Engenharia Informática

Boas Malta.
Tenho uma questão que gostaria de vos perguntar.

Tenho 30 anos. Trabalho há 6 anos na área da Saúde e inscrevi-me em Eng informática (licenciatura). Sei qué as coisas Tao complicadas para todos, mas na saúde está de mais. Eu sempre tive curiosidade pelo Mundo informático, mas as minhas bases são quase nulas. Mas sei que se me dedicar vou conseguir. Não tenho problemas em emigrar. A minha questão é que se um recém-licenciado tem hipóteses ou não de SE "mandar para o estrangeiro". O mundo do software é me fascinante. Há tanto para aprender e sempre a mudar. Fiz o exercíxio de pensar e daqui a 20 Como será..tudo mais informatizado. Não queria era adiar muito isto. Não me importo de ir ara qualquer lado. Talvez Europa seria melhor, digo eu. Alemanha, Bélgica, Holanda. O Networking é muito importante, eu sei.

E mais tarde gostaria de tirar Mestrado e Doutoramento (se houver opportunidade para isso).

Que acham?! Eu não me importo de estudar e aprender. Apenas queria Uma carreira que me estimulasse mais, e um país que fosse diferente xD
 
Boas, sou licenciado em Gestão Hoteleira e tenho 30 anos. Ando interessado em frequentar a licenciatura de EI da Universidade Aberta porque como trabalho, fico com mais liberdade para fazer fora de horas de trabalho. Não tenho experiência nenhuma na área de informática mas tenho muito interesse e entusiasmo. Sendo licenciado como posso ingressar na na UA? Teria de fazer exames?

E quem frequentou EI na UA, o que achou da dificuldade?

Desde já obrigado

Olá, bom dia. Podes entrar através de concurso especial. Existem vagas para quem tem curso superior.
 
Boas Malta.
Tenho uma questão que gostaria de vos perguntar.

Tenho 30 anos. Trabalho há 6 anos na área da Saúde e inscrevi-me em Eng informática (licenciatura). Sei qué as coisas Tao complicadas para todos, mas na saúde está de mais. Eu sempre tive curiosidade pelo Mundo informático, mas as minhas bases são quase nulas. Mas sei que se me dedicar vou conseguir. Não tenho problemas em emigrar. A minha questão é que se um recém-licenciado tem hipóteses ou não de SE "mandar para o estrangeiro". O mundo do software é me fascinante. Há tanto para aprender e sempre a mudar. Fiz o exercíxio de pensar e daqui a 20 Como será..tudo mais informatizado. Não queria era adiar muito isto. Não me importo de ir ara qualquer lado. Talvez Europa seria melhor, digo eu. Alemanha, Bélgica, Holanda. O Networking é muito importante, eu sei.

E mais tarde gostaria de tirar Mestrado e Doutoramento (se houver opportunidade para isso).

Que acham?! Eu não me importo de estudar e aprender. Apenas queria Uma carreira que me estimulasse mais, e um país que fosse diferente xD

Um recém-licenciados tem sempre hipóteses, óbvio. Mas agora com o COVID algumas empresas preferem contratar localmente e contratar internacionalmente pessoas com mais experiência. Isto mudará daqui a uns tempos, claro, e as coisas serão mais semelhantes ao passado.

Mas o que tens de ter em mente é que pessoa sem experiência está sempre em desvantagem em relação a pessoas do próprio país, porque a verdade é que uma empresa contratar alguém internacional é sempre um risco e elas preferem arriscar já com pessoas com alguma experiência ou então que tenham algo que as diferencie dos outros.

Com isto não quero dizer para nem tentares enviar para fora, mas também não te quero passar uma imagem de que tudo é fácil nesta área e basta existir para teres um emprego. Se queres ir para fora, terás de enviar para qualquer empresa que vejas, muitas vezes para posições que nem são bem aquilo que queres, tens de conseguir ter um CV que se destaque dos outros, tens de estar muito preparado para arrasar nas entrevistas (tanto as com os RH como nas técnicas) e tens de estar preparado para ser rejeitado muitas vezes ou até nem receber respostas.

