Descredibilização do trabalho de um WebDesigner

eu gosto é daqueles clientes k dizem "nada é impossivel" e eu digo "pois não, mas é impossivel sem dinheiro" lol, cambada de xupistas... é fácil dar a volta a um cliente, se o mesmo for empresário "tipicamente" português, basta dar argumentos que incluem qualidade/vantagens, no caso de eles acharem que é muito caro é simples das duas uma:
- Comessem a retirar "modulos" do orçamento inicial;
- Se virem que o cliente pode trazer beneficios para vocês, dialoguem para chagar a um acordo;
como o Armadillo disse e muito bem, é o cliente que fica sempre a perder :) tem k haver um acordo mutuo entre os 2, se caso isso for impraticavel é simples, não dêem o passo em frente e caso arrumado.

em relação a isso dos sindicatos... waste of time, aqui em portugal não vão a lado nenhum ponto!
 
Desculpem lá, mas quantos de vocês trabalham com software legalizado?

Atenção que não é uma pergunta provocadora, mas também serve para reflectir as diferenças entre o "puto no computador lá de casa" e o trabalhador sério e aquilo que cada um deles cobra.
 
em relação a isso dos sindicatos... waste of time, aqui em portugal não vão a lado nenhum ponto!

Concordo com isto e com a não utilização de tabelas de preços "standard". O processo de desenvolvimento de software/webdesign é estritamente criativo. Logo depende da nossa disposição e criatividade. A criatividade tem pesos diferentes. É como saber exactamente quanto tempo demora um projecto a ficar concluído, por mais mecanizado que este esteja. Há estimativas mas nunca certezas...

1Abraço
 
Uso lamp para o servidor, mas utilizando o postgres para base de dados (visto o mysql ser pago em aplicaçoes comerciais).
Para desenvolver, DevPHP (completamente gratuito), paint.NET ou GiMP (ambos gratuitos).
Tenho a licença do Dreamweaver8, mas raramente o utilizo.
 
ne
Eu! E penso que todos aqueles o fazem profissionalmente e que têm uma porta aberta ao público, não??


nem pouco mais ou menos...já tive numa empresa onde se trabalhava com flash e dreamweaver e licenças nem vê-las...e tenho um amigo numa outra e esta conhecida e também se faz o mesmo por lá...
 
Aqui é tudo legal, mistura de software livre e proprietario.

Reflectindo melhor no assunto, a tabela só faria sentido num mundo ideal, sem falcatruas e afins.
Em questão ao sindicato, acho que faria bem haver um, (voltando ao gossip de momento) como faz bem aos americanos haver um sindicato dos argumentistas, porque (agora no gozo) em ingles argumento é script e os programadores fazem scripts tambem - afinal ja temos o sindicato e nem reparamos que deviamos tar a fazer greve!!:007:

Nao se perdia nada em ter um sindicato, nem que fosse so pra promover acçoes de formação que muitas vezes nem sabemos que vao acontecer. Se calhar fazia mais sentido haver uma associação em vez de sindicato.
 
Era exactamente isso que estava a dizer! Daí a diferença do valor que se cobra e a responsabilidade do trabalho efectuado.

Concordo em parte que a diferença de preços praticados deve ser um reflexo de tudo e a legalização do software é um ponto essencial. Contudo, enquanto freelancer, o cliente não quer saber se tens o software legal ou não. Essa é que é a verdade...e muito menos vai querer que o facto de teres software legalizado inflacione o orçamento que lhe dás.

Enquanto freelancer tenho tudo legalizado, gastei 3300€ numa licença de um pack Master Collection CS3 da Adobe. Poderia ter comprado equipamento de vídeo com esse dinheiro, até porque dificilmente haveria inspecção uma vez que trabalho em casa. Conheço empresas que têm a porta aberta ao público e que de certa forma competem comigo e que não têm licenças de nada, nem sequer do windows.

Eu para aprender a utilizar os softwares com que trabalho tive de utilizar cópias piratas e para ganhar para as licenças que tenho hoje tive de fazer muitos trabalhos com cópias piratas. Depois de comprar as licenças os meus preços não mudaram...simplesmente porque, como já te disse, o cliente não quer saber. Comprei as licencas para estar descansado e saber que estou de forma séria nisto e para ninguem me poder acusar de nada. E também, como é óbvio, para a Adobe poder continuar a desenvolver software de excelência como este...

Cumps

EDIT: Não vou ser hipocrita e dizer que tudo o que tenho no computador é legal, porque não é. Mas o software que utilizo profissionalmente, que é o que importa para esta questão, esta legalizado.
 
Última edição:
Nao se perdia nada em ter um sindicato, nem que fosse so pra promover acçoes de formação que muitas vezes nem sabemos que vao acontecer. Se calhar fazia mais sentido haver uma associação em vez de sindicato.

