Descredibilização do trabalho de um WebDesigner

Eu embora trabalhe no que pode ser considerado ambiente web não estou directamente na área a que se referem, mas na minha humilde experiência de prestação de serviços o principal problema que existe em praticamente 90% dos mercados é o amadorismo... e não me estou a referir ao nível técnico.

Quando começarem a entender que na grande generalidade, o tratamento, o dialogo, a imagem, no fundo a marca que deixam junto ao cliente é o que vos vai dar dinheiro e não o puro trabalho técnico vão entender onde é que estão errados, quem são os que brincam e quem realmente esta no mercado para facturar.

É por isso que depois muitos ficam espantados como fulano que não percebe ponta, que faz uma coisa que até funciona mas que a nível técnico é uma nódoa consegue fazer X€ e outro que é um guru imensamente superior não consegue levar X/2 e até tem de baixar mais o preço.
 
Para juntar a minha contribuição..
No outro dia eu e um colega meu fizemos um orçamento para um clube de futebol cá da terra..
Explicaram-nos o que queriam e nós explicamos o que iriamos fazer, tudo catita etc e tal.. orçamento: 600 €. Nada por aí além, para o site que eles querem, isto já contando com despesas de dominios e alojamento por 1 ano.. Vamos a outra reunião e literalmente mandaram-nos levar onde levam as galinhas.. Que era um abuso, que era um preço nunca visto, etc. Epa tudo bem, não fosse um comentário dum dirigente "Ah e tal fala la com o filho do teu amigo aquele que tem a empresa que fez o site da tal gaja e tal.." Ao ouvir isto avisei-os logo que lhe ia sair muito mais caro, pois conheço a pessoa em questão.. Ta bem ta..
Passado dois dias recebo um telefonema "Err.. ainda estão interessados em fazer o site? é que a outra empresa ia cobrar 2500€.."
Respondi que não, que para ser tratado assim só porque o meu trabalho não envolve uma enxada na mão ou correr atrás duma bola mais prefiro não fazer o site, por puro orgulho e o meu colega é da mesma opinião..

Ufa.. :\
 
Respondi que não, que para ser tratado assim só porque o meu trabalho não envolve uma enxada na mão ou correr atrás duma bola mais prefiro não fazer o site, por puro orgulho e o meu colega é da mesma opinião..

Cuidado, olha que "orgulho pessoal" sai caro. Eles foram broncos, ofensivos e tal, mas nada que não seja o costume em muitos casos.

A saida airosa é dizer "Ah e tal, sim sr, continuamos interressados, mas o custo duplicou no entretanto e x% é adiantado...". Não recusas-te o trabalho, tiveste a tua vendetta e airosamente mostraste quem é que leva no tal sitio das galinhas... Se recusarem já te vingas-te moralmente, se aceitarem ainda te vingas economicamente.

Com uns anitos de trabalho o que mais aprendes é a passar rápidamente do modo "nice guy" para o modo "bussiness mercenary" conforme o cliente.
 
Com uns anitos de trabalho o que mais aprendes é a passar rápidamente do modo "nice guy" para o modo "bussiness mercenary" conforme o cliente.

Nem mais, o que não falta aí são vampiros à procura de vítimas. Freelancers que não sabem onde se metem, depois começam a sentir a corda no pescoço e ainda levam uns trocos pra casa, pra pagar o bilhete do autocarro e uma sandes...
Receber 100€ por fazer uma página? ...Isso são custos de transporte praticamente.

O pessoal tem a mentalidade do "só pago o que vejo". Vêm umas corezinhas e tal, uns links, e ficam de olhos cheios. Metem a etiqueta e andou.

Trabalho de software em 99% dos casos não produz artefactos visíveis ao utilizador para além das interfaces. Agora, para quem está dentro do processo de desenvolvimento, vê lá escrito "Interfaces", perdido nas centenas de Deliverables semanais. Irónico.

No fim ainda insultam, porque acham que estão a ser roubados :009: alegria

Cumprimentos.
 
Eu sigo uma máxima que é a seguinte:

"O cliente é um bicho estúpido, mas tem sempre razão"

Nós podemos implementar num site as mais modernas técnicas, explicar isso ao cliente, mas para ele é igual ao litro, portanto temos que encontrar um compromisso entre Design apelativo, objectividade da informação a transmitir pelo site, e as ferramentas necessárias para que o site funcione.

