Já alguém recebeu alguma indemnização da SPB sem ser em vale? Deixei cair o meu Nokia 7 Plus e enviei para a seguradora, tinha o ecrã todo espatifado e o chassis danificado. Paguei a franquia de 55€ e enviei o telemóvel, repararam apenas o ecrã e mandaram de volta. Porém o mesmo ecrã estava defeituoso e mandei d volta, disseram-me que o mesmo já não tinha reparação e que ia ser indemnizado. Perguntei no suporte se ia ser em voucher de loja e disseram me que não pois as lojas estão fechadas e não podiam arriscar eu sair nesta pandemia portanto pediram me os dados bancários. A minha questão é, eu paguei 220€ pelo o telemóvel em "desconto" (livrarem-se do stock) mas no papel está o PVP do aparelho sem desconto, 449€. Agora não sei se me vão dar o valor todo ou apenas o que paguei com "desconto". Mais alguém já teve este tipo de experiência?
Não tenho experiência e vou apenas especular: (terás de ver as condições da apólice) a) A lógica seria receberes com base no capital seguro. O prémio de seguro que pagaste deve ser uma % sobre algum valor. Depende se pagaste sobre os 220€ ou 449€. b) É preciso ver se prevêm no contrato algum tipo de desvalorização do telemóvel com o passar do tempo (como os automóveis)
LIMITES DA COBERTURA O limite de cobertura, por sinistro e anualidade de seguro, será em todos os casos, o menor dos dois valores seguintes: • PVP do Objeto Segurado no momento do sinistro • Ou valor máximo do segmento segurado. y em caso de Roubo, máximo de 1000 € para llamadas fraudulentas y 25 € para a substituição do Cartão SIM. Em caso de sinistro sem perda total e consequente(s) reparação(ões) o custo das mesmas deduzem ao montante da indemnização em caso de posterior sinistro com perda total. A minha pergunta é, o meu aparelho já foi reparado e voltou de volta sobre defeito da reparação, será que me vão deduzir o valor da reparação como indica nas condições gerais? É que o aparelho não é uma perda total, logo por aí penso que não
Olá pessoal. Uma dúvida um pouco genérica. Tipicamente quando entregam um telemóvel para garantia, em que estado entregam mesmo? Refiro me a loggout de redes sociais, mail etc. Talvez não haja outra alternativa mas só a seca que é fazer log out de tudo, backup de fotos, apagar tudo no browser etc etc...hehe. Obrigado desde já!
Ja entreguei das duas maneiras, com e sem reset. Mas diria que é mais seguro com reset, principalmente coisas tipo mbway . E não te esqueças de tirar o SIM. E normalmente eles dão reset, portanto faz backup
Boa noite pessoal ! Preciso da vossa ajuda/opinião, porque entalei o meu telefone no porta bagagens e neste momento está quase morto . Tenho o ecrã um pouco estilhaçado na parte superior ,o ecrã está negro e qdo carrego no botão ligar /desligar começa a piscar com as cores distorcidas, não consigo fazer mais nada ,nem desligar .O modelo e um Mi 9T pro. Acham que tem salvação? Quero referir ainda que o corpo não dobrou .
Uma questão breve sobre as garantias, porque li informação contraditória e pouco clara consoante cada fabricante. Qual é o período se é que existe para a bateria dos telemóveis e eventual substituição devido ao desgaste da mesma?
a bateria tem de funcionar durante os 2 anos, e está sujeita a um desgaste normal de uso. i.e. ao fim de 1 ano é normal que não tenha a mesma capacidade de quando foi comprado, mas tb não é normal de que so aguente 1h ligado por exemplo.
Uma ajuda pessoal, o meu telefone deixou de funcionar. Não liga, não consigo aceder à recovery nem através de teclas, ligar ao PC, com cartão de memória... Fui por a reparar e a assistente indicou que não farão reparação (forcei à mesma e acabou por o encaminhar para a reparação) porque tem o ecrã partido e como necessitam de o abrir para reparar isso levará à quebra do ecrã. Até que ponto poderei reclamar se não me efectuarem a reparação uma vez que firmware e abrir telefone não me parece de todo duas coisas directamente ligadas.
E como sabes que é um problema de firmware? Pode ser um problema de hardware e terem mesmo de abrir o telemóvel...
