Engenharia Informática

Obrigado a todos pelos comentarios e ajuda,

Vou agora me preparar para o concurso M23 e tentar a ISEL. Pena que vi que o preparatorio deles ja comecou em Setembro de 2017 e o proximo deve ser somente apos os concurso de 2018.

Alguma sugestao sobre onde posso realizar esse curso preparatorio M23 que sirva para o concurso M23 das universidades em geral ??
 
Fiz licenciatura na FCUL e agora estou a fazer lá o mestrado tambem (e curiosamente também sou do Barreiro).
Não conheço o programa do ISEL nem ninguem que lá tenha tirado a licenciatura, por isso não posso fazer comparações. Estou bastante satisfeito com a minha experiencia na licenciatura. Acho que o programa está bem estruturado e dá boas bases para depois saltar para poderes aprofundar alguma área que gostes mais ou tenhas mais interesse. Se tiveres alguma dúvida podes mandar MP.
 
Boas noites.

Eu quero me candidatar a uma licenciatura do ISEL (porque é muuuitp mais perto de casa), mas estou indecisa entre multimédia e computadores.

Sim, já fui ver as cadeiras e o plano curricular, e também já pesquisei no tio google (mas só me aparece discussões IST x ISEL [eu realmente nao quero saber qual é a melhor]), e multimédia interessa-me bastante, mais do que computadores, mas queria uma opinião de quem anda na faculdade, preferencialmente de quem anda (ou conhece alguém que anda) na LEIM ou LEIC.

Se puderem, digam-me como é a licenciatura, e a carga de trabalho associada a cada uma delas, e como é a nível de programação, empregabilidade, se o plano curricular da cadeira difere do que realmente foi dado na cadeira e também projectos (se houver claro).

Acima de tudo quero perceber as diferenças entre os cursos (não é muito claro ver pelo o plano curricular) porque não quero tomar uma decisão "errada" (não é errada, mas pode custar um ano)

Mais uma coisa, isto não é uma discussão de qual faculdade é a melhor, uma vez que já me decidi sobre qual faculdade quero, é mais sobre a diferença entre os dois cursos.

Obrigado desde já
 
Boas,
O LEIM é um curso novo (era o antigo LERCM). Já o LEIC é um curso consolidado.
A carga de trabalho é idêntica e os professores são os mesmos.
No teu caso eu punha como primeira opção LEIC e LEIM em segunda.
 
@ipa, desde já obrigado pela resposta.

O que me preocupa mais é o facto da LEIC ser mais virada para "computador", isto é, tem mais linguagens orientadas a desktop tipo C, Assembly do que linguagens orientadas à web, tipo Javascript, PHP. Também estou mais dentro de redes do que propriamente hardware.

Quando dizes que LEIC é um curso consolidado referes-te em especifico em quê?
 
LEIC é um curso consolidado porque o mercado de trabalho não tem dúvidas. A malta do ISEL está muito bem cotada no mercado e com provas dadas (desemprego=0). E há também muita malta no estrangeiro.
Já LEIM, não deve ter nem sequer 50 licenciados. E Mestrados ainda menos.

E mais, com LEIC facilmente fazes a transição para Multimedia (conheço alguns casos) o contrário já é mais difícil.

Quanto ao C e assembly também apanhas em LEIM. É a base. Não te safas.
Quanto às linguagens orientadas à web a partir do 3 ou 4 semestre vai ser o teu dia a dia.

Boa Sorte.
 
Boas noites.

Eu quero me candidatar a uma licenciatura do ISEL (porque é muuuitp mais perto de casa), mas estou indecisa entre multimédia e computadores.

Sim, já fui ver as cadeiras e o plano curricular, e também já pesquisei no tio google (mas só me aparece discussões IST x ISEL [eu realmente nao quero saber qual é a melhor]), e multimédia interessa-me bastante, mais do que computadores, mas queria uma opinião de quem anda na faculdade, preferencialmente de quem anda (ou conhece alguém que anda) na LEIM ou LEIC.

Se puderem, digam-me como é a licenciatura, e a carga de trabalho associada a cada uma delas, e como é a nível de programação, empregabilidade, se o plano curricular da cadeira difere do que realmente foi dado na cadeira e também projectos (se houver claro).

Acima de tudo quero perceber as diferenças entre os cursos (não é muito claro ver pelo o plano curricular) porque não quero tomar uma decisão "errada" (não é errada, mas pode custar um ano)

Mais uma coisa, isto não é uma discussão de qual faculdade é a melhor, uma vez que já me decidi sobre qual faculdade quero, é mais sobre a diferença entre os dois cursos.

Obrigado desde já
Olá, toma a minha opinião com um pinch of salt. Escolhe o que gostares mais, a empregabilidade vai ser praticamente igual quer escolhas um ou outro.

O que vais aprender na faculdade é uma base e não é por teres C ou phone que vais ser preterida numa entrevista. Quem contrata recém licensiados não vai ler o currículo do curso (a não ser em casos muito específicos) o que não se aplica à diferença entre computadores ou multimédia uma vez que as bases são as mesmas
 
@alice1996 como ex-aluno do ISEL em LEIC: a carga de trabalho é imensa. Apanhas professores bons e outros que apesar de saberem muito (mas mesmo mesmo muito), como professores não são grande espingarda.