Tenho feito sites para pequenas empresas dos mais variados ramos e tenho apostado numa coisa:
Fazer uma parceria com o cliente, de modo a que ele se envolva o mais possível na construção do site. Isso faz com que o site seja mais que um simples serviço que é pago e acabou.
Com isto tenho conseguido que o cliente fique satisfeito e tem passado a palavra a amigos que se têm tornado tb meus clientes.
Não me considero um expert, sei as minhas limitações, mas todos os meus clientes procuram-me sempre quando querem algo mais, quer seja alterações ao site, posters, flyers, etc.
Não se esqueçam de uma coisa, a primeira reunião com o cliente(o briefing) é a mais importante de todas, pois a primeira impressão que o cliente fica de nós é crucial no processo construtivo do site e em futuras relações com eventuais clientes que daí advenham.
 
Só quero afirmar aqui uma coisa:
WebDesigner != Programador

No outro dia tava o designer da empresa onde trabalho, a fazer um micro-site em flash.
O que aconteceu? Tava-lhe a dar um bug muito esquisito! Porquê? Porque estava afalhar numa regra básica da programação: inicializar as variaveis.
Depois, tive que pegar no gatafunho de codigo copy-paste e reorganizar aquilo, fazer de novo tudo, tal era a confusao.
Outro caso: banner com 3.8mb sem pre-load - isto nao pode acontecer...

WebDesigners, na minha opinião fazem layouts e quanto muito trabalham com HTML e CSS (muitas vezes tenho que andar a refazer CSS mal feitos pelos designers).
Programadores, limitam-se a programar sobre o layout do designer e sobre as especificações(boas ou más) do cliente.
Se o cliente só quer pagar 5€/hora, apresentem-lhe um trabalho correspondente a esses honorarios, ou não aceitem o trabalho - no flame, eu sei que o pessoal tem que comer, mas se aceitam o trabalho nessas condições não podem reclamar depois.

Eu penso assim: eles ficam sempre a perder (sejam eles patroes, clientes, whatever). Se querem as coisas bem feitas, pagam bem. Se pagam mal ficam com um trabalho incompleto ou mal feito.
(Tata=5000€ Mercedes=50.000€, é esta a diferença)


Não desesperem que melhores dias virão, desde que nós (programadores, designers e freelancers) criem um lobby ou sindicato a exigir que nos paguem como deve ser (olhem o caso dos argumentistas nos EUA)

Assim vos digo...
Cumprimentos

EDIT:
:offtopic: Não seria melhor criar um quadro/sub-quadro do género "Problemas existenciais dos programadores e afins" ?
 
Última edição:
Eu não sou webdevelop, apenas programador, e já tentei envereder por esse caminho mas falta-me a arte e visão para aquela página ficar com um aspecto de cair pro lado :D, por isso não me meto nessa área.

Concordo com tudo o que foi aqui dito e penso que o que falta em Portugal não é qualidade dos webdevelop, mas sim qualidade dos clientes....esses parecem que ficam contentes com qualquer tralha.....e já ai vi páginas de empresas que ai jesus!!!! Isto é como tudo, e o cliente tem de aprender, e penso que á medida que este mercado for crescendo certamente o bom gosto dos clientes irá melhorar acabando por irradicar esses sites feitos ás 3 pancadas. Espero pelo vosso bem que não demore muito.
 
os cleintes dizem sempre que querem "uma coisa simples" e eu dou sempre um sorriso e digo, "vai ver que no fim nada do que pediu foi simples", pk a realidade é mesmo esta. Muitos que aqui estão decerteza k dizem o seguinte "faço sites a X€" ou "em media os sites que costumo fazer são X€" e é aqui que se encontra o problema de muita gente, independentemente do que o cliente for pedir não vai ser simples para nós, pk no fim vão pensar "epa demorei este tempo todo só por este preço".

eu dou sempre razão ao cliente, e faço sempre sites a medida e sempre de raíz e até agora nunca tive problemas, só tive um caso do qual tive parar o projecto a meio. Tratava-se de um site com muito código por traz, estava-mos a fazer tudo bem e correctamente de acordo com o os "modulos" do orçamento a quando o cliente disse "ah mas eu quero isto assim e assado com mais isto e aquilo" e eu disse, isso vai levar mais um extra E vai requerer um novo orçamento, ele recusou, fikou fulo e nunca mais pagou. Fui o meu unico caso complicado mas fikou tratado algum (muito) tempo depois.