Não seria supostamente este o papel da ASSOFT? Ao contrário de dar formação à ASAE dar primeiro informação às pessoas, quer programadores/designers quer empresas... acho que o mal começa por aí!
As pessoas precisam de ser informadas. Não é só a este nível. É a todos os outros! Infelizmente deparo-me com situações completamente desenquadradas da realidade. Nós somos daqueles que menos apoio/protecção temos. E as pessoas precisam cada vez mais de software. Eu apoio essa ideia.
Um associação para ajudar o "meio" informático e informatizado! Fazer parcerias até com as próprias empresas que desenvolvem software para ajudarmos-nos uns aos outros!
 
eu trabalho com software legalizado, eu trabalho com mac e dentro do mac ta tudo legalizado, custou-me um balurdio todo o software (basicamente é o pacote Design Premium CS3 da Adobe), não comprei cá nem na europa devido a isto:

€2,418.79 (EU)
$1799 (EUA)

sim é estupido a maneira como a Adobe pratica os preços nem quero falar sobre isso...
existe necessidade para ter software legal, mas n estou a ver qual é o interesse do cliente em saber se o software que uso é legal ou não :)

mas aqui a questão é a seguinte "preço/qualidade", vale a pena fazer um site por menos de 500€? não... afinal, é a imagem da empresa que estamos a criar perante os outros!
 
Aqui é tudo legal, mistura de software livre e proprietario.

Reflectindo melhor no assunto, a tabela só faria sentido num mundo ideal, sem falcatruas e afins.
Em questão ao sindicato, acho que faria bem haver um, (voltando ao gossip de momento) como faz bem aos americanos haver um sindicato dos argumentistas, porque (agora no gozo) em ingles argumento é script e os programadores fazem scripts tambem - afinal ja temos o sindicato e nem reparamos que deviamos tar a fazer greve!!:007:

Nao se perdia nada em ter um sindicato, nem que fosse so pra promover acçoes de formação que muitas vezes nem sabemos que vao acontecer. Se calhar fazia mais sentido haver uma associação em vez de sindicato.


concordo contigo...seria pelo menos uma maneira de haver um pouco mais de união dentro do meio. Se fores a ver existem associações/sindicatos para todas as profissões...sendo esta uma profissão relativamente recente ainda está tudo meio baralhado sendo o único contacto este tipo de fóruns..
 
Nao se perdia nada em ter um sindicato, nem que fosse so pra promover acçoes de formação que muitas vezes nem sabemos que vao acontecer. Se calhar fazia mais sentido haver uma associação em vez de sindicato.

Também acho que não se perdia nada. Também me parece que uma associação talvez fizesse mais sentido. Até porque "sindicato" neste país parece ter uma conotação negativa:002:

Cumps
 
de repente toda a gente tem o software 100% legal..
e fazer sites.. é facil.. tudo depende do que a empresa pretende.. nao estejam ah espera de cobrar 500€ para fazer um site com 5 links a explicar os objectivos da empresa, umas fotos e o contacto.. valha-me deus nosso senhor.. :S
 
de repente toda a gente tem o software 100% legal..
e fazer sites.. é facil.. tudo depende do que a empresa pretende.. nao estejam ah espera de cobrar 500€ para fazer um site com 5 links a explicar os objectivos da empresa, umas fotos e o contacto.. valha-me deus nosso senhor.. :S

Não percebi, estás a ser irónico?

Cumps
 
Também acho que não se perdia nada. Também me parece que uma associação talvez fizesse mais sentido. Até porque "sindicato" neste país parece ter uma conotação negativa:002:

Cumps


também acho..vai logo para o lado politico...e seria também muito importante (como já alguém disse ) padronizar os preços, na medida dos possíveis claro..eu sei quanto custa em média uma consulta num médico privado...,uns podem cobrar um pouco mais ou um pouco menos, ,mas não existe(comparando com alguns preços praticados por webdesigners ou pseudo-webdesigners) nenhum que dê uma consulta por 3 euros...o minimo é sempre x..aqui até por jantares fazem...:wow:

de repente toda a gente tem o software 100% legal..
e fazer sites.. é facil.. tudo depende do que a empresa pretende.. nao estejam ah espera de cobrar 500€ para fazer um site com 5 links a explicar os objectivos da empresa, umas fotos e o contacto.. valha-me deus nosso senhor.. :S


para um site simples parece-me já um preço razoável..sem linguagem de servidor...e fazer um site é fácil? Depende da perspectiva...quem sabe tem no mínimo a tarefa facilitada.....por essa perspectiva ser médico é fácil...basta ter uma tabela de sintomas/doenças e respectivos medicamentos para combater esse problema...as coisas que eu tenho de ouvir..valha-me deus nosso senhor.
 
Última edição pelo moderador:
para um site simples parece-me já um preço razoável..sem linguagem de servidor...e fazer um site é fácil? Depende da perspectiva...quem sabe tem no mínimo a tarefa facilitada.....por essa perspectiva ser médico é fácil...basta ter uma tabela de sintomas/doenças e respectivos medicamentos para combater esse problema...as coisas que eu tenho de ouvir..valha-me deus nosso senhor.

Preço razoável? Depende, já fiz sites Flash Based com os tais 5 links por um preço bem mais elevado que esses tais 500€...

Fazer sites é fácil? Não, de maneira nenhuma. Mais dificil ainda do que fazer o site é gerar comunicação. Como já referi por diversas vezes um site é muito mais do que a linguagem que o faz funcionar.

Cumps
 
e seria também muito importante (como já alguém disse ) padronizar os preços,
Além de impossível (dada a dispersão e diferentes dimensões dos operadores) seria ilegal. Não é permitido haver concertação (ajuste/aproximação/chama-lhe-o-que-quiseres) de preços entre empresas concorrentes.
 
Back
Topo