[ESCLARECIMENTO] O que é isso do XGL/AIGLX e Compiz/Beryl?

Recomendo AIGLX , muito mais rápido e fluido que o XGL e já vem de base no Edgy.

Recomendo o Compiz se procuras estabilidade e rapidez ao invez de efeitos.

Ve o site go-compiz.com acho eu, na parte de documentação que tem lá a explicar como instalar e a instalar o painel de controlo :)
 
Bolas!!! Pensava que era bem mais complicado!!! Obrigadão por todo o empenho iGama!
E depois o que sugeres? O XGL ou o AIGLX? Compiz ou Beryl? Eu já tive o sistema com XGL e Beryl, mas não me faz falta a quantidade enorme de coisas que o Beryl trás, portanto à partida será o Compiz. Agora o resto... :D


Podes ver aqui videos com o compiz a funcionar ;)

Quanto à instalação não pareceu complicado, vê aqui: http://www.go-compiz.org/index.php?title=InstallUbuntuEdgy

Cumprimentos
|ferrari|
 
Só mais uma pergunta. Após instalar o AIGLX e antes de instalar o Compiz. O guia diz-me que é necessário ter a opção composite activada no xorg. Em que parte mesmo do xorg é que encontro essa opção e onde é que a adiciono caso não a encontre ? :)
 
Ai e tal, sempre que corro o beryl, deixam de aparecer as title bar de todas as janelas, e não consigo focar nenhuma. Aliás, consigo, mas só quando estou como root e só usando o Alt + Tab.
 
bem , vou só dar a minha experiencia :

fui um dos que experimentou o sistema Xgl + compiz desde o inicio.

tenho que dizer que, tirando alguns pormenores , o sistema Xgl sempre funcionou bem comigo.
desde cedo também mudei de compiz, para o compiz-quinnstorm (que é hoje o beryl). o beryl para mim é muito superior ao compiz, e falar de estabilidade, o beryl na minha desktop é muito estavel ( ainda nao lhe encontrei instabilidade ultimamente , e uso sempre a versão svn, que actualizo quase sempre que aparece algo interessante no seu changelog (+- dia a dia) )

desde que sairam os drivers nvidia com a extensão texturas para mapa de pixels ( hehe , isto é que é traduzir para portugues ) tenho então usado sempre isso ( atenção , isto não é o AIGLX, AIGLX é outra coisa ). mas lembro-me que da ultima vez que experimentei o Xgl , a sua performance e estabilidade éram muito boas , provavelmente agora ainda estão melhor. ( se bem que o Xgl é uma tecnologia a curto prazo )

o meu conselho é usarem : se a placa for nvidia : Xorg + nvidia drivers binarios + beryl.

minhas opcoes de xorg.conf :

Option "RenderAccel" "True"
Option "AllowGLXWithComposite" "True"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "DisableGLXRootClipping" "True"
Option "UseEdidDpi" "FALSE"
Option "DPI" "96x96"
Option "TripleBuffer" "true" ( importante , para quem usa vsync on )
Option "NoLogo" "false"


minhas settings openGL ( opcoes de ambiente , a meter no /etc/profile ou no sitio indicado pela distribuição )

declare -x __GL_FSAA_MODE="0"
declare -x __GL_LOG_MAX_ANISO="0"
declare -x __GL_SYNC_TO_VBLANK="0"
declare -x __GL_YIELD="NOTHING"


tweaks do beryl :

tirar opção de vsync ( acelera mesmo muito ) e tirar autodetectar o refresh rate, e meter o refresh rate ao mesmo do monitor, ou mais !


para placas ati , infelizmente , não sei aconselhar :)
 
Há um pormenor que penso que ainda não referiram...

É que o Compiz é uma tecnologia para o Gnome. E apesar de funcionar em outros desktop managers, tem sempre dependências para bibliotecas do Gnome e por vezesaté exige hacks mais ou menos manhosos.

Isto quanto a mim é um grande defeito de design do Compiz, porque uma das coisas mais importantes do Linux é a liberdade, incluindo a liberdade de escolher. O Compiz ao ser dependente de um Desktop Manager limita a minha liberdade.


A equipa de developers que fez o fork do Compiz que actualmente se chama Beryl, teve isso em conta. E muito bem, eliminou as dependências do Beryl com qualquer desktop manager. O Beryl funciona tão bem em Gnome, como em KDE, XFCE, Fluxbox, etc.. etc.. etc...


Só isto, para mim faz com que o Beryl seja desde logo bastante superior ao Compiz.
 
Sim tambem reparei nisso, que havia dependecias de gnome mm para quem usava KDE com o compiz.

A versão SVN já vai na 0.1.5 que vai sair para stable antes do dia 15 e vai ser o Congelamento ou seja nada vai ser adicionado novo, até a versão final a 20 de fevereito vai ser só optimizar e remover bugs.
 
Pergunta bastante parva... Quais sao os requesitos recomendaveis? É que tenho um Sempron 3100+(1.8Ghz), nVidia Geforce FX5200, 512 de RAM, e nao sei se me vai correr com o sistema fluido... Ja agora, ha maneira de dar a volta ao problema das dependencias do GNOME por parte do compiz?
 
Pergunta bastante parva... Quais sao os requesitos recomendaveis? É que tenho um Sempron 3100+(1.8Ghz), nVidia Geforce FX5200, 512 de RAM, e nao sei se me vai correr com o sistema fluido... Ja agora, ha maneira de dar a volta ao problema das dependencias do GNOME por parte do compiz?

Eu corro na boa num P3 @ 1 Ghz, com 512 MB de Ram e uma GeForce 440 MX...

É claro que se tiver muitos programas daqueles avaros por memoria como o amule ou o Firefox e as suas memory leaks, ao fim de um tempo nota-se que pesa no sistema.. MAs em condições normais podes ver aqui que corre ligeirinho:

http://www.youtube.com/watch?v=_JiLokOjlQY

E este foi com o Beryl 1.1.. O Beryl - SVN que é o que uso agora é bem mais fluido.



A maneira de dar a volta as dependencias é usar o Beryl ;)
 
Última edição:
Pergunta bastante parva... Quais sao os requesitos recomendaveis? É que tenho um Sempron 3100+(1.8Ghz), nVidia Geforce FX5200, 512 de RAM, e nao sei se me vai correr com o sistema fluido... Ja agora, ha maneira de dar a volta ao problema das dependencias do GNOME por parte do compiz?


não é parva ... mas , eu tenho um amd 2200+ com uma 6600gt. e corre maravilhosamente :)

é mais importante teres o software todo bem configurado do que o hardware.

resolver as dependencias do compiz ?! usa o beryl. para mim a suse , está a fazer um excelente trabalho , mas está a bater na porta errada. mas enfim , e o beneficio de open source , muitos patchs do compiz chegam ao beryl :)
 
Back
Topo