MMO Earthrise

Isto vai ser um bocado Off-topic mas mesmo assim acho engraçado..

Qual será a razão para a preferencia em jogos de fantasia mediaval? O que leva uma esmagadora maioria a deixar de lado jogos de sci-fi?

Na minha opinião acho que tem tudo a ver com epocas e fases. O pessoal da minha idade (26/30) anos em principio deve gostar mais de Sci-fi porque a sua infancia foi passada a ver series com a do Star Trek e filmes epicos como o Star Wars.

Enquanto que a malta entre os seus 18/22 (grande faixa etaria dos mmos) cresceu a ver o Senhor dos Aneis, e todos os filmes que seguem a filosofia deixada por Tolkien (elfos, orcs, etc)

Será por causa disto? Ou somente efeito band-wagon? Ou seja, se é popular bora jogar.
 
Isto vai ser um bocado Off-topic mas mesmo assim acho engraçado..

Qual será a razão para a preferencia em jogos de fantasia mediaval? O que leva uma esmagadora maioria a deixar de lado jogos de sci-fi?

Na minha opinião acho que tem tudo a ver com epocas e fases. O pessoal da minha idade (26/30) anos em principio deve gostar mais de Sci-fi porque a sua infancia foi passada a ver series com a do Star Trek e filmes epicos como o Star Wars.

Enquanto que a malta entre os seus 18/22 (grande faixa etaria dos mmos) cresceu a ver o Senhor dos Aneis, e todos os filmes que seguem a filosofia deixada por Tolkien (elfos, orcs, etc)

Será por causa disto? Ou somente efeito band-wagon? Ou seja, se é popular bora jogar.

Tenho 28 e prefiro fantasia medieval num mmo bem como nos livros que leio e sou fan de Star Wars, Stargate e afins.
 
Qual será a razão para a preferencia em jogos de fantasia mediaval? O que leva uma esmagadora maioria a deixar de lado jogos de sci-fi?

Pois, tambem não sei e gostaria de saber, mas as estatísticas apresentam todas uma esmagadora maioria para os fantasy.

Só aqui da Zwame conheço pelo menos mais 2 (alem do Radeon) que tambem preferem os medieval fantasy, e um deles tem quase 40 anos e embora adore o conceito do Earthrise já disse que era incapaz de o jogar porque é sci-fi :(

Gostos são mesmo assim, e ainda bem que não temos todos o mesmo, é isso que nos torna humanos e racionais em vez de robots, mas honestamente tambem penso que o efeito "band-wagon" como referes tambem tem aqui muito peso, e os comentarios dos 2 ultimos meses do Tabula Rasa provavram isso mesmo => Lemmings ftw! :002:
 
mas honestamente tambem penso que o efeito "band-wagon" como referes tambem tem aqui muito peso, e os comentarios dos 2 ultimos meses do Tabula Rasa provavram isso mesmo => Lemmings ftw! :002:

No meu caso não, sempre gostei desde muito pequenito por fantasia medieval que depois foi aumentando jogando jogos como shining force, soleil, golden axe rpg e por ai adiante.
 
Talvez seja também devido ao que tem sido desponibilizado ao longo dos anos.. Dos vários RPG´s que joguei so me lembro de um sci-fi, phantasy star 4/5/6 etc para a megadrive. O resto é tudo espadinhas e feitiços. O primeiro RPG real que joguei foi o Shining Force 2, já lá vão uns aninhos.. :)

No meu caso, tanto gosto de Sci-Fi como fantasia, tudo depende da qualidade do jogo, lore, features.

Voltando ao ER.. Ainda estou à espera de receber convite para a beta :(
 
Voltando ao ER.. Ainda estou à espera de receber convite para a beta :(

A beta ainda nem começou :P

Temos é de começar a organizar a guild e guild apply, senão só tocamos no Earthrise lá para o final do ano... e é se não for adiado, porque a Masthead continua a não querer avançar com datas de release e já disseram diversas vezes que o jogo demorava o tempo que fosse preciso até ter todas as features anunciadas incluidas e testadas.
Dinheiro tambem já deu para ver que não têm problemas visto que são financiados por um dos maiores grupos de investimentos online do momento, que detêm diversos conteudos entre eles os portais Warcry.
 
