Fibra óptica da Vodafone

Eu desconfio do que possa ser. A construção é nova, tem 1 mês e o ATI embora esteja preparado para fibra (tem duas ligações), o técnico passou o cabo de fibra do ATI para a sala, onde está o router. Numa das portas RJ45 da sala está a sair uma emenda do cabo do fibra, no dia em que instalaram toquei lá para o tentar esconder e o serviço falhou logo. Não faço ideia porque fizeram a instalação assim, não estava em casa nesse momento. Quase de certeza que deve ser disso.
O serviço está mal instalado, mesmo depois de corrigido "o cabo de fibra não deve ter emendas" e o serviço ficar estável o router vai acabar por dar problemas. Está a trabalhar em esforço.
 
Instalaram-me hoje fibra, acham estes valores normais?

PBzAv4v.png


A luz CATV do router está a piscar a vermelho.
desculpem o noobice mas onde se consegue ver esta informação?
 
desculpem o noobice mas onde se consegue ver esta informação?
Se tiveres no SmartRouter 1 ou 2, acedes à página do router (192.168.1.1 na maior parte dos casos, username: vodafone, password: (SR1: vodafone) (SR2: está na etiqueta atrás do router)), vais a Informações do Sistema, Módulo Ótico, e podes encontrar a informação que precisas.

Um exemplo do que aparece:
modulo_otico_sr2.png



Se tiveres o SmartRouter 3 ou 4, os passos são parecidos, mas já não me recordo ao certo.
Apenas uma chamada de atenção, como eu não tenho serviço CATV, não tenho "Potência de saída CATV". Nesse caso, apenas comparando com outros resultados aqui no fórum.
 
Em algumas zonas DST a Vodafone apenas tem serviço RF rural (reduzido)
Noutras zonas DST a Vodafone nem sequer tem serviço RF - nessas zonas o cliente VDF com serviço TV no contrato apenas consegue ter TV na box IPTV (nas outras TVs não tem RF de todo)

Não sei qual o teu caso, mas se tens TV no contrato e não tens RF será esse segundo caso.
Nestes casos a Vodafone costuma facilitar no custo de uma 2a (ou eventualmente 3a) box IPTV - ou então podes ter TV nas outras TVs por app OTT (Android TV)
 
Não pode, se o serviço não está contratado e lhe acedes indevidamente contornando a restrição do operador estás em violação das condições do serviço e se legalmente pode haver alguma consequência dependerá do operador tomar alguma medida nesse sentido.
Os serviços já estão barrados na rede, nem aparecem no acesso. Tentar aceder é perder tempo porque nem existem.
O meu caso: Não tenho subscrição de TV por box, só tenho Net e telefone. Neste caso a vlan iptv "105" aparece como desligada no router. Se ligar uma box ao router não funciona, a wan iptv não está autenticada na rede. No caso do rf nem me chateia, não existe na minha zona.
 
Em algumas zonas DST a Vodafone apenas tem serviço RF rural (reduzido)
Noutras zonas DST a Vodafone nem sequer tem serviço RF - nessas zonas o cliente VDF com serviço TV no contrato apenas consegue ter TV na box IPTV (nas outras TVs não tem RF de todo)

Não sei qual o teu caso, mas se tens TV no contrato e não tens RF será esse segundo caso.
Nestes casos a Vodafone costuma facilitar no custo de uma 2a (ou eventualmente 3a) box IPTV - ou então podes ter TV nas outras TVs por app OTT (Android TV)
É precisamente o meu caso, zona DST sem serviço RF na Vodafone, mas com disponibilidade de serviço RF na Meo e Nos...e com oferta de boxes adicionais por parte da Vodafone.
 
Se tiveres no SmartRouter 1 ou 2, acedes à página do router (192.168.1.1 na maior parte dos casos, username: vodafone, password: (SR1: vodafone) (SR2: está na etiqueta atrás do router)), vais a Informações do Sistema, Módulo Ótico, e podes encontrar a informação que precisas.

Um exemplo do que aparece:
modulo_otico_sr2.png



Se tiveres o SmartRouter 3 ou 4, os passos são parecidos, mas já não me recordo ao certo.
Apenas uma chamada de atenção, como eu não tenho serviço CATV, não tenho "Potência de saída CATV". Nesse caso, apenas comparando com outros resultados aqui no fórum.
Não quero ser picuinhas mas pelos dados no router tens serviço RF. Esse serviço não tem qualquer subscrição. Se ligares um cabo coaxial do router à tv e fizeres sintonia vais ter acesso aos canais que a vdf disponibiliza na tua zona. Este serviço não tem qualquer autenticação na rede. Se tiveres acesso à tv por este método, não é ilegal.

No meu router, na aba catv não menciona qualquer valor ótico. A luz pisca a vermelho a cada 2 segundos. Isto significa ausência de sinal RF.
 
