Fisica é important para Engenharia Informatica?

Eu detesto física..., mas de facto não consigo imaginar o titulo de Engenheiro sem ter visto física à frente...

um eng. civil precisa de física, eng. mecânica, idem, agora eng. informática ? Será que saber as leis de Newton o vai ajudar a desenvolver uma rede ou uma aplicação informática, etc? Será que precisamos de ir estudar medicina se for necessário desenvolver uma aplicaçao médica ?

Será que saber aplicar as leis de Newton, ou saber aplicar fórmulas enormes que não lembra o diabo, é que é de facto importante para um engenheiro, ou será que o que valoriza o engenheiro é este saber aplicar bem os conhecimentos que apreendeu ?

Em eng. informática, perde-se tempo a estudar para Física, enquanto que noutras instituições sem Física, podemos estar a aprender mais uma disciplina relacionada com a área, quer por conta própria ou segundo o currículo.

Abaixo a Física:002: :002:
 
Espero que não se importem de eu roubar a thread, mas só uma pergunta rápida: quão importante é a física para eu entrar no IST? Estou agora no 11º, mas disseram-me que no proximo ano terei de escolher Fisica de entre Fisica/Quimica/Biologia/Psicologia. (também seria a física a minha escolha, mas mesmo assim....)

Cumps [[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
no ist levas com fisica a montes. Pelo menos eu, que tou em leec, tive 3 físicas. Seja como for, a fisica do 12º dás no 1º mês de aulas em fisica 1, por isso de pouco te serve como bases. Agora pa entrares no IST acho que costumam pedir fisica e matemática como especificas, se for esse o caso do curso que queres, tens ke fazer as duas.

EDIT: afinal agora parece que têm que fazer 3 especificias:

http://nape.ist.utl.pt/acesso/0708/provas.php

EDIT 2: afinal axo ke o exame de 11º de fisica e quimica dá pa usar, modernices
 
Última edição:
Que tipo de fisica poderá sair em Eng. Informatica?

Com bolonha penso que em Eng. Informática vais ter duas cadeiras de física, (Mecânica e Ondas, Electromagnetismo e Óptica). Eu fiz Fisica I e tinhamos termodinâmica para além da parte da mecânica e dos movimentos oscilatórios. Já ouvi dizer que mesmo com bolonha vais ter termodinâmica na primeira cadeira (apesar do nome), mas não tenho a certeza (isto no IST...)

Trazer boas bases de Física do secundário ajuda bastante, pelo menos comigo foi assim. No entanto conheço quem não tenha tido Física no 12º e tenha conseguido passar á cadeira, como em tudo é uma questão de empenho :P
 
A fisica de eng informatica, pelo menos a Fisica I, é em quase tudo igual á de 12º, ate mais simples. e a II no meu caso é electricidade,campos, magnetismo etc.

Para seres informático serve-te de muito pouco, para passares a Engenharia é que é preciso e como qualquer fisica tens que marrar um pouco, se não fizeres fisica no 12º (como eu) depois tens é que marrar mais (esse é o meu problema e a razão pq ainda n fiz essas cadeiras.. :P )

Mas não é nada de muito dificil.
 
Com bolonha penso que em Eng. Informática vais ter duas cadeiras de física, (Mecânica e Ondas, Electromagnetismo e Óptica). Eu fiz Fisica I e tinhamos termodinâmica para além da parte da mecânica e dos movimentos oscilatórios. Já ouvi dizer que mesmo com bolonha vais ter termodinâmica na primeira cadeira (apesar do nome), mas não tenho a certeza (isto no IST...)

O programa depende da instituição... Eu este ano tive 2 cadeiras de fisica, e agora passou a ser só um cadeira.
 
Na minha Escola (IPS) e no meu curso (Eng. Informática de Gestão) com a cena de Bolonha acho k so vou ter uma fisica que é Mecânica.
Agora podem haver outras disfarsadas :)

A unica k eu tive de fisica foi fundamentos de eletromagnetismo e era muito mais facil que a do 12º ano porque esta foi so praticamente aplicar as formulas.
Agora se a nova for Mecanica mesmo como as dos outros curso k ja existem na minha escola... eles dizem k é muito lixada.
Quanto a mim é melhor se fores para a faculdade ja com umas base de fisica, mas tb se não fores não é nada k não se aprenda.
A cena da física é a pratica de brincares com formulas.
É do tipo darem-te um valor e tu usando e alterando 20 formulas chegares a uma solução.
 
Última edição:
Física não tem muito sentido em Engª Informática, até os meus professores o dizem. Física I no IST é 12º (reforçado :002: ) mais Termodinâmica, que é uma matéria bastante interessante.

