes do download de ficheiros "protegidos" pelo código do direito de autor (que nem sequer o são!). Actividades como fazer um simples scan a uma range enquadram-se neste parágrafo. Ou pedofilia... ou.... whatever.

Como eu ja disse atraz, a ilicitude nao esta no fazer o download como nos querem fazer entender, e nao vou escrever a minha opiniao a cerca disto outravez, quem quizer que leia o que esta para traz, a ilicitude é praticada por quem disponibiliza o conteudo.

nao percebi uma coisa, porque dizes que o paragrafo é especifico para atividades ilegais diferentes do download (nao diz nada disso, refere apenas "actividades ilícitas que se desenvolvam por via dos serviços que prestam").

"Aviso: o proprietario dos direitos do filme licenciou este DVD (incluindo a banda sonora) exclusivamente para uso domestico. Todos os demais direitos estao reservados. Qualquer copia, ediçao, troca, cedencia, exibição publica, e/ou emissao nao autorizada deste DVD ou parte dele, é proibida e qualquer destes actos constitui fundamento para uma acção civel e podera originar procedimento criminal.Este DVD nao pode ser exportado, revendido ou distribuido sob qualquer forma de comercio fora da EU sem a devida licença."

este é um pequeno aviso que vem em todos os dvd's de filmes, leiam com atençao e tirem as vossas conclusoes

Figuinhas depois de expor os dados em que me baseio so te pergunto uma coisa, continuas que aquele artigo nao se refere tambem a determinadas transferencias de ficheiros na internet?
 
E onde é que, na Lei, vês que utilizar e-mule, torresmos, whatever, constitui um acto ilicito ou um acto suspeito?

Nunca, mas nunca a Zapp pode fornecer os dados dos clientes com base apenas numa suspeita.

Esse parágrafo é especifico para actividades ilegais diferentes do download de ficheiros "protegidos" pelo código do direito de autor (que nem sequer o são!). Actividades como fazer um simples scan a uma range enquadram-se neste parágrafo. Ou pedofilia... ou.... whatever.

Tb não sou advogado, mas antes de falar, gosto de saber minimamente aquilo q digo.

1º A lei ñ diz nem tem de dizer q o uso desses softwares é ilegal. Mas sim do uso que fazes deles.
2º As ISP's podem e devem fazê-lo.
3º As leis não se limitam a um parágrafo. Lê as coisas na totalidade, pq ficarás com uma ideia diferente.
 
Back
Topo