Engenharia Informática

Boas,

Estou a acabar 10º ano em ciências e gostaria de saber se alguém sabe se é possível trocar de curso para um curso profissional de gestão e programação de sistemas informáticos sem ter de repetir o ano.
Estive a investigar também o curso de aprendizagem de programação nível IV mas parece não haver escolas que tenham esse tipo de curso na zona do Porto. Também gostaria de saber se através deste curso profissional era possível prosseguir os estudos e entrar na faculdade para a área de engenharia informática ou até outra área relacionada com programação.

Obrigado.
 
Ola boa Tarde, fui hoje a uma entrevista na Upgrade para a Nokia Siemens.... podem-me dizer alguma coisa sobre a empresa ?
tenho um curso de especialização tecnologica de gestão de redes e sistemas informáticos. falaram-me em salário minimo.
 
É para que a proposta? suponho que é para o NOC...
Esse valor é muito baixo

PS: já nao é Nokia Siemens, é só Nokia
 
Que comunidades de Tecnologia existe em Portugal para o pessoal se reunir falar um bocado sobre uma tecnologia aprender e passar um bom bocado? Especialmente se for do Norte. Apenas sei da existência da NetPonto que faz reuniões presenciais.
 
Sou um aluno com o 12º ano de Curso Profissional concluído em Programação (Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e estou com dúvidas entre dedicar 1 ano a estudar Matemática A (nos cursos profissionais a matemática é a chamada B) para tentar entrar numa faculdade e assim seguir licenciatura ou simplesmente fazer um CTeSP de 2 anos e pelo que ouvi dizer, tem-se acesso a um tipo de "concurso" que dá acesso à licenciatura sem o requisito das provas nacionais de ingresso no politécnico inscrito.
Alguém já passou por esta "escolha"? Digam-me o que acham em relação ao mercado de trabalho hoje em dia, visto que pelo que li nas noticias procuram-se mais as pessoas que saibam mais a componente técnica do que a teórica.

PS: Em questão de seguir um CTeSP pensei em seguir o de "Redes e Sistemas Informáticos" pois estou a ficar um pouco farto de programação e Redes é uma área sempre em desenvolvimento e que não requer escrever tanto código.
 
Última edição:
Se tiveres notas, quiseres e puderes ir para a universidade, então não há dúvidas. Isso do curso xpto que "dá acesso à licenciatura sem ter o requisito das provas nacionais" é para meninos. Se tiveres medo das provas nacionais então não vale a pena ires para a universidade.

Só tu é que sabes o que queres fazer no futuro, mas atenção que Engenharia Informática engloba outas coisas para além da programação.

A teoria dá-te bases e sustentação para aplicares na prática. Se só tens prática não tens conhecimentos teóricos que façam com que a transição para outro tipo de práticas seja mais suave. Não acredites no bicho papão "nas universidades é só teoria, não se aprende nada".

Boa sorte.
 
Quais são as características que as empresas mais procuram num Engenheiro Informático? Boa Capacidade Algoritmia? Muita experiência num linguagem? Bons conhecimentos de Software Engineering...
 
Ora muito boa tarde!

Pesquisa já feita:
Dando seguimento aos seguintes tópicos:
ZWAME https://forum.zwame.pt/threads/pref...s-eng-informatica-isel-vs-iscte.871179/page-2
Portugal-a-programar: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/29455-fcul-vs-isel/
(3º tópico: ***** <- parece estar censurado)
---------------------------------------------------------------
Cursos de preferência e situação em que me encontro
A minha situação é a seguinte: Sou militar. Terei, obrigatoriamente (caso queira seguir universidade, claro) de entrar para regime pós-laboral, por questões óbvias. A minha primeira opção seria o IST, mas optaram por cancelar o regime (já lá vai 1 década?). Tendo isto posto, a lista de cursos que me são apelativos, no referido regime, sao os seguintes, por ordem de preferência:

9121 Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - ISEL IPL (Instituto Politécnico de Lisboa)
9885 Licenciatura em Engenharia Informática (PL) - ISCTE IUL (Instituto Universitário de Lisboa)
8366 Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL) - ISCTE IUL

Antes de mais, se tiverem conhecimento de outras universidades, com Regime pós-laboral, na área de Lisboa, mandem vir que garantidamente ainda não as encontrei (daí a gestão de empresas em último caso).
Claramente, no fim, tudo se resume ao aluno, e ao esforço que o aluno está disposto a fazer para o seu próprio bem. Eu pessoalmente não aprecio muito teoria, quero mesmo é meter mãos à obra. No entanto, também quero ter capacidade, e currículo, para estar à frente, e assumir qualquer cargo de chefia que me possibilite subir na carreira, por isso, estudar mais para melhor futuro, sem problema.