Aprende física por ti só, vais ver que é uma coisa bastante linear e arcaica. Agora Física II é que já mete coisas mais avançadas :lol:
 
engenharia


s. f.,
aplicação dos conhecimentos científicos e empíricos à concepção de estruturas, dispositivos e meios de transformar e converter os recursos naturais de modo a contemplar as necessidades humanas;
arte, ciência, ofício de engenheiro;

corpo militar cuja especialidade é a construção de obras necessárias às tácticas de defesa e ataque, às comunicações, etc. ;
- civil: ramo da engenharia relativo à construção de estruturas de utilidade pública civil, tais como estradas, estruturas hidráulicas, eléctricas e outras obras urbanas;
- genética: ciência biológica cujos objectivos são o controlo dos defeitos hereditários pela modificação ou eliminação de certos genes e o incremento da produção de certas substâncias biológicas pelo organismo, através do transplante de genes.

Os parágrafos que realcei acho que dizem tudo...

Mas isto é capaz de ajudar: http://en.wikipedia.org/wiki/Engineering

abraços, HecKel
 
Pessoal, engenharia não é tirar um curso e ser específico naquilo que se aprendeu. É saber lidar com a globalidade do mundo que nos envolve. E esse mundo sem fisica e quimica certezinha que racionalmente não faz sentido (excluo desde já o sobrenatural e coisas de Deus que não são para aqui chamadas).

Eu tirei eng. civil na Feup e a fisica teve aplicação em quase todas as cadeiras, mas não é pelo facto de não ter aplicação que não deixa de ser útil... Há demasiadas coisas à nossa volta que têm fisica implicita e caso mais tarde alguém vos perguntar voçes saberão responder. (Sim porque para muita gente ser eng é ser eng e não há distinção na engenharia que tirou)

Eu digo mais, nós (humanidade e eng em particular) devemos ser movidos pela curiosidade e vontade de aprender, apreender e conhecer melhor o que nos rodeia...

Ah, e tal não serve pra nada... Se toda a gente pensasse assim hoje ainda não teriamos inventado a roda...

Acreditem, até já consegui com fisica explicar a uma amiga que anda em medicina como funciona um musculo de um braço!!

Vão ver que no final até é uma disciplina interessante...

PS: desculpem o testamento, mas tenho notado que cada vez mais os jovens querem mas é a papinha toda feita e isso chateia-me imenso...
 
Pessoal, engenharia não é tirar um curso e ser específico naquilo que se aprendeu. É saber lidar com a globalidade do mundo que nos envolve. E esse mundo sem fisica e quimica certezinha que racionalmente não faz sentido (excluo desde já o sobrenatural e coisas de Deus que não são para aqui chamadas).

Eu tirei eng. civil na Feup e a fisica teve aplicação em quase todas as cadeiras, mas não é pelo facto de não ter aplicação que não deixa de ser útil... Há demasiadas coisas à nossa volta que têm fisica implicita e caso mais tarde alguém vos perguntar voçes saberão responder. (Sim porque para muita gente ser eng é ser eng e não há distinção na engenharia que tirou)

Eu digo mais, nós (humanidade e eng em particular) devemos ser movidos pela curiosidade e vontade de aprender, apreender e conhecer melhor o que nos rodeia...

Ah, e tal não serve pra nada... Se toda a gente pensasse assim hoje ainda não teriamos inventado a roda...

Acreditem, até já consegui com fisica explicar a uma amiga que anda em medicina como funciona um musculo de um braço!!

Vão ver que no final até é uma disciplina interessante...

PS: desculpem o testamento, mas tenho notado que cada vez mais os jovens querem mas é a papinha toda feita e isso chateia-me imenso...

A física é apenas um modelo da realidade, existem vários submodelos, quanto mais "fundo" mais complexo.. por isso é que não ligo tanto à coisa, isto foi explicado pela filosofia budista milhares de anos atrás (foolish intelectuals :002:) E acredita que há ferramentas muito mais avançadas/simples e que não são dadas nas universidades e nas escolas desta nação.

Ex : Nutrição, SOS, Culinária, só do topo da mente.. é claro que na universidade também poderia haver umas cadeiras de fora e não são as análises não :-D

Quanto aos jovens épa, não estamos na era da informação mas sim na do entretenimento, que por acaso é cada dia mais desenvolvida à pala dos intelectuais! A culpa é do sistema... :004:

ps : post sarcástico :x2:
 
Pessoal, engenharia não é tirar um curso e ser específico naquilo que se aprendeu. É saber lidar com a globalidade do mundo que nos envolve. E esse mundo sem fisica e quimica certezinha que racionalmente não faz sentido (excluo desde já o sobrenatural e coisas de Deus que não são para aqui chamadas).

Eu tirei eng. civil na Feup e a fisica teve aplicação em quase todas as cadeiras, mas não é pelo facto de não ter aplicação que não deixa de ser útil... Há demasiadas coisas à nossa volta que têm fisica implicita e caso mais tarde alguém vos perguntar voçes saberão responder. (Sim porque para muita gente ser eng é ser eng e não há distinção na engenharia que tirou)

Eu digo mais, nós (humanidade e eng em particular) devemos ser movidos pela curiosidade e vontade de aprender, apreender e conhecer melhor o que nos rodeia...

