Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

Consegui isto no meu Asus A8JS:
undervoltvu8.jpg


e menos 10ºC quer em full quer em idle, e agora quase não ouço a ventoinha :D

ruipsf, o teu A8js está estável com [email protected]? O meu com [email protected] passado 10/15mins de ortos dá-me um BSOD. Já agora, o NHC no vista não se porta lá muito bem... Reparei que nas voltagens ele vai sempre para o máximo em dynamic switching e só depois é que reduz para a voltagem que definimos... às vezes até fica na voltagem máxima default. Julgo que este é um problema já relatado no fórum do NHC.
 
ruipsf, o teu A8js está estável com [email protected]? O meu com [email protected] passado 10/15mins de ortos dá-me um BSOD. Já agora, o NHC no vista não se porta lá muito bem... Reparei que nas voltagens ele vai sempre para o máximo em dynamic switching e só depois é que reduz para a voltagem que definimos... às vezes até fica na voltagem máxima default. Julgo que este é um problema já relatado no fórum do NHC.

Olá, não tive problema nenhum (pelo menos até agora) com 0.975, mas como sabes cada cpu é um cpu logo pode ser que não consigas por o teu a funcionar com voltagens tão baixas.
Quanto ao NHC nunca tive problemas no vista, tb não tenho a opção de dynamic switchg activada, com voltagens tão baixas no cpu n vale a pena.
 
Boas com este Rightmark Cpu Clock Utility ele as vezes fica maluco...
Tipo tá bem a 0.950 e derepente mete 1.175 sem ninguém lhe pedir nada!
Alguém já aconteceu isto?
 
Boas com este Rightmark Cpu Clock Utility ele as vezes fica maluco...
Tipo tá bem a 0.950 e derepente mete 1.175 sem ninguém lhe pedir nada!
Alguém já aconteceu isto?

Pois, eu tb reparei nisso no NHC mas no Vista (no XP nunca tinha reparado). Segundo me disseram no forum do NHC isso deriva da forma como é feita a gestão das voltagens no CPU e não está relacionado com o software. O que acontece é que a gestão das voltagens é feita 1º no CPU (hardware) e só depois é que é controlada pelo software. Por exemplo: no meu caso 12x@default corresponde a [email protected]. Numa primeira fase o processador decide que deve ter [email protected], mas depois entra o software que reduz para a voltagem especificada. Ou seja, primeiro o CPU vai para default e só depois é que vem para o nível em undervolt. Julgo que deverá ser a mesma coisa com o Rightmark Cpu Clock, uma vez que numa primeira fase parece que quem comanda tudo é o CPU.

Whishfull thinking: parece que a AMD vai lançar uma aplicação para fazer overclock ao CPU em tempo real e via Windows, ou seja, sem ser preciso fazer isso na bios. Porreiro era se a Intel (ou até a AMD para os CPUs mobile) fizesse uma aplicação parecida para os cpus de portátil mas para underclock. Desta forma não teriamos de recorrer a estas artimanhas para conseguir aproveitar melhor o CPU, com a vantagem de que ao trabalharmos directamente com o hardware era escusado haverem estas alterações de voltagem.
 
Se no NHC desligarem a opção de dynamic switching, a voltagem mantém-se estável.
Na minha opinião se o undervolting for bom nem vale a pena ter o dynamic switching, pois o que este fazia (baixava a velocidade do processador para poder baixar a voltagem) já está feito, ou seja voltagem mais baixa, menor consumo, com a melhoria do processador continuar a funcionar à sua frequência máxima.
 
Boas com este Rightmark Cpu Clock Utility ele as vezes fica maluco...
Tipo tá bem a 0.950 e derepente mete 1.175 sem ninguém lhe pedir nada!
Alguém já aconteceu isto?

Viva,

Esse problema não deriva directamente do RM CPU Clock Utility...

Como expliquei no tutorial, o RM CPU Clock Utility funciona da seguinte forma. Para cada FID(multiplicador), ele atribui um VID(voltagem) totalmente independente dos outros FIDs. Ou seja cada multiplicador tem a sua voltagem própria.

No caso do Dynamic Switching, o CPU alterna entre vários multiplicadores de modo a reduzir a frequencia de funcionamento do processador.

Dai eu ter referido que nestes casos aconselho que configurem todos os multiplicadores com a sua propria voltagem, de modo a que se só o multiplicador máximo estiver configurado com uma voltagem menor, assim que o multiplicador é alterado para outro multiplicador diferente que não esteja configurado, a voltagem é a default.


Não se esqueçam de retirar os vistos das seguintes caixas de modo a que se fecharem o programa do taskbar, as voltagens permaneçam em undervolting até desligar o sistema, caso contrário voltam ás default:

....
Caso queiram que as voltagens se mantenham mesmo após fecharem o RM CPU Clock Utility, basta ir ao separador management e retirar os vistos das caixas que dizem Restore CPU defaults on management turning off e Restore CPU defaults on application exit.

Untitled103.jpg


...

Abraço ;)

Alguma questão adicional coloquem!
 