Colocando a questão mais virada para a minha situação pessoal. Acabando o regime de contrato (mais 3 a 5 anos), planeio seguir à minha vida. Quero iniciar carreira na área que realmente gosto, com um trabalho que não me pareça inútil. Quero progredir, crescer... Planeio proceder a mestrado assim que possível, mas primeiro obter um pouco mais de experiência na área do que me atirar logo de cabeça para uma opção que ainda não terei sequer explorado.
Neste momento adoro programação, tenho alguma experiência com .NET (VB, C#), PHP, JS, SQL, as mais simples. A que mais gosto é C#, e a que mais quero aprender é Java, quero ser capaz de aprender muitas outras, nas mais diversas áreas, com as mais diversas funções. Também gostava de aprender, um pouco, do funcionamento eletrónico dos componentes (para mim, meter código no ecrã e sai um resultado que se quer, é tipo magia. Não faço a menor ideia do que se passa por detrás de tudo. Tenho um vago briefing no assunto, pouco mais. Isso já é curiosidade. Poderei mudar de ideia mal meta o cérebro a tratar disso)
---------------------------------------------------------------
Fora do divaganço... O que apanhei dos tópicos:
ISEL parece-me, segundo os tópicos referenciados, mais virado para a prática que teórica, com mais opções de escolha e diversidade, e no entanto apresenta uma certa desorganização (a nível de quê, ainda não percebi, mas em todos os tópicos se fala nisso, inclusive o de 2006). Estou bastante mais virado para o ISEL por causa da aparente grande oferta de escolha nas mais diversas áreas. Mas, nada como um testemunho real da situação.
ISCTE aparenta ser mais fácil (?). Não consegui tirar um grande juizo de valor desta Universidade. É mais organizada? Está mais virada para chefia/gestão? Tem mais festas e gajas! Boa... às 8h da manhã se não estou despachado, ui ui...

Em suma, a questão envolve a universidade em si, pouco me interessa o que acontece depois. Tenho vontade de aprender, de trabalhar, e pretendo evoluir as minhas capacidades enquanto profissional.

(e no fundo, não vejo diferença entre universitário e politécnico, para além da palavra?)


Muito obrigado pela atenção! E se escrevi demasiado... Tive exame de Português de manhã. Serve de desculpa não é? CUMPS!

Observação
Inicialmente era um tópico. Como só visitei o fórum uma mão cheia de vezes, nem tão pouco tinha conhecimento deste tópico aqui presente. Tentei simplificar um pouco o conteúdo com spoilers para não parecer spam :)
 
Última edição:
Normalmente vai-se para a universidade ser-se homem mas como já foste para a tropa ficas superman :P

Duplicas-te o teu post :(

Agora estás no local certo :P
 
Boa noite, existe alguma universidade ou politecnico privados de jeito aqui no porto para tirar EI?
Nao é que queira entrar mas tenho curiosidade.
 
Boa noite....
Alguém que frequente ou tenha frequentado o ipleiria.... sabem dizer se o tesp de programacao informática vale a pena? E em termos de empregabilidade... como tem sido para quem faz o curso?
 
Não é este o primeiro ano de existência desses cursos ctesp?

Eu tirei no ipleiria o cet de instalação e manutenção de redes e sistemas informáticos e, na altura, arranjava-se facilmente emprego apenas com esse cet. Já foi foi em 2008 por isso se calhar agora já seria mais difícil.
 
Não é este o primeiro ano de existência desses cursos ctesp?.

Sim é o primeiro ano mas dantes havia o cet de programacao e sistemas da informação.... o tesp so e mais caro.... já agora termos de ensino no IPL dirias que vale a pena?... em alguns locais dizem que é muito mau.... e a licenciatura em engenharia informática achas que para alguém que não percebe nadinha e acessível com algum esforço ou é melhor fazer 1 o tesp?
 
Back
Topo