Posso-te também já dizer que Alemanha e Holanda são dos 2 países mais concorridos mundialmente nesta área e Bélgica tem muitas empresas que pedem que se fale francês e/ou holandês, por isso vais ter de ser ainda mais persistente. Se fosse eu abria um bocado os horizontes nisto. Tentava Londres, países nórdicos, Polónia, Áustria (se bem que aqui convém falar alemão).
 
Boa noite pessoal, já intervim aqui sobre isto mas aproveito para acrescentar algumas coisas que ainda me fazem dúvida embora seja tudo muito prematuro e só mesmo com a experiência é que vou apanhar melhor as coisas. No entanto aproveito para beber um pouco da vossa sabedoria sobre algumas coisas.

Pelo que andei a pesquisar, existem vários tipos de programador, como programador back-end, programador front-end e full stack (que pelo que percebi engloba os dois anteriores), penso que exista mais definições para além destas.

O meu objectivo será frequentar a licenciatura de engenharia informática na Universidade Aberta no ano letivo 21/22, durante este ano queria de forma auto-didata e com cursos online ir aprendendo mais sobre este mundo que me atrai, talvez assim não entraria no curso ás cegas.

O que queria perguntar era, como escolheram fazer o que fazem? Isto é, a vossa especialização, programador front-end. Penso que seja impossível saber programar e perceber todas as linguagens que existem no mundo informático, por isso é necessário optar penso eu, como fizeram isso?

Eu atualmente não sei fazer uma linha de código, literalmente começo do zero, mas quero começar a perceber e a aprender, já estive a ver alguns sites como o freecodecamp ou o EDX. Para quem como eu, quer aprender e deseja aprender sobre programação e não só, o que recomendam, pelo que percebi poderia começar pelo CS50.

Já tenho uma licenciatura e tenho 30 anos mas penso ir a tempo ainda de aprender e fazer carreira nesta área. Que recomendações me deixam para iniciar a aprendizagem? Alguma linguagem mais aconselhável ou parte muito de mim escolher isso?

Ando agora um pouco aos papéis, até porque ainda estou a assemelhar informação para poder depois começar a sério.

Desde já obrigado pela vossa paciência.
 
Pelo que andei a pesquisar, existem vários tipos de programador, como programador back-end, programador front-end e full stack (que pelo que percebi engloba os dois anteriores), penso que exista mais definições para além destas.

Nope, são basicamente essas 3 categorias.

O que queria perguntar era, como escolheram fazer o que fazem? Isto é, a vossa especialização, programador front-end. Penso que seja impossível saber programar e perceber todas as linguagens que existem no mundo informático, por isso é necessário optar penso eu, como fizeram isso?

O escolher depende sempre de pessoa para pessoa. Eu acho código frontend muito confuso e nunca gostei muito de JS, por isso afastei-me disso e fiquei-me por backend. Mas a verdade é que, pelo que tenho observado, há mais devs de frontend que são autodidatas do que de backend, por isso não sei se JS não será mais fácil do que aquilo que eu acho.

De qualquer forma, tu é que tens de tomar essa decisão, tens de pesquisar as coisas e ver o que te dá mais gozo. E não tens de ficar preso a nenhuma linguagem, se fores minimamente competente consegues mudar facilmente de JS para Java ou vice-versa, por exemplo.

Sim, óbvio que ninguém sabe todas as linguagens no Mundo, mas a maioria das linguagens tem uma base em comum e depois o que muda é a sintaxe e alguns pormenores e pronto.

Isto é, se eu andar a programar 5 anos em Java e depois quiser passar para C# isso não significa que comece do 0 porque já sei o que são estruturas de dados, sei o que são loops, interfaces, threads, etc. Apenas preciso de aprender a sintaxe de C# que é algo que para aí num mês (e já devo estar a esticar-me) se aprende.