é muito simples, em vez de dizerem assim ao cliente "ahh faço um site por 300€" digam antes da seguinte maneira e é a maneira mais correcta: "diga quais são as suas necessidades que amanha dou-lhe um orçamento para o mesmo".

dependendo das necessidades dele pedem o vosso preço, no fim de fazerem o vosso orçamento, perguntem sempre a vocês mesmo, se é justo os preços k fizeram ;)

also muitos de voces fazem comparações a web-developers e web-designers, é muito simples e encontra-se na palavra o signifcado do mesmo WEB é algo relacionado com a Internet, a designação Designer é de uma pessoa que trata do aspecto do site e um Developer, é quem desenvolve, em código a pagina. Aqui não existem complicações :)

Armadillo apenas recentemente com a introdução do AS3 é k é obrigado a declarar e inicializar variaveis devido ao AS3 ser agora completamente e 100% OOP (finalmente) ;)
 
Última edição:
concordo plenamente com o que o doob disse. Acho que tem que ser o caminho que o pessoal tem que tomar.:hehehmn:

Em relação ao AS3 e Flash, os designers continuam a utilizar AS2 mesmo ja tendo o Flash CS3, por isso, o problema nao fica logo resolvido :P

EDIT:
Ja agora deixo aqui um link que pode ser util (ou nao) http://sindicatodosinformaticos.blogspot.com/
Mobilizem-se!!
 
Última edição:
Eu continuo sem perceber porque é que as pessoas associam webdesign/design a algo que é de borla...ainda estou para descobrir porque raio optei por esta área.

Cumps



Ainda há pouco tempo vi um gif que diz respeito +- a esta questão.
designer.gif
 
Há sim senhor, mas está incluído no Sindicato dos Quadros Técnicos do Desenho.
Se forem ao site até se assustam, por acaso já alguêm se devia ter oferecido para fazer um site decente.
Eles não tem dinheiro nenhum ou seja poucos recursos, mas se tiverem problemas a consulta do advogado deles já compensa o dinheiro das cotas.
 
E que tal a formação de um sindicato a sério? Um sindicato especficamente para a área de webdesign/development? Sei que é muito complicado as pessoas aderirem a este tipo de iniciativas, mas lembrem-se do caso dos argumentistas nos Estados Unidos.

Acho que um bom sindicato poderia realmente pôr ordem num mercado que se encontra um verdadeiro caos e em que todos fazem o que querem. A união faz a força...

Cumps
 
E que tal a formação de um sindicato a sério? Um sindicato especficamente para a área de webdesign/development?

Se já existe um em que a categoria Webdesign está incluída para quê outro ?
A união faz a força, e existindo já um sindicato a malta devia era fazer-se sócio, pagar quotas e concorrer com listas alternativas caso tenha ideias válidas e capacidade de as implementar.
 
Se já existe um em que a categoria Webdesign está incluída para quê outro ?
A união faz a força, e existindo já um sindicato a malta devia era fazer-se sócio, pagar quotas e concorrer com listas alternativas caso tenha ideias válidas e capacidade de as implementar.

Foi só uma ideia. A avaliar pelo estado em que o mercado está actualmente o papel do tal sindicato não tem sido de grande relevância. E esse sindicato não é especifico para esta área...talvez por ser demasiado abrangente não consiga facer face a todos problemas. Mas concordo quando dizes que toda a gente se deveria fazer sócio e caso ache que consegue fazer melhor candidatar-se.

Interessante seria também formar uma Ordem dos Webdesigners/Webdevelopers, à semelhança do que acontece com os Engenheiros e Médicos:002:

Cumps
 
HAHA, gostei do pormenor das camisolas.. o designer com as letras todas "quitadas" e o não designer com as letras "normais" e fora do sitio haha
 
É com muita pena que continuo a ver as pessoas a misturar webdesigners com webdevelopers - se traduzirem para português tem-se :
  • webdesigner - "desenhador" para a rede aka designer no sentido mais lato da palavra;
  • webdeveloper - desenvolvedor para a rede aka programador de computadores no sentido mais lato da palavra;
No meu caso, estou a programar em PHP, para uma LAN, e não necessito de interface visual para executar o meu trabalho, é apenas tratamento e manutenção de dados totalmente automatizados (é em php, sem interface logo eu nao se pode dizer que sou webdesigner, quanto muito webdev, mas um webdev é um programador como os outros).