Não quero ser picuinhas mas pelos dados no router tens serviço RF. Esse serviço não tem qualquer subscrição. Se ligares um cabo coaxial do router à tv e fizeres sintonia vais ter acesso aos canais que a vdf disponibiliza na tua zona. Este serviço não tem qualquer autenticação na rede. Se tiveres acesso à tv por este método, não é ilegal.

No meu router, na aba catv não menciona qualquer valor ótico. A luz pisca a vermelho a cada 2 segundos. Isto significa ausência de sinal RF.
Eu queria testar essa teoria, vou fazer mais logo.
Nunca pensei em tal opção... Mas se tem o CATV ativo, então o meu Net+Telefone tem algum recheio a mais.

EDIT: sobre o serviço RF, isso não necessita realmente de uma subscrição? Pois a VDF tem um modelo de televisão sem box, que vem no sistema RF.
 
Alguém mais tem problemas em ligar a Ps5 à net pela Vodafone? Estou a ligar por cabo ao router e mesmo reconhecendo esta ligação não consegue conectar à NET.
 
boa noite antes dirigir a uma loja queria opinião aqui detalhada.
Irei sair do meu apartamento actual dia 31 Outubro (obrigatorio)
Irei para nova casa ou antes ou com azar depois.

1. situação é seguinte, se sair do apartamento actual dia 31, e só depois 1 semana ou 2 ou o que for, for para a nova, á maneira de pausar, cancelar por justa causa ou algo genero porque ainda nao tenho serviço na nova casa ou estar a morar lá? (visto que teria ficar casa dos meus pais uns dias até ir para a nova)

2. Se acontecer no ponto 1, sair do actual ir para o novo e não ter vodafone (o que duvido), posso rescindir o contrato (somente na fibra, não no yorn x) e fico somente a pagar o yorn x ate final contrato certo?

3. se for para nova casa depois dia 31 Outubro acham correto ou nem que seja continuar na mesma com serviço activo (tenho fibra + yorn x junto) nem que seja uns dias, e pedindo a mudança de morada etc corria tudo bem?

Se acontecer de por ex dia 5 novembro for para a nova casa e descobrir que nao tenho vodafone (neste caso passado 5 dias do dia dia 31 outubro / final mes) poderei reclamar na vodafone que não tenho serviço e fazer o ponto 2?

Pode parecer complicado o meu caso mas é simples, estou ainda dentro do contrato so acaba meios 2023, e irei mudar casa, e irei passar para la, no entanto está surgir pequeno problema de possivelmente nao irei para a nova antes de 31 Outubro (que é data obrigatória saída do actual) estando sujeito mais uns dias nem que seja novembro com servico (activo mas nao dando uso, pois estarei nos meus pais)

Obrigado
 
boa noite antes dirigir a uma loja queria opinião aqui detalhada.
Irei sair do meu apartamento actual dia 31 Outubro (obrigatorio)
Irei para nova casa ou antes ou com azar depois.

1. situação é seguinte, se sair do apartamento actual dia 31, e só depois 1 semana ou 2 ou o que for, for para a nova, á maneira de pausar, cancelar por justa causa ou algo genero porque ainda nao tenho serviço na nova casa ou estar a morar lá? (visto que teria ficar casa dos meus pais uns dias até ir para a nova)

2. Se acontecer no ponto 1, sair do actual ir para o novo e não ter vodafone (o que duvido), posso rescindir o contrato (somente na fibra, não no yorn x) e fico somente a pagar o yorn x ate final contrato certo?

3. se for para nova casa depois dia 31 Outubro acham correto ou nem que seja continuar na mesma com serviço activo (tenho fibra + yorn x junto) nem que seja uns dias, e pedindo a mudança de morada etc corria tudo bem?

Se acontecer de por ex dia 5 novembro for para a nova casa e descobrir que nao tenho vodafone (neste caso passado 5 dias do dia dia 31 outubro / final mes) poderei reclamar na vodafone que não tenho serviço e fazer o ponto 2?

Pode parecer complicado o meu caso mas é simples, estou ainda dentro do contrato so acaba meios 2023, e irei mudar casa, e irei passar para la, no entanto está surgir pequeno problema de possivelmente nao irei para a nova antes de 31 Outubro (que é data obrigatória saída do actual) estando sujeito mais uns dias nem que seja novembro com servico (activo mas nao dando uso, pois estarei nos meus pais)

Obrigado

Relativamente as questoes contratuais nao te sei dizer, apenas posso partilhar o meu caso na migracao.

Agendei instalacao para a data mais distante e sempre que faltam 2/3 dias para a intervencao adio novamente.
Estou assim desde final de Julho.

Apenas garanti meses antes de iniciar o processo que a nova morada estava cadastrada.