viva. Deixei o movel na loja para enviarem para a china (xiaomi). problema hardware (mas que foi escrito ser software(acho que truque do funcionario), enfim). Entreguei-o no mes passado, mas a garantia acaba este mes. O funcionario mandou logo a dica "isto vai e volta com problemas e depois nao podes activar novamente a garantia" Pensei logo na espetacular manobra que irá acontecer, No entanto na lei pode ler-se: 7 - O prazo referido no n.º 1 suspende-se, a partir da data da denúncia, durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens. Mas como muita gente vem por aqui dizendo: não tenho $ para ir a tribunal ou tempo para ir falar online com os julgados da paz O que aconselham? centro de arbitragem ASAE 1º mandar carta registada a explicar a minha situação à loja? (pelo que o funcionario disse e a loja é em queluz nao me cheira).. julgados é a melhor hipotese. gastou um $, mas talvez fique com pratica para situaçoes futuras? Obrigado por qualquer ajuda
Estou a assumir que foste à loja onde compraste o telemóvel, certo ? Ao 30º dia apresentas-te na loja. Se não estiver reparado deixas reclamação no livro para provar que lá estiveste e não tinham o artigo reparado. Depois metes acção. Idealmente no centro de arbitragem da tua zona (se houver) ou no CNIACC (se não houver). Costumam ser gratuitos ou 10€ em Lisboa, salvo erro. Também podes recorrer ao julgado de paz se o concelho da loja tiver julgado de paz. Pagas 35€ e eles 35€ e quem ganha a acção paga tudo, sendo devolvidos os 35€ a quem ganhou (a não ser que haja culpas partilhadas). Nessa acção expoes os factos de forma simples: a avaria, quando é que se manifestou, quando deixaste a reparar (anexas o comprovativo que a loja te deve ter dado) e a data em que o mesmo devia estar pronto e não estava (provas com a cópia do livro de reclamações). E nem há conversa: pedes a resolução do contrato ou seja, que sejam condenados a devolver-te o dinheiro (o aparelho já o têm em poder deles) Se, por outro lado, estiver repado, óptimo. Isso de não poderes activar mais vezes a garantia é tanga. Cada um pode dizer os disparates que lhe apetecer. Ele que mostre a lei em que diz que só tens direito a uma reparação. Até é ao contrário: à segunda avaria quem tem mais poder para rescindir o contrato de venda és tu porque um juiz é muito mais sensível a aceitar que se peça isso à segunda avaria.
Boas a todos. Tenho a seguinte questão : O meu smartphone Huawei está prestes a fazer os 2 anos de garantia, contudo pela 3 vez em quase 2 anos começaram a aparecer manchas brancas na lateral do ecrã o que parece indicar pixeis mortos. Dado que o sintoma é o mesmo das últimas duas reparações a garantia do ecrã (penso que foi trocado) extende se por mais 2 anos ou só acresce o tempo em que este esteve na reparação? Para saber que tenho que ter pressa em coloca lo na loja ou posso aguardar
Acresce o tempo que esteve na reparação e se o ecrã foi trocado essa peça tem 2 anos de garantia a partir desse momento. Essa troca para a peça nova tem de estar documentada.
O sintoma é o mesmo mas eles podem inveentar que a avaria agora é diferente. Se fosse a mesma o componente reparado (mas apenas esse componnete) teria 2 anos adicionais de garantia a partir da substituição. Agora depende da agressividade, do tempo e das chatices que queiras meter nisto. Eu sendo a terceira vez pedia imediatamente a resolução do contrato de venda (devolução do artigo). É certo que estás perto do final da garantia inicial de dois anos, mas já não é a primeira, nem a segunda vez e perdeste a confianç a no produto. Exigir a resolução do contrato, mesmo perto do final, não parece abuso de direito (digo resolução de contrato porque substituição por um novo já não deve ser possível por não haver o mesmo modelo, senão era isso que faria). Num gesto de boa fé (o que é bom para eventual caso judicial) podes dizer que aceitas o dinheiro em cartão ou a troca por outro modelo identico ou superior, a acordar entre ambos. Não serias obrigado a isso, mas demonstra boa fé e é valorado pelo juiz se chegar a esse ponto.
E será assim tão fácil exigir a resolução de contrato? De facto torna se algo insustentável que passado 3 meses os sintomas que reportei na altura voltem a aparecer. Eu até preferia que em vez do dinheiro me dessem o smartphone mais recente equivalente a este (o meu é o psmart 2018)
Se a loja recusar envolverá algum trabalho porque terás de meter o caso no julgado de paz ou centro de arbitragem. Tenta falar com eles e ver a reacção. Mas convinha, antes de falares com eles, saberes o que vais fazer porque se a tua ideia for exigir a resolução do contrato deves expressar isso mesmo no momento e, se te recurarem, deixares isso escrito no livro de reclamações ou na guia de reparação (eles têm sempre o direito a verificar o produto).
Preciso de esclarecer, uma dúvida. Agora com o possível confinamento e encerramento de serviços não essenciais, como fica esta questão das garantias? Tenho um equipamento em reparação, faz exatamente amanhã 30 dias que o mesmo foi entregue, no entanto, hoje mesmo desloquei-me à loja em questão e ainda não tinha chegado. De que forma poderei exercer os meus direitos? @mbarbedo dá para dar uma ajuda? Obrigado
vais lá e perguntas pelo artigo, se não estiver pronto pede um novo ou dinheiro de volta. se não aceitarem, livro de reclamações e explica o sucedido (em que dia deixaste lá o artigo, etc) https://cec.consumidor.pt/gestao-fi...das-garantias-versao-atualizada-2015-pdf.aspx