Em termos de carga de trabalhos, na minha altura, tinha nos primeiros dois anos em média 2 cadeiras teóricas e 3 teórico-práticas. As teórico-praticas têm tipicamente 4 trabalhos ao longo do semestre em que o ultimo tem data de entrega a data do primeiro exame dessa cadeira. As teórico-práticas não são avaliadas sem componente prática (não dá para fazer apenas por exame). Para concluir a avaliação dessas cadeiras é necessário ainda uma discussão oral com o docente onde é decidida a nota com base na prestação dos elementos do grupo.
O ultimo ano da licenciatura é mais liberal onde cada um pode orientar o curso para uma direcção que mais lhe interesse.

Trabalha-se muito durante o curso. Aprende-se muito também.

Posto isto (e porque vi que és de Lisboa): vai para fora. Vai para o Porto, Aveiro, Coimbra ou o que quer que seja. Existe muita aprendizagem que se faz fora das aulas e que te prepara para a vida mais do que propriamente a faculdade. Ir beber copos, gerir orçamento, escolher casa, lidar com colegas de quarto/casa e com todas as suas particularidades é algo que é necessário e que amadurece (já para não falar da diversão que pode trazer).O sítio onde se tira a licenciatura apenas serve para entrar no mercado de trabalho e há bons profissionais vindos de todos os lados e mais alguns.
 
@alice1996 como ex-aluno do ISEL em LEIC: a carga de trabalho é imensa. Apanhas professores bons e outros que apesar de saberem muito (mas mesmo mesmo muito), como professores não são grande espingarda.

Em termos de carga de trabalhos, na minha altura, tinha nos primeiros dois anos em média 2 cadeiras teóricas e 3 teórico-práticas. As teórico-praticas têm tipicamente 4 trabalhos ao longo do semestre em que o ultimo tem data de entrega a data do primeiro exame dessa cadeira. As teórico-práticas não são avaliadas sem componente prática (não dá para fazer apenas por exame). Para concluir a avaliação dessas cadeiras é necessário ainda uma discussão oral com o docente onde é decidida a nota com base na prestação dos elementos do grupo.
O ultimo ano da licenciatura é mais liberal onde cada um pode orientar o curso para uma direcção que mais lhe interesse.

Trabalha-se muito durante o curso. Aprende-se muito também.

Posto isto (e porque vi que és de Lisboa): vai para fora. Vai para o Porto, Aveiro, Coimbra ou o que quer que seja. Existe muita aprendizagem que se faz fora das aulas e que te prepara para a vida mais do que propriamente a faculdade. Ir beber copos, gerir orçamento, escolher casa, lidar com colegas de quarto/casa e com todas as suas particularidades é algo que é necessário e que amadurece (já para não falar da diversão que pode trazer).O sítio onde se tira a licenciatura apenas serve para entrar no mercado de trabalho e há bons profissionais vindos de todos os lados e mais alguns.

Não concordo com essa parte de ir para fora, praticamente tudo isso é possível fazer em casa dos pais dependendo da liberdade que eles dão, para não falar que sempre fica mais em conta...
 
@rafaelmf14 Estás muito enganado lol
Aprendes/vives em 2 meses estando sozinho o que alguns com 25 anos ainda não, o que se reflete completamente na personalidade / carisma / forma de viver / comportamento de uma pessoa. Apercebes-te disso em 5 minutos de conversa.
 
Não concordo com essa parte de ir para fora, praticamente tudo isso é possível fazer em casa dos pais dependendo da liberdade que eles dão, para não falar que sempre fica mais em conta...

Apenas quem está fora da alçada dos pais aprende como gerir um orçamento. Aprende a prioritizar e a fazer gestão de tempo. Aprende a fazer compromissos.

Ter uma mãe ou pai em casa, é um descanso. Por mais liberais que sejam (não era esse o meu ponto) nunca te obrigarão a decidir se vais para os copos gastar 75% do teu orçamento mensal e passas o resto do mês a comer massa com atum. Ou ter que dividir o tempo entre limpeza da casa/quarto, organização de roupa, fazer comida, estudo, trabalho e lazer.
 
Isso é tudo muito bonito mas também depende da situação de cada um. Concordo que se cresce a viver longe dos pais, mas se os pais não ganharem bastante bem, é complicado fazer isso "só porque sim".
 
Onde se aprende mesmo é a dormir na rua, ou então fazer voluntariado em África, ou então juntar-se aos comandos, ou então fazer a universidade na china, ou então ir para uma ilha deserta só com um mapa e um canivete suiço
 
Quem vai estudar para fora da sua cidade natal vai por necessidade, por não haver um bom curso lá.
Só um filho muito mimado é que vai pedir aos pais para ir estudar para fora para “crescer” quando tem uma faculdade boa perto de casa.
Se eu fosse pai dizia-lhe que podia ir à vontade, mas ele é que ia pagar as contas.
 
Boas, estou no 1º ano de Mestrado de Engenharia Informática no Isep, e agora que o 2º semestre começa a entrar na reta final, começo a pensar no próximo ano, nomeadamente na tese/estágio.

Infelizmente não conheço ninguém que tenha feito um Mestrado, logo aí a minha ideia do funcionamento do 2º ano é baseada em "histórias". Tenho de escolher um tema? Devo procurar trabalho de modo a fazer algum projeto? O isep dará temas/estágios para escolha?
Na licenciatura deram empresas como opção de estagio, mas não tenho a certeza como funciona no mestrado. Alguém que tenha estado nesta situação?
 
Quem vai estudar para fora da sua cidade natal vai por necessidade, por não haver um bom curso lá.
Só um filho muito mimado é que vai pedir aos pais para ir estudar para fora para “crescer” quando tem uma faculdade boa perto de casa.
Se eu fosse pai dizia-lhe que podia ir à vontade, mas ele é que ia pagar as contas.

A pagar as contas ainda crescia mais!
 
Back
Topo