PC Death Stranding (Kojima Productions)

Acabei de ver o video da Digital Foundry.

O jogo consegue ter melhor qualidade gráfica a 1440p com DLSS para 4k, do que a 4k Nativos. Aqui está algo que nunca se pensou que um dia seria possível.

Props para a evolução tecnológica que nos vão proporcionando.
 
É preciso ter em conta que eles comparam 4K com TAA, o que reduz drasticamente a definição de imagem.
Mas sim, o resultado com DLSS 2.0 a 1440p, é impressionante.
 
É preciso ter em conta que eles comparam 4K com TAA, o que reduz drasticamente a definição de imagem.
Mas sim, o resultado com DLSS 2.0 a 1440p, é impressionante.

Se não adicionarem o TAA a imagem fica com aliasing, o que novamente fica pior que o dlss.

Se não me engano, também aplicaram os filtros de sharpening para limpar o blur que o TAA adiciona.

Mesmo no modo de 1080p para 4k, a qualidade é impressionante.
 
A 4K praticamente não notas aliasing. Por isso, não faz diferença.
Mas o TAA tem 2 problemas graves. Torna a imagem com muito blur e cria artefactos temporais.
Eu jogo a 1080p144Hz e em alguns jogos, com TAA, parece que está a correr a 720 interlaced.
A ser uma comparação justa, seria 4K nativos contra DLSS.
 
Apenas notas o aliasing quando eles fazem um zoom na imagem. A jogar num monitor, não se nota.
É muito pior a perda de qualidade de imagem e artefactos do TAA, do que um bocado de aliasing.

Sim, se calhar mesmo os 4K nativos sem TA perdiam para o DLSS.
Mas aquilo que estou a dizer é que a comparação a ser justa, seria com nativo sem TAA a destruir o detalhe da imagem.
 
Apenas notas o aliasing quando eles fazem um zoom na imagem. A jogar num monitor, não se nota.
É muito pior a perda de qualidade de imagem e artefactos do TAA, do que um bocado de aliasing.

Vais notar sempre, principalmente no cabelo das personagens. E notas ainda mais quando estás em movimento, que é o principal problema do aliasing. Parado notas, mas ainda disfarça.
No caso do Death Stranding, a 4k + FXAA dá para notar o aliasing, agora imagina desligando o FXAA.

Tanto é assim, que os jogos da One X e PS4 Pro que correm a 4k, têm sempre implementado um sistema de Anti Aliasing, seja TAA ou outro.
 
Que seja usado um forma de AA, apoio, mas nunca TAA.
É a pior forma de AA desde o Quincux...

Depende da maneira como é implementado o TAA. No caso do Death Stranding apenas vou comentar após jogar o jogo, mas no caso do TLOU2 que joguei, o TAA está implementado de uma maneira perfeita. Nem conseguia ver aliasing, nem conseguia ver qualquer artefacto ou blur.

Mesmo nos casos em que o TAA adiciona Blur, o Sharpening existe e é para ser usado e tanto a Nvidia como a Amd têm esse filtro implemento ao nível dos drivers.

A unica forma de AA que consegue ser boa em comparação com o TAA, é o MSAA. Mas essa forma a 4K destrói por completo a performance de qualquer jogo.
FXAA e SMAA, sempre que os escolho, continuo a ver aliasing. Do meu ponto de vista, melhoram um pouco o AA, mas não são solução.

PS: Quer dizer, agora temos a melhor forma de AA que existe, que é o DLSS.
 
Não tenho PS4. apenas Switch e PC.
Mas nunca encontrei um jogo onde o TAA não destruísse a qualidade de imagem. Sou muito mais sensível ao blur e artefactos temporais do TAA, do que a um pouco de aliasing.
Prefiro ter um pouco de aliasing do que TAA. Mesmo com o sharpening, nunca fica bom.
Prefiro usar SMAA, nem que seja injectado com o Reshade.

Quem quiser que use, mas jogos que não têm uma opção para dar a escolher a forma de AA, são um problema. É como as opções para desligar o motion blur, chromatic aberration, film grain, etc.
Felizmente o Death Stranding tem esta opção.
 
Quando tiver tempo e mais barato é compra certa agora vai começar a sair muito jogo que vou querer jogar,está com grande qualidade no PC mal posso esperar sô para vêr o Horizon.
 
Este jogo realmente é diferente de tudo o que já joguei. Tem ali um "je ne sais quoi" que me atrai. Mas é para ser jogado pouco de cada vez, para não saturar.
 
Back
Topo