Já tenho uma licenciatura e tenho 30 anos mas penso ir a tempo ainda de aprender e fazer carreira nesta área. Que recomendações me deixam para iniciar a aprendizagem? Alguma linguagem mais aconselhável ou parte muito de mim escolher isso?

Eu iniciei a aprendizagem só na faculdade, por isso não tenho grandes conselhos para te dar. Penso que o curso em que falaste, o CS50, seja bom. Também podes ver cenas na Udemy e na Coursera de introdução à programação (não te consigo aconselhar nada em específico, infelizmente). Com isto já deves conseguir ficar com as bases mínimas para chegar à faculdade e não estares completamente à toa. E nem acho que seja preciso, porque eles vão dar o curso a contar mesmo que ninguém sabe nada de programação, mas é sempre bom seres assim pró-activo.

Linguagens para começar -> C, Python e Java ou C#, por esta ordem. Com estas 3 já tens bases para aprenderes qualquer linguagem de backend mais tarde. Para frontend só tens uma: JavaScript. Depois tens é várias frameworks, mas são fáceis de aprender se souberes JavaScript.
 
Olá, acabei agora o secundario em CT e queria entrar num curso de engenharia informática mas não sei ainda qual o melhor curso para mim. Sei que a UA e a FEUP estão bem conceituadas mas tambem tenho ouvido falar da universidade do Minho. A nível de mestrados integrados, não sei se é uma coisa que eu deva dar imensa importância agora uma vez que não sabemos quais vao ser os futuros destes.
Deste modo, gostava que me dessem uma opiniao generalizada, ou pessoal caso tenham frequentado algum destes cursos ou semelhantes, acerca do que devo procurar, mestrados (se devo optar por integrado ou nao e se depois será facil entrar num mestrado posterior), ambiente (entre alunos, stores, apoio dos professores) etc. Tenho média de candidatura (50/50) de 188.8 por isso acho que tenho possibilidade de entrar em qualquer destes cursos.

Obrigado
 
Boa noite pessoal, já intervim aqui sobre isto mas aproveito para acrescentar algumas coisas que ainda me fazem dúvida embora seja tudo muito prematuro e só mesmo com a experiência é que vou apanhar melhor as coisas. No entanto aproveito para beber um pouco da vossa sabedoria sobre algumas coisas.

Pelo que andei a pesquisar, existem vários tipos de programador, como programador back-end, programador front-end e full stack (que pelo que percebi engloba os dois anteriores), penso que exista mais definições para além destas.

O meu objectivo será frequentar a licenciatura de engenharia informática na Universidade Aberta no ano letivo 21/22, durante este ano queria de forma auto-didata e com cursos online ir aprendendo mais sobre este mundo que me atrai, talvez assim não entraria no curso ás cegas.

O que queria perguntar era, como escolheram fazer o que fazem? Isto é, a vossa especialização, programador front-end. Penso que seja impossível saber programar e perceber todas as linguagens que existem no mundo informático, por isso é necessário optar penso eu, como fizeram isso?

Eu atualmente não sei fazer uma linha de código, literalmente começo do zero, mas quero começar a perceber e a aprender, já estive a ver alguns sites como o freecodecamp ou o EDX. Para quem como eu, quer aprender e deseja aprender sobre programação e não só, o que recomendam, pelo que percebi poderia começar pelo CS50.

Já tenho uma licenciatura e tenho 30 anos mas penso ir a tempo ainda de aprender e fazer carreira nesta área. Que recomendações me deixam para iniciar a aprendizagem? Alguma linguagem mais aconselhável ou parte muito de mim escolher isso?

Ando agora um pouco aos papéis, até porque ainda estou a assemelhar informação para poder depois começar a sério.

Desde já obrigado pela vossa paciência.

Um programador é um programador, depois o que fazes depende das tecnologias que conheces/dominas. Eu trabalho em Business intelligence (bases de dados, ETL, reporting, data analytics), mas tb sei se for preciso montar um site usando uma tecnologia javascript qq tipo react ou vue e tb sei montar um backend em php ou go (se bem que tanto em front end ou back end de aplicações web não sou tão bom como outros que só fazem isso).