A beta ainda nem começou :P

Temos é de começar a organizar a guild e guild apply, senão só tocamos no Earthrise lá para o final do ano... e é se não for adiado, porque a Masthead continua a não querer avançar com datas de release e já disseram diversas vezes que o jogo demorava o tempo que fosse preciso até ter todas as features anunciadas incluidas e testadas.
Dinheiro tambem já deu para ver que não têm problemas visto que são financiados por um dos maiores grupos de investimentos online do momento, que detêm diversos conteudos entre eles os portais Warcry.
Podem contar comigo pra a guild.
 
Excelente compilação de informação sobre o Earthrise:

http://forums.play-earthrise.com/index.php?topic=3603.0

Este FAQ não é official e não inclui a fonte de cada bocado de informação nele contida, mas o autor garante que se baseou apenas em informação retirada de quotes oficiais, e pelo que li parece-me bastante correcto e fiável, por isso recomendo a sua leitura a quem quer saber em que consiste o Earthrise da forma mais "resumida" possível.
 
Como o pessoal gosta 'e de eyecandy, aqui seguem 3 screenshots acabadinhos de sair do forno:

2808_3.jpg


2808_1.jpg


2808_2.jpg


Se alguem ainda tinha duvidas relativamente aos grafismos do Earthrise, acho que agora acabaram (e ainda nem beta 'e...) :009:
 
Contem comigo para uma possivel guild, estive a ler um pouco a grande compilação sobre o jogo e adorei.

Posso tambem forneçer alojamento dominios e afins tambem para a guild.
 
Última edição:
Como já disse estou dentro. Siga lá tratar da guild apply. :)

PS.: Podiam simplificar o nome do thread. Muita gente deve pensar que aqui só se trata da mensalidade do jogo. ;)
 
Como já disse estou dentro. Siga lá tratar da guild apply. :)

Já estou a iniciar os preparativos, já está um "core" selecionado e conto brevemente fazer-mos uma reunião e iniciar a guild ;)

PS.: Podiam simplificar o nome do thread. Muita gente deve pensar que aqui só se trata da mensalidade do jogo. ;)

Penso que o Metralha terá adicionado a informação "Mensalidade" para evitar as constantes perguntas da praxe do tipo "é f2p?".
Assim filtra-se já esse pessoal que nem se dá ao trabalho de investigar o básico de um jogo e começa logo a disparar perguntas sem nexo. Pessoal esse que nunca se iria adaptar a um jogo com o grau de complexidade do Earthrise, por isso mais vale "ficarem logo à porta" :002:
 
O sistema de gear e skill parece bem pensado um pouco semelhante ao do AO, o Crafting parece bem estruturado também, pelo menos no papel tem pernas para andar.
Quanto ao facto de ser Sci Fi e o pessoal gostar é do setting medieval eu não vejo as coisas assim, gosto mais do medieval simplesmente porque gosto mais do combate melee e de spells mas isso nunca me afastou de experimentar outros MMOs com settings Sci Fi, simplesmente antes do WoW sair a população que jogava MMOs e que tinha conhecimento do que se tratavam era reduzida, ainda me lembro nos meus tempos do EQ de ser gozado por pagar mensalidade para jogar, essas mesmas pessoas que quando o WoW saiu foram jogar....

Após esta onda do WoW não se viram muitos jogos com setting Sci Fi e acessíveis, o Tabula Rasa era horrível, pode ter melhorado com o tempo mas já não foi a tempo, e o Eve não é muito new player friendly, é bom mas com certeza não agrada ao average player por não ser tão acessível. Desde que o jogo seja bom e bem estruturado de certeza que se safa, há público para todos os tipos de jogo simplesmente existem uns que atraem mais por serem mais generalistas( o que não é necessáriamente bom, há todo um conjunto de jogadores que prefere algo mais específico e não generalista e á algum tempo que que esse "market share" tem sido negligenciado, pelo menos com ofertas realmente com qualidade), mas este jogo pelo menos na teoria acho que está muito bem pensado e espero que consiga fazer a transição da teoria para a prática no seu todo. Diversidade é algo que se agradece. Vamos ver se tenho sorte a entrar na beta, não é costume mas há uma primeira vez para tudo.
 