Ah, e tal não serve pra nada... Se toda a gente pensasse assim hoje ainda não teriamos inventado a roda...

Acreditem, até já consegui com fisica explicar a uma amiga que anda em medicina como funciona um musculo de um braço!!

Vão ver que no final até é uma disciplina interessante...

PS: desculpem o testamento, mas tenho notado que cada vez mais os jovens querem mas é a papinha toda feita e isso chateia-me imenso...



Eu sei que fisica é interessante, mas não serve de nada para o curso de Engenharia Informática. Vós estais a fazer comparações com os cursos de Engenharia Civil e Mecânica e outros.... mas em Informatica nao se da a fisica do 12º!
 
Para programar um motor de física para um jogo tem que se saber Física.


Pois sim, e já agora para fazer um software de gestão de hospitais também é necessária saber medicina, e para fazer um programa que calcule o cimento que uma parade de uma casa deve levar temos que ir para as obras....
 
Eu acho que tu é que ainda não percebeste o "teu" problema..., de facto Física pouco ou nada importa para INFORMÁTICA, no entanto tu falas em ENGENHARIA Informática e para uma ENGENHARIA física é fundamental!

Tens cursos de Ciências Informáticas muito baseados em Matemáticas, tens cursos de Informática de Gestão tal como o nome indica voltados para a gestão, tens cursos APENAS de Informática e tens ENGENHARIA Informática!

Já coloquei aqui as definições da palavra Engenharia, agora pergunto eu, que dúvida é que ainda tens?

abraços, HecKel
 
Eu acho que tu é que ainda não percebeste o "teu" problema..., de facto Física pouco ou nada importa para INFORMÁTICA, no entanto tu falas em ENGENHARIA Informática e para uma ENGENHARIA física é fundamental!

Tens cursos de Ciências Informáticas muito baseados em Matemáticas, tens cursos de Informática de Gestão tal como o nome indica voltados para a gestão, tens cursos APENAS de Informática e tens ENGENHARIA Informática!

Já coloquei aqui as definições da palavra Engenharia, agora pergunto eu, que dúvida é que ainda tens?

abraços, HecKel


Dúvidas não tenho nenhumas e continuo a pensar da mesma forma!

Eu estou num curso de ENGENHARIA INFORMATICA, e não preciso da Física do 12º para nada.

Dizes tu que é fundamental? Isso é para os casos da ENGENHARIA MECANICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ......

Agora as ENGENHARIAS que tenham a ver com a electrónica nada tem a ver com projecteis, termodinâmica, etc etc...!!!

E mais, ENGENHARIA é fundamentalmente saber resolver problemas e para isso já temos de levar com cadeirões de Matematica.

Abraços...
 
Dúvidas não tenho nenhumas e continuo a pensar da mesma forma!

Eu estou num curso de ENGENHARIA INFORMATICA, e não preciso da Física do 12º para nada.

Dizes tu que é fundamental? Isso é para os casos da ENGENHARIA MECANICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ......

Agora as ENGENHARIAS que tenham a ver com a electrónica nada tem a ver com projecteis, termodinâmica, etc etc...!!!

E mais, ENGENHARIA é fundamentalmente saber resolver problemas e para isso já temos de levar com cadeirões de Matematica.

Abraços...

Se tu me disseres que uma Engenharia Electrotecnica nada tem a ver com fisica então estás mesmo muito enganado...Todo o curso de Eng. Electrotecnica assenta em bases fisicas e matematicas! Todo o ramo de Telecomunicações usa a fisica, nomeadamente electromagnetismo e afins...
 
Última edição:
Deixando o que se deve ou não saber á parte, o facto é que a física em Eng. Informática, no meu caso, no ramo de Gestão não me serve para nada porque apesar de estar em informatica, é uma informatica ligada para a gestão de organizações, ou seja, o curso é metade informatica, metade gestão.
Tal como os meus professores disseram e é verdade, os cursos de engenharia têm de ter certo tipo de cadeiras porque não és engenheiro se não as fizeres (mesmo que elas não sirvam para nada no ramo em questão).
Por exemplo eu em Eng. Informatica de Gestão não vejo aplicação para Fundamentos de Electromagnetismo e ainda mais quando não aprendi praticamente nada pois foi uma cadeira bastante mais facil que a de 12º ano porque foi so usar as formulas directamente para achar os resultados.

Portanto dizerem que todos os cursos de Engenharia precisam de fisica não é bem assim, podem é dizer que todos os cursos de engenharia são obrigados a ter fisica porque faz parte do ser Engenheiro saber de tudo um pouco.
 
Back
Topo