Tens também malta que domina conceitos de estatística e machine learning e são bons data scientists, tens quem seja bom em algoritmia, compiladores, jogos (tb tem back e front end mas completamente diferente de aplicações web), etc..

Como começar a aprender eu diria que era escolheres um projecto pessoal e aprenderes as tecnologias para o implementares, seja um jogo ou um site ou uma aplicação para prever quais os resultados do Sporting na próxima época.

Se o objectivo é aprender o básico da programação, lê o livro do Ritchie(rip), Ansi C - é fenomenal (pelo menos os primeiros 3/4). A linguagem C não é muito directamente usada na maioria das empresas mas grande parte do que aprenderes pode ser reaproveitado noutras linguagens.
 
Boas,

Para um recém licenciado em EI que acham de estagio profissional para entrar no mercado ?

Andam a tentar impingir-te os estágios IEFP, é? É pá, se puderes evitar isso, evita. Se for a tua única hipótese, pronto, é o que é. Mas, para mim, estágios é na altura da faculdade, depois de acabar o curso não faz sentido, mas pronto.
 
Já recebi algumas propostas com estágios profissionais mas recusei ,mas será bom aproveitar esses estágios para entrar em empresas maiores ? como por exemplo, farfetch , Bosch , Blip , por aí fora
 
Já recebi algumas propostas com estágios profissionais mas recusei ,mas será bom aproveitar esses estágios para entrar em empresas maiores ? como por exemplo, farfetch , Bosch , Blip , por aí fora

Isso eles chamam de estágios mas eu considero mais programas de recém-licenciados (graduate programs), porque não há outra forma de lá entrar sem experiência que não seja por esses estágios.

Agora vir uma Aubay desta vida propor-te estágio IEFP é ridículo, é só uma forma de eles pagarem menos e colherem os mesmos louros.
 
Boa noite. Alguém me consegue dar indicações sobre a melhor instituição para tirar EI que aceite o exame de matemática B?

As minhas opções são os politécnicos do interior e universidades de aveiro/algarve. Sou do porto portanto estou a pensar por o IPL (Leiria) em primeiro lugar por ter ouvido dizer bem e o ESTG de almeida em segundo por ser perto, embora não sei muito sobre o local.

Se alguém faz idea dos sitios mais rezoáveis para tirar o curso agradeçoa qualquer resposta.
 
Boa noite. Alguém me consegue dar indicações sobre a melhor instituição para tirar EI que aceite o exame de matemática B?

As minhas opções são os politécnicos do interior e universidades de aveiro/algarve. Sou do porto portanto estou a pensar por o IPL (Leiria) em primeiro lugar por ter ouvido dizer bem e o ESTG de almeida em segundo por ser perto, embora não sei muito sobre o local.

Se alguém faz idea dos sitios mais rezoáveis para tirar o curso agradeçoa qualquer resposta.
Se Barcelos tiver nas tuas opções, o IPCA
 
Nem sequer tinha visto esse. Andastes lá ou ouvistes dizer bem? Barcelos pode estar nas minhas opções sem dúvida até é mais perto que leiria.
Andei lá em LESI, tens muita prática para além da teoria, têm boas parcerias como por exemplo com a Microsoft. Abriram a cerca de 1-2 anos as novas instalações do polo de tecnologia. Boas salas, muito bem equipadas.. penso que podes ter uma ideia no site deles
 
Boa noite. Alguém me consegue dar indicações sobre a melhor instituição para tirar EI que aceite o exame de matemática B?

As minhas opções são os politécnicos do interior e universidades de aveiro/algarve. Sou do porto portanto estou a pensar por o IPL (Leiria) em primeiro lugar por ter ouvido dizer bem e o ESTG de almeida em segundo por ser perto, embora não sei muito sobre o local.

Se alguém faz idea dos sitios mais rezoáveis para tirar o curso agradeçoa qualquer resposta.
O ISEP já não dá para entrar com matemática b?
 
Back
Topo