Quanto ao facto de ser Sci Fi e o pessoal gostar é do setting medieval eu não vejo as coisas assim, gosto mais do medieval simplesmente porque gosto mais do combate melee e de spells mas isso nunca me afastou de experimentar outros MMOs com settings Sci Fi, simplesmente antes do WoW sair a população que jogava MMOs e que tinha conhecimento do que se tratavam era reduzida, ainda me lembro nos meus tempos do EQ de ser gozado por pagar mensalidade para jogar, essas mesmas pessoas que quando o WoW saiu foram jogar....

Não é preciso "veres as coisas assim" Moonstone, é um facto estatístico que o mercado sci-fi tem muito menos adesão que o mercado medieval, principalmente devido à dificuldade de penetração no mercado asiático.

Após esta onda do WoW não se viram muitos jogos com setting Sci Fi e acessíveis, o Tabula Rasa era horrível, pode ter melhorado com o tempo mas já não foi a tempo,

Não sei porque dizes que o Tabula Rasa "era horrível", jogaste-o?
Eu joguei durante 4 meses de Beta e depois mais 2 meses na release. Larguei o LotrO para jogar TR. Na minha opinião mesmo na release o Tabula Rasa era muito bom, sem duvida o mmorpg mais divertido logo desde o momento zero.
O problema é que o TR tinha um crafting inutil e ZERO conteudos de endgame, e os primeiros 4 meses de patches em vez de introduzirem conteudos uteis andavam a implementar nerfs e correcções totalmente inuteis, razao pela qual a playerbase se sentiu "enganada".
Se somarmos a isso o facto de se atingir o cap em menos de 1 mês e terem escolhido excluir um ruleset pvp ffa, isso reduziu exponencialmente o tempo de longevidade do endgame e afugentou rapidamente os clientes.
Isto no meu entender não o torna num jogo "horrível" mas sim num jogo que podia ter sido brilhante mas estragou tudo por ser lançado ainda muito incompleto, culpa inteiramente atribuida à NCsoft.

mas este jogo pelo menos na teoria acho que está muito bem pensado e espero que consiga fazer a transição da teoria para a prática no seu todo. Diversidade é algo que se agradece. Vamos ver se tenho sorte a entrar na beta, não é costume mas há uma primeira vez para tudo.

Não me parece que nesta fase ainda haja lugar a dúvidas desse género.
Se de facto leste a informação disponibilizada já percebeste certamente que o projecto Earthrise não é composto de features base + features incrementais como é habitual no desenvolvimento deste género de jogos.
Neste projecto foi adoptada uma abordagem unica no que respeita a features. Todas as features anunciadas estão integradas a um nível muito baixo, o que impede o proprio jogo de funcionar caso alguma das features não esteja devidamente implementada.
Claro que isto é um risco enorme para o projecto e por isso é que não é a habitual abordagem nos mmorpgs, no entanto foi a escolhida pela Masthead e para nós clientes é a maior segurança que alguma vez nos pode ser dada, pois se o Earthrise de facto "vir a luz do dia" então virá mesmo com todas as features actualmente anunciadas, caso contrário cairá na caixa de projectos cancelados (mas atendendo à fase de desenvolvimento actual penso que já se ultrapassou o ponto de risco de cancelamento).
Este tipo de abordagem é tambem a razão que permite à Masthead divulgar semanalmente detalhes profundos sobre as mecânicas do jogo, e diga-se já que é um nível de detalhe inédito neste tipo de projectos ;)
 
Quanto ao TR sim joguei a beta e achei-o bastante repetitivo na minha opinião, todos os pontos que mencionaste como a falta de content endgame etc para mim tornam um jogo mau, pois são parte do jogo, quando vou jogar um MMoRPG a minha principal preocupação é de facto o Endgame, a forma como chego a ele também importa mas dou mais valor ao Endgame, caso contrário para mim é quase como jogar um jogo normal em que chego ao endgame e acabou arruma para o lado pois não há mais nada que incentive ou "permita" continuar.