Relativamente aos valores pago mesmo nao usando a fibra.
 
boa noite antes dirigir a uma loja queria opinião aqui detalhada.
Irei sair do meu apartamento actual dia 31 Outubro (obrigatorio)
Irei para nova casa ou antes ou com azar depois.

1. situação é seguinte, se sair do apartamento actual dia 31, e só depois 1 semana ou 2 ou o que for, for para a nova, á maneira de pausar, cancelar por justa causa ou algo genero porque ainda nao tenho serviço na nova casa ou estar a morar lá? (visto que teria ficar casa dos meus pais uns dias até ir para a nova)

2. Se acontecer no ponto 1, sair do actual ir para o novo e não ter vodafone (o que duvido), posso rescindir o contrato (somente na fibra, não no yorn x) e fico somente a pagar o yorn x ate final contrato certo?

3. se for para nova casa depois dia 31 Outubro acham correto ou nem que seja continuar na mesma com serviço activo (tenho fibra + yorn x junto) nem que seja uns dias, e pedindo a mudança de morada etc corria tudo bem?

Se acontecer de por ex dia 5 novembro for para a nova casa e descobrir que nao tenho vodafone (neste caso passado 5 dias do dia dia 31 outubro / final mes) poderei reclamar na vodafone que não tenho serviço e fazer o ponto 2?

Pode parecer complicado o meu caso mas é simples, estou ainda dentro do contrato so acaba meios 2023, e irei mudar casa, e irei passar para la, no entanto está surgir pequeno problema de possivelmente nao irei para a nova antes de 31 Outubro (que é data obrigatória saída do actual) estando sujeito mais uns dias nem que seja novembro com servico (activo mas nao dando uso, pois estarei nos meus pais)

Obrigado

Começa por ler o que está no contrato que assinaste.
Mas basicamente a resposta a tua questão deve ser à volta disto:
De acordo com as condições no contrato celebrado com a Vodafone (alínea B.7), a Vodafone compromete-se a prestar o Serviço Tv + Net + Voz, única e exclusivamente na morada de prestação do serviço indicada pelo Cliente na Proposta de Contrato.

No caso de alteração de morada, a Vodafone disponibiliza ao cliente a alteração de morada de instalação (desde que exista cobertura) gratuitamente. Terá apenas de aderir à campanha que se encontra em vigor no momento da alteração, começando nova fidelização de 24 meses. Em caso de não existir cobertura, são apresentadas soluções ao clientes para evitar que o mesmo tenha de pagar uma Penalização por Incumprimento Contratual (PIC).

Não aceitando as alternativas apresentadas pela Vodafone e cancelando o serviço, fica sujeito a uma Penalização por Incumprimento Contratual.
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Serviços/Mudança-residência-sem-cobertura-na-nova-morada/td-p/394931


FAQ aqui: https://www.vodafone.pt/pacotes/mudar-de-casa.html

long story short

o periodo que estas "sem casa" é problema teu, pagas o serviço na mesma.
se tiveres cobertura na morada nova, vais ter de fazer novo contrato (com nova fidelização), com as condições que existirem actualmente em vigor (pode ser um valor superior ao que pagas actualmente).
se não tiveres cobertura na morada nova, vão apresentar-te outras soluções, como passar o contrato para a pessoa que ficar na casa onde estavas, ou passar a instalação para outra morada onde exista cobertura (outra casa tua, de um familiar, de um amigo, etc), passar a ter o serviço por 4G, etc. Se não concordares com nada, vão querer que os indemnizes com o que falta até ao final da fidelização.

podes sempre recusar a pagar e levar o caso a litigio.

dá uma vista de olhos:
https://forum.zwame.pt/threads/mudanca-de-morada.1070835/
https://forum.zwame.pt/threads/nova-casa-sem-cobertura-de-fibra-vodafone.1063516
 
Tenho informações que o concelho da Batalha, nomedamente algumas freguesias vão ser alvo de expansão de FTTH da VDF, São Mamede e mais algumas aldeias principalmente
 
@JGasp
não querem? mortinhos estão eles. o problema é que essas zonas têm tanta burocracia e impedimentos por parte das cameras municiais e afins que não vale a pena a chatice. além disso a juntar a prédios em obras, proprietários/condominios não deixam lá passar cabos ou ficarem à vista. o monopolio na zona da PT/Altice.
 
Boas;

Foi-me hoje alterado as velocidades de internet de 500/100 para 1gb/200.

No entanto ao fazer os testes (speedtest) não passa disto;

https://www.speedtest.net/pt/result/13724935520.png

Isto parece-me um bocado abaixo daquilo que deveria dar (940?).

Nota ainda estou com o router HG8247Q, isto poderá de alguma forma influenciar as velocidades ou este router já me deveria das velocidades perto das "normais" (940)?

Os cabos pelo que vejo são cat5E.

Obrigado.

Fiquem bem.
 
Back
Topo