Tens toda a razão amigo Audigy!
Sabes o que fiz?
Deixo-o sempre a mesma velocidade :D e assim não varia de voltagem, ao menos não há crises!
Thanks mais uma vez!
 
boas.
Vamos ver se percebi:

Altero os valores do Multi mais alto ate dar erro, volto ao valor que fica estável e passo para o multi a seguir?
o mesmo processo.
Objectivo: baixar todos os multi?
 
Quando estabeleceres a voltagem mais baixa para o multiplicador mais alto, já sabes que todos os multiplicadores abaixo desse funcionam bem com a voltagem que definiste. Só tens então que a partir dessa nova voltagem baixar a voltagem nos outros multiplicadores até atingires o novo mínimo para cada um.
O então podes definir essa voltagem do multiplicador mais alto para todos os outros multiplicadores.
 
RM CPU Clock Utility n funciona no vista 64bits..

alguem sabe como resolver..
estou a usar vista ultimate 64

Viva,

Esse problema não advém do RM CPU Clock Utility, mas sim de uma limitação imposta pela microsoft nos seus sistemas x64, em que não é possivel instalar drivers não assinados digitalmente pela microsoft.

Até agora a única forma de ultrapassar esse problema, é seleccionar uma opção no bootloader do vista, seleccionando a tecla F8 para o efeito. Após seleccionar a opção disable driver signing verification no boot, é necessário repetir esse mesmo passo todas as vezes que o sistema seja reiniciado. É um pouco incómodo, mas até agora não foi encontrada nenhuma outra solução mais prática.

Alguma dúvida coloquem ;)
Abraço
 
Bom tópico parabéns!!

Só não percebo como faço para baixar as temperaturas em idle...

Em full load consegui baixar de 72ºC para 58-60ºC, com 1.012V

Agora para ter o portatil apenas a fazer as tarefas de net, office e afins como faço para minimizar as temperaturas, que andam na ordem dos 43ºC???

O processador é um T5600. :)

Cumprimentos
 
acho que existe algo de estranho ...

a única coisa que baixa é a thermal zone da ACPI pq as minhas temps mantêm-se a 70 graus em full

tenho reparado q mesmo q o cpu-z esteja a 0.950 na realidade a voltagem não está nesse valor!!



algo se passa...
 
Última edição:
acho que existe algo de estranho ...

a única coisa que baixa é a thermal zone da ACPI pq as minhas temps mantêm-se a 70 graus em full

tenho reparado q mesmo q o cpu-z esteja a 0.950 na realidade a voltagem não está nesse valor!!



algo se passa...

VID =/= tensão aplicada.

VID é como se fosse um valor gravado no CPU (só para se perceber) e pelo qual a mboard se guia para aplicar a tensão ("voltagem") necessária ao CPU. Quando ligas o portátil são aplicados ~1.0625V no CPU, depois o RMClock baixa essa tensão aplicada, mas não o valor 'gravado' no CPU (esse é pré-determinado e não pode ser alterado).
 
malta, que undervolt conseguem fazer num T7500?
neste momento tou a testar no orthos com o VID a 1.150v no rightmark (regista 1.038V no cpuz) e parece estável. a temperatura do CPU é 67ºC em full. até que voltagem é normal eu conseguir reduzir o T7500?
 
no meu acer deu frutos!
não posso falar em números na autonomia porque a bateria cada vez ta pior mas posso garantir que aumentou a autonomia... se tiver no mínimo..normalmente se tiver so na net meto o cpu no mínimo, gasto a bateria toda e não liga a ventoinha!


acer aspire 1692!
cumps
 
acho que existe algo de estranho ...

a única coisa que baixa é a thermal zone da ACPI pq as minhas temps mantêm-se a 70 graus em full

tenho reparado q mesmo q o cpu-z esteja a 0.950 na realidade a voltagem não está nesse valor!!



algo se passa...

Viva!

Tal é devido ao erro de leitura presente no CoreTemp. Assim que a tensão é aplicada, fica registada nos buffers do SpeedStep do CPU. Como essa memória é volátil, assim que desligas ou reinicias o sistema, esse valor volta ao default, precisando para isso que corras o RM Clock novamente de modo a aplicar o VID(voltagem) que escolheste para esse determinado multiplicador.

Em relação ás temperaturas, depende de sistema para sistema e de cpu para cpu, sendo que normalmente é usual obter uma descida de uma média de 15ºC em Full.

Alguma questão adicinal dispõe sempre...

malta, que undervolt conseguem fazer num T7500?
neste momento tou a testar no orthos com o VID a 1.150v no rightmark (regista 1.038V no cpuz) e parece estável. a temperatura do CPU é 67ºC em full. até que voltagem é normal eu conseguir reduzir o T7500?

Tenta verificar por ti próprio, pois esses valores podem variar muito de sistema para sistema mesmo tendo o mesmo cpu.

Aconselho-te a ir baixando esse valor com calma, correndo sempre uns loops de Orthos(http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab) ou Prime95 de modo a testar a estabilidade do CPU. Assim que chegares a um valor em que obtenhas instabilidade, volta ao valor anterior, sendo esse o aconselhável.

Abraço ;)
 
Back
Topo