Dúvidas quanto ao jogo e como as features funcionam irei sempre ter, neste momento pelo que pude perceber eles vão começar a CB, não acho possível na minha opinião defender algo quando ainda está em evolução, o simples facto de ele necessitar dessas mesmas features estarem implementadas e serem necessárias para funcionar não resulta obrigatoriamente que estejam bem ou mal implementadas, quanto a mim é algo que só vendo por mim próprio, como já disse parece-me bom mas já aprendi a não defender algo porque é o que relatam, todos nós temos conhecimento de teorias mal implementadas em jogos, não querendo dizer que vai necessáriamente seguir o mesmo caminho que esses jogos.
É quase como comprar uma casa na planta sem a ver.
 
Pois Moonstone, talvez a divergência nas nossas opiniões se deva ao facto de eu avaliar os mmorpgs no todo ao invés de apenas procurar o endgame.
Eu jogo mmorpgs porque gosto de rpgs e porque gosto de ambientes multiplayer. Para mim se o mmorpg tem conteudos finitos ou "infinitos" é um factor com algum peso, mas não ao ponto de ignorar todos os conteudos pre-endgame nas minhas avaliações.
Os mmorpgs p2p vêm por norma com 30 dias incluidos, se o jogo tiver conteudo aliciante para me manter interessado e divertido durante esses 30 dias para mim já é bom, todo o tempo adicional que me motive a lá ficar é apenas um bonus e por essa razão é que pago as mensalidades seguintes.

Para mim um mmo não significa uma vida virtual alternativa, é apenas mais um jogo como outro qualquer que jogo enquanto me diverte.
Ainda agora comprei o Resident Evil 5 para a PS3, paguei 40€ e em 3 dias já estou no cap 5 de 7... e sabes que mais? Considero o Resident Evil 5 um dos melhores jogos que joguei nos ultimos anos e não me arrependo dos 40€ investidos, nem eu nem milhares de outros clientes satisfeitos, e "guess what", não tem "endgame", quando o acabar vai mesmo para a prateleira :P

Um mmorpg lá por ser "mmog" não vejo porque é que tem de me manter "colado" durante anos para ser bom...
O mmorpg "actual" que mais tempo me manteve subscrito foi o WoW, e curiosamente é dos que menos gostei... Manteve-me a pagar apenas porque tem um endgame viciante que me prendeu, não por diversão mas sim por vício, tal como qualquer drogado que precisa do seu "fix" diário :002:
 
Bom no meu post eu claramente não disse "apenas" preocupar-me com o endgame, claramente não referi que tinha de ser uma vida virtual alternativa nem muito menos que tinha de passar horas a jogá-lo.

A título de curiosidade o WoW deixou-me muito pouco tempo agarrado, fui ao endgame e quando saiu a primeira expansão deixei de jogar pois claramente não me interessava, , de qualquer maneira não percebo bem a teoria do não me diverte mas jogo porque estou viciado, o viciado vicia-se naquilo que gosta, não é naquilo que não gosta, faça bem ou mal. Viciado para mim nos jogos é aquele que não faz outras coisas para poder jogar, que se abstrai de outras coisas para passar mais tempo no jogo, não é claramente aquele que não gosta do jogo mas continua a ir lá.

Cada pessoa gosta do que gosta nos jogos e escusamos de estar a tentar arranjar aqui rótulos porque é claramente nesse sentido que a conversa caminha, não me faz melhor ou pior que ninguém e acima de tudo não me impede de poder argumentar as minhas ideias quanto a um jogo desde que não ataque ninguém nem dê falsas informações.

O jogo parece bom mas dado que não está no seu produto final e as informações sobre como realmente todas a features se encontram a funcionar não estão disponíveis então apenas posso dizer que parece bom, e não que é bom pois isso no meu caso seria claramente acreditar cegamente no projecto sem ter quaisquer provas reais do mesmo.
 
Back
Topo