Deixando a semântica (que tem importancia e os programadores sabem muito bem disso :002:), na minha opiniao nao fará sentido um programador estar num sindicato de designers e vice-versa.

Quanto muito criar-se-ia um "Sindicato dos trabalhadores das Tecnologias de Informação", que poderia englobar analistas, programadores, designers, free-lancers, tecnicos de redes e afins, e existiria um "Sindicato dos Programadores de computadores" e outro "Sindicato dos Designers"
(tou mesmo a ver as manifs -designers: Queremos Apples G5 com 8GB de RAM e 4TB em NAS);
e os programadores: precisamos de computadores dual processor QuadCore Clockados com 8 GB de RAM e linhas dedicadas para nos fins-de-semana dar-mos uns tiros e fazer uns dl's).


E estes pseudo-sindicatos que nós enunciamos, acho que estão um bocadinho atrasados em relação ao tempo que vivemos.
Acho que é tempo de agir!

:offtopic: Peço desde ja desculpa pelo longo off-topic, mas acho que faz algum sentido falar disto:

No outro dia (foi em maio 2007, acho), estava a ver o Telejornal e deparo-me com a seguinte noticia: 400 alunos reuniram-se na Av. dos Aliados a protestar pq queriam Ed.Sex. . No meu tempo (á coisa de 6 anos) eramos, sem exageros, cerca de 4500 alunos na mesma Av. dos Aliados a pedir melhores condições nas salas de aulas e a reclamar que os espaços livres das escolas estavam a ser transformados em parques de estacionamento ( e tb Ed. Sex., claro :P).
Acho que a sociedade anda meia adormecida e ainda mais a juventude (quando vou pro trabalho fico pasmado como miudos de 12-14 anos mandam sms feitos loucos ás 7h45m. De que tanto falam a essas horas?) São viciados no hi5 (ainda n percebi muito bem qual a utilidade daquilo) e em telemoveis!! Este é o futuro que queremos pra nós?
Desculpem-me o desabafo e o off-topic.
 
Última edição:
Concordo com o que disseste em relação à diferença entre webdesigners e webdevelopers, são realmente funções bastante distintas sem dúvida. Embora andem lado-a-lado e a verdade é que os bons projectos web precisam de ambos: webdesigners e webdevelopers. Talvez fizesse sentido legislar a actividade web como um todo. O que eu achava fundamental era ser elaborada uma tabela de preços que servisse de referência aos serviços prestados nesta área. Por exemplo, a ordem dos engenheiros civis tem uma tabela com os preços de referência para assinatura das alvarás, que é variavel consoante as classes.

Apesar da natureza complicada do mercado web, que depende de bastantes factores, acho que era interessante criar uma tabela deste genéro e que fosse apoiada por todos aqueles que estão de forma séria neste mercado. Enfim, é só a minha opinião.

Peço desde ja desculpa pelo longo off-topic, mas acho que faz algum sentido falar disto:

No outro dia (foi em maio 2007, acho), estava a ver o Telejornal e deparo-me com a seguinte noticia: 400 alunos reuniram-se na Av. dos Aliados a protestar pq queriam Ed.Sex. . No meu tempo (á coisa de 6 anos) eramos, sem exageros, cerca de 4500 alunos na mesma Av. dos Aliados a pedir melhores condições nas salas de aulas e a reclamar que os espaços livres das escolas estavam a ser transformados em parques de estacionamento ( e tb Ed. Sex., claro :P).
Acho que a sociedade anda meia adormecida e ainda mais a juventude (quando vou pro trabalho fico pasmado como miudos de 12-14 anos mandam sms feitos loucos ás 7h45m. De que tanto falam a essas horas?) São viciados no hi5 (ainda n percebi muito bem qual a utilidade daquilo) e em telemoveis!! Este é o futuro que queremos pra nós?
Desculpem-me o desbafo e o off-topic.

É questão para perguntar para onde vamos? Realmente não vejo grande futuro...a sociedade portuguesa anda a dormir e acho que isto um dia vai acabar numa revolução...

Cumps
 
Back
Topo